terça-feira, 13 de novembro de 2012

PREFEITURAS COM O PIRES NA MÃO OU; COMO FICA O CONTRATO COM A W&S ?

do blog do josias

A 48 dias do encerramento de seus mandatos, dezenas de prefeitos desembarcam em Brasília nesta terça-feira (13). Sem dinheiro para fechar as contas, vão pedir socorro a Dilma Rousseff. Na iminência de descumprir as metas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal receiam sofrer processos judiciais. A lei prevê punições que vão de multa a cadeia.

Os prefeitos se reunirão num auditório do Senado. Reivindicam audiência com a ministra Ideli Salvatti, coordenadora política de Dilma, a quem enviaram uma carta no mês passado. Responsabilizam o governo pela penúria que se espraiou pelos municípios. Esperam atrair a solidariedade dos prefeitos eleitos, que assumirão em janeiro e herdarão as dívidas e os cofres vazios.
 
Por Tutuca.

Devemos concordar que realmente os municípios em muitas vezes tem que arcar com demandas criadas pelo governo federal e isso cria um gargalo financeiro na hora de fechar as contas.
Contudo temos também que  atentar para alguns desmandos seguidos de perto do mal uso do dinheiro público.
A prefeitura de Antonina com "a motivação" de contratar seguranças para as escolas públicas, empenhou  recursos provenientes da pasta “da educação”, coisa de R$ 1.400.000.00 , um milhão e quatrocentos mil reais –  em um "gentil" contrato de “1 ano” com a empresa de Segurança W&S.
Vamos e venhamos,  os critérios usados para tal ação foram no mínimo questionáveis.
 
Vejamos...
 
A prefeitura possui em seu quadro de funcionários coisa de 60 vigias.  Seria mais interessante e viável financeiramente falando, prestigiar esses funcionários de carreira "pinçando" entre os 60  funcionários existentes, 30 nomes, e através da criação de um mecanismo, melhorar entre outras coisas, os seus salários, de maneira à incentivá-los na sua área de atuação. O município com esta ação simples, não gastaria “no ano” mais que 10% do gasto contratado com a W&S.

Sem dúvida esse contrato está dando o que falar na cidade e a realidade que se apresenta hoje é a mesma que se apresenta no caso do nosso aterro sanitário.  Recursos  foram gastos e o problema não foi resolvido. As escolas municipais estão com um problema sério de segurança , os funcionários de carreira da prefeitura descontentes e desprestigiados, e os funcionários contratados pela tal empresa de segurança, mais descontentes ainda, inclusive estão acionando judicialmente a tal empresa. Me parece que vai sobrar também para a Prefeitura.
 
Seria pertinente se alguém da lá da rua 15 viesse a público e de alguma maneira tentasse esclarecer essa nebulosa situação.

Essa istória que não existe dinheiro para nada não é bem assim. Os recursos quando existem são muito mal aplicados,nos deixando claro  que o que não existe mesmo é um critério sério para a aplicação destes.  Quem paga com esses desencontros é a nossa querida  "deitada a beira do mar", como diz o nosso amigo Jeff Picanço.

14 comentários:

  1. No esquema da prefeitura, sempre tem que ter uma coisa chamada:- "COMISSÃO", se é que não tem é "COMESSÃO" pura e simples. Senhor Tutuca, sua idéia é..... muito honesta pra ser aplicada....

    ResponderExcluir
  2. Não se poderá dizer que o atual alcaide fecha seus quatro anos com chave de ouro.
    - E de prata?
    - Não. Nem de cobre.
    - Pelo menos, então, de ferro.
    - Que nada. Vai é levar até a chave embora. Quem quiser que faça outra.....

    ResponderExcluir
  3. Tutuca parabéns pela matéria.

    Que grande dinherama jogada fora,quer dizer, jogada fora entre aspas. Aí não sobra mesmo. A muleta depois é o 11 de março.

    Isso que é amor por Antonina. Esses critério$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ResponderExcluir
  4. A oposição tem que reconhecer que o João será um grande prefeito,ele tem quase 2 metros ...

    ResponderExcluir
  5. Dinheiro da educação. AH bom! E os professores aceitaram assim na boa?
    Gado é Gado.

    ResponderExcluir
  6. Mais um escandalo em nossa cidade, mais desvio de dinheiro.... Mais uma pergunta que não quer calar. Qual é o personagem da política capelista que é "o dono" desta W&S que sempre que se trata de desvio de dinheiro está no rolo??????? Para não ficar tão difícil de adivinhar, vou da uma dica: ele é um "fiel amigo" que era um pé de chinelo e agora é praticamente "dono" de boa parte da cidade?????? Alguém adivinhou??????? Só nós antoninenses mesmo, povo tranquilo de boa fé que prefere fazer que não vê do que brigar pelas coisas erradas que acontecem em nossa cidade... Tutuca meus parabéns pela coragem na apresentação destes fatos, se todos tivessemos este tipo de atitude de cobrança, certamente os nosso políticos teriam um maior respeito pelo povo Antoninense......

    ResponderExcluir
  7. Essa é boa : em Bom Jesus de Itabapoana RJ 89,23% votos nulos,dos 26.863 eleitores , 20.821 anularam seus votos,e o mais interesante e que nao foi divulgado em nenhuma midia,o candidato reprovado nao podera ser canditado novamente,essa era a intenção dos eleitores... ,< Alan C Silvasgto@gmail.com >

    ResponderExcluir
  8. Só para corrigir Tutuca, este valor foi para 02 anos de contrato. Infelizmente nestes 04 anos de governo não houve investimentos na educação em nosso Município, veja o índice do IDEB, quer comprovação maior. Reflexo da péssima gestão. Eu só queria saber o que o Conselho do Fundeb fez em Antonina nestes 04 anos? Cadê o Conselho Municipal de Educação? Se alguém puder me responder, eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, a minha fonte é o site da prefeitura onde estão disponibilizados apenas os números de 2011 e 2012.Para 2012 não constatei nenhum valor empenhado quanto a W&S.Para todos os efeitos eu fico com a tua informação, o que não diminui a irresponsabilidade e a má aplicação dos recursos que deveriam ser direcionados somente para a melhoria da educação em nossa cidade.Realmente é uma calamidade os professores deixarem as coisas acontecerem dessa maneira.
      Um abraço.

      Excluir
  9. Não tem geito mesmo: deu cancha vem SAFADEZA. Político bom é político MORTO.

    ResponderExcluir
  10. Alguém tem o CNPJ dessa empresa de segurança? Com esse número dá pra descobrir uma porção de coisas interessantes.............

    ResponderExcluir
  11. Eu não vi ninguém no FACE "do prefeitura de Antonina" se manifestando sobre essa pendenga vergonhosa. Eles dizem que não tem dinheiro para arrumar o caminhão do lixo .OUTRA VEZ??. ANO PASSADO FOI GASTO 50 MIL PARA ARRUMAR ESSE CAMINHÃO,DEPOIS DE UMA SEMANA O CAMINHÃO TAVA QUEBRADO NOVAMENTE.
    sERA QUE ESSA VERGONHERA TEM HAVER COM A burla AOS COFRES PÚBLICOS OU FRAUDE COMO QUEIRAM QUE utiliza empresas legalmente constituídas e com funcionamento normal E Com o conluio dos administradores públicos cúmplices do “esquema”, tais empresas vendem ao município produtos e serviços superfaturados, ou recebem contra a apresentação de notas que discriminam "serviços não executados" e produtos não entregues. "

    ResponderExcluir
  12. Anonimo das 18:13 - Você ainda tem dúvidas de que é assim mesmo que acontece???? VOCE JÁ VIU ALGUÉM SAIR POBRE DA PREFEITURA????? PODE ATÉ ENTRAR REMEDIADO (pobre não entra lá, não) MAS QUE SAI DE MATULA CHEIA, AH, ISSO SAI!!!!!!!!!!!!!
    (ex prefeito que saiu só remediado, só conheço um, de tempos atrás, bem, bem atrás....)

    ResponderExcluir
  13. vcs sao um bando de malandros , ao invés de ficarem reclando, virem politicos.

    anonimo.

    ResponderExcluir