quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CÂMARA APROVA AFASTAMENTO DO PREFEITO.

CORREIO DO LITORAL

Os vereadores de Antonina aprovaram na noite desta terça-feira (28), por 6 votos a 5, o afastamento do prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes (PSC), o João Domero, por 75 dias. A notícia foi divulgada em primeira mão no Jornal dos Bairros.
Durante o afastamento, a Comissão Especial Processante (CEP) prosseguirá nas investigações de denúncias de irregularidades na Saúde e em licitações. A denunciante foi a feitas pela advogada Ruth Fernandes de Oliveira.
De acordo com o Jornal dos Bairros, a decisão aconteceu com as dependências do plenário Salvador dos Santos Picanço completamente lotadas e um grande número de pessoas acompanhando do lado de fora.
De acordo com a Lei Orgânica do Município, em razão do pedido de cassação feito através do Decreto Lei 201/67, o artigo 52, inciso 22, letra B determina que a CEP elabore o Decreto Legislativo pedindo o afastamento do prefeito para que a Comissão tenha liberdade de investigar as denúncias.
Na sessão desta terça-feira, o Decreto Legislativo 05/2015 foi amplamente discutido e votado pelos vereadores e teve que ser definido pelo voto de desempate do presidente da Câmara, Marcio Hais de Natal Balera (PSD).
Durante a votação, os mesmos vereadores que haviam se manifestado contra a instauração da Comissão Processante, mais uma vez, foram fiéis ao prefeito e tentaram derrubar o afastamento contando com a adesão do vereador Antonio Yukiyoshi Osaki, o Tiba (PSD) que foi o quinto voto contrário.
Da mesma forma, os vereadores que aprovaram a criação da CEP, Alceu Alves Salgado (PRB), Givanildo Soares Cabral (PR), José Dutra da Silveira (PR), Odileno Garcia Toledo (PSD) e Marigel Alves Machado (PSC) mantiveram sua posição pelo desejo de investigação das denúncias e votaram pelo afastamento.
Coube ao presidente definir o afastamento que foi promulgado e publicado na própria sessão.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DILMA + 4, E A SESSÃO DE AMANHÃ NA CÂMARA.

DILMA + 4.
No encerramento de mais um processo eleitoral, os números finais nos mostraram que a Presidenta Dilma Roussef, permanecerá por mais quatro anos governando o nosso Brasil.
Eu e mais 70% dos eleitores antoninenses democraticamente não votamos na candidata do PT.
Como já escrevi lá no face,  independente de preferências partidárias  precisamos analisar o conjunto, o contexto e torcer para que o País saia desse mar de lama e corrupção que se encontra.
Por conta disso , aprendemos cada vez mais que necessitamos urgentemente, aperfeiçoar esse modelo de democracia que aí se encontra, e o problema é justamente esse ... Quando se está no poder ninguém quer  mudar as regras do jogo. Vamos em frente.

Êxtase, desequilíbrio, e muita risada...

Um fato inusitado aconteceu ontem (Domingo) quando esse que vos escreve estava  trabalhando ali,  na praça Cel. Macedo.
Na justa carreata da vitória da Presidenta Dilma, realizada por integrantes do PT nativo, alguns desses extasiados integrantes, dispararam alguns rasgados “elogios”  à minha pessoa.
Devo dizer que devido ao grande movimento de clientes que se aglomeraram ao redor do meu “lanche car” rsrsr,  pouco ou quase nada pude ouvir desses "elogios".
Quem  estava mais ao lado e em frente ao Jequiti,  foi quem me informou sobre as “homenagens”.
A falta de noção e equilíbrio de alguns membros da carreata petista , foi motivo de muitas risadas e piadas com a clientela ali presente. Como sempre digo ... A democracia ainda precisa ser democratizada.

Mais de 330 mil acessos.

Quero aproveitar o ensejo e agradecer aos leitores capelistas, pelos mais de 330 mil acessos alcançados por esse humilde blog.

Bom , vou agora tomar um café,  e logo a noite estarei lá na praça para nos encontrarmos.
A ideia é encarar a “segunda”  para folgar na terça, e se tudo der certo ,dar um pulinho na sessão de amanhã na Câmara Municipal  onde será aprovado ou não, o afastamento do Prefeito de nossa cidade.

Um abraço a todos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

COMISSÃO ESPECIAL PROCESSANTE É INSTALADA PELA CÂMARA MUNICIPAL.

Correio do Litoral
Câmara de Antonina vai discutir cassação do prefeito

A Câmara de vereadores de Antonina aprovou pedido de cassação do mandato do prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes, o João Domero (PSC).
O pedido foi protocolado pela advogada Ruth Fernandes de Oliveira e aprovado na sessão de terça-feira (14), realizada à noite.
Na justificativa para o pedido de cassação constam o não cumprimento do orçamento municipal, elaborado pelo prefeito e aprovado no ano passado pelos vereadores, o não pagamento da das parcelas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), que garante o funcionamento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na cidade e, mais recentemente, o fechamento da maternidade que suspendeu os serviços de obstetrícia no município.
Na votação, a base de oposição e os independentes conseguiram aprovar por cinco votos favoráveis contra quatro contrários. Os vereadores que se posicionaram contra o pedido de cassação foram Roberto Fernandes (PSDB), Jackson Cleyton de Paula Silva (DEM), o Galo Cego, César Luiz Cordeiro (PRTB) e Ademir Rodrigues (PRB), o Barroca.
Votaram a favor do pedido de cassação do prefeito João Domero, os vereadores Alceu Alves Salgado (PRB), Givanildo Soares Cabral (PR), José Dutra da Silveira (PR), Odileno Garcia Toledo (PSD) e Marigel Alves Machado (PSC). O vereador Antonio Yukiyoshi Osaki, o Tiba (PSD), não compareceu à sessão.
Com a aprovação do pedido de cassação, foi instaurada uma Comissão Especial Processante (CEP) que terá como presidente o vereador Odileno, o relator será o vereador Giva e como membro ficou o vereador Dutra. Instituída, a Comissão Processante passará investigar todas as denúncias que motivaram o pedido de cassação.
Fonte: Jornal dos Bairros

Por Tutuca.

A alguns dias escrevi algumas linhas sobre a preocupante situação que se encontra nossa cidade...  sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Entendo ser  muito importante que a Câmara  recorra ao Ministério Público para solucionar questões que exigem um tanto mais de celeridade nas suas resoluções como;  a da Viação Pilar e também a situação do SAMU .
Mas é importante também que o Legislativo, um poder independente que tem poderes de fiscalização e função julgadora quanto as ações do Executivo, faça  cumprir o que manda o seu regimento Interno .
Face aos inúmeros indícios de improbidade administrativa que vem sendo ressaltados pelos vereadores, a abertura de um processo político/administrativo parece no momento, ser o caminho sem volta a ser tomado pelos membros daquela casa legislativa.
Caso isso não aconteça, a sobrevivência do legislativo como instituição, estará em xeque. http://celsowistuba.blogspot.com.br/2014/09/os-15-dias-de-marina-e-funcao-julgadora.html

De uma maneira ou de outra foi dado o primeiro passo para que o Legislativo cumpra a sua função julgadora, perante o Executivo.
O pedido de cassação, por sinal muito bem pontuado pela advogada Ruth Fernandes de Oliveira , após levado a votação foi aprovado em plenário. A matéria acima explana a sequência dos acontecimentos...
Vejo com ceticismo a situação quanto ao seu desfecho.  Caso o relatório da CEP aponte para a cassação do Prefeito João Domero, acho improvável, devido ao cenário político que a câmara apresenta, que alguns vereadores votem a favor deste documento.  
Será necessário muita pressão popular.

Um abraço a todos.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

NÚMEROS, CONSTATAÇÕES E O ESCÂNDALO DA PETROBRAS... EM ANTONINA.


 Ângelo  Vanhoni do PT, “o deputado da Educação”,  perdeu nas urnas, um  “Nelson Justus” ( 43 mil votos) , se compararmos os números da eleição de 2010 onde este fez 109 mil votos, com os números deste ano, onde contabilizou 66 mil votos. O surpreendente  derretimento de Vanhoni é a prova cabal que um político não deve viver só de propaganda.

Estrutura milionária...

Uma estrutura milionária foi montada para a campanha do Governador Beto Richa, o mais votado em Antonina. 
Alguns candidatos, tanto a federal quanto a estadual, “casaram” com essa estrutura e fizeram, sem dúvidas, uma boa votação em nossa cidade. Contudo, nenhum deles conseguiu a maior votação para os referidos cargos.
Em números gerais Richa,  teve 55,67% dos votos válidos  a nível de Estado e 55,20% em Antonina.
Gleisi, fez 14,87% dos votos a nível de Estado, e 14,34% em Antonina.
Já Requião teve 27,56% dos votos a  nível de  Estado, e  29,01% em Antonina, portanto  no município, Requião foi o único que conseguiu votação acima da média estadual.
Na presidencial,  Aécio fez 49,79% a nível de estado, e 42,46% em Antonina.

Escândalos da Petrobras, Transpetro,  Antonina...  A coisa tá se desenhando.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou no interrogatório prestado à Justiça Federal do Paraná, que o PT ficava com 3% sobre o valor de face dos contratos da estatal.
Questionado pelo juiz da 13ª Vara Criminal, Costa disse que “todos sabiam que tinha um porcentual dos contratos da área de abastecimento.
Sérgio Machado  presidente da Transpetro subsidiária da Petrobras e responsável pela obra mais cara da história de Antonina, também foi citado pelo ex-diretor no escândalo de propinas da estatal.
Quem, realmente, vai pagar as lombadas?
Todos  puderam constatar que depois de muita reivindicação , algumas lombadas foram colocadas na extensão da Conde Matarazzo e também na Thiago Peixoto. Menos mal.
Porém, a notícia que se teve é que os recursos gastos para a colocação das lombadas tiveram como origem o TPPF (Terminal Portuário Ponta do Felix). O problema é justamente esse.
Se os recursos usados foram uma espécie de adiantamento do imposto (ISS) que o terminal deveria pagar ao município, o que se deduz é que  posteriormente esses valores serão descontados dos futuros repasses aos cofres municipais. A situação configuraria então, que seria  o município é quem estaria pagando pela sinalização. 
Estaríamos pagando duas vezes pela mesma obra?  Conforme as informações que se tem, o empreiteiro já havia recebido pelos serviços, mas não os executou.
Com a palavra as autoridades responsáveis.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

É PRECISO DEMOCRATIZAR A DEMOCRACIA. ELEIÇÕES 2014.


Chegou ao término a primeira parte das eleições 2014.
Nesse primeiro momento no Paraná , já temos os eleitos  para os cargos de Governador, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Senador.
Para a presidência da República teremos o segundo turno entre Aécio Neves e Dilma Roussef.
Marina Silva não suportou o rolo compressor de PT e PSDB  (20 anos no poder), e sucumbiu perante um  sistema que, se não for modificado,  dificilmente dará chance para uma terceira via.
Dilma e Aécio juntos somavam quase 20 minutos de televisão e rádio, enquanto Marina possuía coisa de 2 minutos. Impossível com esse diminuto espaço de tempo se defender de tantos ataques,  e ao mesmo tempo, externar um plano de governo.
Outra frente que precisa ser revista é a situação dos Institutos de Pesquisas. Os erros??? são cada vez mais absurdos e fica difícil acreditar que essas entidades, presas com milionários contratos com os governos, não irão se deixar “levar” pela questão financeira.
É preciso democratizar a democracia.
No contexto que se apresenta, acredito que Aécio leva no segundo turno.

A nível municipal,  algumas surpresas como as votações para Deputado Federal.
Francischini, e Takayama ficaram com o  primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Digo surpresa se levarmos em conta a parte visual das campanhas que vamos e venhamos, pouco apareceram.
Já os “dinossauros”   Zacharow e Vanhoni, fizeram votações bem abaixo em comparação com a eleição de 2010. 
Pior, na somatória não conseguiram as suas reeleições para o cargo. Foi no voto...
Pergunta que não quer calar; Como ficará “a novela” da emenda dos equipamentos do hospital?

Deputado Alexandre Cury e Dr. José Paulo Vieira Azim, no lançamento da campanha em Antonina.
No cargo de Deputado Estadual, Alexandre Cury, praticamente repetiu a votação de 2010, e foi o mais votado em terras capelistas.

Já para o cargo de  governador,  Beto Richa, que em matéria de Antonina não disse a que veio no primeiro mandato, praticamente repetiu a boa votação de 2010.
Esperamos,para o bem de Antonina, um melhor desempenho do Governador reeleito.
http://placar.eleicoes.uol.com.br/2014/1turno/pr/apuracao-no-estado/#/74217-PR

Um abraço a todos.