quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

2º ENCONTRO DE BLOGS, REDES SOCIAIS E CULTURA DIGITAL DO PARANÁ



Curitiba recebe, de 12 a 14 de abril, o 2º Encontro


de Blogs, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná

Liberdade de expressão, jornalismo na web, democracia digital, marco civil da internet e democratização da comunicação. Estes e outros temas estarão em debate no II Encontro de Blogs, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná, também conhecido como #2ParanaBlogs, de 12 a 14 de abril em Curitiba.
O evento, na nova sede do SISMUC, vai reunir blogueiros, ativistas digitais, jornalistas, comunicadores populares, estudantes e internautas do Paraná e outros estados.

Para os debates, já estão confirmados nomes de expressão nacional e regional, como o do teólogo Leonardo Boff, do comunicador Vito Gianotti e da blogueira Conceição Oliveira, do Blog da Maria Frô. Nos próximos dias a organização do evento pretende divulgar novas confirmações de convidados.
Entre os paranaenses, estarão nas mesas de debate os jornalistas Esmael Morais, do Blog do Esmael, Joice Hasselmann, do Blog da Joice, Ronildo Pimentel, do Boca Maldita, o deputado federal João Arruda, presidente da Comissão do Marco Civil da internet, o advogado Tarso Cabral, do Blog do Tarso, o senador Roberto Requião, entre outros.

As mesas de debate, temas e convidados ainda podem ser sugeridos através do blog oficial do evento (blogoosfero.com/paranablogs).

Além dos temas relacionados, o #2ParanáBlogs pretende discutir uma série de temas que interessam a todos os internautas, como as novas legislações de internet, que alteram a forma como os cidadãos tem acesso à rede.

#ParanaBlogs - A primeira edição do Encontro de Blogs, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná aconteceu no ano de 2011, em Curitiba. Na oportunidade, mais de 60 internautas compareceram. Eles tiveram oportunidade de manterem contato, durante o evento, com ativistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O #ParanáBlogs é a etapa preparatória estadual para o Encontro Nacional de Blogueiros, que em 2014 chegará à sua quarta edição, e para o II Encontro Mundial de Blogueiros, que tem data prevista para acontecer em outubro de 2013, na cidade de Foz do Iguaçu, sede permanente do evento.

O II Encontro de Blogueiros, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná conta com o apoio do SISMUC, Sindijor, Sindjus, TIE Brasil, Poolblique, Blogoosfero e do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013. RECURSOS PARA AS ESCOLAS E BLOCOS PODEM SAIR ESSA SEMANA.

Gazeta do Povo
Os preparativos para o carnaval 2013 no Litoral do Paraná enfrentaram entraves no repasse de verbas, mas a programação está garantida em quase todas as cidades. Com mais de 80% das fantasias prontas, escolas de samba e blocos prometem uma festa bonita para a comunidade e veranistas. Os dias de folia nas praias devem ter bandas, trios elétricos e bailes na programação.
A transição de governos municipais dificultou a ajuda de custo para as agremiações neste ano, como é o caso de Paranaguá, em que a data dos desfiles foi alterada para os dias 6 e 7 de abril, bem depois do carnaval. Segundo a prefeitura, o repasse de R$ 180 mil deve ser encaminhado no dia 25 de fevereiro. Mesmo assim, a festa está garantida no calendário da cidade.
Para o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá, Júlio Mariano, as escolas não veem a mudança de datas como negativa. “Pelas escolas, é melhor fazer depois do que não fazer o desfile”, diz.
Improviso
Em Antonina, mesmo com o atraso da verba, escolas de samba e blocos folclóricos decidiram cumprir as datas da programação. Para preparar o carnaval, contaram com investimentos de voluntários. A presidente do bloco Boi Barroso, Vera Pinto Nascimento, conta que todo o material deste ano foi doado. “Foram doações da comunidade e de outras escolas de samba”, diz.
A carnavalesca Daniele Camargo, da escola de samba Unidos do Portinho, também precisou arrumar outro jeito de preparar o desfile. O investimento com dinheiro do próprio bolso trouxe a maior parte dos materiais. Para garantir retorno financeiro, haverá cobrança de uma taxa de R$ 10 pelo aluguel das fantasias, além da promoção de bingos e torneios.
A prefeitura informou que a contribuição para o carnaval funciona por projeto de captação de recursos.

O atraso no projeto elaborado na gestão anterior dificultou o patrocínio das empresas.

Segundo a prefeitura, a verba pode ser repassada nesta segunda-feira.
 
Programação já definida ...

Matinhos

09/02

Matimbanda , a partir das 21 horas, na Avenida Atlântica (saída de Matinhos a Caiobá).

10/02
Caiobanda, a partir das 21 horas, na Avenida Atlântica (saída de Caiobá a Matinhos).
11/02
Maisfolia, a partir das 21 horas, na Avenida Atlântica (saída de Caiobá a Matinhos).
12/02
Desfile de Blocos, a partir das 19 horas, na Avenida Atlântica (saída de Caiobá a Matinhos).
16/02
Ressacão, às 21 horas, no Calçadão Central.

Paranaguá

03/02
A concentração do Banho de Mar à Fantasia (foto 2) será às 11 horas na Praça do Guincho.

04/02 a 07/02
Apresentações de marchinhas de carnaval na Praça Fernando Amaro. Sempre às 18h30.
08/02
Baile do Vermelho e Preto, às 23 horas, no Clube Atlético Seleto e Baile do Vermelho e Branco, às 23 horas, no Clube Literário Campestre.
09/02
Apresentação do Boi de Mamão, com Grupo Mandicuera, às 16 horas, na Rua da Praia (em frente ao Restaurante Laysa). Concurso para a escolha do rei Momo, rainha e princesas do carnaval 2013 e baile carnavalesco, a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. Baile Tricolor, às 23 horas, no Clube Olímpico.
10/02
Apresentação dos sambas enredos 2013 e baile carnavalesco, a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. Baile de carnaval com desfile de fantasias, às 21 horas, no Clube Literário.
11/02
Desfile dos Blocos de Sujos, às 20 horas, na Praça de Eventos 29 de Julho.
12/02
Concentração do Carnailha, às 16 horas, no Campo do Itiberê. Desfile de blocos carnavalescos, às 20 horas, na Praça de Eventos 29 de Julho. Baile da Melhor Idade, a partir das 21 hora, no Clube Literário.

Pontal do Paraná

08/02
Show com Aurélio e Rafael em Pontal do Sul.
09/02
Show com Álvaro e Daniel em Shangri-lá.
10/02
Bloco carnavalesco e Banda Unida dos Dias de Alegria (Bunda Leste), a partir das 16 horas, na Praia de Leste (em frente ao Prive). Show com Douglas e Murilo em Ipanema.
11/02
Show com Zenne e Fhael em Santa Terezinha.
12/02
Show com Grupo Talagaço na Praia de Leste
Os shows ainda não têm horário definido. Um trio elétrico passará pelos balneários de Pontal entre 8 e 12 de fevereirot
 

Antonina



08/02
Coroação do rei e da rainha do carnaval e baile público, a partir das 20 horas, na Avenida do Samba.
09/02
Baile infantil, das 14 às 17 horas, no Mercado Municipal. Desfile dos blocos folclóricos e baile público, a partir das 20 horas, na Avenida do Samba.
10/02
Baile infantil, das 14 às 17 horas, no Mercado Municipal. Desfile das escolas de samba e baile público, a partir das 20 horas, na Avenida do Samba
11/02
Baile infantil, das 14 às 17 horas, no Mercado Municipal. Concurso das Escandalosas, às 20 horas, na Avenida do Samba.
12/02
Baile Público, a partir das 22 horas, na Avenida do Samba.
 
POR TUTUCA,
A Prefeitura Municipal abriu  procedimento  licitatório (008/2013) na modalidade pregão.
 
O objeto do procedimento se resume em contratação de empresa para a prestação de serviços de sonorização, iluminação e infraestrutura para o Carnaval de Rua 2013 de 08/02/2013 a 12/02/2013.
Fonte mural de licitações TCE
O Preço máximo de referência  está estipulado em 313.150,00. Trezentos e treze mil e alguns quebrados.  

Isso significa que haverá disponibilização de recursos para ser investidos no nosso maior evento.

Só nos resta identificar em que frentes esses recursos serão aplicados.

PERPLEXIDADE E DOR...

Não existem palavras para traduzir a dor de tantas e tantas famílias que perderam os seus parentes envolvidos nessa tragédia em Santa Maria.

Infelizmente a questão da falta de planejamento para situações de emergência e a superlotação em locais semelhantes a essa boate gaucha, é geral no país.
Tragédia... 
 
 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MARINA SILVA LANÇA NOVO PARTIDO

Novo partido de Marina Silva deve ser lançado dia 16
estadão.com.br

A reunião que vai oficializar a criação de um novo partido para viabilizar a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República já tem data marcada: será dia 16 de fevereiro, em Brasília.
 
A informação foi dada ontem pela própria Marina, em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Hoje, no entanto, ela se reúne com apoiadores em São Paulo para continuar a discussão sobre o assunto. No encontro, promovido pelo Movimento por uma Nova Política, devem ser apresentados os nomes mais votados em uma enquete virtual para batizar a nova legenda. ISADORA PERON

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013 - ENCONTROS E DESENCONTROS. NO FINAL QUEM FAZ A FESTA MESMO É O POVO

Na última quinta aconteceu no Teatro Municipal  uma reunião com alguns comerciantes de nossa cidade.   O  assunto em pauta foi o Carnaval 2013.
 
Mesmo sabendo que esse tipo de reunião só serve para informar o que já está decidido é sempre importante ouvir o responsável pela organização do evento, no caso o Secretário de Turismo e Cultura, Cezar Broska.
O secretário abordou entre outras coisas, duas situações;  A dificuldade  em captar recursos para a realização do evento e a dívida de mais de duzentos mil reais que a sua secretaria herdou da administração anterior???
TRIO ELÉTRICO EM FRENTE AO JIQUITI.
Outra informação passada pelo secretário foi sobre a alteração na logística do local a ser realizado o baile público. Foi confirmado o trio elétrico e este ficará mesmo, em frente ao Jiquiti.
Particularmente entendo ser essa, uma medida equivocada, já que alterar sem um argumento plausível uma logística que comprovadamente vinha dando certo nesses últimos oito anos é no mínimo falta de prudência. Ventilou-se na reunião que a rede elétrica ao final da avenida não suportaria o  trio???   É lógico que este é um argumento sem nenhuma sustentação.
CRIANDO DIFICULDADES...
Muitos desconfortos serão desnecessariamente criados com essas modificações ;
 
 A polícia militar terá que refazer todo o seu esquema de segurança que era o mesmo a oito anos.
A questão da área do Brasílio Machado que terá problemas com o acúmulo de foliões naquele espaço já que em outros tempos existia ali o muro do colégio, o que impedia o acesso naquela área.
A escadaria que funcionava como um espaço de melhor acomodação para os que assistem  os bailes públicos (principalmente os idosos) ,e  que terão agora que ficar em pé ao lado do Brasílio...
 
AUSÊNCIA DA PM NA REUNIÃO...
 
Infelizmente a PM não esteve presente nesta reunião (não sei se foi convidada). 
Os comerciantes ficaram frustrados já que seria muito importante ouvir da Polícia Militar, a questão da segurança no evento, principalmente no final da avenida onde o comércio vai ficar mais retirado e conseqüentemente mais exposto aos mal feitos.
PARANAGUÁ  VAI TER CARNAVAL...
Também foi nos passada a informação que não haveria carnaval na vizinha cidade de Paranaguá, o que poderia trazer um número maior de foliões à nossa cidade.
Consultando a página da prefeitura de Paranaguá constatei que a programação do carnaval nesta cidade é normal.  Somente não haverá o desfile das escolas de samba no domingo.
Mesmo com todos esses desencontros penso que o nosso carnaval tem tudo para dar certo.
Como dizem por aí; quem faz o carnaval mesmo é o povo e aí mes amigos ,o antoninense não se faz de rogado. É noís...

domingo, 20 de janeiro de 2013

ENQUETE - CARNAVAL ANTONINENSE.

DEVIDO A GRANDE CELEUMA CRIADA SOBRE A FALTA DE INVESTIMENTO NAS ESCOLAS DE SAMBA ESSE ANO, RESOLVI CRIAR UMA ENQUETE COM O SEGUINTE QUESTIONAMENTO .

 A TÍTULO DE INVESTIMENTO, O QUE SERIA PRIORIDADE PARA O CARNAVAL ANTONINENSE? 

VOTE , DÊ A SUA OPINIÃO, PARTICIPE.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ISS TPPF ,ICMS ECOLÓGICO, RECURSOS LIVRES E OS PRÓS E CONTRAS DO CASAMENTO



Infraestrutura e Logistica/Agência de Notícias.
03/01/2013
Portos batem recordes e fecham 2012 com 44 milhões de toneladas movimentadas
Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam 2012 com 44 milhões de toneladas movimentadas. Este é o maior volume de cargas registrado na história dos portos e corresponde a um aumento de 8% em relação à movimentação de 2011.
Diversos fatores contribuíram para atingir esta marca. A safra recorde de grãos, a alta na movimentação de milho e açúcar e a valorização do dólar explicam o desempenho.


“Adotamos uma série de medidas de gestão que permitiram atingir estes números. No caso dos grãos, por exemplo, fizemos algumas adequações na forma de programação dos navios e das cargas que provocaram ajustes logísticas que deram mais agilidade ao atendimento em todo o sistema de carregamento. Isso permitiu que atendêssemos o escoamento de uma safra e de uma safrinha recordes, minimizando os entraves”, explicou o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá fechou 2012 também com a maior movimentação da história: 16 milhões de toneladas. O recorde anterior, 14 milhões de toneladas, era de 2011.


Por Tutuca,
Essa sem dúvida é uma notícia muito importante para Antonina. A movimentação recorde do porto significa entre outras coisas, emprego e renda para o antoninense seguida do aumento significativo do repasse do ISS para o município.
O ISS é um imposto que entra para o município como o conhecido “recurso livre” ou recurso “não carimbado” e poderá ser aplicado em qualquer modalidade de despesa (folha de pagamento, água, luz, telefone, etc.), diferentemente dos recursos vinculados ou carimbados, que em decorrência da legislação, têm de ser aplicados em determinada despesa, “na teoria”.
Seria muito interessante a título de informação e  no caso do ISS, saber quanto o município arrecada com esse tipo de repasse e em que frente este recurso é aplicado.
Outro caso de recurso não carimbado que entra para o município é o ICMS ecológico. A informação de quanto é repassado ao município está disponível na página do IAP e só no ano de 2012 a cidade de Antonina recebeu nada mais nada menos que 3.231.725,12 (três milhões duzentos e trinta e um mil e alguma coisa).
Prefeitura Quebrada?
É necessário se ficar atento ao eterno discurso de terra arrasada que os prefeitos ao assumir costumam disseminar até porque se existem dívidas não pagas e pendências mal explicadas,o mínimo que se pode fazer é tornar público um relatório dessas pendengas e acionar a lei de Responsabilidade Fiscal.
Ou se toma essa atitude ou não adianta ficar dizendo que pegou a prefeitura quebrada.
Eu nunca vi um prefeito ao assumir o cargo, dizer que os cofres públicos estão cheios, e  a prática parece mesmo seguir um  procedimento padrão.
Se inicia e se acaba a gestão se dizendo que não tem dinheiro.
Nesse meio tempo se fecham contratos e contratos (alguns milionários) de questionável utilidade para a população e no final muitos recursos públicos fogem pelo ladrão.
Auditorias e moratórias...
Não acredito que nenhuma das duas coisas irão acontecer pois o atual prefeito na ocasião das eleições, aceitou o apoio do prefeito que a pouco deixou o cargo e quando esse acordo é selado da maneira que aconteceu, configura sem dúvida uma aliança ,um casamento.
E casamento meus amigos é assim mesmo, o pacote é um só. É na alegria e na tristeza, vem coisa boa e coisa ruim e vamos e venhamos é muito chato a gente sair por aí falando da mulher da gente,ou vice versa.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PAVER. BOM, BONITO E BARATO.

Pisos ecológicos ganham espaço
Seguindo uma tendência mundial da construção civil, empreendimentos comerciais e residenciais e obras públicas de Maringá vêm utilizando, de maneira crescente, materiais ambientalmente corretos sem descuidar da estética e da economia. Bom exemplo são os pisos.

Atualmente o mercado oferece produtos que aliam praticidade, durabilidade e beleza – com o necessário respeito à sustentabilidade.

Pequenas, médias ou grandes, cada vez mais as obras exibem pisos diferentes, capazes de compor um cenário arquitetonicamente agradável.

O paver tem um viés ecológico por permitir a infiltração de água no solo, abastecendo os lençóis freáticos. "Além da permeabilidade, os produtos são de fácil execução e altamente duráveis", avalia o engenheiro da construtora, Márcio Capristo Oliveira.
O gerente da Sanen, Carlos Ferretto, vê outras vantagens na utilização dos pavers. Segundo eles, as pequenas brechas entre um bloco e outro – que permitem a infiltração da água – funcionam como um redutor de velocidade natural.

"Por ser feito de concreto e não de piche, como o asfalto, o paver diminui a temperatura média do ambiente em que é instalado e, por ser mais claro que o asfalto, reflete melhor a iluminação, necessitando de menor gasto com luz", aponta Ferretto. "Ou seja, o ambiente fica mais fresco e mais claro".
 


Por Tutuca,
Para um município com as características de Antonina,  acredito que esse tipo de piso seria a melhor solução.
A sua  aplicação em padronização de calçadas e calçamento de vias públicas (principalmente nos bairros), se comparada com o asfalto,  sem dúvida é mais barata  e mais prática na hora da manutenção e reparos. 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SECRETARIA DE OBRAS INICIA AÇÃO PARA MINIMIZAR ALAGAMENTOS NO JARDIM MARIA LUÍZA.


             Obra para contenção e posterior vasão das águas que inundam a rua João da Cruz Leite.
MANILHA DE PEQUENA BITOLA QUE OBSTRUI A VASÃO DAS ÁGUAS AO PÉ DO MORRO NA RUA LEONOR WITHERS
                                  Limpeza nas valetas ao pé do morro na  rua Leonor Withers
                            Limpeza e alargamento em área de vasão nos fundos da biblioteca cidadã.
 Braço de Maré ao lado do Bar Vagalume que poderia ser aprofundado e alargado para melhorar a vasão das águas que descem do Jardim.

sábado, 12 de janeiro de 2013

BETO RICHA VISITA INSTALAÇÕES DO NOVO HOSPITAL E ENTREGA 330 GELADEIRAS PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA.

O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (11/01) que o governo estadual vai ampliar o programa Luz Fraterna para famílias de baixa renda que consomem até 120 quilowatts/hora por mês de energia.
O anúncio foi feito em Antonina, no Litoral do Estado, durante cerimônia de entrega de geladeiras novas para 330 famílias de baixa renda, cadastradas no programa Geladeira da Família. Foto:ANPr

O governador também fez uma vistoria em obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que está construindo 88 casas com investimento de R$ 4,2 milhões, e no novo prédio do hospital municipal de Antonina, que recebeu R$ 4 milhões do Estado. “O governo retomou investimentos importantes no Litoral, em benefício da população de toda a região”, disse. Agência de Notícias.
Deputado Alexandre Curi responsável pela viabilização frente ao governo do estado, do novo hospital de Antonina e o ex secretário de saúde José Paulo Vieira Azim responsável pela realização da obra.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A FRASE DA MODA.

Notícias Youtube

A COERÊNCIA É A VIRTUDE DOS IMBECIS...

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), começou o seu mandato mantendo a "coerência" de sua campanha.
O pedetista lembra a célebre máxima de Oscar Wilde: "A coerência é a virtude dos imbecis". O discurso de ontem já foi esquecido na prática de hoje.

Depois de se aliar ao PT , Fruet agora mantém o deputado Osmar Bertoldi (DEM) como secretário especial de Habitação. Bertoldi que foi debochado e menosprezado pelo então candidato Fruet no debate eleitoral do primeiro turno na RICTV. Fruet atacou Luciano Ducci dizendo que Secretaria de Habitação fora criada para "curar a depressão" de Osmar Bertoldi.

Em tempo: Gustavo havia prometido extinguir tal secretaria. Mas ele preferiu colocar em prática a máxima de Oscar Wilde.

CARNAVAL 2013 E A HORA DO GARGALO.




Cidade cheia e a eterna falta de estrutura...
Eu particularmente penso que o evento carnaval de Antonina já chegou ao seu ápice quanto a quantidade de pessoas que visitam a cidade nesses 5 dias de festa.
Não vejo ser preciso nesse momento, direcionar muitos recursos em mídia em divulgação. Necessitamos sim, estruturar a cidade em frentes como abastecimento de água, limpeza e coleta de lixo,que são  fatores determinantes para tornar o nosso maior evento em um potencializador do “Turismo o ano todo” no município.
Segurança nota 10 e a volta do carnaval família...
Nesses últimos oito anos, bons resultados foram alcançados quando falamos principalmente de duas frentes;  A segurança do evento e em conseqüência disso, o resgate  do “Carnaval Família”, o carnaval direcionado para um público que realmente trás divisas para o município.
Sempre dá para melhorar...
Ajustes sempre podem ser realizados, principalmente na questão do tempo de desfile das escolas de samba e blocos.  Ninguém agüenta ficar até as 5 da manhã para presenciar o desfile de uma escola de samba.
Planilha de custo do evento, Prestação de contas ou;  A eterna Caixa de Pandora.
Já escrevi sobre isso aqui no blog.  A divulgação da prestação de contas do nosso carnaval como dizem por aí, é igual a enterro de anão, é difícil de se ver.
Defendo que o evento tenha uma planilha de custos específica e nesta seja claramente discriminado quanto foi gasto em itens como banda, palco ou trio, iluminação, recursos para as escolas de samba/blocos e outros. Seria bom para o evento, seria melhor ainda para o contribuinte.
Sem dúvida essa ação seria o primeiro passo para profissionalizar e moralizar o evento que hoje se tornou uma espécie de farra realizada com o dinheiro público, no sentido pleno da palavra e da ocasião.
Palco ou Trio Elétrico?
Ai também entra a questão da planilha, tomando pelo pressuposto que o problema seja dinheiro, quanto custaria então cada uma das opções?  
Onde colocar o Palco ou o caminhão?
Essa sem dúvida seria uma pergunta que deveria ser respondida pela Polícia Militar.
Só a PM poderá nos dizer o quanto o carnaval, nos moldes que se apresenta hoje,  evoluiu em termos de segurança.
A vantagem do trio elétrico, no meu entender, fica por conta que o caminhão pode ser facilmente removido da avenida durante o dia, desobstruindo o tráfego na Dr Carlos Gomes da Costa. Vale lembrar que essa manobra pode ser feita tanto no início da avenida como em seu final.
É óbvio que a autonomia de mudança no local da colocação do palco ou trio é do prefeito mas é óbvio também, que toda  e qualquer modificação na atual logística, teria que vir acompanhada de uma, no mínimo, boa justificativa.
Carnaval “Tolerância Zero”
Em 2005 em uma ação conjunta CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e  PM – foi implantado o Carnaval “Tolerância Zero”.
Naquele momento e com o objetivo de diminuir a violência na avenida, algumas medidas foram estabelecidas, entre outras; o horário do encerramento dos bailes públicos e a logística atual do evento. O tempo nos mostrou que a iniciativa tomada naquele momento foi um sucesso e hoje o trabalho da PM é baseado mais na ação  preventiva  do que na ação ostensiva.
De lá pra cá (8 anos) o número de ocorrências no evento, foi a níveis bem baixos e o motivo é um só ; no início da Dr Carlos Gomes, em frente ao Jikiti onde anteriormente era montado o palco ou estacionado o trio, existem muitos pontos de fuga, fator que facilitava a vida de quem ia para a avenida para aprontar. Já no final da avenida, a rua se torna praticamente um salão de baile a céu aberto, um funil.  Quem vem para a avenida com a idéia de aprontar não tem para onde correr.

E a liga das escolas de Samba ficou só no quase...
Novamente se falou muito na criação da Liga das Escolas de Samba e blocos e ao que tudo indica a coisa toda morreu na casca. É aquela vontade rápida que dá e  rapidamente  passa e o que prevalece mesmo é  a velha cultura de se pensar o evento  só na hora do gargalo.
Que venha o carnaval 2013.

domingo, 6 de janeiro de 2013

SECRETARIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO TEM SECRETÁRIO NOMEADO.


O vereador Luis Carlos de Souza é nomeado Secretário de Industria e Comércio da Gestão Municipal  Antonina de Verdade.
O momento da assinatura do decreto municipal.

sábado, 5 de janeiro de 2013

ESTRADA BR 101 OU; QUE TAL UMA PORÇÃO DE PÃO ADORMECIDO?

O Governo do Paraná lança em fevereiro o edital de licitação para a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da BR 101, que cruzará o litoral paranaense. A nova estrada vai desafogar o movimento no ferryboat, que neste ano está 20% superior ao do ano passado, além de melhorar o escoamento da safra e o acesso aos portos paranaenses.

“O Governo do Estado está trabalhando para que a União construa a BR 101. Por isto, vai pagar o estudo de viabilidade e doar ao governo federal, para tornar realidade esta rodovia, que cruza todo o litoral brasileiro, menos o Paraná, onde ela é interrompida”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O estudo vai definir o melhor traçado da rodovia, saindo da BR 116 em São Paulo até chegar a 101 em Santa Catarina. A intenção do Governo do Paraná é aproveitar rodovias estaduais, como as PR 340 e PR 508, e trechos da BR 277, formando um grande corredor viário, que passaria por trás da baía de Guaratuba, cruzando também Matinhos, Paranaguá e Antonina.Fonte Agência de Notícias.

 

Por Tutuca,
É óbvio que todos  desejamos que esse papo de Rodovia dos Portos saia do papel e se torne realidade mas vamos e venhamos, essa istória já está  a muito com cara de pão adormecido. Ninguém agüenta mais.
Antes veio o governo federal, agora o governo estadual. Seria muito bom que esse pessoal não divulgasse mais nada sobre esse assunto e quando a gente acordasse desse de frente com as máquinas trabalhando e a estrada saindo do papel.
No FACE, Daniel Lúcio Oliveira de Souza ex superintendente da APPA comentou;  Faz tempo que os "estudos" estão prontos e nas gavetas !!! Uns 15 anos pelo menos”...,

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DIVULGAÇÃO DO SECRETARIADO - ANTONINA DE VERDADE - E O RECORDE DE VISITAS


Realmente está sendo surpreendente a polêmica criada pela divulgação do secretariado da nova Gestão Municipal “Antonina de Verdade”.
O blog em consequência deste fato bateu o seu recorde de visitas que era de 780 visitas em 07/10/2012, atingindo a marca de 1.101 visualizações na data de ontem.
Agradeço a todos a preferência mas  devo confessar que devido a alguns anônimos “mais exaltados”, nunca  “cortei”  tantos comentários como ontem.
Continuem a participar, mas é necessário entender que a crítica aos homens públicos é parte integrante do processo democrático.  Agora, criticas de cunho pessoal fogem do contexto e não serão de maneira alguma publicadas por este blog.
Um abraço à todos.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOVA MESA DIRETORA DA CMA

Foto Flávia Kalline
No dia 1º de Janeiro de 2013,  além da posse no novo prefeito João Domero, aconteceu a eleição da Mesa diretora da Câmara Municipal de Antonina.

A chapa  única presidida pelo Vereador Márcio Balera obteve a vitória com 9 votos a favor e  2 contra e ficou assim composta:

Presidente: Márcio Hais de Natal  Balera - PSD

Vice-Presidente: José Dutra da Silveira - PR

1° Secretário: Alceu Salgado - DEM

2º Secretário: César Cordeiro – PRTB

Parabéns a todos os componentes da mesa e ao seu presidente o vereador Márcio Balera ao qual desejo muita sorte em mais esse mandato frente a CMA.