segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

SOS JARDIM MARIA LUIZA


10 comentários:

  1. E TUTUCA ESTE FOI O PIOR PREFEITO QUE TIVEMOS NA NOSSA CIDADE O PIOR QUE VC FEZ PARTE DESTA ADMINISTRAÇÃO VAMOS ESPERAR O NOVO QUE ESTA COM SEDE DE FAZER ALGUMA COISA TOMARA QUE A SEDE DELE NÃO PASSE LOGO CANDUCA NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a gestão Canduca teve pontos positivos e pontos negativos.
      Canduca soube se aproveitar muito bem “das portas que lhe foram abertas” e conseguiu alguns benefícios para a nossa cidade através de representantes políticos influentes , tanto no governo do estado,como no governo federal. Isso é fato.

      Contudo o mesmo deixou a desejar nas questões do dia a dia, as questões ligadas aos serviços essenciais, como ele dizia; as coisas “pequenas”. Canduca não foi um líder quanto a condução do seu grupo político e sua gestão se tornou ao longo do tempo, uma verdadeira Torre de Babel.

      Quanto a minha curta passagem nesta administração como Diretor de Meio Ambiente – Agosto a Dezembro/2011 - creio que cumpri o meu papel com objetividade.

      Concluímos com sucesso frentes de trabalho importantes como; A liberação do material (aterro) para a construção das Casas Populares, fechamos o Lixão do Saivá, liberamos a atividades na nova trincheira, realizamos “oito” programações do Caminhão do Peixe na cidade de Pinhais, vale lembrar que em 2012 “não foi realizada nenhuma programação do Caminhão do Peixe”. Concluímos ainda o estudo de diagnóstico do lixo em 5 bairros da cidade e Rio do Nunes, trabalho realizado em conjunto com os estagiários do CEP Brasílio Machado, distribuímos as caixas coletoras que estavam se deteriorando no pátio da garagem,tudo isso realizado em um período que a Secretaria não contava com mais um centavo em seu orçamento.

      Daí pra frente, como já escrevi aqui no blog, existem situações em que as decisões são da exclusiva autonomia do Prefeito e essas decisões podem ser tomadas para o bem ou para o mal, para dar certo ou errado.

      Podemos sim respeitar essas decisões, mas não precisamos de forma alguma, concordar com elas e quando isso acontece, o mais sensato é pedir o boné e seguir o nosso caminho.

      Sobre a questão das enchentes, não concordo em jogar toda a responsabilidade nos gestores públicos, a situação geográfica de nossa cidade proporciona em muito esse tipo de situação.
      Contudo, a população deve cobrar dos gestores públicos a limpeza e desassoreamento das manilhas, a colocação de manilhas de maior bitola em localidades estratégicas, e o aprofundamento e alargamento dos locais que são os cursos naturais das águas pluviais.

      Isto feito o restante da fatura deve ser debitado na conta de São Pedro e no crescimento mal planejado da cidade.

      Excluir
  2. Caro Tutuca: como foi dito numa postagem anterior, antigamente o jardim Maria Luiza era conhecido como Vila do Sapo. Pela sabedoria popular, um lugar sujeito a inundações. Quem ganha e quem perde com a ocupação urbana numa área dessas? Provavelmente alguém lucrou e muito; com certeza não foram os moradores.
    E a Solucionática? Ela não passa pela demonização do prefeito de plantão, como querem fazer alguns covardes anônimos de nossa blogosfera. Já que a área está ocupada e não há como realocar pessoas, devem ser buscados recursos para obras que minimizem os danos. Minimizem, não desapareçam, já que é uma área onde a mãe natureza escolheu pra acumular água. E quem paga essa conta? claro, quem paga os impostos.
    Na hora de se fazerem novos loteamentos, tanto quem compra como quem fiscaliza deve estar atento ao que está comprando. afinal, Antonina já tem um mapa de riscos e tem um plano diretor, que é velho mas está em vigor.
    As consequências das enchentes (e dos escorregamentos) tem ver com o prefeito de plantão, mas muito pouco. Envolvem também loteadores de terra, vereadores, moradores destas áreas e o povo em geral, que paga muito imposto e vê pouco retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeff;
      Entendo que as medidas que podem e devem ser tomadas quanto a situação do Jardim,são medidas que deverão ter o objetivo de minimizar esse caos e nunca resolvê-lo.

      A situação geográfica de nossa cidade nos mostra que somos totalmente dependentes da questão da Maré. Estamos no nível do Mar e quando a Maré esta cheia ela se torna uma represa natural das chuvas que devido a período ciclícos, e isso vc entende melhor que eu, estão cada vez mais fortes. Culpar gestores públicos por essa situação creio ser uma maneira injusta de colocar as coisas.

      Mas é muito interessante que os políticos levem essa situação para a população como ela é. Ela pode ser sim minimizada ,mas dificilmente será resolvida.
      O problema é que em períodos eleitorais se promete o mundo e o fundo e depois a cobrança vem.
      A colocação de manilhas de uma maior bitola se faz necessário,o desassoreamento de outras é uma ação que também pode e deve ser realizada.

      Um exemplo; Os mais antigos dizem que ao lado do Bar do Vagalume em frente ao 29 de maio,onde existe um braço de maré, naquele local antigamente, as pessoas mergulhavam,pescavam. Hoje aquela área se tornou praticamente uma valeta com menos de 1 metro de altura e que está cada vez se fechando mais.

      Ações como o aprofundamento e o alargamento de locais que são o curso natural das águas pluviais, podem e devem ser tomadas pelo poder público,mas sem dúvida, sempre estaremos sujeitos aos caos que a combinação Maré cheia e chuva forte, vai causar.

      Um abraço e um Feliz 2013.

      Excluir
  3. ontem na posse de joão bão do mero vimos uma aula de não civismo pois durante a execução do hino nacional uma vereadora estava de costas para a Bandeira Nacional e um bombeiro no palco de boné desleixado com as mãos na cintura se liga joão ou mande os para uma aula de ed. moral e civica ou condor.

    ResponderExcluir
  4. TINHA QUE SER ELA A SABIDONA SÓ TINHA QUE SER ELA MESMO NÃO TEM POSTURA MESMO E OUTRA COISA NÃO SE BATE PALMAS PARA O HINO NACIONAL ISTO OS MILITARES APRENDE NAS AULAS DE FORMAÇÃO ACHO QUE ESTE BOMBEIRO PERDEU A AULA DE BOAS MANEIRA NO QUARTEL.

    ResponderExcluir
  5. AGORA ANTONINA VAI BOMBAR NA AREA DO TURISMO POIS COM ESSE NOVO SECRETARIADO SÓ FALTA A PARADA GUEY, SE LIGA JOÃO BÃO DO MERO

    ResponderExcluir
  6. Uma vereadora fez isso?PÔXA, mas assim fica difícil saber, qual será vereadora?shuashuashua...Quanto aos alagamentos do jardim Tutuca, não tenho dúvidas que tem sim solução, basta vontade e empenho, não tem essa de vila dos sapos e sim tem incompetencia de sobra e descaso...Um abraço e feliz 2013...

    ResponderExcluir
  7. O QUE SERA QUE ESTÁ POR TRAS DA NOMEAÇÃO DO POLACO COMO SECRETARIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O monte de dinheiro que o terminal investiu na campanha do joaozão,essa é a sua resposta!O investimento feito no João já está dando retorno!Não havia apoio nenhum(só vendeu a alma)eleição vale tudo!!

      Excluir