segunda-feira, 28 de abril de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE À DERIVA OU ; APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU.


O caso Josué ao que parece ainda vai dar muito pano pra manga...

O fato novo nessa história, foi a publicação de um  vídeo postado pelos familiares de Josué, cujo conteúdo mostra o Secretário Municipal de Saúde, José Luis Velloso e outros funcionários da Secretaria, dando uma espécie de “prensa” na família do falecido. https://www.facebook.com/pages/Fala-Antonina/571056312986060

Em nota publicada nas redes sociais, o Secretário de Saúde não quis saber daquela istória do ”o ultimo que abandona o barco é o comandante” e sem cerimônias, procurou tirar “o seu da reta”,  jogando toda a responsabilidade “no colo” dos seus comandados.

Zacharow mandou o recado...



Também via redes sociais, o Deputado federal André Zacharow , “deu a letra” e colocou mais lenha na fogueira na questão da emenda dos equipamentos do hospital. "Em reunião da Bancada do Paraná com meu amigo e Ministro Ricardo Berzoini sai coma garantia de que a Emenda de mais de 2 milhões de reais para o Hospital de Antonina será atendida, Emenda de minha autoria. trabalho sempre com muito empenho para a saúde do povo do meu Paraná".

Por conta do ano eleitoral,  Vanhoni e CIA  estão digamos assim,  elaborando uma “nova versão”, uma “nova roupagem” para a emenda do Deputado do PMDB , não restando dúvidas que a novela "Fura Olho" ainda vai render muitos capítulos.

A saída do Padre Marcos...

O Padre Marcos de Albuquerque se despede da nossa paróquia e vai para Matinhos.
Independente de posicionamentos políticos, os quais  tivemos algumas discordâncias, posso afirmar sem errar ;  a cidade de Antonina está perdendo uma importante liderança .



Padre Marcos soube com visão e iniciativa, dar um “sacode” no Santuário da Virgem do Pilar e  o balanço de sua passagem pela nossa Paróquia foi sem dúvidas, positivo.

Ao padre José Miguel, que assume a vaga deixada pelo padre Marcos, ficam aqui as minhas boas vindas.

PSB 40 em Antonina.

Já está no site do TSE...

O PSB, Partido Socialista Brasileiro que terá como candidato a Presidência da República, Eduardo Campos e a vice, Marina Silva, tem nova provisória no município de Antonina.

DIRCEU BATISTA DE SOUZA SEC. ESPECIAL 09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO
EDIMAR DA VEIGA BELÉM SEC. ESPECIAL 09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO
GIANCARLO NOGUEIRA DA CRUZ VICE-PRESIDENTE   09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO
HELEUNDIR GONÇALVES            PRESIDENTE         09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO
LUIZ CARLOS DA ROCHA         SECRETARIO         09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO
NAIRON RICARDO DE OLIVEIRA  SEC. ESPECIAL 09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO

  1. CELSO LUIZ SANTOS WISTUBA        SEC. FINANC.          09/04/2014 a 09/04/2015 - ATIVO

sábado, 19 de abril de 2014

A VIA SACRA DE JOSUÉ.

Retornando de Paranaguá  na última terça feira  no ônibus das 15:15, sentou-se ao meu lado um familiar do jovem Josué dos Santos Xavier. 
Essa pessoa me contou emocionada sobre o sofrimento que foi presenciar as ultimas horas de vida do seu ente querido. 

Com vários documentos em mãos, essa pessoa me descreveu a “Via SACRA” de Josué quando necessitou do pronto atendimento no hospital de Antonina. 

O caso é simplesmente estarrecedor. 
Segundo esta pessoa, da entrada no hospital, até o devido encaminhamento ao Regional de Paranaguá, se passaram nada menos que 29 horas. 

Não é possível aceitar que em um caso que desde o início, se apresentou de extrema gravidade, ninguém, nenhum responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, tenha tomado a iniciativa de encaminhar “imediatamente” o paciente para o necessário e emergencial atendimento. 
Segundo o laudo que me foi apresentado, a causa da morte foi leptospirose, e também segundo informações, a família já tomou todas as providências visando responsabilizar criminalmente todos os responsáveis. 

De maneira nenhuma podemos pré julgar os valentes e guerreiros funcionários do nosso hospital que vem dentro das condições apresentadas, cumprindo com os seus deveres. 

O que se deve ressaltar e repudiar no caso Josué, é a flagrante falta de comando frente a Secretaria de Saúde.

Agora foi o Josué e amanhã quem será? 

Para a família do jovem Josué, ficam aqui as minhas condolências.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

VARGAS, CASA DAS MARISQUEIRAS E A PEREGRINAÇÃO DE REQUIÃO.



Matéria “Casa das Marisqueiras” repercute no JB.  

Semana passada, postei sobre o tema que foi matéria nesta semana no Jornal dos bairros do amigo Gilberto.

Mesmo com a frágil versão do Secretário de Meio Ambiente quanto ao visível estado de abandono da obra na Praia dos Polacos (versão que obviamente não se sustenta nos fatos) acredito que se houver bom senso, a atual gestão municipal irá procurar parceria com  a EMATER e Colônia de Pescadores e dará prosseguimento a este importante projeto social.

Até porque, é só uma questão de tempo para que o MPA – Ministério da Pesca e Aqüicultura,  um dos agentes participantes do projeto, intervenha na questão.


 André Vargas no olho do Furacão.


Essa semana foi um tanto quanto tumultuada para o Deputado Federal André Vargas que coincidentemente,  foi o deputado que intercedeu para a realização do Projeto Casa das Marisqueiras.

Além  da  Polícia Federal  estar fechando o cerco na relação de Vargas com o doleiro  Youssef, o deputado está sendo vítima do tradicional “fogo amigo”. Pior,  será inevitável que  mais esse escândalo não  respingue  na  já  fragilizada  candidata  ao  governo  do  estado , Gleisi Hoffman.



Requião em Antonina


O senador Roberto Requião, nas suas andanças em busca de apoio à sua candidatura  ao governo do estado , mais uma vez reuniu lideranças e falou da importância do PMDB ter um candidato próprio ao governo do estado.

Como no primeiro encontro  acontecido em Ipanema (Pontal do Paraná), o Senador Requião passou  por Antonina  e posteriormente seguiu à Paranaguá onde aconteceu o 2º encontro no litoral em prol da sua candidatura. 

José Paulo Vieira Azim, presidente do PMDB/Antonina  presente na primeira reunião no litoral realizada em Ipanema.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

CASA DAS MARISQUEIRAS.


Após se constatar as precárias condições em que as mulheres que trabalham com a extração do marisco se encontravam, se resolveu dar o início ao projeto Casa das Marisqueiras na localidade da Praia dos Polacos.
O projeto pioneiro no litoral do Paraná, tem como objetivo prático proporcionar para essas guerreiras mulheres,  um local digno e apropriado para que o marisco coletado fosse beneficiado, armazenado e comercializado com mais qualidade.
Com a iniciativa da Colônia de Pescadores o projeto teve o apoio do Deputado Federal André Vargas e foi encampado pela Prefeitura de Antonina - gestão 2009/2012.

Além da construção física da Obra, o projeto previa a compra dos equipamentos necessários para o exercício da  atividade como; Freezers, Fogões industriais, máquinas de fazer gelo, câmara fria, Vaps e outros.
Em um segundo estágio a proposta seria dar apoio às marisqueiras  ministrando paulatinamente, cursos básicos de gestão e manipulação de alimentos.

Ao final de 2011, período em que me desliguei da Secretaria do Meio Ambiente, a parte física do projeto como mostram as fotos, já estava 90% concluída.
Segundo informações, em 2012 a listagem dos equipamentos foi aprovada,  licitada e comprada  pela prefeitura se encontrando hoje, armazenados na sede da Secretaria do Meio Ambiente.
Representantes da Colônia de Pescadores e o amigo Hudson, fiscal do Ministério da Pesca.

Esta semana fui Indagado sobre o projeto e, a título de curiosidade fiz uma visita na Casa das Marisqueiras.  Para a minha decepção, o que encontrei foi a parte física do projeto em situação de pleno abandono.


A iniciativa, segundo levantamento da Colônia de Pescadores, atenderia mais de 20 famílias,  portanto,  espero sinceramente que a já não tão nova gestão municipal se sensibilize com esse importante projeto social e lhe dê a devida atenção e continuidade.