sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUESTÃO DE PRIORIDADE...


Modelo de trincheira a ser implantado já com o barracão para a separação dos resíduos
Inicio das atividades na trincheira emergencial do aterro sanitário.
Trabalhei durante 4 meses na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a leitura que eu fiz nesse período que lá estive é que a situação do lixo em nossa cidade só vai ser resolvida se for tratada como prioridade .
Encarar a situação de frente e investir neste setor desde “o primeiro dia de mandato”, são os fatores determinantes para tentar se resolver essa complexa situação da destinação do nosso lixo.
Antes de qualquer coisa é preciso entender que as secretarias de governo são  partes da estrutura administrativa de uma  prefeitura, e que estas sempre serão reféns das decisões tomadas pelo “Gabinete do Prefeito”, pois só ele tem o poder de definir quais os critérios que determinarão o que é prioridade ou não na sua gestão.
Se o prefeito entender (como vem sendo feito), que “queimar” alguns milhares de reais em apenas uma edição do carnaval é mais prioridade que investir na questão da destinação do nosso lixo, devemos todos ter consciência que essa é uma decisão estritamente de sua responsabilidade.
Geralmente os gestores públicos tem o hábito de deixar esta importante e complexa questão em segundo plano, até porque, a grande maioria da população não se preocupa com o que é feito com o lixo desde que, seja retirado da frente da sua casa.
Um gestor público competente e que queira realmente resolver a situação terá que primeiramente, investir e proporcionar condições de trabalho para a Secretaria responsável por esta tão importante demanda.
O exemplo que temos é o vizinho município de Morretes, que tem em seu orçamento uma receita estimada de “MENOS” 12 milhões de reais em comparação com Antonina, e mesmo assim, consegue destinar para a sua Secretaria de Meio Ambiente, praticamente o “dobro” dos recursos que a Prefeitura de Antonina destina para a mesma pasta. Notamos que lá a situação é tratada com um pouco mais de responsabilidade.
Quando da minha chegada na Secretaria de Meio Ambiente em meados de julho de 2011, fui convidado pelo então Secretário da Pasta, a visitar o novo aterro Sanitário de Antonina.
Lá naquela área do São João Feliz, encontramos uma trincheira já construída, e que segundo os técnicos de plantão,  tinha a metade da metragem que previa o projeto original.
Bom!  Para nós da Secretaria de Meio Ambiente restava naquele momento, entre outras tarefas, tentar junto ao órgão fiscalizador do Estado o IAP, a liberação de atividade para aquela denominada “Trincheira Emergencial”.
Depois de muitas reuniões conseguimos sensibilizar os técnicos do IAP e se resolveu então fechar o lixão do Saivá, e se iniciar as atividades nesta nova trincheira.
Iniciada as atividades, fato que aconteceu lá pela metade de Outubro início de Novembro, se observou que aquela unidade teria um tempo de vida útil de apenas 4 a 5 meses, metade do tempo previsto se esta fosse construída conforme o projeto original.
Em reunião com o Prefeito, passamos a situação e sugerimos o início imediato da construção de uma nova trincheira.  O projeto do aterro sanitário se não me engano ,prevê na sua origem a construção de 10 a 12 trincheiras e um galpão para a separação dos recicláveis, lá mesmo naquela área do São João Feliz. É importante dizer que os recursos estimados para a construção de uma nova unidade beiravam na época, a casa dos 90 mil reais.
O município, segundo o Prefeito, não possuía recursos para serem investidos em uma nova trincheira.
Em dezembro de 2011 pedi o meu desligamento da Secretaria.
Para minha surpresa no mês de março de 2012 conversando com alguns amigos que fiz na Secretaria de Meio Ambiente, fui informado que a Prefeitura de Antonina havia fechado um contrato com outros municípios e também com uma empresa, cujo objeto se resumia em destinar o lixo produzido em Antonina para outras cidades.
O valor que está sendo gasto hoje para esta operação que somente visa protelar o problema, beira a casa dos 60 mil/mês, o que daria com folga para construir uma nova trincheira a cada dois meses.
A ação mais sensata a ser executada com esse disponível montante de recursos, seria, construir as trincheiras conforme o projeto original e potencializar a questão da coleta seletiva com o objetivo de prolongar a vida útil dessas unidades.
De Março até dezembro 2012 a cidade de Antonina estará gastando qualquer coisa perto dos 600 mil reais em uma ação meramente paliativa, recursos que dariam para construir 5 trincheiras em "um ano" e resolver a questão da destinação do nosso lixo por no mínimo 4 anos.
Como escrevi, tudo é uma questão de responsabilidade, tudo é uma questão de saber quais os critérios usados para se definir o que é prioridade ou não para o gestor público.
Ou se decide gastar e resolver o problema, ou se decide gastar errado e ir “empurrando a situação com a barriga”.
O Prefeito eleito João Domero é tão conhecedor desta situação que chegou a citá-la em algumas de suas reuniões políticas, e caberá somente a ele dar continuidade ou não, a esse evidente desperdício de dinheiro público.

11 comentários:

  1. Tutuca, concordo integralmente contigo; como você bem sabe, o problema do lixo tem medidas estruturais (que envolvem a logística de coleta e a disposição final dos resíduos) e as não-estruturais - educação da população e controle/redução da produção de lixo. Sem contar a reciclagem.
    O problema está, como você bem cita, o "empurrar com a barriga". O lixo é (deveria ser) prioridade publica, pois seu acumulo é danoso e a reciclagem pode ser até lucrativa. desperdício de dinheiro público, então, nem pensar. A próxima gestão tem que entender, enfrentar e dar conta deste problema.
    O lixo, como você bem sabe, a gente joga pra longe, mas ele volta. E volta mais "fididinho".
    Quanto menos lixo a Deitada-a-beira-do-mar produzir e quanto mais reciclar, sobra menos lixo pra colocar nos Aterros.
    Um abraço e parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Jeff,

    Algumas pessoas entendem que o ideal para esta questão seria terceirizar o serviço.
    Na minha opinião o que daria para discutir, seria a terceização da Coleta do lixo,nunca gastar para destinar o nosso lixo para outras cidades.Como voce diz,a questão do lixo bem trabalhada é uma fonte de renda.

    Vamos esperar para ver como a questão será trabalhada pelo novo prefeito.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE.

    INICIOU A OBRA NA RUA ATRÁS DO CABOA DEIXO PELA METADE,DERRUBO AS ARVORES DA FEIRA MAR DIZENDO QUE IA REVITALIZÁ A PRAÇA ,FICOU PELA METADE,DISSE QUE IA REVITALIZA A PRAÇA BINO FICO PELA METADE,A PRAÇA CORONEL MACEDO DEU UMA MAQUIADA NO CORETO E FICOU SÓ NISSO,O ATERRO DEU UMA ENGABELADA E DEIXO PELA METADE

    O TEATRO NÃO TEM PORTÃO JÁ FAZ UM ANO,

    CARA É MUITA INCOMPETÊNCIA MEU,É PURA FALTA DE COMANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguem sabe quem vai ser a próxima vítima digo secretario de meio ambiente??

      Excluir
    2. Será o tal do José Maria, conhecido como toquinho. Faz tempo que ele quer uma boquinha dessas. Mora em Morretes!!!

      Excluir
  5. Tudo o que se venha a levantar sobre cargos agora é pura especulação.

    Independente de quem seja o secretário, quem sempre determina o "tom" da música é o Prefeito e essa questão só tem duas saídas ;ou se resolve,ou se resolve.

    Em breve estarei escrevendo sobre a WS e a "discutível" aplicação de recursos da educação nesta empresa de Segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez a historia se repete, ontem estiveram reunidos lá em Paranaguá o nosso ilustre "Fiel Companheiro" juntamente com o Prefeito eleitor, para ver o que cada "investidor" de sua campanha vai kerer de nossa Antonina, esta é a hora da negociata onde um povo que acreditou no "novo" começa a notar que tudo não passou de rotulo, e que aqueles que estiveram ao lado do "eleito" durante a campanha já não tem mais valor, pois agora é a hora de pagar os favores ($$$$$$$$$) recebido, através de benefícios, vantagens, acordos e indicações de apadrinahdos, infelismente começo a perder as esperanças nos políticos antoninenses.

      Excluir
    2. Não acredito que já estão cobrando aquela verbinha da TPPF ou será da megapavi!

      Excluir
  6. A QUANTAS ANDA A COLETA SELETIVA AQUI NO REINO????
    Tem uma cicadezinha bem menor que Antonina que faz tempo que tem coleta seletiva do lixo. Também, em cidade 'piquinininha' isso é muito fácil. O 'dificir' é a coleta seletiva em cidadona como esta do reino.....
    - Mas que cidade é essa???
    - Por um acáucaso Vs. conhecem CURITIBA????????????????????

    ResponderExcluir
  7. Tem é que acabar com essa postura obtusa, nefasta, ilícita e vergonhosa de só fazer pro município o que ...... dá lucro pro prefeito................ (pra bom entendedor........)

    ResponderExcluir