terça-feira, 20 de novembro de 2012

MEIO AMBIENTE .

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GOV DO PARANÁ.

Programa Bioclima já fechou parcerias com 169 municípios e 23 entidades - 20/11/2012 10:46
 


O governo do Estado já assinou termos de cooperação técnica com 169 municípios e 23 entidades e empresas para implementar ações do Programa Bioclima Paraná, voltado à conservação e recuperação da biodiversidade. Os acordos direcionam recursos para projetos de restauração e monitoramento da cobertura florestal, coleta de sementes, produção de mudas e materiais de divulgação. A meta é contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população.

Os termos também prevêem troca de informações técnicas entre os responsáveis pela produção de mudas, pelas equipes de coleta de sementes, assim como dos laboratórios de sementes das Instituições envolvidas. Eles são firmados por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto de Terras Cartografia e Geociências.

Os documentos já assinados envolvem no programa prefeituras, cooperativas, universidades, Associações de Pais de Amigos dos Excepcionais (Apaes), empresas – como a Copel – e outros órgãos e entidades.
COPEL – Entre as empresas cooperadas com o Programa Bioclima Paraná, a Copel se destaca pela abrangência do convênio firmado. A empresa irá realizar a integração dos viveiros florestais do IAP com os seus hortos florestais, localizados nas usinas hidroelétricas Governador Parigot de Souza, em Antonina; Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em Pinhão; Governador Ney Braga, em Mangueirinha; Governador José Richa, em Capitão Leônidas Marques; Mourão, em Campo Mourão; Mauá, em Telêmaco Borba. O termo também prevê parceria na coleta de sementes e arborização urbana.

A Copel também oferecerá, por meio de empresa terceirizada, 17 funcionários que atuarão como viveiristas na manutenção da infraestrutura e produção de mudas nos viveiros do IAP, e dois técnicos formados na área florestal para auxiliar nos laboratórios de sementes. O ITCG também receberá da empresa imagens de satélite. A Copel vai ainda compartilhar dados cartográficos que contribuirão para monitorar a cobertura florestal no Estado, além da execução do sistema de mapeamento da cobertura e uso do solo.
As parcerias com prefeituras e entidades resultaram na produção de mudas de espécies nativas para restaurar áreas degradadas e estimular a arborização urbana nos municípios paranaenses, promovendo a substituição de espécies inadequadas para o ambiente urbano por espécies nativas. Para isso, o IAP promoverá cursos de capacitação sobre conceitos e técnicas, incentivando a elaboração dos planos de arborização urbana nesses municípios
As parcerias com prefeituras e entidades resultaram na produção de mudas de espécies nativas para restaurar áreas degradadas e estimular a arborização urbana nos municípios paranaenses, promovendo a substituição de espécies inadequadas para o ambiente urbano por espécies nativas. Para isso, o IAP promoverá cursos de capacitação sobre conceitos e técnicas, incentivando a elaboração dos planos de arborização urbana nesses municípios.

7 comentários:

  1. Tutuca, agora cê 'pegou pesado', hein amigo da onça?
    Ninguém melhor do que Voce pra conhecer a prefeitura aqui do reino!!!
    Assim já é demais! Fosse um canteirinho no fundo de escola pra criança e profa se divertir, vá lá, vá...... Mas cê me vem com projeto agroindustrial, ideias novas e revolucionárias que vão mexer coa modorra que impera soberana aqui no reino.....
    É certeza que a secretaria do 'mio ambiente' (isso mesmo, mio ambiente) vai vetar a iniciativa, pois isso ia exigir a supressão de grande área de capim, alimento muito necessário por aqui. Tanto é que a prefeitura, até hoje, trata com muito carinho as "prantação" de capim.. A 'ixpricação' é qui, capim é ... 'bão pra burro, sô!!"
    ..... - Pricisa censurá essas idéia de revolução aki no reino!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. AQUI NO REINO, PELO MENOS NA PREFEITURA ATUAL, IA TER SUCESSO UM PROGRAMA PRA CORTE E DESTRUIÇÃO DE ÁRVORES, ESSAS SUGISMUNDAS QUE ENCHEM A CIDADE DE FOLHAS SECAS PELO CHÃO.

    NISSO, O REINO ACABA DE SER PIONEIRO:- INSTITUIU OFICIALMENTE O "PELOTÃO SAÚVA", GUARDA PRETORIANA MUNICIPAL CONTRA AS INIMIGAS QUE SUJAM A CIDADE E IMPEDEM QUE A LUZ DO SOL ILUMINE ATÉ O...."rabo de alguns "inteligentes" da prefeitura"....
    E TEM MESMO QUE ACABAR CO'AS ÁRVORES, QUI SÃO AS GANDES RESPONSÁVEIS PELA INDOLÊNCIA E PREGUIÇA QUE PREDOMINAM AQUI NO REINO.
    RESPONSÁVEIS, PORQUE REALIZAM AQUELE PROVÉRBIO PREDILETO DA TURMA QUE NÃO QUER NADA DE CALO NA MÃO:- "SOMBRA E ÁGUA FRESCA"!!! - CORTANDO AS ÁRVORES, VAI ACABAR tanto a sombra como a água fresca e também ESSE VICIO CAPITAL QUI IMPEDE O "POGRESSIO" AKI DO REINO!!!!
    (.....e vem o Tutuca coessa de viveiro de mudas....)
    - Tutuca, ainda dá tempo: leve o projeto pro atual Alcaide.... (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  3. AQUI NO REINO SECRETARIO DO MEIO AMBIENTE SO PARA CATAR LIXO E OLHA LA.

    ResponderExcluir
  4. CATAR LIXO? LEVOU QUATRO ANOS PRA MELHORAR UM POUQUINHO, MAIS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, O LIXO E O DESMAZELO CONTINUAM..... (INCLUSIVE COM A "COLABORAÇÃO" DE ALGUNS EMPRESÁRIOS QUE INSISTEM EM POR LIXO NA RUA NOS FINS DE SEMANA) - (ah, é isso!! esses comerciantes pertencem à liga de proteção dos animais. Colocam o lixo na rua em fins de semana pra que não falte comida pros cachorros degradados,pros ratos e baratas)

    ResponderExcluir
  5. ESSA É ÓTIMA...

    Um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio
    terrível.

    Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º
    andar, filhos de presidiários que ganham salário de R$ 850,00, faleceram no
    incêndio.

    No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam
    dos proventos da "Bolsa Família", também não escaparam.

    O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos
    beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido
    politico influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais,
    que também faleceram.

    No 4º andar viviam engenheiros,médicos, advogados, professores, empresários,
    bancários, vendedores, comerciantes e trabalhadores com suas famílias. Todos
    escaparam.

    Imediatamente a "Presidenta da Nação" indignada e toda a sua assessoria
    mandou instalar um inquérito para que o "Chefe do Corpo de Bombeiros"
    explicasse a morte dos "queridos cumpanheiros" e por que somente os
    moradores, do 4º andar haviam escapado.

    O Chefe dos Bombeiros prontamente respondeu:

    - "Eles não estavam em casa. Tinham saido para trabalhar."

    A MELHOR DO ANO ATÉ AGORA.


    (PT -a escola do PT é a vagabundagem)

    ResponderExcluir
  6. Vejam no GAZETA DO POVO DE ONTEM, DIA 21 DE NOVEMBRO, SECÇÃO 'VIDA PÚBLICA' - PÁG. 15 VEJAM LÁ A CACHORRADA PRA FAVORECER AMIGOS DO MENSALÃO.

    LULA: AÇÃO ENVOLVE INDIRETAMENTE O EX-PRESIDENTE NO MENSALÃO. -

    ResponderExcluir
  7. OLHEM COMO O GOVERNO CUIDA DOS "POBRES":- OLHEM A NOTÍCIA QUE ESTÁ NA GAZETA DO POVO DE ONTEM, DIA 21 DE NOVEMBRO, PÁG.20:-

    "SENADO ARCARÁ COM O CUSTO DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO POR PARLAMENTARES" (O Senado formalizou ontem a decisão de arcar com a dívida de SENADORES com a receita federal, relativa relativa à cobrança de IMPOSTO DE RENDA sobre o 14° e 15° (DECIMO QUARTO E DÉCIMO QUINTO) SALÁRIOS recebidos todo início e fim de ano......

    (UMA PERGUNTINHA OPORTUNA:- OS SENADORES DO PT DENUNCIAM ESSES PRIVILÉGIOS ESCANDALOSOS???? OS SENADORES DO PT REPUDIAM E RENUNCIAM ESSES PRIVILÉGIOS OFENSIVOS À DIGNIDADE DO POVO BRASILEIRO???? NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O PT ESTÁ EM TODAS EM QUE O DINHEIRO PÚBLICO É TRANSFORMADO EM DINHEIRO DA CORTE DE BRASILIA!!!!!!!!!!!!!!!!!)

    TUDO IGUALZINHO AOS DEMAIS TRABALHADORES DO PAIS..... (político é institucionalmente canalha - além de receber quinze salários, sobre os dois últimos não vai pagar imposto de renda......) e o SENADO VAI FAZER A RECEITA FEDERAL TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA...... (Porque? Porque o dinheiro que entra no Senado, saí da Receita Federal que o deposita na conta do Tesouro Nacional) - ISSO É UM INSULTO À INTELIGÊNCIA DOS CIDADÃOS.

    ResponderExcluir