quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ENCHENTES. MARÉ CHEIA, MARÉ VAZIA , ISS DO TERMINAL OU; SEGURA AÍ SÃO PEDRO.


Não sou favorável que se coloque nos gestores públicos, toda a responsabilidade das enchentes que cada vez e com mais freqüência, assolam nossa cidade. Devemos ser sensatos e reconhecer que a situação geográfica do município proporciona em muito esse tipo de acontecimento.
Notamos na foto acima, que a maioria das localidades onde ocorrem as enchentes, estão no meio do curso das águas que descem dos morros que circundam a cidade. Notamos também que a maré quando vazia, absorve com facilidade as águas pluviais,  quando  cheia e principalmente na “lua cheia” onde as marés são maiores, esta se torna uma represa natural das águas das chuvas.
 
A combinação das chuvas torrenciais e a maré cheia é o resultado que estamos presenciando e sofrendo na pele ultimamente, infelizmente com mais e mais freqüência.

Contudo para minimizar essa situação, a população pode e deve cobrar dos gestores públicos, ações no sentido de limpeza e desassoreamento de manilhas, colocação de manilhas de maior bitola em localidades estratégicas e o aprofundamento e alargamento dos locais que são os cursos naturais dessas águas pluviais, haja visto que em períodos eleitorais, muitas promessas nesse sentido são disseminadas pelos então prestativos candidatos.

Os recursos para essas ações existem...
Alguns exemplos;
A Petrobrás por conta do vazamento no oleoduto Olapa que aconteceu em fevereiro de 2001, dia desses depositou 102 milhões para serem aplicados no litoral do Paraná, principalmente em frentes dessa natureza.
O governo federal na ocasião das chuvas de 11 de março, também disponibilizou recursos para esse tipo de ação.
 
O próprio município possui recursos para serem aplicados nesses serviços.
Conforme entrevista concedida para a Gazeta do Povo na matéria Retomada do porto dá novo fôlego para Antonina”, o ex prefeito Canduca informou que a Prefeitura gastava no desassoreamento da rede pluvial da cidade, 49% do ISS pago pelo Terminal Ponta do Felix.
Pode ser que sim, pode ser que não, mas aqui no Jardim Maria Luiza “sinceramente” eu não vi ser gasto “um centavo” em desassoreamento de rede pluvial.
Aliás, essa questão do ISS (IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS) pago pelo Terminal Ponta do Félix é um assunto que merece uma matéria de caráter exclusivo.
Enquanto essas ações não acontecem por parte do poder público, vou contabilizando “novamente” os prejuízos e torcendo para que São Pedro seja bonzinho e manere na abertura das torneiras.

4 comentários:

  1. ESSE ANGU COM CAROÇO DO ISS DA PONTA DO FELIX É UM NEGÓCIO MUITO SÉRIO. TEM GENTE QUE GANHOU ATÉ SECRETARIA NA BARGANHA. EU NÃO QUERO DIZER NADA DESSA ADMINISTRAÇÃO MAIS COLOCA O HOMEM DO TERMINAL NA SECRETARIA DA INDUSTRIA E COMERCIO FOI UM TIRAAAAAAAAAAAAAÇOOOOOOOO NO PÉ.

    CONCEITO CAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO.

    ResponderExcluir
  2. VAMOS TODOS DENUNCIAR PARA PROMOTORIA DE JUSTIÇA E PROTEÇAO DO PATRIMONIO PUBLICO ESTADUAL, AI O BICHO PEGA O GAECO VEM COM TUDO.

    ResponderExcluir
  3. fiquem de olho.... tem maracutaia a vista...e da grossa, daquela que vai ter que o povo ir pra rua... se preparem...

    ResponderExcluir
  4. se é pra criticar vamos criticar mas agora vou elogiar parabens sec de obras por ter tomado uma atitude com respeito as enchentes no jardum maria luiza o que o canduca não teve a capacidade de fazer em 4 anos o joão já na sua primeira semana esta tentando resolver, porem se os caminhões pesados continuarem a trafegar pela rua joão da cruz leite não haverá boca de lobo que suporte tal peso, tudo isso porque a administração anterior autorizou a construção de um barracão num bairro residencial, e quem autorizou como fica?

    ResponderExcluir