segunda-feira, 24 de junho de 2013

DICOTOMIA PT/PSDB. O DISCURSO ACABOU.

Por Francisco Câmpera
Fala-se muito das diferenças dos principais partidos brasileiros, o PT e o PSDB, mas comenta-se pouco sobre as semelhanças. Começa da origem de cada um. Os seus supremos líderes lutaram contra a ditadura militar. Lula liderando as greves das indústrias no ABC e Mário Covas e Franco Montoro, já falecidos, juntos com Fernando Henrique Cardoso marcaram trincheira no PMDB. Lula criou o PT e o trio lançou o PSDB. O projeto de ambos era chegar ao poder.
Os tucanos foram mais ágeis e espertos, os líderes eram mais experientes e pragmáticos. Covas procurou se diferenciar em 1989, quando era candidato à presidente, com o discurso intitulado “Choque do Capitalismo”. O objetivo era conquistar a classe média e afastar a imagem de esquerdista que ele tinha. Lula fez o mesmo com a “Carta Aberta aos brasileiros”, divulgada antes das vitoriosas eleições de 2002.
Os dois partidos tiveram sucesso ao chegar ao topo do poder. FHC consolidou o Real; organizou o Estado ao criar leis como a de Responsabilidade Fiscal; modernizou órgãos vitais como a Receita Federal, cada vez mais eficiente para arrecadar os altos impostos. Apesar das polêmicas privatizações, mais parecidas com doações, a economia ficou mais forte e dinâmica. E por fim criou os programas sociais que depois mudaram de nome no governo Lula, como o Bolsa Família. 

Lula não ficou para trás, pelo contrário, o sucesso foi ainda maior. Primeiro teve a coragem de dar continuidade à linha econômica, contra tudo o que pregava antes, assim como FHC pediu para esquecer o que escreveu. Na área social reduziu a pobreza a tal ponto de ser reconhecido internacionalmente por entidades importantes como a ONU.
Se nos méritos os partidos se diferenciam mais em relação às prioridades, aproximam-se nos vícios do poder. Cada um tem a presunção da verdade e não gostam de ser criticados. Algo tão natural e saudável na democracia. Quando isso acontece, costumam atacar a imprensa e instituições que ousam apontar os defeitos.
O pior e que não difere um milímetro um do outro são os financiamentos de campanha. Nisso eles são iguaizinhos, idem, cara-metade, espelho, alma gêmea. Basta ver a declaração de doações das campanhas. Os principais financiadores são idênticos, destacando-se os bancos, construtoras, e grandes empresas que têm negócios com o Estado. Vejam que as mega empreiteiras nunca foram colocadas para fora das obras do governo quando explodiram escandâlos, mas a novata Delta logo foi defenestrada. O lastro político dela é menor do que as demais. A cara de pau da CPI do Cachoeira foi tão grande que dono da Delta sequer foi convocado. A CPI malogrou porque bateu à porta de vários partidos.
A semelhança entre o PT e PSDB é tanta que até as maracutaias se parecem. Os programas para salvar os bancos de ambos governos são nebulosos. Os petistas atacaram o Proer de FHC, que gastou bilhões para salvar os bancos.
Agora sob a gestão petista a salvação dos bancos ficou mais sofisticada; está acontecendo por meio do FGC – O Fundo Garantidor de Crédito, sob o argumento que o dinheiro vem de um fundo administrado pelos bancos privados. Assim o Panamericano e outros bancos pequenos e médios foram socorridos pelo fundo, como o Matone, comprado por outro banco; o Original, pertencente ao JBS, que por sua vez recebeu dinheiro do BNDES, para virar líder global no ramo frigorífico. No mercado financeiro afirma-se abertamente que estes bancos não valem nem a metade do valor que foram vendidos com respaldo do FGC e do governo.
Nunca na história deste país” os banqueiros lucraram tanto, portanto, o FGC não iria contrariar os “cabeças” desta solução mágica. Quando os detalhes desta nebulosa história vierem à tona, talvez o PROER vai virar fichinha.
Os petistas respondem pelo mensalão, assim como os tucanos têm o seu em Minas, inexplicável do mesmo jeito. No governo FHC também houve a comprovação da compra de votos para o Congresso aprovar a reeleição. Na época a Folha contou o que aconteceu numa premiada reportagem do jornalista Fernando Rodrigues, mas o PSDB até hoje não deu explicações convincentes. FHC assim como Lula não sabia de nada.
As alianças dos nobres tucanos sociais-democratas (como gostam de ser chamados) e os revolucionários petistas (eles adoram este rótulo) também são difíceis de convencer. Basta dizer que o PFL velho de guerra e de escândalos continua firme com o PSDB e até o Maluf conseguiu fazer o Lula malufar.
Idiotas somos nós que ainda discutimos quem é melhor: petistas ou tucanos. Não se trata apenas do jogo eleitoral para levantar recursos. A questão é grana, o dinheiro não tem partido! Os nobres se aproveitam deste jogo para enriquecer e assim atrasam o progresso do Brasil e promovem a miséria de milhões de pessoas. Com tanta corrupção o País nunca vai se tornar uma verdadeira potência.
Os tucanos e petistas decentes que ainda restam deveriam sim se unir, porque apesar dos defeitos, os dois partidos talvez sejam os menos piores.
Separados eles dependem do partidecos de aluguel, de Malufes da vida, e o mostrengo Frankestein do PMDB, sigla que reúne feudos onde ninguém manda e todos querem ganhar. Mas isso parece impossível porque os dois partidos disputam o mesmo espaço de poder. Como se vê, PT e PSDB  têm tudo a ver, mas nada a ver com você eleitor.

24 comentários:

  1. O PT sempre arranja uma secretariazinha pra dormir tranquilo e coçar o saco. É por isso que é esse partido de merda que não consegue eleger nem sequer um vereador. O Vanhoni sempre dá um jeito de abrir o caminho que os votos não conseguem..... ($$$$$$$)

    ResponderExcluir
  2. a chuva atrapalhou a passeata aki em Antonina. o negócio do inferno é o fogo, mas pa ajudar os amigos roubalhoes, o diabo quebra o galho e manda chuva.....

    ResponderExcluir
  3. NA HORA DE METER A MAO NA CUMBUCA, NÃO TEM PARTIDO, É TUDO FARINHA DO MESMO SACO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje enfrente a câmara de vereadores de Antonina manifestação as 19:00hrs não percam ate a noite.

    ResponderExcluir
  5. pois é ... o pt sempre meteu o pau no governo A,B,C,quan do chegou ao poder nao fez nada de novo que os outros tbm não fizeram... um belo exemplo é o valor do salario minimo,segundo o pt o salario ideal p uma familia de 4 pessoas era de no minimo R$ 1.250.00 ( hum mil e duzentos e cinquenta reais.. palavras do " seu"mercadante, ( que dizia entender muito na epoca de economia )passados mais de 10 anos no poder o pt nao conseguiu elevar o valor sequer p miseros hum mil reais,quem sabe na prox decada em 2020 ...outra coisa , o pt sempre foi contra o plano real ,que deu tanto certo que eles copiaram os projetos e deram sequencia ao plano real... eram contra a cpmf mas depois qdo no governo queriam a volta dela ...é meus caros ,politicos me dao nojo ...

    ResponderExcluir
  6. E os anônimos de merda aqui de Antonina nunca erram, são perfeitos quando obram seus confortáveis juízos de valor.
    Afinal, sabem que não serão descobertos, de modo que sua "valentia" exercida atrás dos biombos sombrios cheios de gente abjeta, faz-me vomitar.
    Meu nome é Paulo Roberto Cequinel, seus calhordas.
    Como vocês encaram seus filhos, seus pulhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cequinel, vá lamber sabão. você fica tomando as dores do pt. É O ROTO CUIDANDO DO RASGADO.

      Excluir
  7. tem que ter manifesto no porto. que virou estacionamento,e tam cortando tudo as arvores.e o gaverno pagando quase 30 mil para vigia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cortando árvores.... é gente que precisa fazer carvão pra churrasco!!!! gente f da p... que, na próxima vida, vão nascer no deserto do saara pra aprender a dar valor à capa vegetal.....

      LUIS POLACO, É VOCÊ OU VOCE NÃO SABE QUE TÃO CORTANDO ARVORES....

      Excluir
    2. Eli tá de vida mansa e barriga cheia.... num tá nem aí pra meia dúzia de arvore.

      Excluir
  8. MUITO INTERESSANTES ESSAS INFORMAÇÕES.

    O que você deve saber sobre Rádio Comunitária

    O serviço de radiodifusão comunitária foi instituído pela Lei Nº 9.612, de 19.02.98, publicada no Diário Oficial da União de 20.02.98. (Texto completo da Lei Nº 9.612, de 19.02.98)
    De acordo com o Artigo 1º da Lei Nº 9.612/98 o serviço de Radiodifusão Comunitária restringe-se a irradiações em Frequência Modulada, de alcance limitado a, no máximo, 1 Km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.

    Para fazer valer seus direitos é necessário que conheça a legislação ou procure a SULRÁDIO. Estaremos sempre a sua disposição na busca das melhores soluções!

    Quem pode executar o serviço:

    As Fundações e as Associações Comunitárias, sem fins lucrativos, legalmente constituídas e com sede na comunidade onde pretendem executar o serviço.


    A estação de Rádio Comunitária deverá operar com potência de transmissão irradiada de , no máximo, 25 watts.

    A outorga tem duração de 3 (três) anos, permitida a renovação, por igual período, se cumpridas as exigências da Lei 9.612/98 e demais disposições legais vigentes. ( art.6º, § único da Lei 9.612/98).

    Cada entidade poderá receber apenas uma autorização para execução do serviço sendo proibida a sua transferência.

    Os dirigentes das fundações e associações autorizadas a explorar o serviço de Radiodifusão Comunitária, deverão necessariamente residir na área a qual se destina o canal comunitário. (Art. 7º, § único, da Lei Nº 9.612/98)

    A pessoa jurídica que executa serviço de Radiodifusão Comunitária deverá possuir obrigatoriamente um Conselho Comunitário conforme exigência do artigo 8º da Lei 9.612/98.

    Como se vê, de tudo o que até aqui foi referido, o Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado atendendo a anseios altruistas, sem fins lucrativos e com a finalidade precípua de atender a uma comunidade definida, que deverá se fazer representar no Conselho Comunitário através de no mínimo 5 (cinco) membros. O Conselho Comunitário, legalmente exigido (Art. 8º da Lei 9.612/98), tem como finalidade acompanhar a programação da emissora, verificando se efetivamente a programação atende ao interesse exclusivo da comunidade e aos princípios estabelecidos pelo artigo 4º da Lei Nº 9.612/98.
    Em principio o público alvo do serviço de Radiodifusão Comunitária não deveria ser o mesmo dos demais serviços de radiodifusão em geral, uma vez que além da ausência de fins lucrativos e a baixa potência das emissoras a programação deve ser elaborada a fim de atender aos interesses específicos da comunidade a que se destina.
    O radiodifusor, assim como o público em geral, devem zelar para que o serviço não tenha suas finalidades desviadas para atender outros interesses que não os da coletividade.

    O legislador foi cioso ao criar dispositivos legais que busquem garantir os princípios que nortearam a criação da RADICOM.

    O artigo 11, da lei que instituiu o serviço, estabelece expressamente que "a entidade detentora de autorização para execução do Serviço de Radiodifusão Comunitária, não poderá estabelecer ou manter vínculos que a subordinem ou a sujeitem à gerência, à administração, ao domínio, ao comando ou à orientação de qualquer outra entidade, mediante compromissos ou relações financeiras, religiosas, familiares, político-partidárias ou comerciais".

    Não é admitida a veiculação de espaços comerciais, sendo admitidos patrocínios, sob a forma de apoio cultural. Art. 18, Lei 9.612/98

    As outorgas de RADICOM não podem ser transferidas nem tão pouco arrendadas, assim com os horários de sua programação. Art. 19 Lei 9612/98.

    As emissoras de RADICOM não estão protegidas contra eventuais interferências (Art.22 da Lei 9.612/98), podendo ter suas irradiações interrompidas se causarem interferências indesejáveis nos demais serviços regulares de telecomunicações e radiodifusão (Art.23 da Lei 9.612/98).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, diga-se de passagem, que o perigo de uma rádio comunitária ser utilizada para a consecução de fins políticos é o mesmo que há em qualquer bem, obra ou serviço públicos, uma vez não observados os princípios insculpidos no caput do art. 37 da CF/88, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
      E uma vez verificado, e provado, o uso de rádio comunitária para a obtenção de vantagens políticas, basta adotarem-se as providências cabíveis junto ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Eleitoral e à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que poderá, inclusive, revogar sua licença de funcionamento.


      Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/20910/da-contratacao-de-radio-comunitaria-pela-administracao-publica/2#ixzz2XMy3eKKC

      Excluir
  9. A nova obra da praça bino não suportou as recentes chuvas, as bocas de lobo quebraram e o barro esta indo pra dentro das manilhas assim como o dinheiro do povo gasto nas duas trapalhadas, se liga joão bão do mero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o prefeito mandô dizê que o curpado é SAO PEDRO!!!

      Excluir
  10. Vi um cartaz de passeata que diz o seguinte: LULA, ACHAMOS O TEU DEDO: TÁ NO C... DO POVO BRASILEIRO!!!!!

    ResponderExcluir
  11. pois é ... tem coisa mais inutil que ficar comprando briga com anonimos ? ficar ofendendo pessoas que vc nao conhece é muita idiotice e nome todo mundo tem,ate os animais sao registrados hj em dia ... horácio ctba

    ResponderExcluir
  12. O FHC ENTROU PRA ACADEMIA DE LETRAS.
    É O 36...
    O LULA NÃO VAI QUERER FICAR POR MENOS.
    ELE ANDA DIZENDO QUE A VAGA ERA DELE, MAIS QUE VAI ESPERAR A VAGA N 51....-

    ResponderExcluir
  13. Realmente o ser humano é inacreditável, pensam que o fato de possuir um nome, lhes dá direito de defender escórias.

    ResponderExcluir
  14. Vomite, mas vomite muito mesmo e com gosto, até seu intestino se misturar com seu cérebro e de onde não deverá mais sair já que ficará no lugar certo.

    ResponderExcluir
  15. o brasil é um país onde as leis foram criadas para defender o criminoso e castigar a vitima e seus familiares , parentes.p q na pratica é isso que vemos tds os dias na midia... e como os politicos estao de olho no voto da familia dos bandidos eles nao querem mudar as leis... so para se ter uma noção no brasil sao mais de 500 mil mandados de prisao a serem cumpridos,desde pagamento de pensão alimenticia a homicidios e crimes de transito, lei maria da penha etc......onde irão colocar tantos vagabundos ???por isso foi aprovada uma lei que crimes com condenação ate 4 anos o vagabundo responde em liberdade...

    ResponderExcluir
  16. pois é ...eu moro em ctba a mais de 30 anos,antes morei em sp capital ate meus 21 anos,o nivel cultural ( baixa escolariedade ) do povo é muito ruim ,noçoes basicas de higiene,parece que estamos nos anos 40/50,as pessoas nao andam com documentos,amassam as cedulas do dinheiro no fundo dos bolsos,outro dia estava na fila do banco e uma jovem com a carteira de trabalho toda amassada e rasgada,portava um cheque na mao e ao entregar p/ o caixa o cheque estava em forma de canudinho todo enrolado ,o caixa desenrolou e tentou esticar o cheque tipo passando como se fosse com um ferro eletrico so para ver a reação da jovem com tamanho desleixo para com o documento( cheque )isto ainda acontece em ctba imaginem no interior do brasil nos locais que nem estao no mapa ...o país precisa investir muito em educação ,temos 40 milhoes de analfabetos funcionais e outros tantos milhoes analfabetos completos,com cpf e sem cpf ...

    ResponderExcluir
  17. amigo do dia 28 de junho de 2013 2028 vc fico fazendo o que aqui ate hoje pelo que eu entendi vc ta comparando são paulo com o parana o que impede o nobre amigo de viver onde a cultura eos bons costumes imperam , pelo jeito vc e bem atrasado cheque ainda e muito usado tanto por pobres que recebem por alguns serviços como por ricos que pagam

    ResponderExcluir
  18. RESPOSTA AO ANONIMO DAS 15.30... ANALFABETO FUNCIONAL É AQUELE QUE SABE LER ,MAS NAO ENTENDE O QUE LEU, PRESTOU ATENÇÃO ONDE SE FALA DE INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO NESTE PAIS DO FUTEBOL E CARNAVAL...

    ResponderExcluir
  19. A matéria se esforça mas não convence. Não convence porque o escritor torce detalhes para que elas se pareçam. Criticar atos de governo é fácil, difícil é governar. Não tenho a pretenção de defender o PSDB, mas penso que a matéria é injusta e cheias de inverdades. O governo FHC foi muito maior do que se explica aqui. Só não conseguiu fazer um governo melhor, porque o pt e demais partidecos de esquerda aliados, ficaram 8 anos, gritando fora FHC, impeachman já, e toda aquelas ladainhas que tanto sabemos. O escritor "esqueceu" de falar mais da história do pt, não disse que o pt não votou nada, absolutamente nada, até se tornar governo. Se recusaram a aprovar e votar a Constituição, não votaram o plano real (era itamar), eram contra tudo e contra todos que não fossem alinhados com os pensamentos petistas. No governo FHC fizeram uma oposição ferrenha, obrigando o PSDB se aliar com o PFL e parte do PMDB, para poder governar. Possivelmente as manchas que não são tantas, mas que pairam sobre o governo FHC não existissem se o pt fosse mais ético e brasileiro. Se recusaram a votar a LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal, a criação das Agencias Reguladoras. As privatizações da era FHC, poderiam parecer duvidosas, mas precisavam ser feitas, de um jeito ou de outro. Era um caminho que o mundo estava tomando no momento. Até a Inglaterra com Margareth Thatcher fez o mesmo, e deixou os ingleses boquiabertos. Ela vendeu o maior estaleiro, o orgulho da marinha britânica por UMA LIBRA. Alguem teve que pagar esta quantia porque a lei inglesa não permitia que houvesse doação da coisa pública. Mas aqui, os puristas enxergam roubalheira em tudo. O Proer ajudou a salvar a economia, não permitindo que certos bancos quebrassem. Mas foi e é um mau necessário, assim com o que o pt está fazendo também é. O que está errado, antes e agora, é que a nossa lei, não pune adequadamente os responsáveis pela quebra e roubalheira dos bancos, assim como acontece nos EUA. Mas isso não é um problema do executivo é um problema do judiciario, e do legislativo. O pt foi infinitamente inferior e infeliz. Não é e nunca foi exatamente igual ao PSDB porque eles não tiveram plano de governo, e tiveram que dar continuidade ao governo do PSDB. Só que de maneira mais adequada aos planos deles de roubar. E roubaram demais, e continuam roubando. Em uma das últimas declarações da dilma, ela de maneira vexatoria teve que admitir as benesses do plano real, e da lei de responsabilidade fiscal. Deu pena de ver o jeito dela. O ex presidente lulla teve a simplicidade e cara de pau de dizer que o pt é igual aos outros partidos, fazendo caixa dois para campanhas eleitorais. Lembrando que ele falou isso, no auge da crise do mensalão, quando eles foram pegos roubando dinheiro público para a caixa do pt. E não deu em nada, a declaração. Nunca entendi esse medo todo do pt, e do lulla. Até parece que o brasil era refém deles. Lembrando a todos, que o mensalão aconteceu ali na ante sala do lulla no palacio da alvorada, nas barbas vestais do presidente. Que não sabia de nada, e todos engoliram. Até a CGU, e o STF. Acharam por bem deixar o lulla fora do mensalão, e até hoje é um mistério o patrimonio do lulla e seus filhos. Dilma sucedeu lulla e alguns ministérios ficaram como estavam, para manter a base aliada. Nos primeiros seis meses, quase dez ministros cairam por corrupção. Seria uma herança maldita? Não Celso Wistuba, voce está extremamente errado. Foram governos completamente diferentes. Não sei que apito voce toca ou quer tocar, mas está errado. A história nos mostrará que este governo, tanto do lulla como da dilma, será o mais corrupto da história deste pais.

    ResponderExcluir