sábado, 4 de maio de 2013

DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. O MUNICÍPIO NÃO ATUA DECISIVAMENTE. NÃO FALTAM RECURSOS, FALTA VONTADE...


ESCREVI EM  26 de outubro de 2012


Trabalhei durante 4 meses na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a leitura que eu fiz nesse período que lá estive é que a situação do lixo em nossa cidade só vai ser resolvida se for tratada como prioridade .

Encarar a situação de frente e investir neste setor desde “o primeiro dia de mandato”, são os fatores determinantes para tentar se resolver essa complexa situação da destinação do nosso lixo. 
... O valor que está sendo gasto hoje para esta operação que somente visa protelar o problema, beira a casa dos 60 mil/mês, o que daria com folga,para construir uma nova trincheira a cada dois meses.
A ação mais sensata a ser executada com esse disponível montante de recursos, seria construir as trincheiras conforme o projeto original e, potencializar a questão da coleta seletiva com o objetivo de prolongar a vida útil dessas unidades.
De Março até dezembro 2012 a cidade de Antonina estará gastando qualquer coisa perto dos 600 mil reais em uma ação meramente paliativa, recursos que dariam para construir 5 trincheiras em "um ano" e resolver a questão da destinação do nosso lixo por no mínimo 4 anos.
Como escrevi tudo é uma questão de responsabilidade, tudo é uma questão de saber quais os critérios usados para se definir o que é prioridade ou não para o gestor público.
Ou se decide gastar e resolver o problema, ou se decide gastar errado e ir “empurrando a situação com a barriga”.
O Prefeito eleito João Domero é tão conhecedor desta situação que chegou a citá-la em algumas de suas reuniões políticas, e caberá somente a ele dar continuidade ou não, a esse evidente desperdício de dinheiro público.

Tudo como dantes...

O município de Antonina, conforme informações do portal da transparência, já  recebeu , através do convênio 751380/Funasa, recursos no valor de 100 mil reais para a elaboração do seu PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Até onde eu sei, a prefeitura contratou com esses recursos uma empresa que vem trabalhando já a algum tempo, nessa importante ferramenta que é o PMSB.
Alias, por esses dias, a Câmara Municipal será palco de Audiência Pública para a  apresentação e discussão desse plano.
Estive conversando com alguns amigos da Secretaria do Meio Ambiente, e as informações que tenho é que quando o assunto é a destinação dos nossos resíduos sólidos, o município continua na mesma situação em que se encontrava no último ano da gestão anterior, quer dizer, estamos “ainda” pagando e pagando caro para depositarmos os nossos resíduos sólidos em um aterro na localidade de Alexandra na vizinha cidade de Paranaguá.
Esta ação, além de custar caro aos cofres públicos, não irá resolver o problema do município. É uma medida de caráter meramente paliativo.
Entendo que a solução é, investir no projeto original do nosso aterro sanitário até porque a pergunta que fica é a seguinte; E quando Paranaguá não aceitar mais o nosso lixo?

Fica caracterizado também com esta situação,  que os recursos, para serem investidos na questão dos resíduos sólidos existem, somente estão sendo gastos de maneira errada nos fazendo acreditar cada vez mais nas palavras do procurador de Justiça do Estado, Saint Clair Honorato Santos quando fala destas e de outras situações que envolvem a questão do lixo;
“Se isto não funciona, é responsabilidade do poder público, que não atua decisivamente, Não é falta de recurso, mas falta de vontade”.

44 comentários:

  1. Esse povo não quer trabalhar. Eles querem tercerisar pra poder fazer a jogadinha dos 10%.

    VERGONHA! E O SUCATÃO CONTRATADO POR 25MIL POR MÊS???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que nada é mais que dez por cento. é no mínimo vinte por cento.

      Excluir
  2. Tutuca, afinal quem é o sec do meio ambiente, se existe secretario ele tem competencia para comandar tal secretaria ou é meais uma secretaria para os amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Secretário da Indústria e Comércio quem éh? o que ele tem feito de novo para o município e povo capelista??????

      Excluir
    2. TEM SÓ RECEBIDO A GRANA NO FIM DO MÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. COTA DO GOVERNADOR BETO RICHA.

    técnica responsável pelo setor de Educação e Trabalho do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá.

    http://colegioleaoxiii.blogspot.com.br/2013/05/palestra-o-jovem-e-educacao-profissional.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sacanagem em, aqui em Antonina nada. Legal o trabalho por Paranaguá, nossos Jovens não precisam de palestras.

      Excluir
    2. Petista com cargo de confianças no Governo Beto Richa, só em Antonina!

      Excluir
  4. A administração que é um lixo, é claro que não vai cuidar do lixo.

    ResponderExcluir
  5. JANEIRO;FEVEREIRO;MARçO;ABRIL;MAIOOOOOOOOO SO FALTAO SEIS MESES PARA O POVO ANTONINENSE VER SE JOAO E UM HOMEM SERIO E DE PALAVRA MESMO.EM CIMA DO SEU HUMILDE PALANQUE NOS COMISSIOS ELE DIZIA...O SECRETARIO QUE NAO TRABALHAR NAO DER CONTA NAO FIZER DIREITO EM SEIS MESES TA FORA.JULHO ESTA CHEGANDO PESSOAL VAI TER QUE TROCAR MUITOS AI QUE NAO ESTAO DANDO CONTA DO RECADO.ESTAMOS DE OLHO E ESPERANDO,PAGANDO PRA VER.

    ResponderExcluir
  6. Então aprticipe da 1ª audiência pública do Plano de Saneamento Básico, dia 16 às 19 hs na Câmara, você pode ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participe! Se o prefeito nos deixar dar opinião sobre assunto. Não temos nem secretário de meio ambiente. Quem vai dirigir essa audiência, pois é uma atividade da prefeitura? Chamem o Dalton. Foi ele quem contratou a empresa.

      Excluir
  7. Santo de casa não faz milagres mesmo, tem que sair da terrinha para que notemos a competencia de certas pessoas que estão ao nosso lado e nós não as valorizamos, mesmo assim tem sempre os insiumados que não valorizam e ainda querem derrubar, essa é a nossa Antonina.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o comentário feito dia 07/05 às 09:32, realmente muitos só percebem que a cidade está perdendo quando algumas pessoas partem daqui e vão embora.Podemos citar o caso de "professores" e "medicos" por exemplo e hj sabemos que tudo que essas pessoas falavam fazia e faz sentido, por que elas sabiam o que fazer e sabem qual é o caminho, caminho este que não é fácil poois exige mexer com parasitas, estancar desvios de dinheiro da saúde e da educação municipal e até mesmo do estado.Quantas vezes vi pessoas chamando essas de revoltados, mal amados e hj percebo que são só sonhadores de uma Antonina melhor para todos e são honestas ao extremo...Fico muito feliz em ser amigo dessas pessoas , que foram mal compreendidas e interpretadas, sabem da verdade sobre os canalhas, mas não tiveram o apoio da população e de seus amigos de profissão.Parabéns pelo seu blog Tutuca,parabéns a essas pessoas que Antonina precisa tanto, por que aqui só os lombos lisos e corruptos nos restam...

    ResponderExcluir
  9. TUTUCA
    NÃO É POSSIVEL TRATAR DE RESIDUOS SOLIDO, SÓ NA PREFEITURA O PREFEITO MANTEM TRES BAITAS RESIDUOS SOLIDOS, UM SECRETARIO SEM LIMITES DIRETOR FANFARRÃO E UM CHEFE FOFOQUEIRO, QUER MAIS TITIO TUTUCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSA FOI BOA!

      Excluir
    2. HOJE FIQUEI SABENDO QUE A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ANTONINA TEM DUAS DONAS! ELAS NÃO PERMITEM NADA NA ESTAÇÃO, TUDO TEM QUE PASSAR POR ELAS OU ELAS SABOTAM. ISSO É A POLITICA DOS AMIGOS, JÁ QUE AS DUAS FORAM COBO ELEITORAIS DO JOÃO AMIGÃO. EU POSSO, EU QUERO EU MANDO.

      Excluir
    3. Fanfarrão é o rapaz da Fanfarra Maluca? Fofoqueiro é um bocudo?

      Excluir
  10. A INVEJA É UMA MERDA É POR ISSO QUE NÓS NÃO CONSEGUIMOS PROGREDIR, TEM SEMPRE AQUELES QUE TORCEM, PELO CONTRA, QUANTO PIOR MELHOR.

    ResponderExcluir
  11. Bom oque eu vejo na cidade é assim "se um faz o outro copia", mas o problema é que esse copia é oportunismo puro, quando falo prefiro não citar nomes acusar pessoas nada disso, mas vejo que muitos falam aqui mas não trazem a solução ta cheio de "Neto do Conde" aqui que falava falava e nunca mostrava a solução adianta bater e esconder o pau? quando se fala em PT quais são as faces da "Dinora" quem assiste novela sabe do que estou falando. Foi da secretária de Meio Ambiente, hoje critica mas não na época dela não fez nada, quando vem gente de fora como é meu caso criticam falam que nós chegamos em Antonina para "roubar" o emprego do pessoal daqui, mas me mostra um nome competente da cidade pra secretária de Obras, Meio Ambiente, Administração infelizmente o povo Antoninense não reclama por que carece de bons governantes, e é aquele ditado, Como vou sentir falta de uma coisa que nunca tive? fica ai pra vocês um questionamento, sente falta de um prefeito descente de um secretário descente em um meio onde apenas 1 em milhão se destaca!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido temos muitas pessoas competentes, mas infelizmente, a tal da política e isso aí , hoje quem é oposição amanhã é situação e assim de 4 em 4 anos, questÃo de coerência, óbvio que tem muita gente oportunista na aba do prefeito, agora dizer que em antonina não existe pessoas competentes, só para seu conhecimento na ativa devemos ter 2 desembargadores , anos atrás eram 4 ou 5 e ttínhamos um procurador da república, para um a cidadezinha de incompetentes vc acha pouco,? Meu caro vc deve ser um daqueles cidadãos que não tem nem merda no c ......e quer dar uma de bom, sai fora vai para capital, aqui não , faça alguma coisa benéfica nem que seja limpar a frente de sua casa, ou separar o lixo. Bjs

      Excluir
    2. A "Dinora" ficou brava? Os covardes que não querem lutar por Antonina se afugentam fora do Município, não faço referencia as pessoas que saem da cidade em busca do melhor para sua família, falo dos políticos que saem de Antonina para não pagar suas promessas de campanha e que só lembram do povo Antoninense quando vem a campanha para Deputado e Prefeito, desse tipo tem um monte espalhado no Paraná, uns em Curitiba, Morretes e Paranaguá, ano que vem eles voltam para Antonina, trabalhar, residir e novamente contar mentiras. Chega dessa politicagem de MERDA.

      Excluir
  12. Boa Tarde

    Engraçado a UGT vir fazer plenária em Antonina agora depois da Força ter promovido um evento de grande porte social não acham pessoal?

    A galinha assa enquanto dormimos pessoal, eu fui oposição na ELEIÇÃO ao prefeito João Domero isso não significa que sou oposição hoje, diferente de muitos que falam prefiro agir com inteligência critico aquilo que acho que está errado. Como sou vizinho do Wilsinho sempre converso com ele sobre oque penso que esta errado na cidade. Só que estamos chegando nos 6 meses!!!!!
    Quero muito João que cumpra oque falou aqueles que não mostraram resultados que sejam exonerados. Pois nossa Bela Antonina precisa de pessoas aptas aos cargos de comissão.

    Nathan Velloso

    ResponderExcluir
  13. QUANDO JOAO VAI DAR UM BASTA NESTES SECRETARIOS...LOMBO LISO..ESTAMOS DE OLHO CADE A TRANSPARENCIA DE ADMINISTRACAO IA SER PASSADO ATE EM UM TELAO A TRANSPARENCIA NA ADMINISTRACAO JOAO DO MERO.WILSINHO SE JOAO NAO MANDAR VER EM SEIS MESES QUERO VER VC FAZER E MANDAR ESTA EQUIPEZINHA DE M...P BANGU 1.

    ResponderExcluir
  14. Antonina de verdade se faz assim JOAO.ENTAO SINTO INFORMAR ESTAMOS FRITOS.PERDEMOS NOSSO VOTO.

    ResponderExcluir
  15. o lixo faz 5 dias que nao passa na minha rua e pra acaba mesmo.

    ResponderExcluir
  16. LIXO QUE E LIXO VAI PARA O LIXO.

    ResponderExcluir
  17. Olá Tutuca. Ontem na câmara foi falado sobre o contrato de locação do hospital e o Odileno fez requerimento procurando saber sobre o tal contrato sendo que o próprio Odileno na época assinou o contrato como testemunha. MEODEUS. Como pode isso?

    ResponderExcluir
  18. Querido Nathan! UGT, FORÇA, CUT OU PQP, tanto faz. São uma pelegada, agora de forma oficial com o PT no governo. A Força só fez esse evento aqui em Antonina porque quer eleger o Butka à deputado federal e, o Nelsão da Força para deputado estadual. Fizeram esse evento 01 ano antes das eleições. Na eleição passada foi a mesma coisa. Lembram do evento em frente ao teatro? Eles mandavam carro para a festa da padroeira, para fazer média com o padre. Quando chegou a eleição o padre virou as costas pro Nelsão da Força. Nunca mais a Força Sindical apoiou a Festa da Padroeira. Por último, continue a lutar pelas coisas de Antonina mas, não acredite em conto da carochinha, essa turma que está no governo são um bando de incompetentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca a Força mandou carro pra festa, o carro é sempre a Igreja que compra, isso eu sei porque já fui la na secretaria como paroquiano pedi para ver o livro caixa das entradas e saidas. Se a força ajudou em alguma festa foi com outro tipode ajuda e não com o carro.

      Excluir
  19. CADE A TRANSPARENCIA JOAO NADA BAO? CADE A REFORMULACAO NOS SECRETARIADO QUE ESTA UMA VERGONHA?CADE A MUDANCA?VERGONHA DE TER VOTADO EM VC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já perderam completamente a compostura. Mostram agora o que são:- são uma COMBOSTURA.

      Excluir
  20. Vamos ter que esperar sentados e assistindo esta falcatruagem em nossa cidade...bando de sem vergonhas...

    ResponderExcluir
  21. vamos organizar um PANELACO na frente da prefeitura para pedir o afastamento de alguns SECRETARIOS E DIRETORES que so estao preocupados em comprar CARROS E BARCO com O DINHEIRO PUBLICO A UNIAO FAZ A FORCA...SEM CONTAR O NEPOTISMO QUE ESTA INSTALADO EM ANTONINA,NOSSA CIDADE ESTA SENDO SUGUADA POR ESSES SEM VERGONHAS...

    ResponderExcluir
  22. TEM QUE CHAMAR O CAÇA FANTASMA E MANDAR NO PRÉDIO DA RUA XV N° 150...VAI TER MUITO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  23. virou uma grande patifaria esta gestao.

    ResponderExcluir
  24. ei vc ai que fica promovendo intrigar, desgraças, fofocas pelo face, va arrumar o que fazer, ajudar sua esposa a lavar louça, cuidar das crianças, arrumar um emprego,limpar a frente da sua casa, pagar seus impostos, sei lá o que, mas por favor DEIXA O HOME TRABAIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ser um comissionado, mamando na teta...

      Excluir
    2. É, e complementando, faço tudo isso com orgulho, pois procuro ser correto na vida, quanto a você (comissionado) tente ajoelhar e agradecer a Deus, que com certeza, vai ser dolorido. Aqui se faz aqui se paga, o inferno é aqui mesmo.
      Imbecil.

      Excluir
    3. Vc deve ser cego, ou então ajudar a...... contar o dinheiro da comessão, para ... botar as sobras no bolso......

      Excluir
  25. Senhor Celso
    A Audiência para o Plano de Sanemanto Municipal, está marcada para o dia
    16/05/2013, na Camara Muniicpal de Antonina, as 19,00h
    Segundo cartaz fixado no Jekiti.
    Penso qeu a mesma deveria ser bem divulgada.

    ResponderExcluir
  26. O FUNCIONÁRIO PUBLICO DE ANTONINA ESTA MESMO ESQUECIDO, O POVO COMPRADO COM CESTA BÁSICA E OS POBRES FUNCIONÁRIOS COM ESPETINHO SERVIDO POR ESSE SINDICATO DE M....!

    ResponderExcluir
  27. Estou muito decepcionado em ter votado no Joao(e toda a minha familia tambem,pois todos votamos nele)e todas as pessoas com quem converso falam a mesma coisa,equipe INCOMPETENTE(so querem OSTENTAR)COM O DINHEIRO PUBLICO,O QUE E PIOR...como citou o amigo no comentario acima,essa gestao virou uma grande PATIFARIA...

    ResponderExcluir
  28. Mais perdido que Cego em tiroteio o Governo Municipal regride com seus Secretários moribundos.

    "O JOÃO NEM TÃO BOM" vai esquentar muito a moringa na eleição de 2014! Gleisi, Beto ou Ratinho Junior? O Governo Federal já criou mais um Ministério para garantir o apoio do PSD para sua reeleição, o Ratinho já está mostrando sua cara, o ego cresceu e o garoto quer ser Governador, dai o Senhor Prefeito vai ter que rebolar, caso está articulação de Estado de certo a merda tá feita, o PT hoje está paparicando o JOÃO NEM TÃO BOM,desculpa o PT de Antonina não, os assessores de Deputado, se a assessoria dos Deputados respeitarem as deliberações Nacionais o JOÃO MINGUÁ, agora se essa assessoria quiser garantir os votos para seus Deputados eles vão fazer corpo mole, por que o que realmente importa são os votos para garantir suas reeleições. Agora se o Ratinho seguir a linha Nacional e honrar sua aliança partidária com o Governo Federal vai ser legal ver o Secretários Moribundos que odeiam o Governo Federal trabalhando para o mesmo e ajudando a eleger a Gleisi, vão ter que rebolar, dai quem passa a dar as cartas é o outro time, o time do PT, a militância! aquela que foi tão humilhada na campanha, e se o PSD vir para base de apoio do Governo Federal, o PMDB vier de vise da Greisi, já poderemos saber quem sera o próximo prefeito de Antonina. Agora se o Prefeito resolver apoiar o Beto para garantir a o comissionado do seu Prefeito! desculpa vice! foi mal!!! amigo na APPA dai ele definitivamente minguar, minguar, até não ser nada.

    ResponderExcluir