segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PERPLEXIDADE E DOR...

Não existem palavras para traduzir a dor de tantas e tantas famílias que perderam os seus parentes envolvidos nessa tragédia em Santa Maria.

Infelizmente a questão da falta de planejamento para situações de emergência e a superlotação em locais semelhantes a essa boate gaucha, é geral no país.
Tragédia... 
 
 

8 comentários:

  1. RELAÇÃO DE CULPADOS PELA TRAGÉDIA: _Presidente da República, ministros de estado, governadores, prefeitos. _Senadores, deputados federais e estaduais, vereadores. _Fiscais da União, fiscais estaduais, fiscais municipais, bombeiros...

    _Os eleitores, que votam em candidatos indignos. _Em menor gráu os proprietários da boate e seguranças. _E você, cidadão, acrescenta mais algum?_
    Até quando?Até quanto vamos sofrer situações como essa, onde a vida humana é nada quando se trata de dinheiro? Até quando vamos ter autoridades que não cumprem o seu papel publico mas são ágeis na cobrança de impostos extorsivos que se esvaem no ralo da corrupção?

    Como o articulista escreve, uma simples fiscalização seria suficiente para detectar problemas futuros. Mas os agentes do Estado são omissos. E vamos colecionando tragédias.
    Essas "otoridades" assinam alvarás ou afazem vistas grossas a troco de pequenas cortesias - ingressos, camarotes, "acompanhantes", entre outras... País de corruptos irresponsáveis. Talvez, como essa tragédia matou matou gente de classe média alta pra cima e sem cor na pele, pode ser que tenha alguma consequencinha...

    ResponderExcluir
  2. Porta arrombada , tranca de ferro.
    Depois da M feita agora vem um monte de político oportunista se fazendo de solicito.
    Hipócritas.

    ResponderExcluir
  3. 1) Cada qual cuida da sua calçada, no nosso caso o prefeito.

    2) Solidariedade não têm ideologia, ela é ecumênica.

    3) Acabar com a indústria do alvará - todos que fiscalizam desde a vigilância sanitária, passando pelo CB e chegando até o gabinete do prefeito, que parem de criar dificuldades para vender facilidades.

    4) Tragédia de Santa Maria desperta políticos de todo o Brasil - depois da morte de 231 pessoas em Santa Maria, várias cidades anunciam mutirão de inspeções ou intenção de tornar legislação de segurança mais rigorosa, se não estiver dentro da legislação fecha-se e só abre depois de cunprida toda a legislação, sem essa porra de alvará de 90 dias. Com a palavra o Prefeito de Antonina, o Sr. João D'homero.



    ResponderExcluir
  4. Um monte de gente fez o que não deveria ter feito e deixou de fazer o que deveria ter feito .

    Varias manifestações de estupidez, ganância e omissão se combinaram.

    Resultado – 231 mortes. Você acredita em destino?

    EU NÃO.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o cigarro, o álcool, as drogas e a tragédia no RS

    Por maria rodrigues

    No Brasil fizeram uma onda brava contra fumantes. Quem fuma está sendo até humilhado pelos não fumantes e ex-fumantes - este ainda mais agressivos. Tudo é válido quando autoridades promovem propagandas contra os vícios, sobretudo se parte significativa da sociedade está a favor. E nem é preciso dizer os males que provocam o tabaco em quem dele faz uso, ou nos fumantes passivos. Longa história para se explicar isso.

    Mas, queria saber se entre o cigarro e o álcool qual dos dois faz mais estrago a uma sociedade. Se disserem que ambos fazem mal do mesmo jeito, então por que vemos tantas propagandas de cerveja nas televisões, muitas delas por pessoas que até dizem detestarem bebida, como Ivete Sangalo, ou por um viciado inveterado como Zeca Padodinho, gente boa, mas que dá um péssimo exemplo quando não consegue aparecer um minuto sem um copo cheio. Ele quebra as regras de um programa, como o do Faustão, cantando e bebendo. Deve avisar, de antemão, que sem bebida ele não aceita o convite. E tem também a propaganda de cachaça, geralmente Pitu, como vi há pouco no Carnatal, em Natal. São autdors enormes com aquela garrafona de cachaça, estimulando os cachaceiros, os pobres viciados, e a juventude, que ainda está só experimentando pra depois se sentir um desgraçado como tantos.

    E o que dizer do fato, incontestável, de que o craque chegou primeiro em São Paulo. Nos outros estados da Federação ninguém via craque. Dizem que os traficantes de drogas do RJ, por exemplo, não aceitavam a venda do produto por ser barato. Ficando apenas aí, a pergunta é: por que os governos de são Paulo permitiram chegar a ser protagonista de uma cracolãndia? Por que nada se fez no nascedouro contra essa praga hoje alastrada Brasil afora?

    Agora eu toco numa ferida que está escancarada em razão dessa tragédia de Santa Maria/RS.

    Como explicar tanta criança, jovenzinhos, todos participando de uma boite, numa festa sem hora pra acabar. A desgraça mesmo começou por volta das duas e meia da manhã. Desde quando pessoas de menor idade podem permanecer madrugada afora em ambientes onde corre bebida alcóolica, talvez drogas pesadas, e tanto mais que não cabe, em absoluto, para gente pequena.

    A tragédia aconteceria com ou sem cianças e jovenzinhos, claro. Apenas queria saber se não existe mais limite de idade para menores frequentarem baladas noturnas.

    O que aconteceu nessa boate em Santa Maria foi a coisa mais irresponsável sob todos os aspectos. As paredes são verdadeira muralhas, daí nem terem sido atingidas pelo fogo. antes tivessem, porque alguma brecha teria sido aberta e daria para amenizar a miséria toda. E que coisa mais esdrúxula num ambiente fechado alguém acender um objeto capaz de provocar incêndio. Aí, tem que diga que isso sempre aconteceu. Ou seja, acontecia com frequência uma coisa criminosa porque não há fiscalização nesses ambientes?

    Não interessa mais saber se alvará tava vencido ou não. Interessa saber é até onde essas casas de show vão continuar sendo abertas sem a menor fiscalização do poder público.

    ResponderExcluir
  6. Pois é ... morreram 231 jovens,na tv se falava que a boate tinha capacidade para 700 pessoas,depois 1000,e na hora da tragedia tinha mais de 2000 pessoas,informação é uma coisa noticia e outra coisa...na imagem aerea ,aquilo ali era um barracão fechado nos fundos,pq tinha outro imovel que fazia divisa de terreno,nao tinha como ter 2 portas de saida de emergencia pelos fundos...foi um erro absurdo ,so se entrava e saia da boate pela frente do imovel,os responsaveis que sejam penalizados ...

    ResponderExcluir
  7. É lamentável o acontecimento deste último domingo (27-01-2012), esta tragédia que aconteceu em Santa Maria – RS, onde vários estudantes e frequentadores perderam suas vidas, deixando muitas famílias órfãs neste dia.
    O que tenho à escrever hoje é uma reflexão sobre vários acontecimentos, onde tentamos achar um culpado por tudo isso, mas o que adianta achar culpados em um momento desse? Adianta sim. É incrível que no nosso país somente após uma TRAGÉDIA as OTORIDADES aparecem. Quero perguntar para você que está lendo este texto agora. 1. O Alvará estava vencido, mas quem foi que deu o 1º Alvará de funcionamento? Isto não exime de culpa o Corpo de Bombeiro, ou exime?
    Não estou aqui para julgar ninguém, apenas quero entender. Porque deram um Alvará para aquele estabelecimento, pelo que sei todas as boates, casa de shows e afins, devem ter saídas de emergências, ou não?
    Voltando as OTORIDADES como é de praxe em nosso país estão sempre sensibilizadas em ajudar, mas ajudam mesmo? Pergunto:
    No Brasil há tantas tragédias todos os dias, onde estão elas, nos desastres ambientais (chuvas, secas, desabamentos, agricultura e etc), elas fazem alguma coisa para evitar isso?
    Vendo os noticiários e vendo o empenho de todos os Governos, tanto na esfera federal, estadual, municipal e de até outros Estados em querer ajudar, prestar sua colaboração para os nossos irmãos gaúchos, isso é lindo de ver gente, é difícil fazer? Claro que não, basta vontade política, e é isso que eu questiono.
    Porque não fazemos FORÇA TAREFA todos os dias?
    Porque não nos ajudamos todos os dias?
    É preciso haver TRAGÉDIAS como estas para todos se sensibilizarem e se mobilizarem?
    O que escrevo aqui vai mais com um desabafo e uma breve reflexão que fiz diante dos fatos que ocorrem todos os dias em nosso país.
    Façamos então uma FORÇA TAREFA, para a SAÚDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, MORADIA, COMBATE AS DROGAS e por aí vai.
    Quando todos se unem é mais fácil combater os problemas, mas para combater os problemas não precisamos de mais TRAGÉDIAS.
    Escrito por Reginaldo Gouvea

    ResponderExcluir
  8. Meu caro estamos no país das impunidades,do futebol e do carnaval...o tal jeitinho brasileiro ainda funciona e muito ,rolou uma grana por fora ,eu chamei o meio ambiente p fiscalizar uma obra irregular no meu bairro em julho de 2012,ate agora nada...me disseram que nao tem pessoal suficiente p atender as denuncias...pode ??? Abreu ctba

    ResponderExcluir