quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O MEC QUER ACABAR COM AS APAES.

Segurança e Cidadania- Paraná On Line.
Se algo funciona bem no Brasil, em nível de eficácia e excelência são as Apaes, a rede está presente em mais de dois mil municípios, e os serviços que realiza a mais de sessenta anos todos conhecem, dispensam apresentação.
É tão importante que pode-se dizer com tranquilidade que hoje o país não seria o mesmo sem as Apaes.

Até o ano de 1954 o fenômeno “deficiência” senão ignorado, sequer era percebido pelo Estado, é exatamente neste momento que o trabalho de famílias empenhadas em buscar alternativas e soluções para que seus filhos de alguma forma sejam incluídos socialmente, faz surgir a Federação Nacional das Apaes, desde então, criou-se um novo paradigma onde a gestão eficiente e a excelência em cada procedimento, tem contribuído não apenas na inclusão, mas para melhorar a vida de milhares de pessoas, atingindo o fim precípuo do Estado Democrático de Direito que é levar felicidade ao cidadão, coisa em que o Estado (através dos vários Governos) se mostrou mais que incompetente: ausente.
Hoje, sabe-se lá porque “cargas d’água” (talvez falta do que fazer -só pode ser isso) vem o Mec, através da sua “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (o nome é politicamente corretíssimo), documento produzido pelo Grupo de Trabalho nomeado pela PortariaMinisterial n. 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n. 948, de 9 de outubro de 2007, e na prática propõe o fim das Escolas Especiais, arguindo basicamente a educação inclusiva.

Fosse o Estado brasileiro um modelo de gestão e eficiência, a proposta até poderia ser avaliada, mas considerando o nível de mediocridade do serviço público no país (óbvio que existem exceções, mas são raríssimas) principalmente no que diz respeito ao atendimento ao cidadão, significa dizer que se a proposta avançar, as Escolas Especiais não só irão acabar, como as pessoas que são atendidas por elas serão lançadas ao descaso e à própria sorte, em nada diferente dos infelizes que morrem e sofrem diariamente nas desumanas filas produzidas pelo sistema de saúde, dignas das cenas mais horripilantes do inferno de Dante.
O Mec deveria vir somar com as Apaes, agregar e auxiliar, melhorar aquilo que já é bom, copiar seu modelo de gestão e levar para dentro das demais Escolas, desde a gestão na compra de merenda até a gestão de pessoas.
Nas Apaes também existem problemas, a diferença é que são encarados num caráter resolutivo de alta eficiência, diferente do Mec, cuja gestão tem deixado a desejar até na organização de eventos como o Enem, um verdadeiro constrangimento nacional para dizer o mínimo.
É preciso portanto que o Mec (seus dirigentes e responsáveis) procure algo mais positivo para fazer, como por exemplo desenvolver políticas de valorização para a classe dos Professores, ou criar um Grupo de Estudos através de Portaria Ministerial e apresentar soluções viáveis objetivando minimizar a violência dentro da sala de aula, enfim, propostas equilibradas e lúcidas não faltam, caso contrário, ele próprio pode acabar precisando dos serviços das Apaes, fato aliás que lhe faria muito bem, talvez apreendesse alguma coisa.

Por Tutuca.
 Em Antonina teve manifestação...


Como diz o texto acima, bem que o governo Federal poderia procurar na Educação, outras frentes de trabalho para se ocupar. São tantas opções...

Não se mexe em time que está ganhando e as APAES, mesmo com as evidentes dificuldades, prestam para a população, um excelente serviço.
Essa situação sem dúvida necessita urgentemente de um posicionamento oficial do Executivo Municipal, repudiando mais esse lamentável erro de percurso do Governo Federal.
O povo já se posicionou!

14 comentários:

  1. IMAGINE SE HOJE JÁ EXISTE BULLING, COMO AS CRIANÇAS SERIAM PROTEGIDAS DESTE MAL DE INICIO DE SÉCULO, NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O combate ao bullyng deve ser feito não apartando e/ou escondendo as pessoas que sejam objeto de preconceito mas, ao contrário, indo pra cima dos preconceituosos.
      Com este argumento indigente bem, deveríamos ter escolas só para negros, outra só para índios, outra só para gordinhos, outra para baixinhos e por aí vai.
      Tem gente que acha que a melhor solução é esconder as coisas e os problemas, algo como, se eu não vejo, não há problema.
      Mas creio que os anônimos de merda bem que poderiam ser colocados num cercadinho.

      Excluir
  2. Sacanagem! falaram da farra das diárias da Câmara! e agora Vereadores que pelo jeito já estão comendo no prato do Prefeito! Vão ficar calados!!! Secretario de Comunicação escancara a farra da prefeitura e vcs nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse povo é realmente burro!!!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
  3. Esse povo tem que cobrar as obras da transpetro!!!

    ResponderExcluir
  4. não confundam o fim das escolas especiais com APAES.

    ResponderExcluir
  5. Isto e verdade tem vários vereadores comendo na mão do prefeito vcs sabem por que são os mesmo e mais uns novos que já aprenderam morder so assim conseguem trocar de carros e motos novas.
    O tal de secretario que gosta de purpurina e o mesmo que já esta acostumado a ficar no saco do prefeito ele e o pardal mais esperto troca de casa sem cerimonia em cada troca de prefeito tem que dar um basta neste pardal podre.

    ResponderExcluir
  6. OLHE OQUE ME CONTARAM ONTEM POR UMA FUNCIONARIA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEM UMA ERMÃ DE UM VEREADOR QUE ESTA MANDANDO MAIS QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ACREDITE SE QUISER SE FOR VERDADE TA DOMINADA SAUDE E EDUCAÇÃO O CARA TA PODENDO.

    ResponderExcluir
  7. o descaso com o dinheiro publico, a sec. de obras fez um contra piso na praça bino ao lado da cancha de areia e quando o mesmo estava pronto o caminhão da empreiteira subiu no referido e afundou tudo, aí é pra caba, se liga joão bão do mero.

    ResponderExcluir
  8. Apae de antonina e muito boa.mas ta servindo de cabide de emprego dos politicos tem que acabar com esta palhaçada.

    ResponderExcluir
  9. É só alguém começar mostrar serviço que aparecem as moscas, agora é tarde secretario de comunicação, teu negocio é outro não trabalho. todas as secretarias em trabalho menos a sua, pra que comunicação, se o sujeito nem divulga Antonina, na capa do face a uma foto do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Apae de antonina e sim cabide de emprego e só vc ver onde foi o ultimo serviço do prefeito de ANTONINA ou prestou serviço de graça na Apae ele e tão bonzinho consertesa ele foi.

    ResponderExcluir
  11. Como Tutuca e os anônimos jaguaras adoram dar pau no PT e comem com farinha qualquer merda que tenha este objetivo, creio que esta nota da Federação Nacional das Apaes esclarece de vez as mentiras e a põe por terra a gritaria dos que dizem que o malvado petismo búlgaro quer acabar com as APAES.
    Duvidam? Pois tomem nas fuças!
    http://www.apaebrasil.org.br/noticia.phtml/54388

    ResponderExcluir
  12. INFELIZMENTE PRÁ DIZER A VERDADE, ESSAS APAES NÃO FUNCIONAM, COITADO DOS ALUNOS QUE SÓ QUANDO VAI TER ALGUM EVENTO GANHAM TRATAMENTO VIPE . É UM VERDADEIRO CABIDE DE EMPREGOS ONDE OS QUE TRABALHAM A MAIS TEMPO SE ACHAM DONOS DA APAE, LOCAL ONDE A ÚNICA REGRA PARA CONTINUAR TRABALHANDO É PUXAR O SACO DO PRESIDENTE, NÃO PRECISA TRABALHAR PUXE O SACO E ESTA EMPREGADA PARA O RESTO DA VIDA, AS CRIANÇAS ALI NÃO ESTÃO EM PRIMEIRO PLANO, LOCAL ONDE OS TÉCNICO MANDAM OS PROFESSORES ASSINAREM FICHAS COMO TIVESSEM ATENDIDO ALUNOS SÓ PARA RECEBER REPASSE DO SUS. UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  13. Porque será que os presidentes das APAES não querem largar o osso mesmo o serviço sendo voluntário? MUITO ESTRANHO.

    ResponderExcluir