Alceu Maron - imprensa.alceumaron@saninternet.com
para ; celsoluissantos@gmail.com
A provável perda de direitos dos trabalhadores, com a edição da Medida Provisória 595 que regulamenta um novo regime de exploração dos portos, preocupa o deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB). Esta semana, Maron alertou da tribuna da Assembleia Legislativa sobre os problemas que podem ser causados, especialmente aos trabalhadores, com a aprovação do MP dos Portos no Congresso Nacional.
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A provável perda de direitos dos trabalhadores, com a edição da Medida Provisória 595 que regulamenta um novo regime de exploração dos portos, preocupa o deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB). Esta semana, Maron alertou da tribuna da Assembleia Legislativa sobre os problemas que podem ser causados, especialmente aos trabalhadores, com a aprovação do MP dos Portos no Congresso Nacional.
Maron disse não querer politizar a questão, por ser
parlamentar de um partido de oposição ao governo federal. “Mas faço este alerta
como representante de Paranaguá e Antonina que têm um contingente grande de
trabalhadores portuários”, frisou.
O primeiro equívoco da medida, segundo ele, é com
relação ao fato do governo ter escolhido fazer a privatização dos portos públicos
através de um MP. “O Governo Federal errou. Uma lei que vai atingir tão
fortemente diversos segmentos como dos trabalhadores portuários, dos
investimentos dos empresários, dos investimentos privados dos portos
brasileiros, merecia uma melhor discussão antes de ser submetida ao Congresso
Nacional”.
Privatização - Para o deputado, esta
falha já deu resultado negativo para o governo, uma vez que milhares de
trabalhadores portuários promoveram paralizações nas últimas semanas. “Estas
manifestações foram para alertar o governo federal que o deveria abrir um canal
de diálogo com os trabalhadores”.
Maron analisou como uma “ironia do destino” o PT,
que chegou ao governo federal combatendo as privatizações e uma suposta falta
de diálogo de administrações anteriores. “E agora, num momento de se instituir
uma MP, uma nova lei que vai mexer com garantias trabalhistas, o Governo do PT
não chamou os trabalhadores para dialogar”.
De acordo com o deputado, graças a mobilização das
categorias, o governo federal foi obrigado a suspender o trâmite da MP por 20
dias e abrir um diálogo com os trabalhadores. “Me parece esse um caso claro de
que se colocou ‘a carroça na frente dos bois’, com se diz no ditado”.
Sem diálogo - Maron também alertou
para o fato da MP não citar, em nenhum momento, a guarda-portuária, que presta
serviço de segurança aos diversos portos brasileiros. “A guarda-portuária
precisa saber o que o Governo Federal tem em mente para o futuro da
guarda-portuária, dos portos brasileiros”.
Os próprios empresários, segundo o deputado, embora
satisfeitos com uma melhor flexibilização dos terminais privados, também não
foram chamados para dialogar. “Mas o que chama mais atenção, o Governo tocar
num ponto que precisa ser tocado, deixa de focar aquilo que lhe diz respeito
diretamente, que são os serviços públicos federais prestados nos portos
brasileiros”.
“Querem saber por que muitas vezes a operação
portuária é retardada?”, indagou Maron, para afirmar que a lentidão na
prestação de serviço dos portos também ocorre por causa de órgãos como Receita
Federal, Ibama, que não tem contingente de funcionários para atender a demanda.
Entrave - O mesmo ocorre com a
falta de pessoal no Ministério da Agricultura. “As autorizações e liberações
fitossanitários dos portos brasileiros também são fatores que tornam mais lenta
a operação portuária”.
“O próprio Ibama, que até hoje não licenciou para a
operação do Porto de Paranaguá, que opera há quase 100 anos”, informou. Segundo
Maron, estas são autarquias do Governo Federal e, que precisam sim, da mão
firme do Governo Federal, para fazer com que esses serviços não sejam fatores
de retardamento da operação portuária.
Maron concluiu o pronunciamento destacando a
necessidade de rediscutir a exploração dos portos. “Mas o Governo Federal, até
agora, se equivocou bastante. Conclamo a ministra da Casa Civil, Gleisi
Hoffmann, que antes de ser ministra é uma senadora dos paranaenses e conhece o
sindicato da orla portuária, que reconheça os equívocos e abra o diálogo com os
trabalhadores portuários”.
privatiza estrada, privatiza aeroporto, privatiza porto.
ResponderExcluirPorra meu. Já sei o nome desse partido aí,PTSDB.
O problema dessa MP 595 são as quase 600 emendas que os deputados empresarios estão querendo empurrar goela abaixo dos trabalhadores portuários avulsos.
ResponderExcluirNão privatiza não!!! Já pensaram o Barão de Teffé privatizado??? E os empregos de "coçar" que lá tem de monte, como é que ficam?????????????
ResponderExcluirQual seria a opinião do 'chefe' dos coçadores, um sujeito que está em todas que tem dinheiro no fim do mes, desde que não tenha que trabalhar????
ExcluirA privatização é algo muito saudável e necessário para que o país funcione. A estabilidade no emprego das empresas públicas causa acomodação e perda de produtividade, contribuindo para a ineficiência e aumento do chamado "custo Brasil", além de acabar com os cabides de emprego para os puxa-sacos do poder.
ResponderExcluirO serviço não acaba, mas só vai ser aproveitado quem realmenter quer trabalhar e não se encostar. O mundo desenvolvido é assim e se o Brasil quiser um dia chegar lá tem que se modernizar.
Esse deputado aí de cima está de olho é nos votos dos portuários. PICARETA!!!
ResponderExcluirTUTUCA DESCOBRIMOS QUE APARECEU UM VEREADOR BOM E SEU CUNHADO POS BEM ESTE CUNHADO DO VEREADOR ESTA ROÇANDO OS PÁTIOS DA ESCOLAS MUNICIPAIS SEM GANHAR NADA VC ACREDITAM NISSO O VREADOR ELA DO KM 4 COMO TEM GENTE BOA NESTA CIDADE E BOAZINHA ESTAMOS DE OLHOS NELES.
ResponderExcluirPRA QUE O PREFEITO QUER CONTRATAR MAIS COMISSIONADOS PARA A PREFEITURA; ELA JÁ ESTÁ CHEIA.
ResponderExcluirNÃO ESTÁ FALTANDO FUNCIONÁRIO; JÁ TEM BASTANTE ENCOSTADO.
TEM QUE CONTRATAR MAIS, SIM, PA AJUDAR QUEM ESTÁ ENCOSTADO (rsrsrsrsrs)
Excluirtô com saudade do canduca, do klebe e da munira...... nóiis era feliz e não sabia.......
ExcluirTa certo maron tem que denunciar,o porto barao de teffe ta morto.quando querem (politicos) enganarem mostram o terminal que e privado e o povo sai falando bem.tutuca vc. deveria tirar umas fotos e mandar para UNIAO QUE E DONA DO PORTO. DAI QUEM SABE FAÇAM ALGUMA COISA POR NOS,O PORTO SO E CABIDE DE EMPREGO E SALARIOS ALTOS PARA COÇAR O SACO.
ResponderExcluirAPPA de Antonina é o caixa de campanha do Governo Beto Richa
ResponderExcluirPorto no Pr é a galinha de ovos de ouro...isso é pura disputa de poder, não tão nem aí com os trabalhadores eles só querem saber quem vai mandar... vcs sabem pra quê.
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