quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013 E A HORA DO GARGALO.




Cidade cheia e a eterna falta de estrutura...
Eu particularmente penso que o evento carnaval de Antonina já chegou ao seu ápice quanto a quantidade de pessoas que visitam a cidade nesses 5 dias de festa.
Não vejo ser preciso nesse momento, direcionar muitos recursos em mídia em divulgação. Necessitamos sim, estruturar a cidade em frentes como abastecimento de água, limpeza e coleta de lixo,que são  fatores determinantes para tornar o nosso maior evento em um potencializador do “Turismo o ano todo” no município.
Segurança nota 10 e a volta do carnaval família...
Nesses últimos oito anos, bons resultados foram alcançados quando falamos principalmente de duas frentes;  A segurança do evento e em conseqüência disso, o resgate  do “Carnaval Família”, o carnaval direcionado para um público que realmente trás divisas para o município.
Sempre dá para melhorar...
Ajustes sempre podem ser realizados, principalmente na questão do tempo de desfile das escolas de samba e blocos.  Ninguém agüenta ficar até as 5 da manhã para presenciar o desfile de uma escola de samba.
Planilha de custo do evento, Prestação de contas ou;  A eterna Caixa de Pandora.
Já escrevi sobre isso aqui no blog.  A divulgação da prestação de contas do nosso carnaval como dizem por aí, é igual a enterro de anão, é difícil de se ver.
Defendo que o evento tenha uma planilha de custos específica e nesta seja claramente discriminado quanto foi gasto em itens como banda, palco ou trio, iluminação, recursos para as escolas de samba/blocos e outros. Seria bom para o evento, seria melhor ainda para o contribuinte.
Sem dúvida essa ação seria o primeiro passo para profissionalizar e moralizar o evento que hoje se tornou uma espécie de farra realizada com o dinheiro público, no sentido pleno da palavra e da ocasião.
Palco ou Trio Elétrico?
Ai também entra a questão da planilha, tomando pelo pressuposto que o problema seja dinheiro, quanto custaria então cada uma das opções?  
Onde colocar o Palco ou o caminhão?
Essa sem dúvida seria uma pergunta que deveria ser respondida pela Polícia Militar.
Só a PM poderá nos dizer o quanto o carnaval, nos moldes que se apresenta hoje,  evoluiu em termos de segurança.
A vantagem do trio elétrico, no meu entender, fica por conta que o caminhão pode ser facilmente removido da avenida durante o dia, desobstruindo o tráfego na Dr Carlos Gomes da Costa. Vale lembrar que essa manobra pode ser feita tanto no início da avenida como em seu final.
É óbvio que a autonomia de mudança no local da colocação do palco ou trio é do prefeito mas é óbvio também, que toda  e qualquer modificação na atual logística, teria que vir acompanhada de uma, no mínimo, boa justificativa.
Carnaval “Tolerância Zero”
Em 2005 em uma ação conjunta CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e  PM – foi implantado o Carnaval “Tolerância Zero”.
Naquele momento e com o objetivo de diminuir a violência na avenida, algumas medidas foram estabelecidas, entre outras; o horário do encerramento dos bailes públicos e a logística atual do evento. O tempo nos mostrou que a iniciativa tomada naquele momento foi um sucesso e hoje o trabalho da PM é baseado mais na ação  preventiva  do que na ação ostensiva.
De lá pra cá (8 anos) o número de ocorrências no evento, foi a níveis bem baixos e o motivo é um só ; no início da Dr Carlos Gomes, em frente ao Jikiti onde anteriormente era montado o palco ou estacionado o trio, existem muitos pontos de fuga, fator que facilitava a vida de quem ia para a avenida para aprontar. Já no final da avenida, a rua se torna praticamente um salão de baile a céu aberto, um funil.  Quem vem para a avenida com a idéia de aprontar não tem para onde correr.

E a liga das escolas de Samba ficou só no quase...
Novamente se falou muito na criação da Liga das Escolas de Samba e blocos e ao que tudo indica a coisa toda morreu na casca. É aquela vontade rápida que dá e  rapidamente  passa e o que prevalece mesmo é  a velha cultura de se pensar o evento  só na hora do gargalo.
Que venha o carnaval 2013.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Carnaval vai ser bom, eu vou curtir pra caramba, mesmo que naum tenha estrutura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Com certeza será TRIO ELÉTRICO.... porque? então vou relembrar, nos comício do Prefeito eleito foi usado um Trio Elétrico que nos finais dos encontros era feito questão de lembrar a todos que aquela estrutura toda era "DOAÇÃO" do bondoso empresário Curitibano.
    Alguém acredita nisso?????
    Será que não existe um acerto de contas a ser realizado?????
    O bondoso empresário não vai cobrar sua parte????
    O prefeito eleito terá C´para deixar o cara na mão????

    É esperar pra ver, mais acredito que tudo já está certo e confirmado após o resultado das eleições....... pelo visto mais uma vez falas de campanha serão esquecidas....

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você caro amigo tutuca, pois nos ultimos anos a Avenida do Samba tem lotado tanto que nem precisa de tanta divulgação, mas precisamos urgente de estrutura para receber tanta gente, vamos lembrar do primeiro Festival Gastronomico que aconteceu em nossa cidade que foi feita tanta divulgação e na hora de atender todo esse publico os restaurantes não comportaram a procura eu presenciei na época a grande procura, estava trabalhando no Restaurante Buganvil,e olha que o restaurante em questão nem estava participando do evento, então devemos tomar consciência que a estrutura tem que melhorar e muito principalmente na questão de limpeza e colocação de banheiros químicos que ficam mal colocados e acabam não sendo utilizados da maneira correta e o pessoal urinam fora mesmo, mas o pior é a demora para a limpeza...fica a dica

    ResponderExcluir
  5. Vai ser Trio Elétrico e vai fica no Jiquiti e em frente ao vagalume um dos nosso colaboradores de campanha.

    Quem acha ruim que si mude.

    ResponderExcluir
  6. TUTUCA PÚBLICA AÍ AS SECRETARIAS SEGUNDO OS BÃO DA BOCA - VANHONI,KIELSE,MEGA PAVE,TPPF ...

    ResponderExcluir
  7. perguntar não ofende, durante a administração kaduka eu vi um comissionada fazer do carro da sec. de obras seu veiculo particular, inclusive levando diuturnamente sua esposa para a escola, achei que na nova administração isso acabaria, será que ele fez uso capião do veiculo?, se liga nego megapave e joão bão do mero ou dêem outro carro pro mesmo pois já ta na hora de trocar.

    ResponderExcluir
  8. Pão e circo como vi em uma página do face.O povo de Antonina é um dos mais miseráveis e ignorantes do Paraná e disso não tenho orgulho.Falou em festa, esquecem das falcatruas e conchavos que estão acontecendo bem debaixo do seu nariz.Antonina?Antonina já era e com a ignorância do seu povo que se vende para alcançar a prefeitura , ela nunca mais será orgulho, é lamentável ver e presenciar como um povo com tanta riqueza cultural chega ao fundo do poço.Muitos dos bons já partiram, os que acreditam sofrerão com suas ilusões, pois aqui os "ratos tomaram conta, os parasitas sem memória e sem glória, os sanguessugas de uma terra devastada e esquecida".Parabéns ao atual prefeito por ter coragem de demonstrar que lidera atualmente toda essa podridão.Antonina nunca mais...

    ResponderExcluir
  9. Boa matéria Tutuca! Mostrou que conhece de parte do riscado. Os nossos problemas com o carnaval, são facilmente solucionados. A tradição de um povo que adora o carnaval e tem a cultura carnavalesca permanece nas famílias, como a família PINTO, as irmãs Nascimento na Ponta da Pita, Dona Néia, a garotada (nem tanto) da Leões de Ouro, o povo do Batel com nosso amigo Ingo à frente da escola, os meus amigos do bairro do Portinho, além dos diversos foliões que a cada ano surgem com muita criatividade. Temos à frente da Secretaria um funcionário público, que merece todo o respeito de nós que adoramos o carnaval.
    Tirem as grades de proteção da segunda-feira, diminuam as estruturas metálicas na avenida, mostrem que são parceiros das escolas e blocos, continuem a manter a melhoria na segurança do evento (só não voltem a contratar empresas de "esquemas"), cuidem da sonorização da rua (ano passado estava muito ruim), melhorem a iluminação, façam a limpeza da avenida ao fim de cada dia da realização do evento, abram a avenida para a circulação de automóveis. Tudo isso é muito simples de realizar, agora o difícil é abrir a CAIXA PRETA do evento. Foram vários os requerimentos enviados ao Prefeito,inclusive com provocação ao M.P. para que detalhasse os custos do carnaval e não obtivemos resposta. TRANSPARÊNCIA JÁ!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Jefferson,
      Estaremos esperando as primeiras movimentações por parte da prefeitura quanto as reuniões com os comerciantes.

      Estaremos sempre a disposição para colaborarmos no que for possível.

      Um abraço.

      Excluir
  10. Tutuca essa semana vi a Maquina BOB CAT da Prefeitura limpando um terreno particular que esta a venda na esquina do FORUM de Antonina onde funcionava um antigo restaurante´. É uma vergonha o dinheiro publico favoresendo o particular...

    ResponderExcluir
  11. TUTUCA TEM UM FUNCIONÁRIO MUNICIPAL TRABALHANDO PARA EMPREITEIRA ELE E OPERADOR DE RETROS CAVADEIRA SERA QUE PODE ISTO JA BASTA O SECRETARIO DE OBRAS QUE E FUNCIONÁRIO DA MEGA PAVE.

    ResponderExcluir
  12. Tutuca vem ai carnaval,e junto o bloco dos seguranças contratados para o evento,mais estranho e que não pagaram nem os que trabalhavam nas escolas municipais, pois os mesmo ainda brigam na justiça pelos seus direito, fique atento Cezar Alexandre Broska

    ResponderExcluir