terça-feira, 19 de março de 2013

ESPORTE TAMBÉM É EDUCAÇÃO.

 Postei em 27 de abril de 2011...

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo divulgou no início desta semana, o Calendário de Eventos Esportivos de 2011.
No calendário, além do nome da competição esportiva que acontecerá no ano que vem, também é possível saber o mês de realização, as datas das reuniões, o período de inscrição e ainda a data prevista para o início de cada competição.

O Calendário de Eventos Esportivos pode ser acessado no site da prefeitura municipal www.pmerechim.rs.gov.br no link Agenda de Eventos, ou ainda no menu da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo em Competições Esportivas e CMD.
- Diário da Manhã.

Por Tutuca,

Já postei aqui no blog anteriormente, matérias sobre a situação do esporte em nossa cidade.
A matéria acima tem o objetivo de salientar como o esporte poderia e deveria ser tratado aqui em Antonina.

Abnegados e resultados.
É do conhecimento de todos que o esporte local vive, e não é de hoje, do trabalho de alguns abnegados (Barreto futebol de salão, professor Luizinho capoeira, o Maurício do judô, Germano handebol de quadra e de areia, Nite futebol de campo).Essas pessoas ainda conseguem de maneira heróica, realizar algumas ações e com muito sacrifício conseguem ainda, ganhar competições intermunicipais.

Modelo preguiçoso.
Infelizmente a Prefeitura Municipal optou em adotar um modelo preguiçoso para tocar o esporte, modelo usado também por administrações anteriores, modelo que se resume em somente dar “apoio” aos trabalhos iniciados por esses abnegados.
Um ônibus para disputar uns jogos aqui, um lanche para o outro pessoal ali, uma roçada no campo do 29 de Maio, acolá... , sabemos também que a prefeitura disponibiliza a Pousada dos Peregrinos para o pessoal do Judô.

Vamos e venhamos, essas ações são pouco pontuais e um tanto descompromissadas.
A prefeitura pelo quadro de funcionários que tem poderia, se quisesse, fazer muito mais e melhor,planejando,organizando e realizando os eventos esportivos.

Inércia
Em 2 anos e 4 meses do atual mandato ,não consegui visualizar sequer uma ação mais abrangente, planejada, organizada e realizada pelo pessoal do esporte da prefeitura .

Estrutura mínima já existe.
É notório que praticamente todas as escolas municipais hoje, possuem uma quadra poliesportiva, o que acontece também com as escolas estaduais o que nos faz crer que locais para a realização de competições e eventos esportivos existem na cidade e pelo menos os jogos inter-colegiais, poderiam ser reeditados.

Calendário Esportivo.
O setor responsável da prefeitura poderia copiar outras cidades que levam o esporte a sério e implantar um calendário de eventos esportivos, com um circuito de competições que fosse baseado principalmente na faixa etária que vai dos 10 aos 16 anos. Tenho certeza que com a existência de um porojeto bem planejado muitos parceiros da iniciativa privada contribuiriam para a realização dessas competições.

Esporte como combate e prevenção às drogas.
A prefeitura se assim procedesse, estaria atuando através do esporte, em uma faixa etária importantíssima. Um período da vida dos jovens em que o esporte pode ajudar em muito na formação do caráter desses novos cidadãos.
Com uma tacada só, se promoveria a inclusão social, se combateria e preveniria as drogas e de quebra revelaria muitos talentos nas diversas modalidades de esportes.
Matéria prima para isso nós temos.
 
Por Tutuca,
 
O texto é de 2 anos atrás, mas a realidade continua a mesma.
 
Como estamos no início de uma gestão municipal creio que, para o bem principalmente das crianças e futuros cidadãos de Antonina, essa realidade poderá sim com uma dose de boa vontade, ser modificada. 
Temos hoje dentro da prefeitura pessoas capazes e conhecedoras da fraca atuação do município quando falamos da implantação de uma política pública efetiva quanto ao esporte no município.
 
Bato sempre na tecla do calendário esportivo permanente pois entendo que dessa maneira a iniciativa privada teria, devido ao tempo de planejamento, uma participação mais atuante no processo.
 
Não adianta taparmos o sol com a peneira. Sabemos que tudo gira em em torno de recursos, de orçamento.
Aí vem a importancia de se destinar recursos da Educação, que sejam suficientes para a implantação e suporte desse eventual calendário esportivo.
 
Muitos irão perguntar; E os recursos existem?
 
A alguns anos, todos nós fomos testemunhas que gestores municipais, equivocadamente, aplicaram milhões de reais provenientes da Secretaria de Educação, em frentes de "questionável" utilidade para a população. Inclusive já públiquei matéria sobre esse assunto aqui no blog.
 
Isso prova que os recursos existem sim, o que se precisa é mudar o critério no direcionamento da aplicação destes recursos. 
A Secretaria de Educação tem sim condições de destinar "pontualmente" os recursos para o esporte e assim dar condições e estrutura para que  as pessoas que atuam na área, tenham autonomia para desenvolver um trabalho efetivo e permanente para o esporte no município. 

10 comentários:

  1. Boa tarde, Tutuca. Que tempo aquele que tínhamos campeonatos entre escolas, que incentivavam as crianças a praticarem muitas modalidades esportivas. A praça bino lotada de crianças, professores e pais incentivando seus filhos nas competições. Uma boa sugestão para esta gestão resgatar esta tradição. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anderson. A preocupação principal fica por conta das crianças e adolecentes que não possem opção de lazer. A prática esportiva infelizmente não é difundida de maneira efetiva no município ficando os jovens a mercê das drogas.

      Um calendário esportivo anual e permanente envolvendo as diversas modalidades esportivas iria sem dúvidas motivar a juventude e ao menos oferecer uma opção para esses jovens.Não é utopia. Os recursos existem. no passado como vc diz, essas programações eram realizadas e os recursos não eram tão disponíveis como nos dias de hoje. Retrocedemos e o resultado é o que vemos hoje,a juventude sendo sugada pelas drogas.

      Um abraço e continue a participar.

      Excluir
  2. Olá Tutuca,
    Depois de algumas situações, já resolvidas, ficou definido que eu seria o responsável pelo Esporte em nosso Municipio. Sabemos que a Secretaria de Esportes não existe, AINDA, espero eu, mas sim uma Divisão de Esportes dentro da Secretaria de Educação. Pelo fato de as duas pessoas que estão ou estavam, sei lá, a frente da Sec. De Educação não quererem apoiar o Esporte de Rendimento em nossa cidade, segundo eles o único esporte que teria apoio em Antonina era dentro da Escola, ficou difícil, de inicio, estruturar nossa pasta, tanto é que, até hoje o computador, a impressora, a cadeira que estão sendo utilizados são meus. As mesas, diga-se de passagem, em péssimo estado, tivemos que pegar, escondidos, em um galpão na Sec. De Educação. Hoje trabalham no Departamento de Esportes eu, Barreto, Zéco e Sr. Aldo, apenas quatro pessoas. Poderíamos trabalhar com os professores de Educação Física e atender o Esporte e, até mesmo, as Escolas Municipais, em forma de Projetos Esportivos, mas a idéia não foi aceita pelos Comandantes da Educação. Então, Tutuca, essas foram e são, algumas das situações que nos desaceleram no processo de melhoria do nosso esporte. Acredito, do fundo do meu coração, que teremos, nessa gestão, um lugar ao lado de Secretarias importantes como Saúde, Educação e Obras. Desse jeito podermos fazer algo tão bom quanto, ou até melhor, do que aquilo que você e o restante da população espera para nosso Esporte. O calendário esportivo de 2013 já esta sendo concluído. Agora, dia 30 desse mês teremos o Passeio Ciclistico Cidade de Antonina, serão sorteadas 5 bicicletas. Como nosso orçamento e curto, não poderemos fazer grandes eventos, mas na medida do possível faremos algo para nossos jovens. A nossa sala, na Estação, esta de portas abertas para aqueles que tem a intenção de colaborar com o Esporte Antoninense.
    Diogo Alves Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí Diogo,

      Você deve lembrar que já tivemos uma breve conversa sobre essa situação.
      Tenho comigo que a sua equipe de trabalho é formada por pessoas que antes de qualquer coisa, vivem o esporte no seu dia dia.Pessoas que fazem o que podem e o que não podem para que o município seja bem representado e dentro do possível esse objetivo está sendo alcançado com sucesso.O nosso potêncial esportivo é sem dúvidas muito bom.

      Creio que os comandantes da Educação até que se prove ao contrário, são pessoas que devem possuir as suas competências,mas antes de tudo, terão que seguir a cartilha do Prefeito.
      Eles terão que entender que não existe ferramenta melhor que o esporte para alavancar o índice da educação no município. Todos sabemos que o esporte é inclusão social e previne contra o mal do século que são as drogas. Alunos inseridos em uma programação esportiva permanente, terão com certeza,um desempenho melhor quanto a aprendizagem , obtendo consequentemente melhores notas. Essa entre outras ações, fará com que o município saia da situação que se encontra hoje referênte ao IDEB.

      Acima de qualquer secretário está o Prefeito. Se ele determinar que mais recursos devem ser destinados ao esporte não vejo quem irá se manifestar contra a sua vontade.
      A Câmara começará por esses dias,a discutir a questão do PPA (Plano Pluri-Anual)e vejo nesta oportunidade, o momento de otimizar os recursos para o esporte de maneira a dar suporte para que vcs que trabalham na área possam desenvvolver os seus projetos.

      Competência e vontade de trabalhar eu sei que vcs tem, mas sei também, que milagre não dá pra fazer.

      Com a palavra o Prefeito João Domero.

      Um abraço à vc e a sua equipe.

      Excluir
  3. NO BRASIL, ESPORTE É GUERRA. É O QUE SE VÊ NOS CAMPOS DE FUTEBOL COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS.

    (o esporte, pscilogicamente, é um substituto da guerra. Precisamos ter adversários contra quem lutar.... e dar trela ao instinto de vencer e derrotar. Ao instinto de provar que somos mais fortes e que tem gente mais fraca..... ao instinto de submeter outras pessoas à nossa força. Ao instinto de dizer que somos os melhores...... É ISSO QUE ESTÁ NO FUNDO NEGRO DA CULTURA HUMANA).

    ResponderExcluir
  4. Fiz com muito orgulho Copa de Futebol Duas no Campo do Vasquinho,Duas na Zona Rural,uma copa de grama sintética, que mexeu com a cidade de Antonina mesmo sem apoio da Prefeitura Municipal,apenas do ex vereador Jefferson Fonseca,do atual vereador Alceu Salgado,e demais empresários copas de futebol que movimentava os domingos porque tinha atletas de todos os bairros, e na Zona Rural também.espero que der continuidade em mais copas de futebol em várias categorias. Um abraço a todos os Desportistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Mura Mura !!!
      Por onde anda homi rapá ???
      Estamos esperando seu retorno à Radio Antoninense !!!
      Sabemos que um dia ainda irá voltar!!!

      Excluir
  5. Tutuca em seu comentários acima, vc falou de NITE uma pessoal na qual quando era criança tive a oportunidade de participar das atividades que até hoje realiza com as crianças de Antonina, um trabalho voluntário de muita dedicação, que nos ajudou muito em vários aspectos durante a nossa formação como cidadão. Agora estou morando fora de Antonina, mais gostaria de prestar uma justa homenagem a uma pessoa muito especial e que entra e sai Prefeito, continua o seu trabalho no anonimato sem qualquer tipo de ajuda... quando será que alguém da Prefeitura vai ver que ele é a pessoa certa para colaborar com o nosso Esporte, mesmo que não seja de forma direta, mais auxiliando quando for preciso.

    Jairo Policarpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo. Justamente. O Nite é um dos abnegados do esporte que se tivessem uma estrutura mínima de trabalho poderia fazer muito mais do que já faz.

      Infelismente existem pessoas que não entendem que o objetivo principal do esporte não é criar campeões e estrelas. O objetivo principal do esporte é moldar os futuros cidadãos de bem. O que vier depois disso é lucro.

      Um abraço e continue a participar

      Excluir
  6. Tutuca, vc pode até não publicar mas pegar mobilia da educação para outros departamentos não está correto e foi isso que o sr. Diogo colocou com todas as letras ai em cima, dinheiro da educação é para educação,pois daqui a pouco vão querer mobiliar todas as pastas com o dinheiro do FUNDEB, e se pegou escondido é ilegal...Corta um pouquinho do dinheiro dos comissionados que sobra para mesas e cadeiras, pois os professores não tem uma impressora sequer e agora terão que comprar mais mesas para repor as que foram "desviadas"...Um abraço

    ResponderExcluir