sábado, 12 de outubro de 2013

DESFIBRILADOR. A SERVIÇO DA VIDA.

Prefeitura adquire desfibrilador automático para Atenção Básica 
25/09/2013
Prefeitura adquire desfibrilador automático para Atenção Básica
Créditos: Márcio Fabian - ACOM/PMR
   A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza esta semana dois cursos de capacitação voltados para profissionais da rede de atenção básica de saúde. O primeiro, sobre morte súbita, aconteceu na terça-feira, dia 24 de setembro, às 9 e às 13 horas, no CDI (Centro de Diagnósticos e Imagem), ao lado do Hospital de Emergência.
   Segundo a Superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, a Prefeitura adquiriu 10 Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), e o objetivo é capacitar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de 24 unidades do PSF (Programa de Saúde da Família) para utilizarem o equipamento.
   - Qualquer pessoa pode utilizar o DEA, mas é necessária uma capacitação. Por isso decidimos ministrar este curso, que será ministrado por um cardiologista de Resende e por um enfermeiro, que também é funcionário da Concessionária da CCR Nova Dutra - disse Ana Paula, explicando que o equipamento permitirá que a equipe da unidade faça a desfibrilação no paciente, em caso de parada cardíaca, até que o coração volte a bater, e ele possa ser transferido para o hospital.
   Segundo a Superintendente, inicialmente as unidades que receberão os equipamentos são as mais distantes do Centro da cidade e que já possuem ambulância para o transporte de pacientes: Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Serrinha/Capelinha, Bagagem e Engenheiro Passos, entre outras, mas o objetivo é que em breve todas as unidades de atenção básica disponham do aparelho.
   O outro curso, de Capacitação em atendimento a pacientes vítimas de trauma, acontece nesta quinta-feira, dia 26, às 9 e às 13 horas, no Pátio da NovaDutra. Os mesmos profissionais que passarem pelo primeiro curso receberão capacitação em técnicas de imobilização para o devido transporte e manuseio do paciente até o encaminhamento ao hospital.
   - Queremos melhorar o atendimento de urgência nos postos de saúde, estabilizando os pacientes para um encaminhamento adequado às unidades de emergência - frisou a superintendente.

Por Tutuca.



Essa semana foi um pesadelo para todos nós. 
Perdemos amigos queridos que se foram pela mesma causa. Ataque cardíaco.
Temos a dificuldade de que quando da ocorrência de uma emergência em nossa cidade, o paciente, invariavelmente, necessite ser deslocado para Paranaguá.  É impossível que todo esse processo de locomoção de um paciente até a cidade vizinha se dê em menos de 40 minutos. 
No caso de Infartos agudos, sabemos que 40 minutos é uma eternidade. Segundo informações de amigos, o município ainda não possui este equipamento para o pronto atendimento.
A título de sugestão e em caso do município realmente ainda não possuir esse equipamento, seria de vital importância a sua imediata aquisição .

Fica a sugestão.

23 comentários:

  1. Os novos milionários da cidade não tão preocupado com isso. O clube Náutico de Antonina recebe todo dia um barco novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só trabalhar para conseguir conquistar. Acordar as 6 horas da manhã é o começo, trabalhar até a 1h da manhã também. Fica a dica.

      Excluir
    2. Fica a dica tbem p vc.enrriquecer acusta de dinheiro publico com obras super faturadas.fica a dica mesmo passa rápido 4 anos acaba rapidinho...dalhe barco mais barco mais caminhão e mais maquinas...tomalhe povo que votou no joao.

      Excluir
    3. Nao sao 4 anos, mais ser comerciante na cidade a mais de 15 anos e dar emprego REGISTRADO EM CARTEIRA PARA MAIS DE 20 funcionarios, pagar darf, fgts, cumprir com as obrigações, faz voce ter credito bancario isto é para poucos.

      Excluir
  2. Festinhas, bla,bla,bla e a caterva que agora e a parte rica de nossa cidade ou melhor por 4 anos só, a saúde,a educação enfim tudo em antonina está nas mãos de pessoas que só visam o dinheiro e não o bem estar da população, vamos lembrar de não votar mas nessa caterva. Meu perdi meu voto pensei que ia mudar, da proxima vez temos que eleger um canditado que já seja rico . E tenho dito .

    ResponderExcluir
  3. É o velho ANTES E DEPOIS.
    Antes viviam do trambique e como parasitas, sempre sugando alguém.
    Depois, carros, lanchas, barcos, viagens. É a política fazendo o papel da Mega Sena. Quem paga pela farra é o povo. Decepção.

    ResponderExcluir
  4. Estas mesmos presentes que estes parasitam falam que ganharam ou falam que foi com muito suor logo acaba tudo que vem facio vai logo embora mais oque e abençoador por Deus prospera vamos aguardar para ver o tempo passa ai poderemos ver quem são vitorioso mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Tutuca, gostaria de saber se posso responder o que penso ou so devo criticar. Aguardo pois gostaria muito de colocar o que acho. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. É o milagre da multiplicação. Entre na prefeitura e fique rico. Qual sera o novo brinquedinho dos novos milionários ?

    ResponderExcluir
  7. Lastimável nosso sistema de saúde, digo doença. Sequer temos um eletrocardiograma no hospital - os funcionários "fazem das tripas coração" quando tem que encarar uma emergência. Se precisar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho recebido alguns comentários "mal criados" direcionados a minha pessoa por conta desta postagem.Não tem problema. A ideia foi somente alertar sobre a falta deste aparelho que pode sem duvidas, salvar muitas vidas.
      Dia desses o município tentou emplacar mais de um milhão de reais para uma empreiteira da cidade. Creio então, que por falta de dinheiro e aviso não vai ser.

      É a vida das pessoas que está em jogo.

      Excluir
    2. TUTUCUUU VC É UM BURRO ATÉ UM LEIGO SABE QUE UM INFARTO DE MIOCARDIO DE 1000 UM VOLTA, QUER FAZER PROPAGANDA COM O CU DOS OUTROS VAI SE INFORMAR SEU BURROOOOOOO...

      Excluir
    3. Meu amigo professor Eduardo Nascimento sempre diz que não fica bem responder anonimo.Eu tenho outra visão. Eu entendo que atras de um comentário anônimo inteligente tem uma pessoa inteligente comentando. Já atras de um comentário anônimo bucéfalo tem um bucéfalo comentando. É simples.A resposta para o anônimo que se encaixa no segundo caso segue para o seu conhecimento.

      http://m.cidadao.sp.gov.br/noticia.php?id=209738
      A morte súbita de origem cardíaca é uma das principais causas de óbito em todo mundo. Aproximadamente 300 mil pessoas por ano sofrem desse mal no Brasil. A sobrevida de uma pessoa que apresenta parada cardíaca fora do hospital é muito baixa: entre 0 a 8%.

      No entanto, trabalhos em outros países demonstram que a sobrevida de pessoas que apresentam parada cardíaca e passam por compressões torácicas e o uso do desfibrilador nos primeiros três minutos, após o início da ocorrência médica, aumenta significativamente de 49% a 75%.

      Com a adoção dos procedimentos corretos, a sobrevida do paciente duplica ou triplica as chances de sobrevivência, pois melhora o fluxo do sangue para o coração e para o cérebro. Se eles não forem feitos, as chances caem de 7% a 10% a cada minuto, em que se passa em processo de parada cardíaca..

      Excluir
    4. Muito simples.Se comprar desfibrilador não sobra para comprar barcos e carros de mais de cem mil reais.O anônimo aí de cima deve ser um dos novos milionários de Antonina.

      Excluir
  8. Tutuca,
    Quando as "coisas" não funcionam por vias normais, que seja acionado o MP. Minha sugestão para esse equipamento (DESFIBRILADOR) básico que todo hospital tem que ter, informar ao MP, caso o Hospital não tenha. O mesmo serve para o equipamento do eletrocardiograma. No caso dos óbitos recentes, foi acionado os bombeiros para os primeiros socorros, eles possuem desfibrilador nas ambulâncias? Realmente é um assunto para se pensar. Na época do carnaval, as ambulâncias são equipadas com desfibrilador, será que o Hospital não têm? Ou esse equipamento só é disponibilizado nas Festas? As autoridades com as respostas. No carnaval de 2011, as ambulância da Saúde possuía desfibrilador, exigência do Corpo de Bombeiros.

    ResponderExcluir
  9. Vem aí a Codobras – mais uma estatal do governo federal. O governo Dilma estuda dar fim nas oito Companhias Docas do país, que administram 18 dos 34 portos brasileiros, e criar apenas uma para administrar o setor. Essa é uma das mudanças pretendidas no projeto de modernização da infraestrutura e gestão dos portos.

    O economista Antonio Henrique Pinheiro Silveira (foto), da Secretaria de Portos, não é da área, mas participou da formulação do projeto de lei de regulamentação do setor. O novo ministro dos Portos terá um papel importante no processo de concessão e renovação de 52 terminais no País. Não se sabe quanto tempo Silveira ficará no posto. Pode ser até o final do ano.

    É esperada uma reforma ministerial e o PT e o PMDB se movimentam em busca da vaga. O ex-ministro Leônidas Cristino (PSB) que saiu recentemente, era da cota dos irmãos cearenses Cid e Ciro Gomes. O processo de concessão e renovação de arrendamento de portos tem causado polêmica. Contratos firmados antes de 1993, anteriores à nova lei dos portos, estão sendo encerrados. Várias empresas querem a renovação automática. Argumentam que a lei dá esse direito.

    O Congresso concordou e incluiu a autorização em uma medida provisória, mas a presidente Dilma vetou. Agora, cerca de 20 empresas entraram com ações na Justiça. “Vai ocorrer uma judicialização. E isso não é bom para ninguém. Nem ao governo. Vai impedir o desenvolvimento do sistema portuário”, diz Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a cobertura do Jornal dos Bairros dessa semana. Parabéns não perco uma edição. Agora inacreditável a luta desses secretários para poderem a parecer na foto, em Antonina eles se matam para poder estar ali no ladinho da foto, trabalho que é bom nada. Parabéns a presidente da Associação da Ponta da Pita, só acho errado usar desses espaço para fazer politica. Deixo uma pergunta ao Prefeito por que não fez esses trabalho nas outras associações? será que nas outras associações você não tem entrada. UM BELO TRABALHO ESSE REALIZADO, AGORA FAZER POLITICAGEM NESSAS OPORTUNIDADES É SACANAGEM...

    ResponderExcluir
  11. O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil por
    Antoninho Marmo Trevisan, Antonio Chizzotti, João Alberto Ianhez, José Chizzotti e Josmar Verillo
    Boa leitura.
    Sinais de irregularidades na administração municipal
    Apesar de não determinarem necessariamente a presença de corrupção, a presença de alguns fatores deve estimular uma atenção especial.
    Algumas atitudes tomadas pelas administrações e certos comportamentos das autoridades municipais se auto denunciam como fatores com muita chance de se relacionar à corrupção. Esses comportamentos são facilmente detectados, não demandando investigações mais profundas. Basta apenas uma observação mais atenta. A simples observação é um meio eficaz de detectar indícios típicos da existência de fraude na administração pública.
    Sinais exteriores de riqueza
    Sinais exteriores de riqueza são as evidências mais fáceis de serem percebidas e as que deixam mais claro que algo de errado ocorre na administração pública. São perceptíveis quando o grupo de amigos e parentes das autoridades municipais exibe bens caros, adquiridos de uma hora para a outra, como carros e imóveis. E também na ostentação por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas. Alguns passam a ter uma vida social intensa, freqüentando locais de lazer que antes não freqüentavam, como bares e restaurantes, onde realizam grandes despesas.
    Os corruptos assumem feições diversas. Há o do tipo grosseiro e despudorado, que se compraz em fazer demonstrações ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso a recursos extravagantes. Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima. Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão. Como não encontra maneiras de enriquecer honestamente, recorre a atos ilícitos.

    ResponderExcluir
  12. Tutuca vc sabe informar como anda a cei da obra da transpetro ou ja acabou em pizza de bacucu.

    ResponderExcluir
  13. É um item muito bom para os nossos profissionais, mas que é impossivel fazer 40 minutos daqui em pguá é um absurdo faço em 25 min brincando

    ResponderExcluir
  14. Por falar em Obrar da transpetro, passando pela entrada do Barigui, vi que estão fazendo algumas melhorias????? Será que vão falar que aquilo é o que foi contratado, ASFALTO COM MENOS DE 3,0 cm!! Senhores Vereadores, a grande maioria de você passam por este local todos os dias o que vão FALAR?? ou o que vão FISCALIZAR??

    ResponderExcluir
  15. O REMENDO QUE ESTAO FAZENDO NO ASFALTO E UMA VERGONHA. MAIS FINO QUE UMA FOLHA DE PAPEL ,ACORDA PREFEITO ,E VEREADORES.

    ResponderExcluir
  16. parabens ao vereador Barroca,seu primeiro projeto ja esta em funcionamento 100 por cento de gratificacao para a nora mais uma vez parabens

    ResponderExcluir