terça-feira, 3 de dezembro de 2013

USINA PARIGOT DE SOUZA. MEDIDAS MITIGADORAS E COMPENSATÓRIAS.

A atuação da Comissão SOS Baia de Antonina instalada pela Câmara Municipal de Antonina em 2010, teve como um dos objetivos trazer à tona questões referentes ao posicionamento da COPEL quanto ao assoreamento  causado pelo funcionamento da Usina  Parigot de Souza.

Todos os esforços, naquele momento, eram no sentido de sensibilizar a COPEL e, amigavelmente, fazer com que a empresa  atuasse no sentido de executar um conjunto de medidas mitigadoras e compensatórias que seriam uma espécie de contrapartida pelos danos ambientais causados pela Usina na nossa Baia.  Um estudo realizado pela LACTEC foi analisado por um grupo capitaneado pela ADEMADAM , e ao final dos trabalhos, concluiu-se que a Usina era responsável por uma porcentagem (20 a 25%) do assoreamento que a nossa Baia era acometida.

Infelizmente, alguns oportunistas aproveitaram da publicidade destas informações e em uma ação de pura falta de responsabilidade, encamparam uma avalanche de ações judiciais "individuais" contra a Copel, causando assim, uma espécie de ducha de água fria nas tratativas iniciadas com a empresa.

Já que há 40 anos atrás essas questões ambientais foram, vamos dizer assim, pouco debatidas, a aproximação do vencimento da concessão da Usina Parigot de Souza e as inevitáveis negociações para a nova concessão, são as oportunidades que a coletividade antoninense terá para  colocar “os pingos nos is” quanto a essa questão.

É muito importante que a sociedade organizada chegue a um denominador comum quanto a elaboração de um documento reivindicatório direcionado a execução de um conjunto de medidas compensatórias e mitigadoras razoavelmente exequíveis, que visem contemplar e resguardar a população antoninense, não só nos dias de hoje, mas também, no futuro.
A informação que se tem é que na área rural essas medidas mitigadoras já  foram iniciadas pela COPEL. 

Uma frente de contenção da erosão causada pela abertura das comportas da Usina, esta sendo implantada em algumas propriedades naquela região. 
Outra situação que poderia ser trabalhada nesse sentido , é a dragagem periódica da Baía e o repovoamento da fauna marinha.

Reza a lenda, que essa ilha em frente ao Trapiche, surgiu após o inicio das atividades da Usina Parigot de Souza.
Já quanto a medidas compensatórias, eu particularmente entendo que estas devem ser baseadas em questões “socioambientais”, que podem ir da construção de creches para atender as famílias das populações atingidas mais diretamente pelos danos ao meio ambiente ( pescadores e trabalhadores rurais )  chegando até  porque não, a construção de ETE’S (Estações de Tratamento de Esgoto). 

Um trabalho direcionado à questão dos nossos resíduos sólidos, também seria interessante.
Tudo indica que a COPEL continuará administrando a Usina Parigot de Souza nos próximos anos e é evidente que essas medidas  não necessitam ser implantadas todas de uma só vez, mas, é imperativo que algumas  metas e objetivos, sejam estabelecidos no bojo deste documento.

34 comentários:

  1. Tutuca

    Não dá pra ter certeza absoluta, mas essa ilha surgiu a partir dos anos 80 (a outra ilha era mais antiga, sendo citada por Ermelino de Leão em 1918). Como a represa é dos anos 70, dá pra fazer uma ligação causal.
    Agora, o problema, como voce bem colocou, são os "causídicos de ocasião", que tentam tirar proveito proprio de uma ação difusa. A Deitada-a-beira-do-mar não pode ficar esperando, a COPEL precisa se pronunciar. Abraços e excelente postagem.

    ResponderExcluir
  2. Jeff, segundo informações, existe uma movimentação na cidade sobre a elaboração desse documento reivindicatório.Tomara que a coisa toda tenha como principal bandeira, a responsabilidade do antoninense de hoje para com as novas gerações de antoninenses. Não fui convidado a participar das reuniões, mas, deixo desde já a minha opinião. Sei da sua dificuldade em estar presente, contudo, se estivesse a frente desse movimento, faria questão que você participasse dos debates. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. E por que não compensar também com recursos para obras de tratamento de esgoto, drenagem pluvial, proteção de encostas, etc.

    ResponderExcluir
  4. Agenda Cultural pro fim de semana DOS NOVOS MILIONÁRIOS DE Antonina.
    1º Curtir uma tela – nome do filme - VELOZES E FURIOSOS. Tarados por carro.
    2º Curtir um FUNK OSTENTAÇÃO – EU TÔ PODENDO.

    ResponderExcluir
  5. Realmente nossa agenda cultural esta bem ''abastada''.....kkkkkkkk......pena a gente não poder acompanhar desta cinemateca...pq só dá CARRÃOOOOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  6. Além de "tô podendo de carrão" em breve será "já comprei minha mansão". PQP será que tem um pé de dinheiro no quintal de casa!!!!!!!! Quanta evolução patrimonial em menos de um ano, tá deixando o homem do "Teffé" no chinelo.

    ResponderExcluir
  7. ta na hora do ministério publico investigar de onde está vindo esta grana, carrão, barcão, viagens em grupo, é os caras tão podendo mesmo, te cuida gangue do batel o cerco tá se fechando.

    ResponderExcluir
  8. ESTIVEMOS NO INSTITUTO DAS ÁGUAS SEMANA PASSADA CONVERSANDO COM TECNICOS NO ASSUNTO,E OUVIMOS QUE A PREFEITURA TAMBÉM ESTARIA CONTRIBUINDO NO ASSOREAMENTO QUANDO A MESMA RETIRA OS SEIXOS PARA PAVIMENTAÇÃO,E A ORIENTAÇÃO QUE NOS DERAM É QUE FIZESSEMOS UM ORKSHOP,CONVIDANDO A APPA,COPEL,COLONIA DOS PESCADORES,SIND.RURAL,UNIÃO E ETC..PARA TENTAR RESOLVER OPROBLEMA.,NA PROXIMA SEMANA ESTAREI ENVIANDO UM MEMORANDO VIA CAMARA PEDINDO A COPEL A VIABILIDADE DOS ESTUDOS FEITOS ATÉ ENTÃO,VAMOS SALVAR NOSSA BAÍA,ALGUÉM PRECISA FAZER ALGO,,,,E ESTAMOS AI PARA AJUDAR NO QUE FOR POSSIVEL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vereador César cuide daquilo prá que voce foi eleito, ser vereador.
      Não queira se meter em assunto que não domina, se quiser ajudar comece pela lição de casa, registre um memorando na secretaria da casa pedindo a instalação de uma fossa na cãmara, prá ver se consegue filtrar tanta coisa que é debatida nas sessões. Até agora dou parabéns ao único que teve atitude correta o nosso vereador Galo quando depenou o sujeito que o provocou ali no Jiquiti.

      Excluir
    2. Essa é a causa na qual as pessoas não se identificam quando escrevem alguma m ensagem. O vereador escreveu a sua proposta e, logo abaixo veio esse energúmeno e escreve um monte de bobagens. Deve ser algum secretariozinho analfabeto, escolhido pelo incompetente do prefeito, que não gosta do vereador. CONTINUA FIRME CESÃO! Investiga essas obras da Transpetro e põe os caras na cadeia.

      Excluir
  9. Prezado Tutuca
    Vc ou alguém poderia informar-me qual o valor pago para empresa Brazick mensalmente, a que faz a limpeza das ruas, o valor dos garis, pois os da prefeitura ganham um minimo mensal, e quanto a prefeitura gasta com material de iluminação publica, tipo lampada e etc.....

    ResponderExcluir
  10. Eu prefiro a verdade dos anônimos do que a mentira dos que assinam. Dizem que o mensalão nunca existiu, defendem bandidos, são contra a demarcação das terras indígenas, adoram um leilão, gostam de tirar vantagens usando da influencia, não liberaram os empréstimos ao Governo do Estado do Paraná acarretando dividas e atrasos aos servidores, dizem ser da massa e são todos eletistas, usam os programas sociais para amarrar a maioria pobre na hora do voto.

    ResponderExcluir
  11. Meu deus ainda acreditam em papai noel... Perto da eleição eles prometem tudo.

    SINDICATO DOS ESTIVADORES DE ANTONINA RECEBE O DEPUTADO ANGELO VANHONI PARA REUNIÃO EM DEFESA DOS TRABALHADORES PORTUÁRIOS E DO PORTO PÚBLICO. O deputado federal Angelo Vanhoni reuniu-se na tarde de hoje, dia 06/12, com a diretoria do Sindicato dos Estivadores de Antonina/PR. No encontro, a diretoria do sindicato firmou compromisso com Vanhoni -- que, recentemente, foi honrado com o título de Cidadão Honorário de Antonina -- no sentido de organizar ações em favor da melhoria das condições de trabalho dos portuários e, também, em defesa do porto público.

    ResponderExcluir
  12. não entendi o que o anônimo do dia 5 18:40 quis dizer,mas acho que overeado não esta errado em querer ajudar,e ainda incentivando a violência ,ora,ora onde amarrei meu barco,se os vereadores trabalham são criticados,se não ......ta maluco,maluco,ajude de uma opinião,para solucionar e não criticar injustamente,parabéns vereador cesar,continue assim~~

    ResponderExcluir
  13. SERA QUE FUI MAL COMPREENDIDO PELO ANONIMO DO DIA 5 DAS 18H40,PORQUE ESQUECI DA LETRA W,NA PALAVRA WORKSHOP?SEGUINTE CAMARADA ESTOU PELO MENOS TENTANDO FAZER ALGO PELA MINHA CIDADE,PARA SALVAR NOSSA BAIA,ESTOU PROCURANDO FAZER A DIFERENÇA,ASSIM COMO OUTROS VEREADORES TAMBÉM ESTÃO,OU SERÁ QUE É UMA DORZINHA DE COTOVELOS ,MAS ESPERO QUE NÃO SEJA,ME PROCURE PESSOALMENTE CONVERSAREMOS,TALVEZ VOCE TENHA ALGUMAS IDÉIAS QUE POSSAM ME AJUDAR,,,ABRAÇOS ANONIMO DO DIA 5 18H40.

    ResponderExcluir
  14. fiz um eletrocardiograma no hospital com uma menina que nem auxiliar de enfermagem era,isto pode?

    ResponderExcluir
  15. Tutuca, tão dizendo lá no hospital que por incompetência do Secretario e Vice, o Bão vai colocar uma tal de pró saúde pra comandar a Sec. De Saúde. O que é essa tal proSaude????

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus estou crendo que todas essas criticas o ano todo são verdades, estou vendo muita riqueza em nossos administradores, Prefeito e seus secretários em 1 ano já compraram casa,barcos e é lógico carrão, essa prefeitura vai ser chamada de OSTENTAÇÃO, cade o poder publico que ainda não começou a investigar isso, to tendo a certeza que joguei meu voto no lixo de novo, E EU ACREDITEI......................................... Cade os beneficio para a cidade,cade o beneficio para o povo . PARAR JÁ A R************** E OBRIGAÇÃO DA POPULAÇÃO

    ResponderExcluir
  17. Agora querem terceirizar a saúde por quase 1 milhão por mês! Onde vamos parar com esse desvio? Alguém tem que salvar Antonina. E dalém o prefeito viajar, eita nois.

    ResponderExcluir
  18. Esta última ilha surgiu a partir de 1989. Estava eu e Alceu Baron numa conversa na Feira Mar e observando a pequeníssima ilha a surgir no início dos anos 1990 e falei pra ele: - precisamos dar um nome para esta nova ilha! No que retrucou: - ILHA NOVA!!!

    ResponderExcluir
  19. Tutuquinha as ostentação ta grande em nossa terrinha começando pelo prefeito 2 carro nos zero km,casa nova no valor acima de &200mil,e muita diversão a custa do nosso município sera que em um ano ja deu para levantar uma renda compatível com as compras quanto era o salario de diretor na PAE se alguém souber me diga dai as ostentação continua com seus secretários o de obras era um quebrado sem créditos agora desfila com carro de luxo sera que e compatível em um ano estas ostentação quanto isso educação,saude,obras e meio ambiente esta uma merda desculpe as palavras e de indi guinação o cara falava em colocar ordem e agora só vemos desmando onde anda o pardalzinho aquele que só fala mentira este acho que serve de guia turistico ja se arrependi de ter acreditado neste prefeito ministério públicos neles.

    ResponderExcluir
  20. PREFEITAO QUER A MESA DIRETORA DA CAMARA ANO QUE VEM, E ESTA INVESTINDO ALTO,QUEM VÃO SER OS VENDILHÕES DE SEUS VOTOS ,PORQUE SERÁ NÉ??????

    ResponderExcluir
  21. Tutuca você não vai responder a comissionada que entrou pela porta dos fundos por que não teve capacidade de entrar pela por ta da frente na prefeitura prestando concurso publico??? No seu face na postagem "TÁ DIFÍCIL OU PODE SER" que fala do abandono do novo HOSPITAL e das mazelas do velho ela responde assim "Só reclamações, mas fazer algo pra ajudar ninguém faz..."

    Pergunto:

    O que essa pessoa faz para ajudar Antonina?

    O que ela já fez?

    Vejo que puxar o saco garante empregos, talvez ela não dependa da rede publica de saúde...

    Esse é o link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=388592347939261&set=a.264394857025678.64707.100003654963001&type=1


    ResponderExcluir
  22. Deixa o prefeito trabalhar, ta otemoooooo, se esta ostentando e porque aprendeu direitinho, eles sao diferenres dos outros, nao escondem nada, e tudo as claras, ate em morretes na marina onde estao os barcos da turma, a galera comenta, esses estao moendo.


    ResponderExcluir
  23. Cada eleição na camará de vereadores podemos ver quanto são de sonido uns pensa em ter para levar as coisas certa corretas ai aparece outro para blindar as ações do prefeito como e triste ver esta ações na nossa cidade ai samos nos municipeis que sofremos por falta de limpeza na cidade,educação,saúde,tudo isso ainda mais quando nos que votamos em alguem que nos acreditava e vemos so austentação carro zero km,lanchas,patrimônio como casas caras só nos entristeci ver tudo isso por que sabemos que as coisa não e fácil para conseguir e quando entra na prefeitura parece magica compram tudo exemplo e o amigo fiel que e quase dono de ANTONINA quantos deste vai aparecer ate o final desta gestão.

    ResponderExcluir
  24. Antonina há muito é uma cidade falida, com pessoas que sugam o último leitinho que resta. Infelizmente o povo merece o que tem, por que é orgulhoso, mesquinho e ultrapassado. Quando alguém aponta o norte, chamam de traidor, corrupto, revoltado, grosso, etc. Mas agora tá bom, a cidade jogada as traças, cheia de corruptos.A cidade vizinha deslancha, cheia de turistas aos finais de semanas, enquanto Antonina definha, sua população morre e perde aos poucos tudo o que os seus antepassados construíram. Outro dia a corte administrativa da cidade esbanjava o dinheiro do leitinho magro da cidade em restaurante de luxo da cidade vizinha, falo por que presenciei a cena, uma vez que por coincidência participava de um evento neste mesmo restaurante. Os risos eram altos e escandalosos, se divertiam as custas de um povo que não vê e não tem em um horizonte próximo perspectivas de melhoras . Pobre Antonina, já não possui forças para reagir, pois a corrupção dominou tudo, a esperança, o brilho, a juventude...Os que insistirem em permanecer definharam junto de si, mas espere , o que vejo logo adiante? Um navio de turistas? Ah, que pena é só mais um navio de adubo, que servirá de nutriente para os corruptos alocados no pequeno pedaço do paraíso , esquecido e que vive de glórias passadas...

    ResponderExcluir
  25. Caros Antoninenses, porque o samae não deu mais certo após a saida do Paulinho Broska da administração do samae a partir da Gestão do Kleber até agora.? Na sua época havia mais de uma obra em construção por ano, agora desde a gestão do Kleber até agora nenhuma? Alguém pode me responder?. O Prefeito atual não conhece o trabalho executado por ele, pois era secretario de turismo na gestão da Prefeita Mônica?

    ResponderExcluir
  26. Mais quem disse que a samae deu certo com o tal de Paulinho broska ninguem conseguiu tocar o fazer obras na samae por causas dos e numeros ação trabalhista e dividas deixada pelo então diretor da samae na era munira ele nunca foi e não sera o salvador da samae acorda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer com certeza que no tempo que Paulinho Broska era o diretor do Samae, não havia falta de água nas torneiras, nem dia nem de noite.
      Uma particularidade local, aqui em Antonina tem-se, na mente dos hipócritas, que quem trabalha não presta.

      Excluir
  27. Vc. anônimo me diga q/das obras até agora foram feitas no samae? O Canduca, através do seu Diretor fantasma roubaram escandalosamente a autarquia Municipal,a Câmara podia investigar em 2014, vcs não acham. Será que vc. não é um deles?
    Salvador da Pátria talvez não, mas força de vontade em fazer ninguem pode questionar, quantas obras da gestão de Munira foram feitas no samae.
    Me responda quaantas obras foram feitas até agora?

    ResponderExcluir
  28. Já que vc sabe que teve roubo na samae vai no ministério publico e faça a denuncia ai sim vc vai mostrar que e cidadão antoninense da gema ao contrario continuara sendo...

    ResponderExcluir
  29. até agora sem agua aqui no km4,socorro!!!

    ResponderExcluir
  30. Chama o Diretor do samae ele resolve, ele foi nomeado para resolver os problemas ou não, o Prefeito o nomeou a pedido do fiel escudeiro por algumas moedas de ouro. Volta Paulinho Broska, acorda Prefeito, senão a reeleição vai ficar comprometida.

    ResponderExcluir
  31. O assoreamento da baía de Antonina foi acelerado a partir da construção da usina, pois aumentou a vazão do rio Cachoeira e a construção da estrada de acesso facilitou a ocupação desordenada e desmatamento da mata ciliar de toda a bacia hidrográfica. Isso facilitou que nos períodos de fortes chuvas os barrancos demoronassem e os sedimentos fossem lançados na foz do rio Cachoeira, próximo às ilhas do Lessa e do Corisco, formando bancos de areia que dificultam a navegação com a maré baixa. Também entre a frente do Mercado Municipal e a ilha Catarina está ocorrendo um grande depósito de areia e sedimentos, dividindo a baía ao meio.
    Cabe às nossas autoridades, associações de pescadores, sindicatos exigirem dos responsáveis medidas mitigatórias, como a dragagem e remoção deste material para fora da baía. Além de recomporem a mata ciliar para contenção dos barrancos. Se preciso for tem que ser acionado os meios judiciais, pois o processo é contínuo e vai prejudicar muito o nosso município no futuro.

    ResponderExcluir