sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TERCEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR.


 

Em 2012...
Contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de transporte escolar, no âmbito municipal e rural por vias não pavimentadas, com veículos tipo ônibus regulamentados e adaptados para o transporte de alunos da rede municipal de Ensino para o período letivo de 2012, compreendendo as linhas Rio Pequeno, Barra, Cedro/UGPS, Antonina/Cachoeira, Antonina/UGPS, Bairro Alto, Faisqueirinha e Pinheirinho.
Preço máximo referência -  1.142.381,82 
dotação orçamentária  06002123610021202033903900
Em 2013...
Contratação emergencial de empresa para prestação de serviços de transporte escolar, no âmbito municipal e rural por vias não pavimentadas, com veículos tipo ônibus regulamentados e adaptados para o transporte de alunos da rede municipal de Ensino, pelo período de 06 (seis) meses, compreendendo 100 (cem) dias letivos, conforme rotas e linhas; estudadas com urgência, para não prejudicar o inicio do período letivo dos alunos da rede pública, principalmente da zona rural deste Munícipio. edital 013/2013 –
dotação orçamentária.  0600212361002120203390390000

Data Publicação Termo ratificação 08/02/2013
Preço máximo referência 838.335,00

Por Tutuca,


Venho recebendo  através de comentários anônimos, informações sobre a terceirização do transporte escolar em nossa cidade.
Depois de passado o período do carnaval resolvi checar tais informações.
Realmente é o que consta no mural do TCE.
A Prefeitura Municipal de Antonina, tanto no ano de 2012 como no ano de 2013, vem contratando uma empresa para a terceirização do transporte escolar no município.
Não vou questionar a existência ou não da necessidade dessa contratação. Esse é um assunto que pode ser abordado mais à frente.
O que realmente chama a atenção é o aumento no valor máximo de referência desta prestação de serviço.
Em 2012 o serviço ficou orçado para o exercício (12 meses), em 1.142.381,82, o que se dividirmos por semestres dá 571 mil reais e uns quebrados, para cada semestre.
Já em 2013 a contratação do mesmo serviço para somente um semestre, está custando a bagatela de 838.335,00.
Considerando que a inflação nesse período de  2012 beirou a casa dos 6% , creio que um aumento  de quase  50 % em um ano, na prestação do mesmo serviço,  está deveras salgado para o bolso do contribuinte antoninense.
Seria muito importante a manifestação dos responsáveis por essa pasta para trazer informações mais detalhadas sobre essa  importante questão.
Aguardemos.

50 comentários:

  1. Pode ser que o comentário tenha fundamento, porém o que se vê nos avisos publicados são resumos. Importante se faz ler o Termo de Referência para verificar se realmente os serviços são iguais. Solicitemos então a divulgação aqui neste blog dos dois Termos, se é que vão fazer. Atenção Sr. Anderson Pregoeiro e Sr. Rosil da Comissão de Licitação, favor publicarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Celso, tenha mais responsabilidades com os seus leitores, penso que o senhor como ex-assessor parlamentar tenha ainda e em termos acesso ao chefe do executivo municipal, dar credibilidade a informações a "anônimos malfazejos" e publicar no seu blogue, sem ouvir o outro lado é mera "fofocagem", caindo o seu crédito perante aos seus leitores sérios.

      Agora, mudando de assunto passo uma mensagem que sirva para pensar para todos os antoninenses(as)- a mulher sempre esquecida nessa provincia de porcos chauvinistas - e é uma homenagem a todos os chefes do executivo e a todos os vereadores(as), desde Heitor Soares Gomes até Carlos Augusto Machado e pegando também o João Machado Lopes.


      -----------------------------------------------------------------------------
      As falhas, o sucesso e os únicos heróis

      - Falhei mais de 9.000 lançamentos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Por vinte e seis vezes foi-me confiado o lançamento decisivo do jogo e falhei. Falhei vezes e vezes e vezes na minha vida. E é por isso que tive sucesso.

      - Os meus heróis foram os meus pais. Não concebo ter alguém mais como meus heróis.

      de Michael Jordan, um dos melhores jogadores de basquetebol de todos os tempos, que hoje completa 50 anos


      Excluir
    2. Jacob,
      Se caso estiver se referindo a matéria acima o anônimo em questão, só deu uma dica.
      Os dados foram checados e estão no Mural do TCE portanto estão longe de ser fofocagem. Cabe agora um simples esclarecimento pelos responsáveis que poderão usar este humilde blog para se manifestar.
      As portas estão abertas.
      Um abraço.








      Excluir
    3. Tutuca, cuidado com as interpretações de termos técnicos juridicos.

      Excluir
    4. Prezado Tutuca: Por que voce não veio na prefeitura primeiro verificar o objeto do contrato para depois tirar as suas conclusões. Se voce tivesse vindo na prefeitura teria visto que no ano de 2012, realmente foi feito 01 contrato inicial no valor de 1.142.381,82 no inicio do ano para 12 meses para atendimento com 07 onibus, fornecidos pela empresa vencedora e que antes do termino do contrato foi feito um aditivo de contrato, passando esse valor para +-1.500.00,00. Na contrato da gestão atual está se contratando com a mesma empresa o fornecimento de 13 onibus, com o dobro de atendimento das linhas escolares, para 06 meses, com uma redução de 50% no valor em relaçao ao contrato da gestão anterior, graças a exigencia da gestao atual de que a empresa demonstrasse atraves de planilhas de custos real, devidamente checadas e aprovadas pela equipe tecnica da prefeitura (secretaria de educação, finanças, juridica e licitação). Caso voce ainda tenha duvida, está convidado a comparecer na sede da Prefeitura e falar com o Rosil e Anderson, responsáveis pelas licitaçoes e contratos, para pedir vistas no contrato de 2012 e 2013 para confirmar o que estou escrevendo. Diretor Geral de Secretaria Municipal do Municipio de Antonina.

      Excluir
  2. o AUMENTÃO é justificável. O preço do leite subiu e o número de crianças na prefeitura aumentou muito. Sem contar também o regime de engorda dos mais desnutridos de bolso.....
    TUDO ISSO É PARTE DO PREÇO DO LEITINHO DAS CRIANÇAS DA PREFEITURA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leitinho de crianças???? ou mamata de bode velho e sem vergonha na cara????
      político não presta. Se prestava antes de ser, rapidinho aprende a sem-vergonhice;
      a ocasião é que faz o.........................

      Excluir
    2. DAQUI A POUCO A PREFEITURA TERCEIRIZA TUDO.!!!! Terceirizar é um meio de 'matar dois coelhos com uma paulada só'........ A montoeira de amigos que ajudaram na campanha e que estão sem vaga entre os comissionados, são contratados pela empresa comissionada. Ou seja, é o cabide de emprego ideal pros amiguinhos do prefeito vencedor. Além disso, quanto mais empresa COMISSIONADA, maior o número de COMEÇOES que entram pro caxa dois, caxa tres e quatro dos "amigos do dinheiro do povo"!!!!

      Excluir
    3. Uéh! Mas então não serve para o atual MANDATÁRIO, pois ele sempre se colocou como apolítico. Enganou a todos nós, humildes pagadores de impostos (alguns). Sem essa de fofoca. Agora a publicação é imediata no site do Tribunal de Contas. Confira e tire suas conclusões.

      Excluir
  3. Tem que pagar a divida,da eleicao...E povinho Burro!

    ResponderExcluir
  4. JÁ ESTOU COMEÇANDO A TER SAUDADES DO CANDUCA................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá catá coquinho! Saudades desse cara também não. Só falta pedir a volta da Dona Mônica!

      Excluir
    2. não precisa ficar com saudade, ele deve ser facilmente encontrado em sua humilde residência, ou na sua fazenda, no seu apartamento a beira-mar de alguma cidade maravilhosa.....

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. poca vergonha.! a pulitica é uma merda memo. na prox eleição, vamo botá o Cequiner, o rei da merda, pra prefeito! garanto qui a bosta vai rolá!!!!
    ...................
    i pur falá nisso, quantus kilo de esterco os turista dexaro de investimento aki pro reino?????????????? será qui do carnavá sobrô arguma cosa mais do que a merda e a urina delis????? DINHERO???? que dinhero??? essi os barrakero levaro imbroa......... num é di hoji qui as festa daqui são cosa de otário:- tirando um o otro empresário do pedaço que ganhô arguma cosa, dinhero qui é bão, vai tudu imbora.............. i o povo, ingora tá na mema merda sináo peior...... (ah.... descurpe.....a grana do carnavá dentro da prefeitura fica pur aki memo..... guardado in cofre qui no vurgo si chama CAXA DOIS.................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, covardão. Só pulhas como você são capazes de ofender-me convenientemente escondidos nos biombos confortáveis do mais abjeto anonimato.

      Excluir
    2. PRC não interpretei como ofensa ao seu nome do anônimo acima. Agora lhe digo será que o anônimo não fez uma premonição? Vc é homem um homem de resultado, que tal já começar a sua campanha para futuro prefeito de Antonina, se vc apavora tantos é que predicados vc têm, vamos mudar.E SEI QUE VC MUDA.

      PARA ACABAR COM A BOLINHA DE PAPEL, VOTE CEQUINEL...

      Excluir
  7. Não é o povo é que é burro. É que o homem é naturalmente MAU. Uma coisa é o que promete ANTES. Outra coisa é o que faz DEPOIS..... O POVO É VITIMA DOS POLITICOS, POLÍTICOS, ESSE MAU NECESSÁRIO DO MUNDO INSTITUCIONAL EM QUE VIVEMOS......

    ResponderExcluir
  8. TUTUCA É A INFRAAAÇÃO. O CARA QUE NEGOCIO O CONTRATO JÁ COLOCO O INDICE DE 6 ANOS.KKKKKKKK.

    E A SAUDE NÃO TEM NEM LUVA PRA PROCEDIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouvi dizer que é o doente qui tem que levar as luva pra procedimento, seringa e agulha. Sinão.......
      - É o num é verdade Terta?????

      Excluir
    2. A secretaria de saude não tem luvas e alguns outros materiais graças a licitação feita para aquisição de medicamentos realizada pela administração anterior que teve que ser revogada por ter preços com superfaturamento de até 300%. Quem não acredita no que estou escrevendo procure o Sr. Nélson na secretaria de saúde que ele lhes dirá a verdade. Prá quem não conhece, seu Nélson é ouvidor a serviço do Governo do Estado do Paraná, e foi ele mesmo pessoalmente que fez a verificação e sugiriu que se cancelasse a licitação da gestão anterior, para que seja feita uma nova com preçs de mercado. A atual gestão estará abrindo processo licitatório nos proximos dias para contratação de auditoria geral na gestão dos recursos da saúde dos 04 anos de 2009 a 2012. Daí sim, Antonina vai poder conhecer a verdadeira situação da saude de Antonina.

      Excluir
    3. Pergunta.
      Caso haja irregularidades a auditoria do estado irá punir os funcionarios do setor de licitação da prefeitura responsáveis pela confecção do processo licitatório?

      Excluir
    4. Punição Aki no reino??? Todo mundo pinta e borda e depois sai de fininho pra gastar a..... "esmola do pradre...."

      Excluir
  9. Tenho acompanhado teu blog e notado algumas noticias sensacionalistas e, me questiono quais as intenções por trás de tudo isso. Levar conhecimento, esclarecimentos a população antoninense, pra que? E dessa forma? O Tribunal de Contas do PR já faz isso, e muito bem. Ou simplesmente pra ser oposição e se colocar na mídia? Reflita sobre o assunto. Ou preciso falar que você esteve lá. Sabe como funciona o serviço público. O que você fez? Sou funcionário público municipal a 15 anos. Exerço minha função hoje, como Pregoeiro e também como membro da Comissão de Licitação e tenho zelado muito por isso e, fiquei impressionado ao ver meu nome citado por um anônimo, com relação a uma dispensa realizada para transporte escolar. Impressionado porque este anônimo deve me conhecer, saber o que faço e quais as intenções dele com isso, não sei. SÓ SEI UMA COISA, ANONIMATO PRA MIM É COISA DE COVARDE E SEM CARÁTER, SE MOSTRE PRA SOCIEDADE E TODOS FICARÃO SABENDO AS SUAS REAIS INTENÇÕES COM ISSO.
    Com relação ao valor do ano passado para os 200 dias letivos foram usados R$ 1.500.000,00, está no TCE-PR. Mas a frente vão ver uma diferença absurda.
    Com relação ao valor dos cem dias deste ano. (vou repassar somente os que eu acho mais importantes e relevantes):
    Sucateamento da frota escolar, somente alguns ônibus e micro ônibus teriam condições de transportar alunos e professores para as 10 escolas e a creche municipal incluindo zona rural, com isso seria impossível em menos de um mês fazer a manutenção para rodarem. Foi gasto ano passado +/- R$ 900.000,00 para isso. Tirem suas próprias conclusões.
    Diminuição dos gastos com combustível (ano passado foi gasto cerca de R$ 1.300.000,00, incluindo transporte escolar; para este ano R$ 650.000,00).
    Diminuição dos gastos com manutenção, uma vez que são terceirizados. Se bem que os ônibus e micro-ônibus terão que fazer a manutenção ou virarão sucata.
    Falta de motoristas. Alguns motoristas que faziam este serviço na gestão anterior eram comissionados ou servidores em desvio de função.
    Diante disso, uma diferença (notoriamente vista somente com isso) entre o serviço prestado este ano e os anos anteriores, todo o transporte escolar foi terceirizado, todas as rotas e linhas por isso o aumento no valor deve ser considerado. Mais ônibus, mais motoristas (empregos sendo gerado em Antonina, algum comentário sobre isso). SE BEM QUE SE COMPARADO COM O VALOR DA GESTÃO ANTERIOR, COLOCADO NA NOTICIA, QUANDO FOI TERCEIRIZADO PARTE DO TRANSPORTE ESCOLAR PARA UM ANO (notaram a diferença absurda). Tudo isso para que a educação não entrasse em colapso e, alunos, professores e servidores da educação tenham um serviço qualificado e digno.
    O contrato com a empresa atende a cartilha do transporte escolar, orientada pelo Ministério da Educação.
    Outra informação muito relevante, e pouca divulgada, sobre a transparência dos atos licitatórios e dos contratos. Tudo é publicado, DIOE-PR, Mural de Licitação do TCE-PR, Informações Municipais, resumos de contratos e aditivos estão no controle social do TCE-PR e podem ser acompanhados por qualquer cidadão antoninense.
    Então muitas vezes usam estas informações, distorcendo os fatos e muitas vezes levianas, levando a sociedade uma visão de que tudo o que é feito está errado, somente para IBOPE. Procurem pesquisar antes porque foi feito isso? Como chegaram a isto? Antes de divulgaram informações. Ou vocês acham que fazemos isso porque queremos, sem orientação ou consulta jurídica, orçamentária e autorização da autoridade competente. Não temos nada a esconder e muito menos esta gestão.
    Se muitas vezes o serviço publico não é feito satisfatoriamente, o que os controles externos tem feito para corrigir isso?
    Em tempo, não estou defendendo a gestão do atual Prefeito, E SIM O SERVIÇO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,a matéria é bem clara e como todos notamos não é conclusiva,ela se baseia única e exclusivamente nos dados disponiveis no TCE-PR o orgão fiscalizador do estado e só por isso creio ter alguma credibilidade.

      Por isso fiz questão de encerrar a matéria com a seguinte frase;

      "Seria muito importante a manifestação dos responsáveis por essa pasta para trazer informações "mais detalhadas" sobre essa importante questão."

      Muito estranho... Como todos sabemos vc não é o responsável pela pasta e muito menos pelo orçamento da pasta,portanto na minha ótica não é vc quem tinha que dar os esclarecimentos,contudo já que vc se propos a fazer este papel, o meu email está logo acima no banner do blog e se sinta em casa para me enviar todas essas esclarecedoras informações que serão aqui públicadas. Sem problema algum.

      Como também escrevi na matéria ... se existe a necessidade ou não da contratação da empresa é uma questão que pode ser debatida adiante.

      Um abraço e continue a participar.





      Ago

      Excluir
    2. TUTUCA A MATÉRIA É MUITO BOA. MEUS PARABÉNS.

      A PUBLICAÇÃO NO MURAL DO TRIBUNAL LEVANTA CLARAMENTE ESSA DÚVIDA.

      PRA RESOLVER A SITUAÇÃO É SÓ PUBLICAR O TERMO DE REFERÊNCIA E A DÚVIDA ESTARÁ DISSOLVIDA. SIMPLES NÉ.

      NÃO SEI SE O FUNCIONARIO QUE TOMOU AS DORES TEM AUTORIDADE PARA FAZER ESSA PUBLICAÇÃO.
      SE ELE NÃO TIVER ESSA AUTONOMIA PORQUE ELE ESTARIA ESPERNEANDO ENTÃO?

      Excluir
  10. ESSE É O COMPROMISSO DO GOVERNO DO ESTADO COM A EDUCAÇÃO!

    "se os paranaenses desligarem a televisão a gestão tucana nem começa".

    http://www.esmaelmorais.com.br/2013/02/diretores-de-escola-preparam-bolo-de-1-ano-para-richa/

    http://www.esmaelmorais.com.br/2013/02/veja-aqui-tudo-que-a-propaganda-de-richa-nao-
    mostra-na-tv/

    A EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO MESMO CAMINHO

    ResponderExcluir
  11. o prefeito disse que os funcionarios da prefeitura são malandros. o que ele diz dos comissionados que estão ganhando para trabalhar 8 horas e vão dar aula em colégios. Malandros são esses que estão ganhando bem só para dar ordens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guenta aí, gente!!! Já vimos tanto prefeito virar 'pó de estrada'....... Já já chega a vez desse daí também!!!! Eles vão e nós ficamos!!! NOS SOMOS A PREFEITURA!!!!!

      Excluir
  12. TUTUCA VEJA A QUE PONTO CHEGOU OS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO PROIBIR OS PROFESSORES DE PEGAR O ÔNIBUS DA EDUCAÇÃO OS PROFESSORES DO CACHOEIRA TEM QUE ACORDAR BEM CEDO ALEM DE PEGAR O ÔNIBUS VÃO TER QUE ANDAR UM BOM PEDAÇO ATE CHEGAR A ESCOLA MUNICIPAL SERA QUE OS NOBRES VEREADORES NÃO ESTÃO VENDO ISTO ESTES SECRETÁRIOS SÃO COTAS DE GALO CEGO QUE MUITOS PROFESSORES TROCARAM O VOTO POR ALGUNS FAVORES NEI TODOS MAIS ALGUNS FOI E CADE O PREFEITO NÃO VÊ NADA ONDE A MAIORIA DOS PROFESSORES VOTARAM NELE ESTE E O PREÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque facilitar se pode dificultar?????????
      Segundo 'çábios' argumentos, a medida visa a proteger o próprio professor. Este já vai aguentar os alunos por muitas horas. E se tomar o ônibus de alunos pra carona, vai começar se estressar antes das aulas....... MUITO 'ÇÁBIO' O ARGUMENTO DA AUTORIDADE, VS. NÃO ACHAM???????/

      Excluir
  13. O prefeito está decepcionando seus eleitores; acreditamos na mudança pra melhor e ganhamos pra pior. Está enchendo a prefeitura de comissionados que não gostam de trabalhar; já chega os que estão na prefeitura e também não fazem nada. Pra que gastar dinheiro com essas pessoas? São os amigos.....

    ResponderExcluir
  14. Boa resposta ao sr Anderson , meu amigo Tutuca,pois está muito claro que a farra do boi com o dinheiro público continua, ou seja, o carnaval vai rolar por mais 3 anos e 10 meses na rua XV.O prefeito acha que tudo que é privado é melhor, acredito que o mesmo tenha assistido somente essa aula já que declarou ao TRE ter curso superior incompleto.Agora cadê a vereadora da educação?É o terceiro mandato que está se escondendo e não faz nada. aliás nunca o fará, é uma vergonha, e foi avisado que fariam legenda para eleger essa mulher, que se aproveitou do sonho de alguns que pensaram que iriam superar o curral eleitoral que ela tem, e que agora estão esquecidos pelo prefeito.A pasta da educação é a que vem mais recursos para Antonina e sem dúvidas querem meter a mão no dinheiro de uma educação que apresenta os piores ideb do Estado. O povo foi avisado, agora aguenta, pois a farra do boi vai continuar...Cada povo tem o governo que merece...Antonina nunca mais...

    ResponderExcluir
  15. O Cidadão e o Controle Social


    Você que é cidadão, procure fazer valer sua cidadania no controle dos gastos públicos, principalmente onde você mora, trabalha, estuda e vive.
    No caso dos municípios, por exemplo, a Constituição Federal assegura, no § 3º do Artigo 31, que suas contas ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação durante 60 dias, anualmente, sendo possível o questionamento da legitimidade das contas nos termos da lei. O cidadão também tem o direito de ter acesso aos processos de compras e ao conteúdo dos contratos celebrados pela Administração Pública, podendo acompanhar, por exemplo, a sessão pública de julgamento de propostas em uma licitação.


    O cidadão, no exercício do controle social, deve estar atento ao cumprimento dos objetivos das políticas públicas, denunciando possíveis irregularidades encontradas aos diversos órgãos que possuem competência para atuar. Conforme o caso, podem ser contatados órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, os Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União; as Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas e os Conselhos responsáveis pelo acompanhamento da respectiva política.

    A efetividade dos mecanismos de controle social depende essencialmente da capacidade de mobilização da sociedade e do seu desejo de contribuir. É de fundamental importância que cada cidadão assuma a tarefa de participar da gestão governamental, de exercer o controle social da despesa pública. Somente com a participação da sociedade será possível um controle efetivo dos recursos públicos, o que permitirá uma utilização mais adequada dos recursos financeiros disponíveis.

    Esses "paus no cú" que ficam só criticando são os mesmos derrotistas de administrações passadas, não vão em nenhuma sessão da câmara, não contribuem com nada para a melhoria de Antonina, ficam fazendo mastrubações mentais nos blogues acusando A/B/C sem nenhuma prova - até cair um pepinoso no cú do Tutuca - irresponsáveis, seres ignóbes, malfazejos, fariseus de uma puta pobre, gigôlos da honra alheia...

    As idéias de participação e controle social estão intimamente relacionadas: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação.

    A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

    Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.

    É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e de exercer o controle social do gasto do dinheiro público.

    TUTUCA ESSES DOENTES MENTAIS QUE FREQUETAM ESSE ESPAÇO EM VEZ DE SÓ FICAREM FALANDO MERDA, QUE LEIAM ACIMA O MEU TEXTO E EXERÇAM A SUA CIDADADIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o Reinaldo disse acima; antes que os "doentes mentais" de ocasião começem a criar polêmicas posto uma informação:


      A seguir, eu reproduzo a íntegra da nota oficial da Secretaria Especial de Portos, órgão vinculado à Presidência da República:

      NOTA DE ESCLARECIMENTO

      Nesta segunda-feira, foram veiculadas na mídia eletrônica no Paraná notícias afirmando que o Porto de Paranaguá seria privatizado pelo Governo Federal, com base na Medida Provisória Nº 595/2012.

      Cumpre-nos informar que as alterações implantadas pela MP Nº 595/2012, no que se refere à exploração de portos e instalações portuárias, estão voltadas para atender as necessidades de demanda, logística, eficiência e investimentos exigidos pela expansão do comércio internacional. Para isso, inova com a autorização de instalação de terminais de uso privado localizados fora da área do porto organizado, sem distinção de carga, e a exploração, mediante concessão e arrendamento, do porto organizado e instalações portuárias nele localizadas, adotando como critérios para julgamento a maior movimentação com o menor preço.

      São, portanto, desvirtuadas as notícias veiculadas, anunciando a
      privatização de portos públicos e, particularmente, do Porto de Paranaguá.

      Paranaguá é um dos portos mais importantes do sistema portuário nacional e, a partir desse novo marco institucional, continuará cumprindo seu papel estratégico, com ganhos de eficiência e aumento da capacidade de expansão da sua infraestrutura.

      Excluir
  16. Uai sô mi cuntaram que o cedro num tem busão do pilar, e na cachoeira tumbem não. será que o busão e pro aluno ou pro pofesso.

    ResponderExcluir
  17. Precisamos ficar de olho quando será a reunião da Câmara do Vereadores que tratará do aumento de cargos comicionados que será solicitado pelo nosso "grande" Prefeito. Pois nós o povo precisamos estar lá acompanhando e não deixando que "acordos" aconteçam e que venham em um futuro próximo onerar ainda mais as contas do Município, com estes gastos sem necessidade, e com isso tirando verba de outras áreas mais carentes e importantes para nós cidadãos antoninense (Saúde, Educação, Emprego e Segurança). Pois com certeza com uma reforma administrativa, juntamente com a valorização dos Funcionários Públicos Municipais de carrera certamente teríamos um serviço de maior qualidade e sem a necessidade de contratação de tantos comícionados.
    Então só nos resta ficar de olhos abertos e na hora certa realizarmos uma mobilização para impedir este abuso com o dinheiro público

    ResponderExcluir
  18. VAMOS DENUNCIAR ESTES A BUSSOS QUE ESTÃO FAZENDO COM NOSSA CIDADE DE ANTONINA.

    ResponderExcluir
  19. Sr. Celso, lendo o seu blog só encontra comentários negativistas. Uma cidade como Antonina de uma beleza natural inconteste, um povo educado; alegre; cordato; solidário...será que a impressão que tive de Antonina está errada???Acredito que não, nada está acontecendo em Antonina que possámos elogiar como uma agenda positiva? Ou como disse um comentarista acima "cidades de doentes mentais de ocasião" que manipulam e pautam a cidade em negatividade, e outros cidadãos(as) se deixam manipular por eles. Estará Antonina Doente????Se sim vou postar um texto para uma reflexão para aqueles que ainda não estão dominados por essa "DOENÇA".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr João,as matérias postadas são sempre decritivas e procuram mostrar a realidade.
      Já os comentários estão abertos para quem quiser,desde que dentro do contexto,criticar e elogiar.

      As críticas construtivas contudo, são sempre bem vindas.
      Um abraço.

      Excluir
  20. Do blog Psicologia Racional

    Tem certeza de que é você quem controla sua mente?

    Regis Mesquita

    Vou voltar a um assunto muito importante: o modelo de controle mental usado pela grande mídia para sobreviver controlando sua mente.

    Vamos dar uma uma voltinha no tempo. Durante algum tempo, na Europa Feudal, foi direito do senhor feudal desvirginar suas súditas recém casadas. Isto mesmo, a mocinha casava e ia “para cama” com o senhor feudal enquanto seu marido ficava aguardando. O senhor feudal escolhia as que ele queria e desprezava as que ele não desejava. Você pensa que as famílias ficavam com raiva do senhor feudal? Não, para elas era um orgulho ter a filha escolhida para ser desvirginada por esta pessoa ilustre. O CONTROLE DA MENTE SEMPRE IMPLICA A CONCORDÂNCIA COM AS PRÁTICAS DE INTERESSE DOS MAIS PODEROSOS.

    Quando observamos o passado é que entendemos o que acontece no presente. Ontem e hoje, quem detém o poder tenta conquistar a concordância de quem é espoliado.

    Na era moderna, a televisão e as redes sociais tem a função de criar as condições para a concordância. Ela parte de três princípios: negativização, ridicularização e punição.

    1- negativização: a mente sadia e carregada energeticamente torna-se autônoma, criativa e lutadora. Para dominá-la, esta mente tem que ser desvitalizada, cansada, desiludida e desviada para assuntos que gerem pouca satisfação. O primeiro passo é a negativização, encher a mente destas pessoas com informações insignificantes negativas. Vale tudo: um barco que vira em outro continente, uma árvore que cai, qualquer acidente que acontece, etc. É importante ampliar qualquer problema: há alguns anos atrás surgiu a gripe suína; previu-se dezenas de milhões de infectados. Nada disso aconteceu; logo este problema foi substituído por outro, depois por outro e assim por diante. A mensagem que deve ser passada é que tudo é imperfeito, inseguro, perigoso, etc. Para disfarçar algumas mensagens “positivas” são mescladas. A mente negativizada cansa e fica alienada. A mente negativizada fica compulsivamente procurando fora dela novidades e “soluções” para resolver “seus problemas”.

    2- ridicularização: quem estuda é nerd bobão, os professores são idiotas, o policial correto não consegue combater o crime, quem compra a roupa da moda é poderosa (quem não compra é bobo), etc. O mesmo acontece quando o dinheiro público é investido em programas sociais.

    Vou usar o exemplo do Bolsa Família. Os beneficiários do programa estudam MAIS, trabalham MAIS, tem MENOS filhos e vivem melhor. Mesmo assim é motivo de chacota. Uma das chacotas é esta abaixo:

    ResponderExcluir
  21. Continuação...

    A verdade: o programa Bolsa Família custa aproximadamente 15 bilhões de reais por ano. Os benefícios fiscais para grandes empresas e grandes fortunas custam mais de 10 vezes isto. São regras e mais regras gerando estes benefícios (para quem não precisa) que a mídia jamais divulga. Uma delas: o grande empresário pega seu helicóptero e vai para uma festa. A classe média PAGA parte do gasto com combustível, piloto, etc. VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM RECLAMANDO DISTO NA INTERNET?

    A situação é simples: a mente negativa tem que ter algo para reclamar e brigar contra. A mídia foca e persiste em assuntos para gerar a CONCORDÂNCIA. Com a mente cansada e desvitalizada, o cidadão reclama e conversa sobre o que a mídia foca e concorda com quase tudo.

    3- Punição: a punição acontece de várias formas. Quase sempre ela está implícita nos valores ideológicos divulgados pela sociedade. Era motivo de orgulho ser escolhida pelo senhor feudal para ser desvirginada. Quando o marido desvirginava a esposa era motivo de vergonha, pois ela havia sido desprezada. Esta ideologia fazia com que a própria família ficasse dependente emocionaldo senhor feudal. A forma mais comum de punição acontece quando as pessoas criam dependência emocional de algo. Recentemente uma revista fez uma reportagem sobre o bairro mais violento de São Paulo; uma mulher pobre disse que não usava o Orkut porque era coisa de pobre. Ela tinha conta no Facebook, porque era coisa de rico. Ela tem vergonha dela mesma, esta vergonha e insatisfação consigo é uma das facetas da dependência emocional de tudo o que é externo a si mesmo.

    Urgente: desligue a televisão, esvazie a mente, ame mais, faça carinho e amor, pratique a caridade e cultue a amizade. Priorize quem você ama, perdoe e tenha paciência. Liberte sua mente, para que você não seja mais um dependente emocional.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, vá lamber sabão!!! Nem padre tem sermão tão chato assim.

      Excluir
    2. Mais um com TOC - /Trantorno Obesessivo Compulsivo Negativo. Consulte um Psiquitra e, ele lhe receitará SERTRALINA.

      Excluir
  22. O CARNAVAL PASSOU E AGORA PREFEITO, O LIXO ESTA ACUMULANDO NAS LIXEIRAS E CALÇADAS DE ANTONINA, ONDE ESTÃO OS SUPERS SECRETÁRIOS E DIRETORES QUE BUSCARAM RECURSOS PARA O CARNAVAL, JÁ SEI O CARNAVAL FOI PARA FAVORECER OS AMIGOS, COLETA DE LIXO FAVORECE O POVO. JÁ RESOLVI, CASO A COLETA NÃO PASSE ATÉ SEXTA FEIRA VOU DESTINAR O DESCARTE DESSE LIXO OU NA LIXEIRA DA PREFEITURA OU NA LIXEIRA DO SENHOR PREFEITO.
    MEU DESCONTENTO NÃO FICA SÓ COM A COLETÁ DE LIXO, A SAÚDE E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO TAMBÉM ESTÃO PÉSSIMOS.

    "MUDA A MERDA, AS MOSCAS CONTINUAM AS MESMAS".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um com TOC - /Trantorno Obesessivo Compulsivo Negativo. Consulte um Psiquitra e, ele lhe receitará SERTRALINA.

      Excluir
  23. tutuca vamos cobrar da impresa os monitores porque transporte escolar e coisa seria ninguem coloca um finho num onibus sem ninguem pra cuida so motorista

    ResponderExcluir
  24. ANDERSON disse: "Falta de motorista" na prefeitura???? E quanto aos aprovados no ultimo concurso??? Será mesmo que a única saída pra tudo é contratar outros por comissão e terceirizar serviço???
    E quanto a todos os procedimentos de licitação e afins estarem na página do TCE, isso não basta pra população ficar por dentro de tudo o que se passa na prefeitura..tem que ter alguém como TUTUCA para abrir espaço para maiores esclarecimentos SIM!

    Só não entendo porquê tanta gente gosta de falar (bem ou mal) mas não tem coragem de mostrar a cara! Pra que se esconder atrás do anonimato?? Medo de quÊ!?

    ResponderExcluir