domingo, 24 de março de 2013

ESTUDO DIZ QUE VALORIZAR O PROFESSOR É O SEGREDO DAS MELHORES ESCOLAS BRASILEIRAS.

Do Blog Educação.

Seis escolas brasileiras participaram da pesquisa “Excelência e equidade: As lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico”, coordenada pela Fundação Lemanne pelo banco Itaú. A intenção era descobrir como cada uma delas conseguiu fazer com que seus alunos atingissem um nível de aprendizado considerado adequado. A pesquisa uniu escolas públicas do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Paraná.

O estudo revelou que a valorização dos professores é a principal prática positiva e reflete diretamente na qualidade da Educação. Outras práticas eficazes são a elaboração e execução de planos de metas, o acompanhamento contínuo do trabalho do professor e do rendimento do aluno, além do reforço escolar.

Satisfação dos professores

Dentro do seleto grupo de escolas, a pesquisa revelou que, mesmo nas instituições consideradas casos de sucesso, os professores estavam insatisfeitos com os planos de carreira e os níveis salariais. Outros fatores que dificultam o desempenho da turma, como a defasagem no aprendizado que os alunos trazem de séries anteriores, também foram encontrados nas visitas.

No caso da valorização dos professores, as estratégias encontradas nas escolas incluem dar destaque aos profissionais que estão se saindo bem. Um exemplo mapeado foi o convite para que o professor ministrasse uma palestra de formação continuada aos colegas.

Outro ponto importante analisado pela pesquisa é que, para implantar metas, é necessário um cuidado especial. A implantação é realizada de forma eficaz quando os gestores conseguem fazer com que os professores não sintam que a meta é um mecanismo de punição para quem ficar abaixo e, sim, uma maneira de valorizar o que está sendo feito de bom. “Se não conseguir passar essa mensagem para o professor, você não vai conseguir implementar a meta direito”, explicou Faria.

Por Tutuca,

Creio que a valorização do profissional é o segredo não só na educação, mas também como em qualquer outro setor da máquina pública.

Trazendo a questão para o cenário local, a notícia que se tem é que depois de muita celeuma a Secretaria de Educação e Esportes de Antonina já conta com uma nova comandante.

A pessoa escolhida pelo Prefeito João Domero, se trata da Senhora Lucicléia Lopes Ramos e desde já, eu venho lhe desejar as boas vindas.

É evidente que quando se fala em Educação, fica sempre muito difícil (quase impossível), escolher um nome de consenso para a pasta. Como já escrevi aqui no blog, para enfrentar os grandes desafios desse seguimento em nossa cidade, é preciso, antes de qualquer coisa, haver o mínimo de harmonia entre os profissionais da classe.

Não menos que o Secretário que deixou o cargo, que era originário de outras "pairagens", a nova secretária, por se tratar da irmã do prefeito, também já tem o seu nome envolvido em algumas polêmicas.

Como já escrevi, os desafios são enormes e o que está em xeque é a Educação e o futuro das nossas crianças.

Um abraço a todos.



 

 


 


20 comentários:

  1. Sabe Tutuca, os desafios da educação hj são enormes e o principal deles é a capacitação do professor, o uso das tecnologias na escola etc.Por isso se a atual secretaria do município for uma pessoa que entenda das tecnologias educacionais, enxergue a necessidade de capacitar seus colegas urgentemente, lute por um plano de cargos que contemple os esforços realizados pelos professores em seus cursos, diminua o número de alunos por classe, promova a leitura em todas as esferas da educação municipal, pois o professor (95%), não lê, o aluno não lê (99%). se avançar nesses quesitos que são básicos Antonina melhorará seu IDEB e a qualidade de trabalho dos professores por consequência. Agora se entrar pensando em encher a lata e fazer turismo no nordeste e pedir para os colegas fazer falcatruas com a prestação de contas, para que sejam aprovadas, como presenciamos em uma ou outra escola estadual, daí tá tudo dominado. Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta na hora dos conselhos municipais,tanto o conselho do Fundeb,como o conselho Municipal de Educação entrarem em cena.
      Todos já presenciaram os recursos da educação sendo desviados para sabe lá onde.Enquanto isso os professores não são reconhecidos como profissionais importantes que são e em consequência disso não são devidamente remunerados.
      Faltam recursos? Creio que não. Falta "SERIEDADE".

      Excluir
  2. Meuuu Deuuus.Tem secretário comprando carro de 120 mil. O prefeito coloca a irmã na Secretaria de Educação o que pode até ser legal mais é no mínimo imoral,o vice também não perde tempo e vai colocando todos os seus na teta.

    O que é isso minha gente?

    A coisa virou num chapéu velho. QUE DECEPÇÃOO PREFEITO. Antonina de verdade? Quando? Aonde?

    A cada semana é uma decepção pior que a outra. Dá vontade de chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andá de Santa Fé eu vou, que a Santa Fé não costuma faiá. Eita nóis. E são só 3 meses de governo.

      PAJERO é para os facos! O negócio agora é Santa Fé! Bebe um pouquinho mais, mais isso não é pobrema pra nóis. Nóis tem posto a disposição por mais 3 ano e pouco.

      Excluir
  3. como diz Silvio Luiz...o que que eu vou dizer lá em casa...virou tudo familiar, e isso não é de hoje Requião, Beto Richa, Baka, Kleber, Mônica, Canduca e agora João Grandão... isso não é a casa de mãe joana. pode até ser legal mas é muito mas muito imoral.

    ResponderExcluir
  4. Segundo a lei orgânica o prefeito é solidário a todos os atos dos seus auxiliares diretos.

    Art. 102 – Os auxiliares diretos do Prefeito Municipal são solidariamente
    responsáveis, junto com este, pelos atos que assinarem, ordenarem e praticarem.

    Art. 103 – Os auxiliares diretos do Prefeito Municipal deverão fazer
    declaração de bens no ato de sua posse em cargo ou função pública municipal e
    quando de sua exoneração.

    TE CUIDA JOÃO.

    ResponderExcluir
  5. Tutuca mas "você" é um imbecil mesmo. Fica comprando carros, virou um tatu enchendo a cidade buracos e não tampa nenhum, esquece por que foi nomeado e não corre atrás de nada, fica despertando a ira dos seus eleitores porque não sabe esperar pra gastar o dinheiro, resumindo "Tutuca" ou "vc" é muito burro, ou é incompetente mesmo, quanto a educação tá tudo dominado Antonina NUNCA MAIS, sem dúvidas o povo não merecia o dentista mesmo, por que esse sabe como se faz e não ia nomear almofadinha para andar de carro de luxo por uma cidade tão pobre. Tutuca, como pode o povo votar em pessoas que não tem a capacidade nem de fazer uma casa para morar?O resultado tá aí, só cego que não vê...Um abraço e parabéns pelo blog que está incomodando, pois a verdade incomoda meu amigo e como...

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todo mundo, se João fazer cumprir as promessas de campanha tem tirar logo o secretário de obra, pois este está manchando a imagem de seu governo, como é João Domero, vamos fazer cumprir suas promessas de campanhas lembra-se do que disse em um comício no Batel? Sem mensalinho e sem secretários espertinhos, tira logo esse cidadão daí pois já estrapolou os limites...

    ResponderExcluir
  7. VAMO DE TIM MAIA !!!!

    VALE TUUUUUDO.VALE O QUE QUISER,VALE O QUE VIER, SÓ NÃO VALE HOMEM COM HOMEM, NEM MULHER COM MULHER,O RESTO TUDO VALEEEEE. ANTONINA DIIII VERDADIIIIIIII! HE,HE.

    ESBÓRNIAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  8. O HOME FALO, QUE NÃO SABIAS DE NADA, NÃO ENTENDIA DE NADA E IA ENTRA LÁ PRA APRENDE, VOTARAM NO HOME AGORA GUUEENNTTAAA.

    ResponderExcluir
  9. O BICHO PEGOU NA PREFEITURA HOJE. TEVE ATÉ AGRESSÃO FÍSICA. PORRADA COMEU. VIXE MARIA

    ResponderExcluir
  10. JOAO CUMPRA SUAS PROMESSAS E TROQUE ESTE SECRETARIO DE OBRAS!!!ISSO E UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  11. tem gente perdendo o juizo e a razão.o poder subindo a cabeça. quem agride perde a razão independente da situação.

    ResponderExcluir
  12. Não consigo entender, a Professora faz parte da APP, e tem cargo de confiança no núcleo, nomeação do Governador do PSDB, e é filiada no PT. Esses Petistas.

    ResponderExcluir
  13. troque o secretario de obras joao antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  14. Aqui em Antonina o PT gosta de expulsar quem não anda na linha, foi assim no Governo Canduca, três coelhos com uma cajadada só! E agora como vai ficar? a Professora esta ocupando um cargo de confiança no Estado, o Estado é PSDB, PSDB é Beto Richa! Petista no Governo do Estado!!! Vocês já expulsarão por muito pouco! muito pouco mesmo!!! agora como fica? COM A RESPOSTA OS PETISTAS??????????????????????????

    ResponderExcluir
  15. Início de governo é assim mesmo. Com o passar do tempo o povo se acalma e esqueçe essas bobagens.

    Se o cara trabalha porque ele não pode comprar um carro?

    Prefeito! TAMO JUNTO.

    ResponderExcluir
  16. INICIO DE GOVERNO PODE SER ASSIM MAIS AGORA TEMOS ESTE VEICULO IMPORTANTE QUE E A INTERNET.BLOG ETC.FICA MAIS FACIL METER A BOCA NO TROMBONE,RECLAMAR E ELOGIAR QUANDO A GENTE ACHAR QUE DEVE.PARABENS AO TUTUCA P DAR ESTA OPORTUNIDADE AO POVO ANTONINENSE.ESQUECER JAMAIS ESTAMOS DE OLHO.

    ResponderExcluir
  17. pois é ... se o cara trabalha,declarou seu imposto de renda nos anos anteriores,tem salario compativel aos seus bens declarados ,recebeu herança e ou ganhou algumas vezes na loteria e tem tudo documentado nao vejo irregulariedades... do contrário ...pois é ... Abreu ctba

    ResponderExcluir