segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O DIREITO DE NASCER ANTONINENSE, UMA COISA PUXA A OUTRA, OU; NADA ACONTECE POR ACASO.



A matéria é do Jornal dos Bairros e o assunto é novamente, a obra mais cara da história de Antonina.

Na semana  onde o eleitor está amadurecendo a sua opção de voto, é muito importante que algumas situações sejam colocadas para a coletividade capelista.  
Seria preciso nesse momento que alguns atores responsáveis pela caótica situação que a cidade se encontra, viessem a público e dessem a resposta efetiva que a população precisa.
Vamos pegar como exemplo o Deputado Ângelo Vanhoni, deputado  que tanta propaganda fez em cima dessa milionária e inacabada obra.  O nobre parlamentar mesmo com todos os sérios indícios de irregularidades na obra, sequer tocou no assunto quando esteve por esses dias em campanha na nossa cidade .


A candidata ao governo do estado, Gleisi Hoffman , por sinal muito sorridente, também poderia,  já que foi ministra da Casa Civil, intervir perante a TRANSPETRO e nos explicar como a subsidiária da Petrobrás liberou grande quantidade de recursos para a Prefeitura sem antes conferir o cronograma físico/financeiro da obra.

Município tenta pagar obra de responsabilidade do Governo Federal.

Também á fato que a atual gestão municipal tentou repassar recursos “do município” para uma obra que é de responsabilidade  “do governo federal”. Coisa de 1milhão e 300 mil reais. A situação só não se concretizou porque a manobra foi vetada pela TRANSPETRO que sentiu que a coisa poderia se complicar ainda mais.

Uma coisa puxa a outra...

Não há dúvidas que quando a questão é gerir a máquina pública, esses desmandos  e essas inversões de prioridades,  irão em um curto espaço de tempo gerar  grandes prejuízos à população.

É o que estamos presenciando hoje na caótica questão da Saúde. A versão do Executivo sobre  o fechamento dos serviços de Obstetrícia e Maternidade, da conta que a motivação está ligada a  questões sanitárias. Essa versão  não bate com algumas informações que venho recebendo.

O real motivo da suspensão dos serviços seria a "debandada" dos médicos pela questão de atrasos nos seus vencimentos. 

Como já temos o precedente do SAMU, onde as notícias do Executivo não flertavam com a realidade, eu não vou descartar nenhuma possibilidade, nem outra. 
Uma coisa é certa, as duas possibilidades demonstram o descaso com a população.

Então é isso.  Dificilmente as coisas acontecem por acaso. 
Está escancarado que esse governo adotou um critério equivocado  na  definição de suas prioridades e agora as conseqüências estão aparecendo.

Equivocado também foi o envio do Executivo ao Legislativo, de um Projeto de Lei que diminuía a cota do ISS pago pelo Terminal referente a serviços na área portuária. Para um município como o nosso tão carente de recursos,  dispensar parte de uma fonte de receita é "no mínimo" um ato de irresponsabilidade. O tal projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Na hora do voto prestem muita atenção nestes sorridentes e prestativos candidatos que aparecem em nossa cidade.
A realidade deles nada tem haver com a nossa. Quando precisamos de respostas e soluções, eles simplesmente se omitem, eles simplesmente desconversam.


Enquanto eles pintam um mundo cor de rosa e cheio de promessas, o povo está nas ruas atrás de  dignidade e de um direito básico, o direito que os seus filhos nasçam antoninenses.

domingo, 21 de setembro de 2014

DEPUTADO FEDERAL LEOPOLDO MEYER EM ANTONINA


Nascido em Londrina no dia 29 de novembro de 1949, Filho do engenheiro agrônomo Leopoldo Meyer e de Suely Costa Meyer, Leopoldo Meyer, mudou-se com seus pais para São José dos Pinhais aos 12 anos de idade.
Foi Vereador, Secretário de Obras Públicas e, de 2005 a 2008, prefeito de São José dos Pinhais. Em sua trajetória, deixou sempre uma imagem de seriedade, honestidade e competência. Exerce atualmente o seu primeiro mandato como Deputado Federal, eleito pelo PSB do Paraná.
Em Antonina, além do trabalho direcionado à APAE, o Deputado Leopoldo Meyer é proponente de emenda parlamentar visando a viabilização do Portal Turístico de nossa cidade.


Número do Convênio SIAFI:794405 (Redireciona para o Portal Convênios – SICONV)
Situação:Em Execução
Nº Original:77425/2013
Objeto do Convênio:Apoio a projetos de infraestrutura turistica - Construcao do Portal Turistico - Receptivo
Orgão Superior:MINISTERIO DO TURISMO
Concedente:CEF/MINISTERIO DO TURISMO/MTUR
Convenente:MUNICIPIO DE ANTONINA
Valor Convênio:341.250,00
Valor Liberado*:0,00
Publicação:17/01/2014
Início da Vigência:26/12/2013
Fim da Vigência:30/04/2016

 Deputado Leopoldo Meyer visita instalações da Associação de Moradores do Portinho.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

NO REDUTO DE LULA, MARINA ATROPELA DILMA.


Raphael Rocha/Diário do Grande ABC

Marina Silva tem quase 20 pontos de vantagem sobre Dilma no Grande ABC paulista.

Marina Silva triunfa nas sete cidades do Grande ABC paulista, segundo pesquisa de intenção de voto. Num hipotético segundo turno, Marina supera Dilma por 49,9% a 30,5%.

Presidenciável do PSB, Marina Silva vence a disputa presidencial nas sete cidades do Grande ABC. É o que aponta a nova rodada do DGABC Pesquisas, encomendada pelo Diário. O triunfo em todos os municípios reflete no quadro geral de intenções de voto. A ex-senadora é citada por 36,8% dos entrevistados, 10,3 pontos percentuais à frente da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição e citada por 26,5%.
Foi o primeiro levantamento realizado desde o ingresso oficial de Marina no cenário eleitoral após morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, então postulante do PSB ao Planalto. Na sondagem feita em julho e divulgada no Diário no dia 3 de agosto, Eduardo tinha 8% das intenções de voto, longe da disputa até então polarizada entre Dilma e o senador mineiro Aécio Neves, representante do PSDB no pleito.
Em empate técnico com a chefe da Nação na pesquisa de agosto – e numericamente à frente da petista em eventual segundo turno –, Aécio agora é terceiro colocado, com 14,3% entre os eleitores do Grande ABC. Na sequência aparecem Luciana Genro (Psol – 1,1%); Pastor Everaldo (PSC – 0,9%); José Maria de Almeida (PSTU – 0,3%), Levy Fidelix (PRTB – 0,3%), Eduardo Jorge (PV – 0,2%), José Maria Eymael (PSDC – 0,1%), Mauro Iasi (PCB – 0,1%) e Rui Costa Pimenta (PCO – 0,1%). Brancos e nulos somam-se 11,8% e outros 7,5% não souberam responder.
Melhor desempenho de Marina está em Mauá, onde a ex-ministra do Meio Ambiente é lembrada por 42,8%. Dilma Rousseff tem 25,3%, enquanto Aécio recebe 8,5% de adesões. A pior performance é observada em Santo André, onde 33,7% dos entrevistados cravaram voto na presidenciável do PSB. Em solo andreense, Dilma alcança 26,4% e Aécio, 17,7%.
Em São Bernardo, município administrado por Luiz Marinho (PT) – coordenador da campanha de Dilma no Estado –, Marina vence a atual presidente da República por 36,3% a 27,8%. O duelo está acirrado na única cidade governada por um tucano: em Rio Grande da Serra, de Gabriel Maranhão (PSDB), a socialista possui 38,3% das intenções de voto ante 35,3% de Dilma – empate técnico está configurado.
Em novembro, o DGABC Pesquisas realizou levantamento da corrida presidencial com dois cenários de candidaturas do PSB, porque, à época, ainda cogitava-se a inversão da chapa, apostando em Marina como presidenciável.
Naquela sondagem, Marina apareceu à frente numericamente de Dilma na região: 30,9% contra 29,7%. O empate técnico, mas o fato de a socialista àquela altura aparecer numericamente como líder, indicou que a petista não teria vida fácil no território berço de seu partido.
Em 2º turno, presidente perde para socialista e tucano
Região onde surgiu o PT, três décadas atrás, o Grande ABC não oferece vitória para a presidente da República e candidata à reeleição pela sigla, Dilma Rousseff, em nenhum dos cenários de segundo turno em que a petista está inserida. A chefe da Nação perderia para a presidenciável do PSB por 19,4 pontos percentuais de diferença. Contra o representante do PSDB no pleito, Aécio Neves, o revés é matemático: 37,9% para o tucano contra 36,4% – empate técnico configurado pela margem de erro de 1,9 ponto.
No duelo direto com o PSB, a distância aumentou consideravelmente. No levantamento do DGABC Pesquisas realizado em julho a pedido do Diário, quando o presidenciável ainda era o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, Dilma seria batida em etapa final da eleição por 34,1% a 31,9%. Agora, com Marina no páreo, a derrota é de 49,9% contra 30,5%.
Em sondagem de segundo turno entre Marina e Aécio, a socialista leva vantagem: triunfaria por 51,7% a 24,6%.
Curiosamente, o Grande ABC concentrou o maior número de fichas rejeitadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quando Marina tentou criar seu partido, a Rede Sustentabilidade – 52% das 20 mil assinaturas coletadas foram desconsideradas pela Justiça Eleitoral.
VOTO DE 2º TURNO
O DGABC Pesquisas aferiu a migração de votos entre o primeiro e segundo turnos, e dados mostram que grande parte do eleitorado de Aécio migra para campanha de Marina Silva caso a socialista enfrente Dilma Rousseff em fase final da eleição.
No total, 61,9% dos entrevistados que disseram votar em Aécio apostariam na socialista em segundo turno. Outros 21,9% anulariam ou votariam em branco. Somente 11,6% dos que depositaram confiança no tucano apoiariam Dilma.
Caso a disputa derradeira seja entre Dilma e Aécio, 54,3% dos votos de Marina seriam transferidos para o senador mineiro do PSDB, enquanto 19,1% iriam referendar segundo mandato para a petista. No confronto direto entre a candidata do PSB e o tucano, 41,3% dos eleitores de Dilma optariam pela socialista – outros 31% em Aécio e 22,9% anulariam ou votariam em branco.
O DGABC Pesquisas ouviu 2.800 pessoas entre segunda e quinta-feira. A sondagem está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo) sob protocolo número BR-00623/2014.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CEI DA TRANSPETRO, RESPOSTA AOS ANTONINENSES OU; VANHONI, AGORA É A SUA VEZ...

Segundo informações nas redes sociais, a Câmara Municipal de Antonina aprovou na data de ontem o relatório da CEI da TRANSPETRO.
O relatório a ser enviado ao Ministério Público recomenda a instauração de ações de improbidade administrativa contra os gestores, secretários e responsáveis pela obra.
Creio que com mais esta situação relatada pela CEI da Câmara, a abertura de um processo político administrativo por parte do Legislativo  se torna cada vez mais necessário.
Dia desses passei um email ao Deputado Angelo Vanhoni, que intercedeu junto a TRANSPETRO para a liberação dos recursos desta obra, e por conta disto fez estrondosa campanha política no ano de 2010.
Até o momento, não obtive nenhuma resposta do Deputado, mas a ação da Câmara aprovando o relatório da CEI, confirma tudo o que venho postando, já a quase dois anos, sobre a obra mais cara da história de Antonina.
A Câmara Municipal de Antonina cumpriu com o seu dever e deu uma resposta á coletividade antoninense. Esperamos que o Deputado Vanhoni, que esteve por esses dias em campanha política em nossa cidade, faça o mesmo.
Segue o e-mail.

De; celsoluissantos@gmail.com
Para; dep.angelovanhoni@camara.gov.br
 26 de junho de 2014 11:45
 Assunto; OBRA DA TRANSPETRO/ANTONINA.

 Excelentíssimo Senhor Deputado,
Acredito ser o período eleitoral que se aproxima, o momento oportuno para que V.S.ª   venha a público e esclareça   um  obscuro  ponto do seu trabalho em terras capelistas.
A obra da TRANSPETRO S/A, que tinha como objetivo a adequação estrutural e a correta pavimentação das vias de acesso ao Porto de Antonina foi em nossa cidade, um dos motes da sua campanha no ano de 2010.  Isto é fato.
Para o prejuízo da coletividade antoninense esta obra, já com aditivo de tempo de um ano, expirou todos os prazos de entrega, e o pior, até o exato momento nenhum cronograma alternativo de conclusão foi apresentado à população.  
A obra se encontra abandonada, a obra se encontra inacabada.
Como uma das atribuições de um Deputado Federal é fiscalizar o Executivo Federal, seria pertinente que  V.S.ª exercesse  a plenitude  desta prerrogativa, e se pronunciasse  sobre a cabulosa e até agora,  inexplicada  situação da obra mais cara da história de Antonina.
Sob o meu humilde ponto de vista, creio ser mais que necessário um pronunciamento de sua parte, até porque  ficaria muito difícil entender  o que faria um parlamentar  interceder  para que milhões de reais aportem no  município, e depois  este mesmo parlamentar,  deixe de fiscalizar  a correta e efetiva aplicação destes recursos.
É publico e notório a existência de um alinhamento político seu com a atual gestão municipal, também responsável por fiscalizar a referida obra, portanto não vejo melhor momento para que ambos prestem os necessários esclarecimentos junto a população capelista.
O objetivo único deste email é fazer com que a coletividade antoninense seja respeitada nos seus direitos, e que esta obra seja entregue conforme o plano de trabalho apresentado e os recursos já repassados.
Quando no Brasil “pipocam” notícias sobre; o ralo do dinheiro público, caixa 2 , indústria das obras inacabadas e  lavagem de dinheiro, não queremos evidentemente,  que a referida situação se confunda com tais mazelas que vem a muito, contribuindo para o desgaste da classe política em nosso País.
Com elevada consideração, aguardo retorno.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

OS 15 DIAS DE MARINA, E A FUNÇÃO JULGADORA DO LEGISLATIVO.

Hoje completam  exatamente  15 dias que Marina Silva foi  lançada oficialmente candidata à presidência do Brasil.


É evidente que nesse pequeno espaço de tempo Marina ainda não conseguiu percorrer todos os estados do País, mas, mesmo assim, já é líder nas pesquisas nos grandes centros, nos grandes colégios eleitorais .
Onde Marina não lidera, está praticamente empatada com a candidata do PT. 
Sem dúvidas um excelente cenário para apenas 15 dias de campanha.

As intenções de votos, registradas nas pesquisas nos mostra um fator muito importante para a seqüência da campanha, a espontaneidade dos eleitores.
A tendência é que com mais tempo para visitar o país, Marina lidere também nos poucos estados que ainda faltam.

A função julgadora do legislativo.

Assistido o vídeo da sessão do dia 26/08 da Câmara Municipal de Antonina, me deparei com uma situação que nos trás um questionamento.

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade um requerimento  visando acionar o ministério Público na questão da distribuição do Barro retirado do morro do “bom brinquedo”.
É público e notório que o barro está sendo direcionado para a propriedade de um empreiteiro amigo do prefeito.  Não vou entrar na questão da ilegalidade da situação, pois esta é flagrante.

A questão é outra. 

Entendo ser  muito importante que a Câmara  recorra ao Ministério Público para solucionar questões que exigem um tanto mais de celeridade nas suas resoluções como;  a da Viação Pilar e também a situação do SAMU .
Mas é importante também  que o  Legislativo, um poder independente que tem poderes de fiscalização e função julgadora quanto as ações do Executivo , faça  cumprir o que manda o seu regimento Interno .
Face aos inúmeros  indícios de improbidade administrativa que vem sendo ressaltados pelos vereadores ,  a abertura de um processo   político/administrativo parece no momento, ser o caminho sem volta a ser tomado pelos membros daquela casa legislativa.
Caso isso não aconteça, a sobrevivência do legislativo como instituição estará  em xeque.