quarta-feira, 27 de março de 2013

AMEAÇAS, AMEAÇAS, E AMEAÇAS...


Em outubro de 2011 após constatar uma grande polêmica nos blogs da cidade sobre uma situação que era da responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, a qual eu era o Diretor da pasta, resolvi, em respeito ao contribuinte que paga os seus impostos, me manifestar da seguinte maneira. Segue abaixo;
No Blog Bacucu com Farinha...terça-feira, outubro 25
Celso Wistuba deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CEGO NADA!!!":

Neuton,
Vejo com bons olhos todo e qualquer tipo de crítica construtiva quando da má execução dos serviços públicos, desde que, sejam fundamentadas na realidade e não em motivação eleitoral.
Eu enxergo reconheço e aceito sim ,essas criticas sobre as caixas containers e a minha obrigação hoje como servidor público é trabalhar para corrigí-las.

Enfim, a razão por eu ser a favor dessas críticas é simples e única. Quem paga o seu imposto em dia e dá o exemplo mantendo a frente da sua casa limpa tendo consciência e fazendo a sua parte no que diz respeito às questões ambientais e sociais tem todo o direito de criticar.

É assim que a democracia deve funcionar todos cobrando seus direitos e cumprindo seus deveres.  isso tem um nome, Controle Social.

O Controle Social é o controle exercido pela sociedade sobre o governo e por meio desta ferramenta a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva.

No controle social, o governo atua sob fiscalização da população, da opinião pública e da esfera pública política e este critério serve tanto para o governo municipal quanto para o estadual ou federal.

Bom, apesar de ser o segundo na hierarquia da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, (falo isso porque tem gente que já me promoveu a secretário, o que eu não sou e não quero ser), e estar a poucos meses na função de Diretor, posso tranquilamente responder algumas questões sobre a Secretaria e sobre algumas frentes de trabalho a quais eu estava designado.

A Secretaria vem nesses últimos meses trabalhando em questões prioritárias que são verdadeiros gargalos na questão de prazos.
A renegociação do TAC do Ministério Público,(todos puderam acompanhar nos noticiários que a cidade de Guaraqueçaba foi multada por conta de não cumprir as obrigações determinadas pelo TAC).
A liberação ambiental do material (barro) para aterrar o local onde serão construídas as casas pela COHAPAR, a liberação ambiental do novo aterro Sanitário e a negociação com o ITAPAR para o tratamento do lixão do Saivá após o seu fechamento, a campanha da Coleta dos recicláveis além é claro da coleta de rotina do lixo, e o apoio a ACAPRA, Associação dos catadores de produtos recicláveis de Antonina.

Estamos trabalhando também na execução do Programa Caminhão do Peixe que se trata de uma atribuição nova para a Secretaria e que conforme o Superintendente adjunto do Ministério da Pesca o Sr. Luiz Antonio, dos cinqüenta “caminhões do Peixe” distribuídos pelo Brasil, Antonina é uma das poucas cidades do País que vem executando o Programa do governo Federal com sucesso.

A Secretaria do Meio Ambiente tem também como atribuição, dar suporte ao projeto da Casa das Marisqueiras, projeto esse pioneiro no litoral do Paraná.

Além desses trabalhos concluímos a semana passada a 1ª etapa do trabalho em parceria Secretaria de Meio Ambiente/CEP Brasílio Machado, onde os alunos do Curso de Meio Ambiente foram à campo coordenados pela Secretaria, com o objetivo de; através de pesquisa e campanha de educação ambiental, diagnosticar a correta distribuição e aplicação das famosas caixas containers no município.

Para os que me conhecem e sabem que eu sou uma pessoa que sempre prezou pelo trabalho, posso dizer que estarei de agora em diante, pessoalmente trabalhando na colocação das caixas containers, de modo a distribuí-las de maneira à melhor atender a população antoninense.

Para quaisquer dúvidas e informações estarei a disposição na Secretaria sempre a partir das oito horas ou pelo e-mail
celsowistuba@hotmail.com
 
Já no dia de hoje...
 
Hoje pela manhã me surpreendi com um funcionário do alto escalão da prefeitura que, em tom de ameaça, tentou "na porta da minha casa", me intimidar devido a eventuais críticas que ele estaria recebendo por meio deste blog no caso da matéria - Tá difícil ou pode ser? Matéria que mostrava estudantes do Moisés Lupion, pisando no barro para poder chegar na Escola.
 
Perdeu seu tempo.
 
Somente mostrou tudo aquilo que já sabiámos. A  falta de preparo para exercer a função, que "temporáriamente" se encontra, é flagrante.
 
O funcionário público que se preza tem que  inteligentemente, interagir com as críticas da sociedade pagadora de impostos. Ameaças e  tentativas de intimidações,  nunca serão as melhores respostas. 
 
A quem de interesse venho informar que esta ferramenta de comunicação continuará na mesma linha de raciocínio e as críticas e os elogios, quando fizerem parte de um contexto lógico, serão sim trazidas à público . Isso é Democracia.
 
              Um abraço a todos.

domingo, 24 de março de 2013

ESTUDO DIZ QUE VALORIZAR O PROFESSOR É O SEGREDO DAS MELHORES ESCOLAS BRASILEIRAS.

Do Blog Educação.

Seis escolas brasileiras participaram da pesquisa “Excelência e equidade: As lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico”, coordenada pela Fundação Lemanne pelo banco Itaú. A intenção era descobrir como cada uma delas conseguiu fazer com que seus alunos atingissem um nível de aprendizado considerado adequado. A pesquisa uniu escolas públicas do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Paraná.

O estudo revelou que a valorização dos professores é a principal prática positiva e reflete diretamente na qualidade da Educação. Outras práticas eficazes são a elaboração e execução de planos de metas, o acompanhamento contínuo do trabalho do professor e do rendimento do aluno, além do reforço escolar.

Satisfação dos professores

Dentro do seleto grupo de escolas, a pesquisa revelou que, mesmo nas instituições consideradas casos de sucesso, os professores estavam insatisfeitos com os planos de carreira e os níveis salariais. Outros fatores que dificultam o desempenho da turma, como a defasagem no aprendizado que os alunos trazem de séries anteriores, também foram encontrados nas visitas.

No caso da valorização dos professores, as estratégias encontradas nas escolas incluem dar destaque aos profissionais que estão se saindo bem. Um exemplo mapeado foi o convite para que o professor ministrasse uma palestra de formação continuada aos colegas.

Outro ponto importante analisado pela pesquisa é que, para implantar metas, é necessário um cuidado especial. A implantação é realizada de forma eficaz quando os gestores conseguem fazer com que os professores não sintam que a meta é um mecanismo de punição para quem ficar abaixo e, sim, uma maneira de valorizar o que está sendo feito de bom. “Se não conseguir passar essa mensagem para o professor, você não vai conseguir implementar a meta direito”, explicou Faria.

Por Tutuca,

Creio que a valorização do profissional é o segredo não só na educação, mas também como em qualquer outro setor da máquina pública.

Trazendo a questão para o cenário local, a notícia que se tem é que depois de muita celeuma a Secretaria de Educação e Esportes de Antonina já conta com uma nova comandante.

A pessoa escolhida pelo Prefeito João Domero, se trata da Senhora Lucicléia Lopes Ramos e desde já, eu venho lhe desejar as boas vindas.

É evidente que quando se fala em Educação, fica sempre muito difícil (quase impossível), escolher um nome de consenso para a pasta. Como já escrevi aqui no blog, para enfrentar os grandes desafios desse seguimento em nossa cidade, é preciso, antes de qualquer coisa, haver o mínimo de harmonia entre os profissionais da classe.

Não menos que o Secretário que deixou o cargo, que era originário de outras "pairagens", a nova secretária, por se tratar da irmã do prefeito, também já tem o seu nome envolvido em algumas polêmicas.

Como já escrevi, os desafios são enormes e o que está em xeque é a Educação e o futuro das nossas crianças.

Um abraço a todos.



 

 


 


sábado, 23 de março de 2013

CLIPPING


Polícia Civil relaciona 35 pessoas em inquérito da Kiss

Gazeta do Povo
Dezesseis pessoas foram indiciadas por homicídio, entre elas os dois sócios da boate e o prefeito de Santa Maria. Incêndio ocorreu em janeiro e matou 241 pessoas

A Policia Civil de Santa Maria relacionou 35 pessoas como culpadas direta ou indiretamente pela tragédia da boate Kiss, que matou 241 pessoas. Os nomes foram divulgados pelo delegado Marcelo Arigony na tarde desta sexta-feira (22), depois da remessa do inquérito que investigou o caso à Justiça. Entre os acusados estão 16 pessoas que seriam culpadas por homicídio, inclusive os sócios da boate e duas familiares de um deles, um funcionário da casa e um integrante da banda Gurizada Fandangueira. A Polícia também apontou o prefeito Cezar Schirmer como culpado, mas não fez o indiciamento e encaminhou relatório ao Tribunal de Justiça porque ele tem foro privilegiado.

Foram indiciados por homicídio qualificado com dolo eventual (por terem assumido o risco de matar) Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda), Luciano Augusto Bonilha Leão (produtor), Elissandro Callegaro Spohr (sócio da Kiss), Mauro Londero Hoffman (sócio da Kiss), Ricardo de Castro Pasche, Ângela Aurelia Callegaro, Marlene Teresinha Callegaro, Gilson Martins Dias e Vagner Guimarães Coelho.

No inquérito policial apresentado pelo delegado Arigony também constam "indícios da prática de homicídio culposo" por parte do prefeito da cidade. O inquérito também vai ser encaminhado à CPI na Câmara dos Vereadores de Santa Maria para investigar supostos atos de improbidade administrativa pelo prefeito. Uma cópia do inquérito também seguirá para Justiça Militar do Rio Grande do Sul para apurar indícios da prática de homicídio culposo por nove bombeiros.
#####################################################

Gestores do esporte participam de encontro em Foz do Iguaçu –


Agência de Notícias.
A abertura do Encontro dos Gestores Públicos do Esporte do Paraná, na noite desta quinta-feira (21), no auditório do Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu, contou com a presença de quase mil pessoas. Ao dar as boas vindas aos participantes, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, citou a importância do evento para que os novos gestores, e também aqueles que continuam à frente das pastas nos municípios, possam conhecer os programas e projetos da Secretaria de Estado do Esporte.

########################################################################
Diário Oficial é usado para forrar caixões em Apucarana
Band News
A Procuradoria do município de Apucarana, no norte do Paraná, investiga o uso que foi dado a centenas de exemplares do Diário Oficial da cidade. Os jornais, que deveriam ter circulado entre os anos de 2008 e 2012, estão amontoados na sede da funerária municipal e são usados para forrar os caixões.
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

ENQUETE - CALÇADÃO DA XV - CHEGOU AO FINAL


Primeiramente quero agradecer os 860 acessos registrados no dia de ontem, onde 65 pessoas estiveram ao mesmo tempo navegando pelo blog.
Bom!  Chegou ao fim a enquete sobre o  calçamento ou não da rua XV de Novembro no centro de Antonina.
É importante deixar claro que a enquete é de caráter especulativo e visou somente trazer à tona um assunto que volta e meia é discutido na cidade, tanto por moradores, como por comerciantes do centro da cidade. Vale lembrar que, pelo menos ao meu conhecimento, não existe  nenhum projeto do poder público quanto a uma ação nesse sentido.
O resultado da enquete mostrou que o assunto é realmente polêmico. Os números finais mostraram que 47% dos votantes se mostraram a favor da construção do calçadão e 52% se mostraram contra.
Valeu pela participação de todos e se no futuro algum gestor público se mostrar simpático a idéia, saberá de antemão que o assunto é polêmica pura.

Um abraço a todos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

TÁ DIFICIL OU PODE SER?

 
Estudantes do Moisés Lupion registraram, atraves dessas fotos, o martírio que é ir para a escola todos os dias. A empresa Mega Pave ganhou quase 11 milhões em licitações no município e poderia muito bem facilitar a vida dessas crianças jogando um material nisso que antes era um caminho alternativo para os estudantes. QUESTÃO DE BOM SENSO.
 
 

terça-feira, 19 de março de 2013

ESPORTE TAMBÉM É EDUCAÇÃO.

 Postei em 27 de abril de 2011...

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo divulgou no início desta semana, o Calendário de Eventos Esportivos de 2011.
No calendário, além do nome da competição esportiva que acontecerá no ano que vem, também é possível saber o mês de realização, as datas das reuniões, o período de inscrição e ainda a data prevista para o início de cada competição.

O Calendário de Eventos Esportivos pode ser acessado no site da prefeitura municipal www.pmerechim.rs.gov.br no link Agenda de Eventos, ou ainda no menu da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo em Competições Esportivas e CMD.
- Diário da Manhã.

Por Tutuca,

Já postei aqui no blog anteriormente, matérias sobre a situação do esporte em nossa cidade.
A matéria acima tem o objetivo de salientar como o esporte poderia e deveria ser tratado aqui em Antonina.

Abnegados e resultados.
É do conhecimento de todos que o esporte local vive, e não é de hoje, do trabalho de alguns abnegados (Barreto futebol de salão, professor Luizinho capoeira, o Maurício do judô, Germano handebol de quadra e de areia, Nite futebol de campo).Essas pessoas ainda conseguem de maneira heróica, realizar algumas ações e com muito sacrifício conseguem ainda, ganhar competições intermunicipais.

Modelo preguiçoso.
Infelizmente a Prefeitura Municipal optou em adotar um modelo preguiçoso para tocar o esporte, modelo usado também por administrações anteriores, modelo que se resume em somente dar “apoio” aos trabalhos iniciados por esses abnegados.
Um ônibus para disputar uns jogos aqui, um lanche para o outro pessoal ali, uma roçada no campo do 29 de Maio, acolá... , sabemos também que a prefeitura disponibiliza a Pousada dos Peregrinos para o pessoal do Judô.

Vamos e venhamos, essas ações são pouco pontuais e um tanto descompromissadas.
A prefeitura pelo quadro de funcionários que tem poderia, se quisesse, fazer muito mais e melhor,planejando,organizando e realizando os eventos esportivos.

Inércia
Em 2 anos e 4 meses do atual mandato ,não consegui visualizar sequer uma ação mais abrangente, planejada, organizada e realizada pelo pessoal do esporte da prefeitura .

Estrutura mínima já existe.
É notório que praticamente todas as escolas municipais hoje, possuem uma quadra poliesportiva, o que acontece também com as escolas estaduais o que nos faz crer que locais para a realização de competições e eventos esportivos existem na cidade e pelo menos os jogos inter-colegiais, poderiam ser reeditados.

Calendário Esportivo.
O setor responsável da prefeitura poderia copiar outras cidades que levam o esporte a sério e implantar um calendário de eventos esportivos, com um circuito de competições que fosse baseado principalmente na faixa etária que vai dos 10 aos 16 anos. Tenho certeza que com a existência de um porojeto bem planejado muitos parceiros da iniciativa privada contribuiriam para a realização dessas competições.

Esporte como combate e prevenção às drogas.
A prefeitura se assim procedesse, estaria atuando através do esporte, em uma faixa etária importantíssima. Um período da vida dos jovens em que o esporte pode ajudar em muito na formação do caráter desses novos cidadãos.
Com uma tacada só, se promoveria a inclusão social, se combateria e preveniria as drogas e de quebra revelaria muitos talentos nas diversas modalidades de esportes.
Matéria prima para isso nós temos.
 
Por Tutuca,
 
O texto é de 2 anos atrás, mas a realidade continua a mesma.
 
Como estamos no início de uma gestão municipal creio que, para o bem principalmente das crianças e futuros cidadãos de Antonina, essa realidade poderá sim com uma dose de boa vontade, ser modificada. 
Temos hoje dentro da prefeitura pessoas capazes e conhecedoras da fraca atuação do município quando falamos da implantação de uma política pública efetiva quanto ao esporte no município.
 
Bato sempre na tecla do calendário esportivo permanente pois entendo que dessa maneira a iniciativa privada teria, devido ao tempo de planejamento, uma participação mais atuante no processo.
 
Não adianta taparmos o sol com a peneira. Sabemos que tudo gira em em torno de recursos, de orçamento.
Aí vem a importancia de se destinar recursos da Educação, que sejam suficientes para a implantação e suporte desse eventual calendário esportivo.
 
Muitos irão perguntar; E os recursos existem?
 
A alguns anos, todos nós fomos testemunhas que gestores municipais, equivocadamente, aplicaram milhões de reais provenientes da Secretaria de Educação, em frentes de "questionável" utilidade para a população. Inclusive já públiquei matéria sobre esse assunto aqui no blog.
 
Isso prova que os recursos existem sim, o que se precisa é mudar o critério no direcionamento da aplicação destes recursos. 
A Secretaria de Educação tem sim condições de destinar "pontualmente" os recursos para o esporte e assim dar condições e estrutura para que  as pessoas que atuam na área, tenham autonomia para desenvolver um trabalho efetivo e permanente para o esporte no município. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

ROYALTIES DO PETRÓLEO. ANTONINA TERÁ 500% A MAIS DE RECURSOS PARA SEREM INVESTIDOS NA EDUCAÇÃO.

Correio do Litoral

O Litoral do Paraná vai receber em 2013 R$ 8.752.764,00 de royalties e participação especial pela exploração do petróleo no mar. São R$ 7.331.589,00 a mais do que recebeu em 2011, último ano com números fechados.

Os cálculos são do advogado Guilherme Zavataro. “É um incremento de mais de 500% – 515,88% para ser mais preciso”, afirmou ao Correio do Litoral.com.
Zavataro elaborou a planilha abaixo com base em informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a publicou no Facebook no final da tarde de quinta-feira (7). “Apenas para se ter noção da importância da derrubada desses vetos, o município de Guaratuba recebeu em 2011 R$ 214.517 e receberá em 2013 de fundo especial R$ 1.106.655,00. Essa divisão mais justa dos royalties foi uma grande conquista para todos os brasileiros. Parabéns aos nossos congressistas, em especial da bancada do Paraná”, publicou.

Dilma quer recursos aplicados na Educação
As novas regras foram aprovadas nas duas casas do Congresso – Câmara e Senado – mas foram vetadas pela presidente Dilma Roussef por causa da pressão dos governadores e bancadas dos estados produtores. Mas a presidente não fez muita questão de impedir a derrubada dos vetos, que aconteceu com apoio das bancadas governistas, sobretudo do PT e do PMDB da maioria dos estados. Os estados produtores ainda tentam derrubar a nova regra no Supremo Tribunal Federal (STF), primeiro tentando anular a votação e, se não obtiverem sucesso, pedindo a declaração de inconstitucionalidade da mudança.


Por Tutuca,

Por falta de recursos é que não vai ser...
A Secretaria de Educação de Antonina, que já tinha um orçamento estimado de aproximadamente 10 milhões/ano receberá, segundo os cálculos da planilha baseada nas informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), um aumento de quase 830 mil/ ano.
Caso esse aumento nos repasses dos Royalties do Petróleo se concretize, entendo que aumenta também, a responsabilidade da nossa Secretaria de Educação em retirar o nosso município da desfavorável posição no ranking do IDEB.
É de extrema importância nesse momento, que a população através das ferramentas legais que são os Conselhos Municipais, participe ativamente no processo de fiscalização e aplicação dos recursos destinados a educação em nossa cidade.

domingo, 10 de março de 2013

EBULIÇÃO NA EDUCAÇÃO E OS "PITIS" DO DIA A DIA DA COISA PÚBLICA.


Pois é!  Logo a Secretaria de Educação...

Como bem registrou o vereador Márcio em seu blog, o inicio dos trabalhos dessa importantíssima Secretaria, foi um tanto quanto tumultuado. 

A escola da vida nos ensina que quando a coisa começa mal, geralmente acaba mal.

Tomara que essa regra não se concretize pois se isto acontecer , os únicos perdedores serão as nossas crianças.
Eu particularmente entendo que “ainda” não é o momento de se fazer juízo sobre competências e resultados. Talvez o que pode ser colocado em discussão, são os métodos usados, o tratamento que qualquer ser humano merece e isso meus amigos, é muito importante ser colocado na balança “antes” de se contratar “quem quer que seja”.

Os incômodos números do IDEB estão aí...

Eu entendo que a grande meta a ser alcançada no momento é reverter os desfavoráveis índices educacionais do nosso município registrados pelo IDEB no último levantamento.

Todos hão de convir que essa não é uma tarefa das mais fáceis, principalmente quando não se consegue falar a mesma lingua dentro de uma Secretaria.

Se é importante ter uma pessoa competente à frente da Secretaria, é muito mais importante se compreender que está tarefa, esta batalha, não é a batalha de um soldado só.
Independente de quem esteja a frente desta Secretaria, eu entendo que nesse caso a competência tem que ser de todos que atuam no seguimento. 
Quanto mais tempo se perde, mais reduzidas ficam as chances de reverter os realistas números do IDEB.
É o futuro das nossas crianças que está em jogo.
 
Para o prefeito João Domero, além de tentar alavancar um nome de consenso para tocar a Secretaria de Educação, fica a difícil tarefa de gerenciar os “superegos”, as vaidades, os interesses pessoais, os estrelismos, e os  “pitis” que envolvem o dia a dia da administração pública.

quinta-feira, 7 de março de 2013

HUGO CHÁVES MORRE, MAS A "VERDADEIRA" RELAÇÃO VENEZUELA / EUA , ESTÁ DE VENTO EM POPA...


UOL NOTÍCIAS
 
As exportações de gasolina americana para a Venezuela cresceram ao nível recorde de 85 mil barris/dia em novembro, informou nesta sexta-feira, 1º, o departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos.

O volume foi mais que o dobro do enviado em outubro, que ficou em 39 mil barris/dia, e superou o recorde anterior, de setembro, de 68 mil barris/dia. Segundo o DOE, os EUA têm sido o principal fornecedor do produto para a Venezuela desde dezembro de 2011.

As importações de gasolina aumentaram no país sul-americano a partir de uma explosão que ocorreu em agosto de 2012, na principal refinaria venezuelana, a Amuay. O acidente matou mais de 40 pessoas e comprometeu sua produção. A Amuay só teria conseguido recuperar, até agora, um pouco mais de 50% da sua capacidade de produção.

O DOE afirma que os EUA também exportam MTBE desde 2005 para a Venezuela e que, atualmente, o volume enviado ao país sul-americano é de 25 mil barris por dia do produto. A Venezuela é o maior comprador de MTBE americano, segundo a departamento de Energia dos EUA.

No dia 18 de janeiro, a Agência Internacional de Energia (AIE) informou que o volume exportado de derivados de petróleo (não só de gasolina), dos EUA para a Venezuela, atingiu 200 mil barris por dia.

Balança petrolífera

Enquanto os EUA aumentaram o envio de gasolina para a Venezuela, o contrário, em relação ao petróleo bruto, também acontece. O país sul-americano é, atualmente, o terceiro maior fornecedor de petróleo bruto para os EUA, passando, pela primeira vez o México.

Em novembro de 2012, os americanos importaram 46% mais petróleo bruto da Venezuela do que no mesmo período do ano anterior.
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

PREFEITURA DISPONIBILIZA RELAÇÃO DE COMISSIONADOS

A prefeitura Municipal de Antonina disponibilizou, através do requerimento do vereador Marcio Balera, a relação dos comissionados contratados  a partir de 1º de Janeiro de 2013.

Parabéns ao vereador Márcio Balera pela iniciativa e parabéns também, ao Prefeito João Domero pela pronta resposta.

Uma dúvida  paira  sobre a Secretaria de Educação. Os últimos acontecimentos acusam uma "forte ebulição" na pasta.  Novidades poderão surgir a qualquer momento.

IMAGENS DO BLOG MUNDO CAPELISTA. 
 
 
 

terça-feira, 5 de março de 2013

SANEPAR INVESTE PESADO EM TRATAMENTO DE ESGOTO EM GUARATUBA E FAZ REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO SAMAE/ANTONINA


Rede de esgoto em Guaratuba chegará a 85%

A Sanepar está investindo mais de R$ 38,5 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Guaratuba, no Litoral paranaense. As obras já começaram e vão elevar o índice de atendimento de 49,75% para 85%. Na primeira etapa, quatro bairros serão contemplados: Mirim, Cohapar II, Piçarras e Nereidas. Uma outra etapa de obras, já com recursos assegurados, será realizada nos bairros Coroados e Barra do Saí, a partir do ano que vem.

Em Antonina aconteceu reunião entre a diretoria da SANEPAR e o SAMAE (Serviço de Água e Esgoto de Antonina) com o objetivo de efetivar cooperação técnica-financeira entre as duas empresas. A SANEPAR vai auxiliar o município de Antonina para ampliar a rede de abastecimento de água e iniciar tratativas sobre coleta e tratamento de esgoto.

segunda-feira, 4 de março de 2013

ESCOLA MARIA ARMINDA PEDE SOCORRO.

Escola é furtada três vezes em três dias em Antonina
Gazeta do Povo

Três furtos foram registrados em três dias na Escola Estadual Professora Maria Arminda, em Antonina, no litoral do Paraná, entre sexta-feira (1º) e domingo (3). A comunidade está assustada com a onda de violência e organiza um protesto nesta quarta-feira (6), do qual devem participar pais, alunos, funcionários da instituição, comerciantes e demais moradores da região.
A diretora da escola, Ana Paula Machado Ribeiro, afirmou que fez já vários pedidos à Secretaria de Estado da Educação (Seed) para a contratação de um vigia que passe a noite na escola. “Envio ofícios desde 2011 e até agora não tivemos resposta”, disse a diretora.
Ela assumiu a direção da escola em 2009 e relatou que problemas por conta da falta de segurança na instituição são registrados há pelo menos 15 anos. “A escola sempre foi vítima de assaltos. Se nada for feito, não sabemos o que mais irá acontecer”, destacou Ana Paula.

A Escola Estadual Professora Maria Arminda localiza-se no bairro Batel, em Antonina. Aproximadamente 410 alunos – do 6º ao 9º ano - estudam no local em três períodos.
Furtos
O primeiro furto ocorreu na madrugada de sexta-feira (1º). O portão de ferro da escola foi arrebentado. Celulares confiscados temporariamente dos alunos e pendrives de professores foram levados.
A segunda ocorrência foi registrada na tarde de sábado, por volta das 15h30. Os telhados do corredor e da secretaria foram danificados. Novo furto ocorreu na manhã de domingo, quando a porta da biblioteca e parte da fiação sofreram avarias. A diretora registrou boletim de ocorrência em todos os casos.
Comunidade assustada
A escola está sem internet e os telefones funcionam de maneira precária. A diretora disse que decidiu por não suspender as aulas para não gerar pânico entre a comunidade. “Os alunos estão muito assustados. Os professores estão conversando com eles e explicando a situação. A suspensão poderia gerar pânico”, afirmou Ana Paula.
“O nosso temor é de que os pais deixem de mandar os filhos para a escola ou transfiram-os daqui”, salientou Ana Paula.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Seed, por volta das 10h35, e aguarda o retorno.

sexta-feira, 1 de março de 2013

TCU CONSTATA IRREGULARIDADES EM OBRAS DE RODOVIAS FEDERAIS. NÃO É EM ANTONINA, MAS PARECE...

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA


Obras em rodovias federais por todo o país são feitas com má qualidade e apresentam defeito até um mês depois de entregues pelas construtoras.

A constatação é do TCU (Tribunal de Contas da União) após auditoria sobre a qualidade da construção de rodovias federais administradas pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O órgão de controle analisou 11 obras entregues entre 2011 e 2012 e 942 quilômetros de rodovias foram percorridos com aparelhos especiais para medir a resistência e a regularidade do asfalto.


Das 11 vias pesquisadas, 10 apresentaram problemas como afundamentos, trincas, desgaste, deslocamento de pistas e buracos.
Em um caso específico, a BR-230 (Maranhão), os problemas de resistência do piso foram constatados um mês após a obra ter sido entregue. No trecho de 91 quilômetros analisado pelos técnicos, 35% tinham defeitos.


Em geral, as obras são contratadas para durar de cinco a sete anos, com garantia de qualidade assinada em contrato. Todas as vias pesquisadas foram entregues havia menos de 13 meses.
No caso de outra estrada do Maranhão, a situação é ainda pior --cinco meses após a entrega. Nos 320 km analisados, 82% tinham defeitos de resistência, 13%, problemas de regularidade.

Na BR-116 (Ceará), 63% do pavimento estava com problemas de resistência seis meses após concluída.


"Esse fato [o curto espaço de tempo entre o fim da obra e a análise] reforça a tese de que os problemas constatados correram em decorrência da má qualidade dos serviços executados, e não do período de utilização da obra", aponta o relatório do TCU.
Nas nove estradas em que o asfalto apresentou defeitos de resistência, 47% dele (408 km) tinha problemas. Caso tenham que ser refeitos, o prejuízo estimado pelos técnicos seria de R$ 158 milhões.

Além dos problemas de resistência, cinco estradas apresentaram problemas de regularidade do pavimento.

Para os técnicos, esses dois problemas fazem reduzir a vida útil da estrada e causam prejuízo aos cofres públicos.


Somente uma estrada não tinha problema, a BR-392 (Rio Grande do Sul)

Por Tutuca


Qualquer semelhança é mera coincidência...

Parece até que a matéria se refere a obra da Transpetro/Megapav, que está sendo feita em nossa cidade...

É muito importante prestar atenção quanto a garantia de qualidade da obra que está sendo realizada em Antonina. Geralmente nesses casos a empresa tem que prestar manutenção do serviço executado  durante no mínimo 5 anos e do jeito que a coisa vai... podem ter certeza, essa obra da Transpetro/Megapav, vai precisar de muita, mas muita manutenção.

Em pouco mais de 6 meses do início da obra já se pode visualizar trincas no asfalto, buracos, poças d'água em vários pontos, esfarelamento do meio fio, sem contar na expessura do asfalto que ao que me parece não é a ideal para aguentar o tráfego pesado de caminhões.

O que se precisa agora é ter ciência do plano de trabalho desta obra e trazer à população os esclarecimentos necessários.

A reclamação é geral.