quarta-feira, 22 de maio de 2013

FILARMÔNICA ANTONINENSE 38 ANOS DE CULTURA E GLÓRIA.


Associação Litorânea dos Filhos e Amigos de Antonina

É preciso passar em frente a cin­­­co cabines para chegar à sala do atual presidente da Filarmônica An­­­toninense. Na porta de cada uma de­­­­las, talhados em madeira ma­­­­ciça, nomes de compositores fa­­­­­mosos. Debussy fica ao lado de Pi­­­­­­xin­­­­guinha. Beethoven bate um papo com Villa-Lobos. Dentro do pequeno recinto, jovens ansiosos por fazer parte do grupo musical mais fa­­moso de Antonina, muni­­­cí­­­pio do litoral do Paraná, se dedicam aos seus instrumentos. Ouve-se uma trom­­­­pa, um sax alto, flauta. For­­ma-se um corredor sonoro e erudito criado, quem diria, por jo­­­vens com média de idade de 15 anos.

No próximo dia 25 de setembro, a Filarmônica Antoninense comemora 35 anos de existência com um grande show no Teatro Municipal de Antonina. Haverá um telão na avenida para quem não conseguir entrar. Seis músicos de Curitiba serão convidados a subir ao palco ao lado dos garotos e garotas que vestem com orgulho aqueles uniformes azuis. A pompa de megaevento faz jus à história do grupo, que já formou mais de 700 músicos e ganhou três prêmios nacionais como “melhor banda infanto-juvenil”. “Essa luz que acendemos para o jovem sem perspectiva é nosso principal ideal”, afirma José Eduardo Couto, presidente da Filarmônica há seis anos. 
O carioca, 62 primaveras, é um idealista. Tem amor pela música e crê que ela seja, além de um potencial meio de transformação social, a melhor carreira para quem a ela se entregar. “A música dá futuro como qualquer outra carreira. E pode não dar futuro como qualquer outra carreira”, explica. Enquanto jovens executam o tema grandioso do filme Piratas do Ca­­ribe, um pequeno busto de Carlos Gomes olha de soslaio de cima da estante que fica ao lado de Couto. A música, ali, está por toda parte. 

A Filarmônica tem hoje 108 alunos. Na banda, são 45 músicos. “De 9 a 280 anos”, brinca Couto, que veio para Antonina em 1989 pensando na aposentadoria, mas que encontrou em duas figuras “idealistas” – ele gosta desse adjetivo – o seu futuro trabalho: em 1975, Roberto Cristiano Plassmann e Severino de Oliveira e Silva fundaram o grupo. Anos depois encontraram em Couto, o sujeito que daria continuidade ao projeto. Dito e feito.

12 comentários:

  1. Pré-campanha, meu duessss agora todos querem ser prefeito.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=160951357416796&set=a.107530562758876.12632.100005057980092&type=1&relevant_count=1&ref=nf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto trabalho em digitar todo esse endereço para constatar que o tal do Denis Silva é pré candidato à prefeito? AH vão lamber sabão. Depois que o João se elegeu, todo mundo acha que pode ser prefeito.

      Excluir
  2. 1 -É O MELHOR EXEMPLO DO QUE PODEM FAZER OS CIDADÃOS QUE SE DEDICAM COM ZELO E AMOR PELO QUE FAZEM.
    SÃO PESSOAS BENÉFICAS QUE DEIXAM MARCA PERENE NA ALMA DE CADA ALUNO QUE SE FORMA
    ......................
    2- SÃO OS ANTIPODAS DOS POLITICOS, QUE, NA MAIORIA ESCRACHANTE, SÃO MESQUINHOS, INTERESSEIROS E VENAIS.

    ResponderExcluir
  3. Nem tudo está perdido. Aqui em Antonina ainda tem pessoas que 'salvam' a cidade e Lhe conferem respeitabilidade. E por falar em Instituição que dignifica esta cidade, EM QUANTO É QUE A PREFEITURA COLABORA COM A BANDA??????? (ou será que até pra a banda já houve ou há propostas indecentes????)

    ResponderExcluir
  4. enquanto a filarmonica demonstra vontade em trabalhar em prol do municipio, tem um pessoal da tal jpt que so critica quem trabalha indiferente de partido inclusive o proprio, me
    respondam, onde trabalham esses tais de jpt, ou o papi ou mami, os sustentam, presidente antes de filiar alguem nessa merreca de partido, peça aos mesmos uma carteira de trabalho, afinal como diz o vosso hino o partido é dos trabalhadores, vai lava essa cara e tenho dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a policia federal que investigue o Presidente e a Professora do PT, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, por que a carteira deles é de indicação, ou melhor, trafico de influência. Fala serio!!!

      Excluir
    2. O ANÔNIMO DAS 13:43 ESTÁ INCOMODADO! SE EU FOSSE VOCÊ PROCURAVA SE INCOMODAR COM A TRANSPARECIA NA OBRA DA TRANSPETRO.

      Excluir
  5. Na história da Filarmônica Antoninense tem a saudosa memória de um HOMEM GRANDE que também foi um GRANDE HOMEM.
    Ah se todo homem grande que a gente conhece tomasse como exemplo aquele GRANDE HOMEM !!!!

    ResponderExcluir
  6. CARO AMIGO TUTUCA,VOU USAR ESTE ESPAÇO PARA FAZER UMA CRITICA CONSTRUTIVA AO CARTAZ DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO PILAR,PARA QUE OS RESPONSAVEIS POR ESTA GRANDIOSA FESTA DE NOSSA CIDADE REVEJAM ESTE CARTAZ.FICOU FEIO,CARREGADO DE MAIS,DE PESSIMO MAU GOSTO.UMA ARTE MUITO POBRE.ACHO QUE DA PARA MELHORAR BASTANTE,A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO PILAR E LINDA...MAIS ESTE ANO O CARTAZ ESTA DEIXANDO A DESEJAR.OBRIGADA PELA ATENÇAO.E DESDE JA PARABENIZO SR COUTO PELO BELO TRABALHO JUNTO AOS MUSICOS DA NOSSA FILARMONICA ANTONINENSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo anônimo acima, gostaria de saber, onde você viu o cartaz da Festa da Padroeira deste ano. Pois ainda não está finalizado. O único material da Festa que está circulando são as cartelas e as propagandas dos shows na rádio serra do mar e nas redes sociais.
      Qualquer dúvida e maiores esclarecimentos procure a Secretaria do Santuário: 41 3432-1359.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Caros organizadores e so rever a arte...concordo que da para fazer uma arte profissional.Nossa igreja e muito bonita e Nossa Senhora do pilar tambem.Criticas tem que ser aceita.Ficamos felizes em saber que nao e aquela que esta no facebook..Nossa cidade agradece.

      Excluir
  7. PARABENIZO,ONDE ELE ESTIVER;SR SEVERINO. QUE TUDO COMEÇOU.

    ResponderExcluir