quinta-feira, 3 de abril de 2014

CASA DAS MARISQUEIRAS.


Após se constatar as precárias condições em que as mulheres que trabalham com a extração do marisco se encontravam, se resolveu dar o início ao projeto Casa das Marisqueiras na localidade da Praia dos Polacos.
O projeto pioneiro no litoral do Paraná, tem como objetivo prático proporcionar para essas guerreiras mulheres,  um local digno e apropriado para que o marisco coletado fosse beneficiado, armazenado e comercializado com mais qualidade.
Com a iniciativa da Colônia de Pescadores o projeto teve o apoio do Deputado Federal André Vargas e foi encampado pela Prefeitura de Antonina - gestão 2009/2012.

Além da construção física da Obra, o projeto previa a compra dos equipamentos necessários para o exercício da  atividade como; Freezers, Fogões industriais, máquinas de fazer gelo, câmara fria, Vaps e outros.
Em um segundo estágio a proposta seria dar apoio às marisqueiras  ministrando paulatinamente, cursos básicos de gestão e manipulação de alimentos.

Ao final de 2011, período em que me desliguei da Secretaria do Meio Ambiente, a parte física do projeto como mostram as fotos, já estava 90% concluída.
Segundo informações, em 2012 a listagem dos equipamentos foi aprovada,  licitada e comprada  pela prefeitura se encontrando hoje, armazenados na sede da Secretaria do Meio Ambiente.
Representantes da Colônia de Pescadores e o amigo Hudson, fiscal do Ministério da Pesca.

Esta semana fui Indagado sobre o projeto e, a título de curiosidade fiz uma visita na Casa das Marisqueiras.  Para a minha decepção, o que encontrei foi a parte física do projeto em situação de pleno abandono.


A iniciativa, segundo levantamento da Colônia de Pescadores, atenderia mais de 20 famílias,  portanto,  espero sinceramente que a já não tão nova gestão municipal se sensibilize com esse importante projeto social e lhe dê a devida atenção e continuidade.

27 comentários:

  1. pois é... total descaso e abandono do que e do povo,e tem uma mae achando que o pref vai construir uma pista de skate...

    ResponderExcluir
  2. oque
    falar da doaçao da antiga cooperativa dos pescadores pela
    prefeitura....? consultaram os pescadores? ...ou só o presidente dessa
    tal cooperativa teve voz....

    ResponderExcluir
  3. O nome disso é boicote. Está acontecendo também com o prédio do Hospital. Quem sofre é o povo.

    Incompetência e ranço político.

    ResponderExcluir
  4. pois é ... e o povo vai ficar esperando a pref. limpar o terreno ? vamos dar um exemplo de cidadania e limpar pelo menos uma vez e mostrar que o povo gosta das coisas limpas e asseadas,tem tanta gente que nao esta fazendo nada,eu sou voluntario e junto o lixo do meu quarteirao pq se exercitar faz bem a saude ,sedentarismo tras doenças graves como o diabetes ,pressao alta,obesidade...Abreu ctba

    ResponderExcluir
  5. Tutuca ja foi chamado secretario na Câmara prá dar explicações de sua pasta, nada... não deu em absolutamente em nada! Já que foi infrutífera a ação porque a Càmara não faz o caminho inverso, chama alguns fornecedores ou prestadores de serviços, a mostrarem o que tanto se compra e consome, é fato que toda acão comercial exista uma nota fiscal discriminada de materiais fornecidos, ou um serviço prestado, prá justificar o ato. Sabemos que existem dois fornecedores de material de construção que estão ficando "fortes" em Antonina, participando de todas as licitações, sempre se sagrando vencedores pelo menor preço, depois.e sempre depois seus contratados são aditivados, tudo previsível em contrato.
    Deixo aqui uma sugestão aos vereadores: criar uma lei que altere as comissões de licitações, que a torne mista, isto é, que haja a participação de membros indicados pela Cãmara de Vereadores na comissão de licitação do Poder Executivo. Faria fiscalização no ninho.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é simples, basta cumprir o que a lei de licitações manda, e fiscalizar a equipe quem tem por direito o fazer. A SAMAE possuia 9 pessoas para licitações ganhando uma enormidade para isso, e o processo de licitações era ridículo, meia dúzia, favorecendo os queridinhos, dobrando os salários, sem falar na Serrana Vitória, empresa do esquema de LP, DIO. e etc...

      Excluir
  6. Perguntar não ofende, em 2012 tivemos uma disputa eleitoral em nosso município, PMDB e PT x PSC, agora em 2014 temos PMDB,PT e PSC juntos, coisas da política.

    ResponderExcluir
  7. A prefeitura deveria ter feito um termo de comodato com a coopescarte não doar a o referido imovel, to certo ou to errado?

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode me falar como alguns vereadores estão fazendo sem a estrada da graciosa para levar seus paciente a Curitiba quem ta bancando estas viagens sera que as famosas diárias estão pando o pedágio por que antes já era difícil sem pedágio e agora não vejo vereador se reclamar de ter que pagar o pedágio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A procissão de ambulâncias subindo a Serra já faz parte do folclore de Antonina.
      Por muitos motivos tenho muita vergonha de alguns vereadores de nosso parlamento, tenho muita vergonha de ter no legislativo gente como (. . .) é um exemplo de um energumeno da velha politica pequena de acordos e conchavos. O que dá pena são de seus eleitores, uma maioria desvalidos e idiotas. Mas na democracia ate seres abjetos como este tem vez.
      Profº Getúlio

      Excluir
  9. Ta feio a coisa pr o lado do deputado Andre vargas não so pr ele mais para alguns puxa sacos aqui da terrinha tem gente aqui pedindo para que isso não seja verdade se não tem gente desempregado partir de janeiro 2015.

    ResponderExcluir
  10. Só em resposta ao comentário do anônimo dia 03-04 as 15: 49..eu sei q essas coisas de projeto raramente acontecem, mas eu não posso deixar os meninos sem "esperança" de que um dia sei lá qndo...vai ter um pista. Meu filho pratica este esporte. E um esporte importante p os adolescentes..pena q ninguém se interessa por nada aqui em nossa cidade...Quem sabe um dia teremos uma pista de Skate, um hospital novo funcionando, educação de qualidade...um dia teremos...um dia. Abços Joseane M. Gonçalves.

    ResponderExcluir
  11. Quem deu os freezers da casa das marisqueiras para copescarte?

    ResponderExcluir
  12. Ao comentário anônimo de 03-04 as 15:49.. "O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King. Tem uma pessoa que fez um comentário dizendo" tem uma mãe que acha que vão fazer uma pista de Skate.. te digo...não sei quando, nem que ano..mas sonho com uma Antonina com pista de Skate, educação de qualidade, um hospital novo funcionando, pessoas honestas no "poder, salários dignos para os professores etc...um dia vamos ter..um dia...quem sabe um dia. Enquanto isso não acontece faço igual aquela ESTÓRIA do incêndio na floresta, os animais criticando o beija flor, porque ele tava enchendo o bico com água para apagar aquele grande incêndio, a reposta do beija flor e a minha: ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE, e lamento se vc não quer fazer...um mundo melhor. Abços Joseane.

    ResponderExcluir
  13. E a turma do Frangolão como é que fica? Esse tal de André Vargas é um safado! Lavanderia Antonina, comecem a entender como funciona o interesse desses deputados do pt em Antonina.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente Antonina está parada e atrasada sem perspectiva de desenvolvimento. Uma cidade sem colégio técnico, sem faculdade, sem tratamento de esgoto decente, com um sistema de saúde precário em todos os sentidos e com muitas promessas politicas, frutos de estelionatos eleitorais que atravessam décadas. Antonina é uma cidade fadada ao atraso, sob o estigma da "praga de madrinha". Preocupante a luta de uma mãe que sonho com uma pista de skate para o seu pimpolho! Por que não sonhar com empresas, indústrias, enfim, coisas que gerem renda? Por que a cultura antoninense de pensar antes na festa, no remanso, no ócio, na diversão?
    Minha opinião é que nada vai mudar se a mentalidade e as ações não mudarem junto com o mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  15. e a colônia de pescadores? Não se manifesta?

    ResponderExcluir
  16. Vai sumir tudo . Alguém vai ter que responder por essa barbaridade.

    ResponderExcluir
  17. pois é... mãe que luta p que a prefeitura e ou alguns empresários da city construam uma pista de skate ,eu ja fiz a minha parte,sai de antonina em 1987,com 22 anos e trabalhei muito ,dentro e fora do brasil se fica-se esperando a economia de antonina melhorar ...,enfim hj com 50 anos estou estabilizado financeiramente,como aquela parábola; ,cobra que não anda ,não engole sapo...se teu filho tem talento como a sr diz ... para bom entendedor... Abreu-ctba

    ResponderExcluir
  18. Vou dizer uma coisa: O que me estranha em tudo isso que está acontecendo na nossa cidade, corrupção, roubos, desvios, etc e falta o MP se manifestar a altura. Só o MP pode nos ajudar, pq os vereadores, Deus me livre.

    ResponderExcluir
  19. com tanta incopetencia p que verador..?

    ResponderExcluir
  20. ANTONINA É TERRA DE NINGUÉM, DEIXA JOÃO TRABALHAR, GANHAR O DINHEIRO HONESTO DELE, CUIDEM DA FRENTE DA CASA DE VCS

    ResponderExcluir
  21. Tutuca a casa da marisqueira está um emaranhado.
    Quem está criando tudo isso é o primeiro T (te) do trio inderrubável do barco afundável.
    Esse T é um verdadeiro mágico, o Mister T, consegue num passe desaparecer com tudo, já fez sumir até freezeres!
    Mister T fez outra façanha, conseguiu publicar matéria em jornal acusando o culpado de tudo, o ex-prefeito, o seu agora companheiro de equipe.
    Tá tudo emaranhado!!!
    Mas tudo há de dar certo, ao final com ajuda do seu deputado o Chapeludo K, Mister T vai resolver tudo.

    ResponderExcluir
  22. AGORA PEGARAM FIRME, LICITAÇÃO DE R$ 900.000,00 PARA OFICINA MECÂNICA DO CAJURU EM CURITIBA PARA VEICULOS LEVES. MESTRE COM ESSE DINHEIRO COMPRAVA UNS 30 CARROS 0KM, A E MAIS 200.000,00 PARA CONTAR O PATRIMÔNIO DA PREFEITURA. VÃO SER LADRÃO ASSIM NA PQP....

    ResponderExcluir
  23. Passeando com minha familia pude avistar uns vereadores de Antonina ate de sunguinha desfilando no calçadão começou a festas dos cursos em terra catarinense a vereadores

    ResponderExcluir
  24. se gritar pega ladrão...não fica um meu irmão...

    ResponderExcluir