sábado, 2 de novembro de 2013

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS... PROVISÓRIO PERMANENTE OU: EMPURRANDO COM A BARRIGA.


Na semana que passou ,esteve presente na câmara Municipal o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da nossa cidade. 
O Secretário explanou sobre diversos assuntos referentes a sua pasta, mas um assunto  em especial me chamou a atenção. A sistemática quanto a destinação dos resíduos sólidos do nosso município.
É do conhecimento de todos que o município de Antonina hoje, continua a destinar o seu lixo à vizinha cidade de Paranaguá. Essa situação que nada mais é que um tipo de terceirização de uma atribuição que é de responsabilidade do município, se iniciou no ano de 2012 conforme matéria publicada aqui no blog. http://celsowistuba.blogspot.com.br/2012/10/questao-de-prioridade.html.

O prefeito da época  já em final de mandato, optou por levar o nosso lixo para Paranaguá (distrito de Alexandra) ao invés de investir no aterro sanitário e iniciar a construção das novas trincheiras para a destinação do nosso lixo.

O ano de 2013 se iniciou, e com ele com uma nova gestão municipal. 
Entendo por questão de bom senso,  ser necessário que essa espécie de terceirização da destinação do nosso lixo  fosse continuada ainda em 2013, até porque, não existe milagre e não se consegue mudar nada do dia para a noite, ainda mais quando a questão é destinação de resíduos sólidos. 
Contudo, entendo também, que seria pertinente a criação já em 2013 de uma programação paralela visando a construção das novas trincheiras e a consequente abertura do aterro sanitário já em 2014.

Essa programação paralela não existe no que deu a entender o responsável pela pasta do Meio Ambiente na sua fala. Não faz parte de um planejamento da atual gestão municipal. 

Diferentemente de outras cidades que sofrem com o problema da destinação dos seus resíduos sólidos por não ter a área para exercer essa atividade, o município de Antonina já possui em seu território esta área, que está localizada na comunidade denominada São João Feliz.
Vale frisar que essa área já está liberada pelo IAP ( Instituto Ambiental do Paraná ) para tal atividade , necessitando apenas, que se execute "minimamente" o já existente projeto de instalação do aterro.

Na minha curta passagem pela Secretaria do Meio Ambiente, o que se ouvia muito na época, era que o município não tinha como executar a obra do aterro sanitário com recursos próprios.

Vejamos então... Tomando por base o empenho abaixo, a iniciativa de levar o nosso lixo para  Paranaguá, custará aos cofres municipais , coisa de 800 mil reais ano.


Com esses números, o município terá gasto ao final deste mandato, mais de 3 milhões de reais em uma ação que  além de dispendiosa, se apresenta como emergencial, paliativa, provisória.
A matemática não mente, esses recursos são mais que suficientes para se iniciar na área do São João Feliz, a construção de no mínimo 6 trincheiras e o barracão para a separação do lixo coletado.
Trocando em miúdos e caso se confirme essa tendência, o município estará de maneira negligente, optando pela já tão conhecida cultura do “provisório permanente” ou ; a cultura do “empurrando com a barriga”. 

Essa questão ambiental pela relevância que apresenta , deveria na minha opinião , ser alvo de um intenso debate na Câmara Municipal, afinal , o que será da cidade quando o Aterro de Paranaguá (distrito de Alexandra) não mais receber os nossos resíduos sólidos ? 

42 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Tutuca, primeiro aquela sessão da câmara foi um grande teatro, o secretario é maravilhoso, o prefeito é o máximo, a apresentação feita pelo pessoal do Brasilio Machado foi sensacional, etc..etc...tudo enganação para iludir os nobres vereadores, deu certo. Quanto ao aterro, se for feito, como fica a mesadinha todo mes?

    ResponderExcluir
  3. Andre Pioli agora tem uma coluna no Blog do Respeitadíssimo Esmael Morais Blogueiro de Curitiba, ele abordara a politica nos 7 municípios do Litoral Paranaense, até o Prefeito João Bom Pros Amigos apareceu por lá, isso reforça que João trabalhara para o Deputado Petista que é tio do Colunista. Agora nos Antoninenses saberemos onde foi parar todas as emendas destinadas para Antonina nessa coluna... Não quero queimar a linguá. João Bom Pros Amigos manda essa pauta para ele: OBRA DA TRASPETRO.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de colocar o endereço da matéria da Coluna do Andre Pioli
    http://www.esmaelmorais.com.br/2013/11/sucesso-total-no-lancamento-do-caderno-litoral-do-blog-do-esmael-veja-as-fotos/#comments

    ResponderExcluir
  5. Vereador não pensa no futuro da cidade.Só pensa no "seu presente". Quanto é 10% de 3milha?

    ResponderExcluir
  6. Vão tercerizar também a administração do Hospital. Aguardem. Tá virando moda.

    ResponderExcluir
  7. Povo de Antonina fiquei sabendo que estão organizando uma manifestação no dia da homenagem ao Deputado das emendas e obras inacabadas! Vai ter faixa, nariz de palhaço e até bolo pelos aniversários não festejados dessa obra. O povo está acordando.

    ResponderExcluir
  8. O povo evangélico anda na bronca com a administração atual, que esta fazendo descaso com o eventos deles esse ano, nem cartaz eles tem e sempre foi a prefeitura que ajudou eles com isso, o orçamento deles foi reduzido na metade, terá uma atração de baixo porte somente esse ano, e o pior ouviram de alguém do prefeito que ele já cede o "espaço" dele diga-se o Operário a uma igreja, po falar nisso o prefeito pode ser presidente de alguma entidade, clube ou associação? até onde eu sei não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já falou que quer que nós evangélicos vão para o espaço, que somos um bando de enganadores.

      Excluir
    2. Caro Tutuca, a situação do aterro de Paranaguá o qual o lixo daqui é destinado esta complicada e a qualquer momento pode ser fechado pois conta com vários processos. Imaginem se amanhã ao termos onde depositar o nosso lixo, ridículo e assustador, só estão ganhando e soluções para nós municipes, nenhuma!

      Excluir
  9. Tutuca, qual a formação acadêmica do ilustre Secretário de Meio Ambiente??? tem conhecimento técnico e profissional para assumir tal responsabilidade??? colocar um mecânico de motos para a secretaria de meio ambiente foi forçar demais a amizade né Jão... e não adianta ficar bravinho com os comentários, está em um cargo público, ao menos aceite as críticas... que não são poucas!

    ResponderExcluir
  10. me desculpem os críticos... mas se não são poucas as críticas... onde elas estão? por aqui bem se vê que aquele velho ditado é verdadeiro... só sabem criticar e criticar... mas soluções? e pelo escasso número de comentários bem se vê que não há o quê criticar sobre a atuação do Secretário do Meio Ambiente. muito pelo contrário... eu só tenho visto o trabalho dele na nossa querida cidade e os comentários de quem realmente interessa (moradores) são somente de elogios.
    não estou defendendo por ser amigo do secretário ou do prefeito. sequer o conheço pessoalmente. mas posso ver o trabalho que ele vem fazendo.
    cabe agora aos recalcados críticos de plantão sugerirem soluções realmente passíveis de serem implantadas ao que ainda precisa ser melhorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria acima foi muito bem bem embasada.O secretário em questão tem que funcionar o aterro.
      Aterro tercerizado, caminhão do lixo tercerizado, orçamento de 1 milhão e meio na mão a coisa virou festa. Moleza todo mundo quer. A secretaria virou patrocinadora de festas e mais festas na city? O vídeo do prefeito na Presbiteriana,dizendo que ia acabar com esse negócio de leva lixo pra outra cidade tá arquivado.

      Excluir
  11. perguntar não ofende, estão querendo criar um parque nas laranjeiras deveriam fazer o mesmo no morro do salgado pois é fumaça de queimada e desmate todo o dia naquele lugar e os orgãos ambientais e ongs estão aonde ou so aparecem na foto e desfilam com seus belos carros patrocinados pelas tais ongs

    ResponderExcluir
  12. Olhe se o povo envagelico fosse mais unido não ia pedir pinico para politico nenhum e nei se amarraria em epoca de eleição com candidato a nada ai esta mais uma vez o prefeito não gosta de evangelicos e só perguntar qual e a religião dele que não e catolico,catolico foi so para ganhar a eleição não e JOÃO BONS AMIGOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Largue mão. Os pastores em sua maioria negociam os seus rebanhos, em troca de benesses pessoais. Tem um filho de pastor que negociou com todos para ser secretario de obras. Outro pastor negociou o espaço de um clube social para utilizar como templo. Um saiu candidato e queria atropelar a todos que fossem contra. O mesmo serve pro pároco da igreja católica. Mudou de lado quando viu que o Grandão iria vencer as eleições. O festival gospel tá acabando. Farinha pouca, meu pirão primeiro.

      Excluir
  13. E por falar em Morro da Laranjeiras os moradores do Morro do Bom Brinquedo andam sofrendo uma certa "pressão" de tudo que é lado do governo, eles andam com papéis com tudo que é tipo de escrita "tentando" convece-los a assinar e sendo assim o DER teria autorização para mecher no morro o espanto é que se fala num valor de 1 milhão e meio que ta em jogo, será que essa verba vão facilitar para Megapav fazer mais uns serviços em nossa cidade? e o Moradores do Bom Brinquedo já possuem algum tipo de carta da Mineropar ou de técnicos responsavéis sobre realmente ser aréa de risco ou coisa desse tipo, terrorismo na hora da morte é cilada

    ResponderExcluir
  14. E o aterro que Ex. prefeito gastou uma fortuna, não deu em nada. O ministério publico deveria mandar todos para a cadeia. CAMBADA..........

    ResponderExcluir
  15. O anônimo de 04/11 não tem visto, nem ouvido críticas? Perguntem aos comerciantes, aos taxistas enfim às pessoas que lidam com a população. Existe descrédito, arrependimento e desconfiança nesse governo. O perigo está exatamente aí, porquê quando as pessoas passam a ignorar os governantes, tocam as suas vidas sem perspectivas de melhoras. O povo da prefeitura se engana o tempo todo. Os puxa-sacos de plantão não deixa as lamentações chegarem aos governantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anonimo pelo que entendi o outro anonimo se referia a secretaria do meio ambiente e não ao restante desse governo, que diga-se de passagem realmente está desacreditado. mas é possivel sim ver melhorias em relação a coleta do lixo e limpeza da cidade. só não vê quem não quer enxergar e não é cego... ou seja, os ignorantes!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Minha amiga anônima, veja bem, a coleta de lixo está melhor do que o secretário do mesmo governo (João) deixou para o seu sucessor, por sinal esse secretário agora está no samae. O governo não tem planejamento. O lixo é problema nosso, não devemos nos contentar por tirarem o lixo da frente da nossas casas. Devemos dar a destinação adequada a esse lixo. Mas os problemas vão continuar, não fiquemos a debater aquilo que todo governo tem obrigação de realizar.

      Excluir
    3. epa epa, amiga anonima?!! se estava se referindo ao meu comentário está muito enganada querida. sou anonimOOOOOO. ignorante!

      Excluir
  16. Se achar interessante, publique em página especial a matéria abaixo.

    Em 2014, somente Prefeituras com Plano de Saneamento terão acesso a recursos federais
    A partir de 2014 os municípios serão obrigados a contar com Plano de Saneamento e mecanismos de controle social, para acessar recursos federais.

    Alerta do Diretor de Articulação Institucional do Ministério das Cidades, engenheiro Ernani Ciríaco, palestrante no VI Encontro de Vereadores. Tema: o papel da Câmara Municipal na análise e votação dos Planos de Resíduos Sólidos e de Saneamento.
    O Plano deve informar como, quando, onde e quais recursos serão usados para executar as ações. Segundo o técnico, deverá ser elaborado tendo em vista o planejamento, a universalização e a qualidade dos serviços públicos de saneamento básico, visando preservar a saúde pública e o meio ambiente. Alertou que a concessão para explorar os serviços não exime as Prefeituras de suas responsabilidades.
    O engenheiro Ciríaco afirma que os municípios devem ficar atentos ao artigo 3º da Lei 11.445/07. Define Saneamento Básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
    Os vereadores participantes saíram muito preocupados do Seminário. “Vamos levar estas informações a todos Vereadores e apresentaremos Requerimento para promover reunião com a Prefeitura.
    Com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem o PMSB, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico.
    O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativos aos processos de:
    a) abastecimento de água potável;
    b) esgotamento sanitário;
    c) manejo de resíduos sólidos;
    d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
    Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.
    Elaborado pelos técnicos da Prefeitura, com o apoio da sociedade, o PMSB deve ser aprovado em audiência pública. As audiências são o fórum de discussão da proposta da Prefeitura e para apresentação de sugestões e reivindicações.
    Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.
    Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.
    Mais informações no site do Ministério das Cidades: www.cidades.gov.br

    Colaboração: Anselmo Fernandes

    ResponderExcluir
  17. Este governo não tem nada de diferente do governo passado hoje pudemos ver a retroescavadeira e os caminhão da prefeitura trabalhando na av.conde matarazzo uma obra licitada e paga sendo feito reparos que era para ser feita pela mega pave sendo feito pelos funcionários da prefeitura e maquinas ate quando vai ser o desmando nesta cidade quando sera que vamos ter vereadores que possa cobrar os descaso que os pilantras de plantão fazem com nossa cidade.

    ResponderExcluir
  18. Em Antonina a Câmara de Vereadores faz a favor do Prefeito não da população... Os que batiam agora comem no mesmo prato! Estão todos servidos.

    ResponderExcluir
  19. Tutuca a conceituada empresa empreiteira fazedora do buracão do Jardim Maria Luíza foi a ganhadora das reformas das escolas municipais... huuuuummmmm!!!

    ResponderExcluir
  20. sera que nao tem nem um vereador que tenha uma sogra que precize casar uma irma encalhada,qualquer coisa,sou servidor publico a 10 anos nao tenho vicios,mas tenho uma exigencia 100% de gratificaçao tal qual barroca deu para a nora;escuto a sessao da camara todos os sabados se algum vereador se interessar e so da uma fala que estou no aguardo vc vereador nao vai se arreprnder posso ate devolver50% p vc caro edil caso a sogra seja um pouco do meu gosto

    ResponderExcluir
  21. Por favor alguém pode responder onde andam as 10 roçadeiras com roçadores contratados pelo prefeito juntamente com seu amigo T****, para a limpeza da cidade? Acho que o Batman e Robin do Batel estão levando algum nesta também....... em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? roçadeiras? e as pessoas que passaram no concurso como serviços gerais justamente para essa função, porque não chamam, ao invés de ficarem tercerizando, favorecendo amiguinhos e a tercerizada dos laranjinha, pagando uma fortuna!!!

      Excluir
  22. Caro Tutuca já está hora de pedir ao Prefeito que exponha a público a avaliação de contrato de gestão de todas as secretarias, pois senão entenderemos que ficou só no papo de promessas e politicagem.

    ResponderExcluir
  23. KKKKKKKKKKKKKKK os compra votos do PT estão festejando uma eleição manipulada... Eles tem que mostrar serviço, se não os carguinhos rolam. A credibilidade é tanta que essa turma tem que esqueceram do projeto que venderam na campanha, pularam no colo do João Domero. Zé Paulo se não fosse essa tchurma do PT você era Prefeito.

    ResponderExcluir
  24. Falando em roçadeira onde anda as roçadeiras das escolas municipais que cada escola possuem sera que já esta em casa de alguém fica o alerta.

    ResponderExcluir
  25. Credo. O PT não se renova. è aquele povinho de sempre vivem se agarrando em cargos conseguidos por tráfico de influência e mesmo com um caminhão de grana não conseguem fazer um vereador.

    Mal acabou as eleições ano passado já tavam se acomodando no governo do Jão. Isso aí é igual carrapato. Acabou o sangue de um, eles vão se agarrar no saco de outro. Na proxima eleição dão uma olhada na pesquisa e já vão se chegando em quem tiver melhor colocado. é pura queimação de filme.

    ResponderExcluir
  26. onde ando nessa cidade é só obras e tem gente reclamando, deveriam fazer a parte de cidadão pagando seus impostos, separando o lixo, limpando a frente de suas casas e DEXA OZ OME TRABAIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC TÁ MALUCO, ONDE OBRAS? Estão é empurrando,ou melhor empurrando nos outros!!! Porque capacidade e competência já mostraram que não possuem, já passou 1 ano e nada, e vai ser assim a gestão toda>

      Excluir
  27. mas como falam desse PT esse povo desgarrado do PT, sr presidemte exija que as pessoas que fizerem parte desse TP(tal partido) tenham carteira de trabalho assinadas, não vale aquelas assinadas pela mamae, vão trabalha gurizada, parem de ser sustentadas pelos pais e ficarem falando mal de quem trabalha.

    ResponderExcluir
  28. Adoro quando falam desses PETRALHAS que não fazem nada por Antonina... Só falta eles prestarem conta de tudo que dizem ter vindo para Antonina e nunca vimos. Nesse PT uns são sustentados pelos pais e uns 2 pelas babadas de saco que eles dão em seus deputados... E da lhe CARGUINHO conseguido com a ajuda de DEPUTADO... Tutuca você poderia relembrar essa sua postagem ou esses links que lembram tudo que foi trazido com muto suor... Morrendo de rir.

    http://celsowistuba.blogspot.com.br/2013/04/pac-das-cidades-historicasvanhonigleisi.html

    http://sargentojaime.blogspot.com.br/2011/07/onde-anda-o-caminhao-do-peixe-de.html

    http://palavradobo.blogspot.com.br/2013/09/casa-da-culturapor-que-parou.html

    http://celsowistuba.blogspot.com.br/2013/05/academias-ao-ar-livre-situacao.html

    ResponderExcluir
  29. No PT de Antonina tem pelo menos 02 ocupantes de cargos comissionados, que irão pedir votos para o VANHONI. 01 Assessor de Deputado Federal que nas rodas de baralho e botecos vai pedir pro VARGAS. 01 comissionado da APR que faz almoços e jantares para pedirem votos pro Stephanes Junior (eleição passada fez 501 votos), que não fez nada por Antonina. O deputado dos óculos do Galo Cego, do Tato e do prefeito o KIELSE (também não faz nada pela cidade). O cara dos evangélicos ZACHAROV, que prometeu e até agora não mandou a emenda pra compra dos equipamentos do hospital. O raposão Nelson Justus que eternamente não sai de Antonina, antigamente candidato dos irmãos Fonseca, mas que agora o abandonaram. O Anibeli Neto sem pre acompanhado do Polaco e sua turma. Por sinal o maior cabo eleitoral da cidade, depois do prefeito é o tal do Polaco, afinal ganha quase 20 mil por mês como diretor do Porto. Isso é um pouco da política da nossa cidade. Não vai mudar muito disso...

    ResponderExcluir
  30. Essa cobrança foi feita pelo presidente do PT de Antonina ao Prefeito João no Facebook.

    Alô alô Prefeito João Dhomero, O Conselho Tutelar está as escuras desde ontem,
    Embora houvesse toda boa vontade do servidor da Copel em esperar o pagamento das contas atrasadas, a secretaria disse não poder fazer nada, porque o Rafael é que faz os pagamentos. E daí? quem manda na Prefeitura?

    Eles estão podendo!....

    ResponderExcluir
  31. ESTE cara citado que ganha quase 20 mil so no porto .......,Opovo tinha que mandar para aquele lugar , so se aproveita da politica da cidade. TRAIU A NOSSA PREFEITA.

    ResponderExcluir
  32. ATENÇÃO COMERCIANTES!!!!!!JÁ ESTÁ CHEGANDO DEZEMBRO MÊS PARA AUMENTAR AS VENDAS...JÁ ESTÁ TUDO CERTO PARA A FEIRINHA DA MADRUGADA DIRETAMENTE DO "BRAS" (COLOMBO) LEVAR MAIS UMA GRANA DO NOSSO POVO, VÃO FICAR 1 SEMANA... AS AUTORIDADES AMIGUINHOS DO KIELSE ESTÃO PODENDO!!!! QUEM SERÁ LEVA MAIS NA HORA DA PARTILHA???? A NOSSA POBRE ANTONINA QUE NÃO!!!

    ResponderExcluir
  33. quando o povo antoninense vai se unir e pedir satisfação pelos seus direitos mais urgentes?

    ResponderExcluir