segunda-feira, 15 de abril de 2013

GASTOS COM MANUTENÇÃO DA FROTA OU; TEM GENTE PISANDO NO TOMATE?



Em 2012...
Número edital/processo 084/2012 

Dotação Orçamentária/0602123610021202339030000000

Preço máximo/Referência de preço - 821.000,00

Data de Lançamento do Edital 14/06/2012

Data Abertura 28/06/2012 – Nova data de abertura - 04/07/2012

Descrição Resumida do Objeto
Contratação, sob demanda, de empresa para realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva de mecânica, elétrica, hidráulica, funilaria, pintura (corretiva, preventiva e estética) e capotaria/tapeçaria, incluindo o fornecimento e troca de peças e acessórios originais do fabricante, balanceamento, alinhamento e cambagem, para os veículos e maquinas desta municipalidade, conforme as especificações descritas nos anexos.
 
Em 2013...
Número edital/processo - 041/2013

Dotação Orçamentária – 0200104122000120033390303900
Preço máximo/Referência de preço - 1.418.788,33

Data Registro - 12/04/2013 - Data de Lançamento do Edital - 11/04/2013

Data Abertura 25/04/2013

Descrição Resumida do Objeto
Registro de preços para Contratação, sob demanda, de empresa para realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva de mecânica, elétrica, hidráulica, funilaria, pintura (corretiva, preventiva e estética) e capotaria/tapeçaria, incluindo o fornecimento e troca de peças e acessórios originais do fabricante, balanceamento, alinhamento e cambagem, para os veículos e maquinas desta municipalidade, conforme descrição no anexo I que faz parte integrante do edital.
Por Tutuca,
Situação similar a acontecida na questão da terceirização do transporte escolar quando o assunto é o índice inflacionário nos custos dos serviços...  

Como se nota, as descrições resumidas dos objetos publicadas no mural do TCEPR, são idênticas em seu texto, nos levando a entender, que a eventual contratação desse serviço para 2013 se trata do mesmo serviço contratado “a menos de um ano”.
Aí entra novamente a questão do Termo de Referência, no caso, o Termo de referência  da licitação de 2012.

Caso conste neste, a mesma prestação de serviços discriminada no TR de 2013, estará configurado aí um aumento de quase 73% (em menos de 1 ano) do valor estimado para a execução “dos mesmos” serviços.
 
Em tempos bicudos onde o discurso do Executivo se baseia na falta de recursos e no pagamento das dívidas herdadas do seu antecessor e padrinho político, quero acreditar que nesse caso, deve existir uma distinção entre as prestações de serviço.
Caso não, o aumento de 73% - em um período de menos de um ano - no preço estimado desta licitação, se tratará de um recorde inflacionário digno de ser comparado com a escalada do preço do tomate.
 
Em uma linha de raciocínio lógico, o que se espera com a terceirização do transporte escolar é a diminuição na frequência de manutenção dos onibus que faziam a rota escolar e consequentemente, o barateamento nos custos da prestação dos serviços de manutenção da frota.
 
Essa licitação ainda está em fase de registro de preços e a abertura das cartas propostas se dará em 25/04/2013. Mais informações poderão ser encontradas no http://www.antonina.pr.gov.br/licitacao.php

Para que tais dúvidas sejam diremidas,  deixo aqui disponibilizado como é de praxe, um espaço para que o setor competente da prefeitura apresente os necessários esclarecimentos à população antoninense.
 
Um abraço a todos.

9 comentários:

  1. Ei Tutuca veja no blog no vereador Márcio Balera a bola fora do secretário de obras...Cara, o sujeito quer calar até a câmara de vereadores, pode?Posta aí para os demais segidoress do seu blog dar uma olhadinha nas asneiras que ele escreveu e está publicada no blog mundo capelista do vereador Márcio.Até quando Joãovai engolir esse cara e nós tbém?Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tutuca,me responda:Eles terceirizaram o transporte e ainda vão aumentar gastos com frota q não será usada?É isso?se for peço por favor que desliguem meu tubo q não quero mais ver nada disso.

    ResponderExcluir
  3. Chupa Antonina! Esse é o Prefeito dos Amigos, o povo quis! Agora aguentem...

    ResponderExcluir
  4. Ou o João troca esses caras ou o povo troca ele, Tenho Dito.

    ResponderExcluir
  5. O tomate tá muito caro pra ser pisado, o caqui tá mais em conta e é parecido. Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  6. Vocês acham que Antonina vai receber todo aquele dinheiro que o Deputado falou hoje na Câmara! Esperem sentados, ou melhor apenas sonhem.

    Prometer é fácil fiscalizar que é bom nada.

    ResponderExcluir
  7. O QUE É, O QUE É?

    SÓ VEEM EM ANTONINA DE HELICÓPTERO PARA NÃO FISCALIZAR A OBRA DA TRANSPETRO???

    ResponderExcluir
  8. O SECRETÁRIO BARRAQUERO TÁ DANDO RISADA DA CARA DOS VEREADORES.O MOTIVO É UM SÓ O PREFEITO NÃO VAI TOMAR NENHUMA ATITUDE.VAI FICA TUDO NO ME ENGANA QUE EU GOSTO.

    ResponderExcluir
  9. querem calar o Bó... tão dizendo que ele é a BÓla da vez.

    ResponderExcluir