terça-feira, 31 de março de 2015

GAMBIARRA DA TRANSPETRO , AÇÃO POPULAR, E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.


Solicitei no dia de ontem , pedido de informação na Câmara Municipal de Antonina, no sentido de se aprofundar no conteúdo do relatório da CEI da Obra da Transpetro.
O relatório já enviado ao Ministério Público, com certeza possui informações muito interessantes quanto ao que vem , e quanto ao que não vem ocorrendo na obra mais cara da história de Antonina.
Alguns serviços  da obra só vem ocorrendo depois de muito trabalho de fiscalização por parte de alguns poucos vereadores, e desse que vos escreve.
Esses serviços que acontecem de maneira arrastada e com a já conhecida falta de qualidade,  já são chamados na cidade de; “Gambiarra da TRANSPETRO.”
Dia desses o vereador Givanildo postou algumas fotos da lambança realizada no bairro do Batel. Vergonheira pura.
Com uma rápida leitura no plano de trabalho da obra, não fica difícil constatar que a coletividade antoninense está “literalmente” sendo assaltada.
Sem medo de errar...7 milhões indo pelo ralo.
Se não me engano, a obra teve o seu prazo de entrega prorrogado para agosto de 2015, e depois dessa data iremos sem dúvidas, fazer um balanço do que foi realizado e do que deveria ser realizado. 
Lembro como agora do lançamento da obra no Theatro Municipal... 
Muita pompa, vídeo em 3 D, Hino Nacional...
O Deputado Ângelo Vanhoni, padrinho da obra e beneficiado eleitoralmente, não esteve presente. 
Nessa ocasião o então Deputado se fez  representado pelo staff do Partido dos Trabalhadores nativo, onde a militante Vanda Santana fez parte da composição da mesa.
Todos que ali estavam acreditaram  no que estava por vir, mas para a nossa decepção
a pendenga vem se arrastando por quase cinco anos e até o momento nem o ex  Deputado Vanhoni  e muito menos o Partido dos Trabalhadores local se manifestaram  sobre a  consolidada “Gambiarra da TRANSPETRO”.
Para o prejuízo de nossa cidade os atores fiscalizadores, o ex Prefeito, o atual prefeito, e o ex Deputado, se calam quanto a lesiva situação.
Não é preciso lembrar que essa questão pode  através de uma Ação Popular,  ser apreciada sob o olhar do CDC - Código de Defesa do Consumidor - e  aspectos como  a  obrigação de resultado, onde a principal obrigação do empreiteiro é executar a obra da maneira que foi contratada, também podem ser avaliados.


Aguardemos.

84 comentários:

  1. MATERIAL COMPRADO PELA PREFEITURA FOI APLICADO ONDE? PREFEITURA ESTARIA FORNECENDO MATERIAL PARA A CONCLUSÃO DA OBRA DA PTBRÁS??

    Fonte: FACEBOOK DO VEREADOR MARCIO BALERA
    A sessão da Câmara de ontem deveria ter contado com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, porém o mesmo não compareceu, justificando (mas não comprovando o motivo) sua ausência através de ofício. Mas nem por isso a Sessão deixou de ter um fato marcante! Através do requerimento 17/2015 de minha autoria, solicitei informações sobre a Licitação 52/2013 que tinha como objetivo a aquisição de insumos para a realização de pavimentação primária em nosso Município. Não é preciso se comentar a situação que se encontram as vias públicas de nossas cidade e 90% dos requerimentos da edilidade são voltados a este tema de melhoria de pavimentação das vias. Ontem, através do Ofício n.º 047/2015-GAB recebi a resposta e fiquei abismado em saber que em 1 ano e meio foram adquiridos e utilizados pelo município 570,34 toneladas de asfalto (CBUQ) e 2997,35m³ de bica corrida, fora outros insumos como rachão, pedrisco, brita etc. E eu me pergunto, assim como tenho certeza que você também vai se perguntar, onde foi utilizado isso tudo? Gente é só constatarmos a situação das ruas dos bairros de nossa cidade! As obras onde estão sendo utilizado asfalto em Antonina devem ter este material fornecido pela empresa que venceu a licitação, então como se justifica o quantitativo utilizado pelo Município de Antonina já que as vias pavimentadas com esse material são poucas e onde existe o mesmo as ruas necessitam de reparo que não são realizados? Na próxima sessão estarei solicitando informações descritivas da utilização deste quantitativo. Não é possível esse tipo de "gestão" com o dinheiro público. Isso é revoltante e de indignar qualquer pessoa. Basta!

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    1. Até quinfin um Vereador de verdade pra 'meter bronca'....

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    2. será que foi o lixo acumulado que provocou esse piriri todo ? primeiro foi o prefeito agora o secretario ...

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    3. Esta cidade (quase) sempre foi 'tomada de assalto' por administradores eleitos. (Quase) todos saem da política e, em decorrência da política, muito bem de bolso e de vida !!! Precisamos romper esse círculo vicioso. Podemos começar não votando em quem faz propaganda eleitoral com abuso do poder econômico, ou seja, com TRIO ELETRICO que, na hora é de graça, mas que depois custa uma fortuna pro bolso do povo!!!.

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    4. O "atual" dizia nos comícios que.... "amava Antonina".... (baita mentira deslavada e sem vergonha....)

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    5. O trio elétrico usado na campanha, é pago no carnaval. Já fica 'combinada' a contratação pro carnaval.....

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  2. Chama o Sérgio Moro e pega o empreiteiro.

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    1. Verdade! tá aqui em Curitiba. Pertinho, pertinho.

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  3. Só em Antonina... Mais um serviço porco.
    DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
    ADJUCAÇÃO CONCORRÊNCIA 001/2015

    TERMO DE ADJUDICAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº PMA 001/2015

    A Comissão Especial de Licitação, designada pela Portaria nº 165/2014 de 19 de junho de 2014, do Excelentíssimo Prefeito Municipal de Antonina, no uso de suas atribuições legais no que se refere à CONCORRÊNCIA Nº PMA 001/2015, relativo à Licitação do Tipo Menor Preço para realização de Pavimentação Urbana, 14.382,50 m2, em CBUQ, incluindo os serviços de terraplenagem, drenagem, base e sub-base granular, reforço do sub-leito, revestimento em CBUQ, urbanização e paisagismo, sinalização de trânsito e placas de comunicação visual, entre o PARANACIDADE e o Município de Antonina, ADJUDICA em favor da empresa Megapav Construtora de Obras LTDA – EPP, inscrita no CNPJ nº 02.152.117/0002-05, estabelecida na Rua Argemiro Wanderley, Nº 711, Bairro Capão Raso, CEP 81130-160 – Curitiba/PR., o resultado do referido processo licitatório e em conformidade com a Ata e Relatório Final. Valor da proposta: R$ 1.389.989,06 (hum milhão trezentos e oitenta e nove mil novecentos e oitenta e nove reais e seis centavos). Prazo de execução: 180 (cento e oitenta) dias.

    Antonina, 30 de março de 2015.

    ANDERSON ALVES MAURÍCIO
    Presidente

    Publicado por:
    Anderson Alves Maurício
    Código Identificador:06A7245A

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    1. Eles tão confiantes na impunidade!!!!!
      O prefeito é doador de campanha da Gleisi lava jato. JOÃO UBIRAJARA LOPOS 223.581.881-15 18/08/14 000130300000PR000045.
      Confira aqui http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/abrirTelaReceitasCandidato.action
      O Lopes tá registrado de maneira errada . O CPF bate com o do Prefeito. Eita PTZÂO .Tá amarrado.

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    2. Tá com dinheiro para ajudar em campanha? Quando entrou na prefeitura não tinha nada; era o prefeito mais pobre do Paraná. Por que ele não pegou esse dinheiro e ajudou os pobres de Antonina? Por isso que todos querem ser prefeitos................................

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    3. o salario do pref é de 11 mil reais por mês ,em 4 anos receberia " bruto" quase 700 mil reais...vamos aguardar a declaração de bens no final do mandato...

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  4. TÁ MAIS FÁCIL SER DIVULGADO O BALANÇO DA PETROBRÁS DO QUE SER CONCLUÍDA A OBRA DA TRANSPETRO EM ANTONINA.

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  5. Por que os tubarões estão sendo investigados em outras cidades e com o prefeitão de Antonina não acontece nada? Aqui em Antonina tem a GPO e Megapave para serem investigadas;só fizeram serviço de porco.

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  6. Administrar uma cidade é que nem fazer cocô.
    Às vezes é duro, às vezes é mole! As vezes espirra, as vezes entala... mais sempre fede!

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  7. pois é... la no face eu li que 70% dos moradores de Antonina ,estão inadimplentes com o pagto do iptu, la na samae o povo reclamando da conta,o responsável se defendendo e bla bla bla, aqui em ctba responderam na sanepar que a taxa mínima ( 10 M 3)existe por conta dos inadimplentes,ou seja para cobrir os gastos com os que não pagam os bons pagadores pagam pelos inadimplentes...

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    1. A Administração SAMAE é padrão "FIEL".

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  8. pois é... estava na fila da lotérica e uma mulher com 3 contas atrasadas de agua conversava com a caixa: - a caixa disse : - não podemos receber contas com mais de 1 mês em atraso e a sr terá que pagar a mais atrasada primeiro,a mulher respondeu : então me dá um bilhete da raspadinha ...( a esperança é a ultima que morre ).

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  9. Sei que o tema a discutir não é o mesmo, mas vamos convidar a TVCI para fazer uma visita nos orgãos da prefeitura de antonina e confirmar tem gente que recebe gratificação e também horas extras. VAMOS CÂMARA É SO INVESTIGAR. pERGUNTAR AO rh DA PREFEITURA E rh DAS SECRETARIA, DAS FUNDAÇÕES E DA EMPRESA DE ÁGUA DESTA CIDADE; Servidor com função gratificada recebe horas extras e salário chega a mais de R$ 11 mil
    A informação é da própria prefeitura de Paranaguá, em resposta aos questionamentos do JB: servidores que recebem função gratificada e cargo comissionado não podem receber pagamentos de horas extras.
    Além da legislação a respeito do direito a execução de horas extras, expediente de trabalho e direito à produtividade, o JB questionou a prefeitura a respeito da história de criação da secretaria de RH. Foram feitos os seguintes questionamentos: Na criação da Secretaria de Recursos Humanos, a atual vereadora Sandra Neves foi a pioneira na pasta e além dela, quem eram as pessoas que integraram a secretária ao seu lado (cargos e nomes)? Após Sandra Neves deixar a secretaria para disputar uma cadeira no Legislativo, quem assumiu seu lugar e com quais pessoas (cargos e nomes)? Como está atualmente a composição desta secretaria e quem são os atuais responsáveis pela pasta (caso ainda exista) ou pelo setor de RH (cargos e nomes)? Os questionamentos deveriam ser respondidos até a quarta-feira (18) inicialmente, mas a Assessoria de Comunicação solicitou um novo prazo até sexta-feira (20), que foi concedido pelo JB. Mas não houve nenhuma resposta. Diante desta situação, o JB pesquisou no próprio site da prefeitura e levantou que a secretaria de RH foi criada pelo artigo 79 da Lei Complementar Nº 107/2009 na gestão do prefeito José Baka Filho (PDT) e Sandra Regina das Neves se tornou a primeira titular da pasta. À época ela já era integrante do mesmo partido do prefeito. Sandra permaneceu na pasta até deixar o cargo em abril de 2012, para disputar uma cadeira como vereadora pelo PDT. Em seu lugar, assumiu o servidor, ocupante do cargo de administrador de empresas, Wellington Frandji, anunciado como secretário interino no dia 5 de abril de 2012.
    Situações semelhantes em 2012
    Neste ano, situações semelhantes como esta que ocorreram com o servidor, que recebeu mais de R$ 11 mil ao fazer uma carga excessiva de horas extras, mesmo trabalhando no Palácio São José
    O JB teve acesso à ficha financeira de uma servidora, ocupante do cargo de auxiliar de serviços gerais, no período de janeiro a dezembro de 2012, ou seja, três meses na gestão de Sandra Neves e o restante na gestão de Frandji. Nos quatro primeiros meses do ano ela realizou exatamente 120 horas ao mês - 100 a 50% e 20 a 100%- meses sob a gestão de Sandra Neves e, a partir de maio o total de horas aumentou para 130 horas - 100 a 50% e 30 a 100% - alternando a média dos meses iniciais e fechou o ano com 160 horas - 120 a 50% e 40 a 100%.
    Em valores, a auxiliar de serviços gerais lotada na secretaria de RH recebeu mais de R$ 7,6 mil somente em horas extras durante o ano de 2012, uma média de R$ 630 ao mês.

    Passado um ano após essa média de R$ 630 horas por mês, a mesma servidora continuou lotada na Secretaria de RH e o JB também teve acesso à ficha financeira da auxiliar de serviços gerais, no período de janeiro a dezembro de 2014.
    Curiosamente neste período a média de horas caiu bruscamente e, durante oito meses, a servidora não fez nenhuma hora extra a 100% e dos quase R$ 1,9 mil de 2012, ela fechou o ano recebendo pouco mais de R$ 500. A queda também se observou nas horas a 50% que fecharam o ano com pouco mais de R$ 4 mil, enquanto que em 2012 foram mais de R$ 5,7 mil recebidos. VEJA RESTANTE DA MATERIA NO JORNAL DOS BAIRROS



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  10. É PRECISO "PASSAR A LIMPO" ANTONINA!!! CHEGA DE FARISEUS, RATOS E LADRÕES !!!

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    1. MAS ELES JÁ ESTÃO LIMPANDO ANTONINA.

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    2. estão é 'limpando" os cofres de Antonina.... só os cofres....

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  11. Correligionários lançam no face a candidatura do Fiel a prefeito. Estrondoso fracasso de curtidas. Ao que tudo indica Antonina já está mais que vacinada quanto ao pretenso candidato.

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    1. O rei dos picaretas está com muita pressa.....

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  12. Ministro da Saúde Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes à Estratégia Saúde da Família, no Município de Antonina, em virtude de irregularidades/impropriedades detectadas pelo Relatório de Auditoria oriundo do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, feito em janeiro 2015.
    PORTARIA No- 336, DE 6 DE ABRIL DE 2015
    Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes à Estratégia Saúde da Família, no Município de Antonina, Estado do Paraná.
    O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica; Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica, instituída pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, em especial o seu anexo I; Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da
    utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos aos Municípios e Distrito Federal;e Considerando a existência de irregularidades na gestão das ações financiadas por meio do Incentivo Financeiro, Parte Variável do Piso da Atenção Básica (PAB), para a Estratégia Saúde da Família, resolve: Art. 1º Fica suspensa a transferência do incentivo financeiro referente às Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, a partir da competência financeira janeiro/2015, do Município de Antonina (PR), em virtude de irregularidades/impropriedades detectadas pelo Relatório de Auditoria oriundo do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, especialmente no que tange ao descumprimento da carga horária por parte dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal e irregularidades junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Básica.
    Art. 2º Em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica, a suspensão ora formalizada dar-se-á em 3 (três) Equipes de Saúde da Família e 2 (duas) Equipe de Saúde Bucal e perdurará até a adequação das irregularidades por parte do Município.
    Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
    ARTHUR CHIORO
    Ministro da Saúde
    Fonte: Diário Oficial da União

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    1. A prefeitura tem que devolver dinheiro; porque desde novembro de 2014 está recebendo por 12 agentes de saúde e só tem 5 trabalhando. Tem 7 que estão trabalhando no hospital e posto central. Isso não é improbidade administrativa? Cadastrar funcionários e estar recebendo; sem eles estarem trabalhando como agentes de saúde; isso é correto? Isso não é roubo?

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    2. Agora os vereadores que ficaram de plantão, pedindo para os agentes tal e tal, não voltarem para o campo de serviço que paguem o salários deles, trabalho aqui na saúde e os secretários tentaram fazer o certo, mais tais vereadores ficaram atrapalhando, vamo lá povo cobrar desses vereadores agora!! Facilidade para alguns e prejuízo para outros.

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    3. O QUE O SECRETÁRIO DE SAÚDE DIZ SOBRE ISSO? ELE SABIA QUE ESSES FUNCIONÁRIOS ESTAVAM CADASTRADOS SEM TRABALHAR E QUE O SECRETARIA DE SAÚDE ESTAVA RECEBENDO? SERÁ QUE ELE NÃO SABIA...........................

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    4. O secretário de saúde que antecedeu o atual, tocou o foda-se na Secretaria. Só quem trabalha aqui sabe. Moleque irresponsável, fanfarrão. Pobre Antonina. Responde aí prefeitão .não acerta uma hem!!!

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    5. Tem uma funcionaria que é agente de saúde e parente de um vereador do km 4, que está cadastrada no posto do barigui desde o começo da gestão do prefeitão bão. O município está recebendo por ela sem estar trabalhando como agente de saúde. Quem vai devolver esse dinheiro para o ministério da saúde.

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    6. O secretário de saúde não pode falar nada; pois sabia que os agentes de saúde estavam cadastrados e sem trabalhar. E a sua secretária também é agente de saúde. Por que ele não coloca ela pra trabalhar na rua?

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  13. Antonina povo ficar de olho e denunciar as doações de terras quem o ex. prefeito deu e o atual prefeito validou para o porto e la pelas bandas do terminal ponta do felix fiquem de olho .

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  14. quais terras ... as do seu A....... Fern....s

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  15. Realmente esta situação ocorreu e ficamos muito tristes com isso. Sabiamos das irregularidades quanto aos desvios de função dos ACM e temos procurado obter soluções para isso. Mas gostaríamos de esclarecer que, embora o PSF não esteja totalmente em acordo como deveria estar, esta foi uma arbitrariedade cometida contra o Município de Antonina e contra o povo que precisa da Atenção Básica, de forma totalmente irregular pela Secretaria Estadual de Saude, através da 1ª Regional de Saude, que descumpriu o que preconiza a Portaria 2488/2011, transcrito abaixo, pois sequer fomos notificados das possíveis irregularidades, não recebemos de forma oficial o aprazamento para a correção das supostas irregularidades e muito menos foi oficializado através da CIB (Comissão Intergestora Bipartite).
    Segue o texto da Portaria 2488/2011 :
    Compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal:
    IV - submeter à CIB, para resolução acerca das irregularidades constatadas na execução
    dos recursos do Bloco de Atenção Básica, conforme regulamentação nacional, visando:
    a) aprazamento para que o gestor municipal corrija as irregularidades;
    b) comunicação ao Ministério da Saúde;
    c) bloqueio do repasse de recursos ou demais providências, conforme regulamentação
    nacional, consideradas necessárias e devidamente oficializadas pela CIB;
    Para que seja regularizada a situação da Atenção Basica da Saude, atualmente, temos somente duas alternativas, segundo orientação verbal recebido da 1ª Regional de saude:
    1) Devolver todos os médicos cubanos (04) do programa mais médicos, pois para que eles possam atuar no município, há a obrigatoriedade da constituição completa das Equipes da Saude da Familia ou retirá-los do CNES, o que ocasionaria o bloqueio do pagamento dos salários deles. Isso obviamente vem na contra-mão da necessidade da prestação dos serviços de saúde para a população; ou
    2) Regularizar as 04 ESF que comportam os médicos cubanos, com a contratação de enfermeiros, técnicos e principalmente, de Agentes Comunitários de Saúde, além dos que já estão em desvio de função e deverão retomar seus postos de trabalho. Isso demanda em aumento na Folha de Pagamento da PMA, que já está acima do limite máximo tolerado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa preocupação já havia sido exposta em reunião do Conselho Municipal de Saude em 06/03/2015, sendo que a plenária autorizou a realização de credenciamento por processo seletivo de profissionais de nível superior (enfermeiros) para compor as equipes. Estamos providenciando também, agendamento com todos os Agentes Comunitários de Saude para que seja cumprida determinação do Ministério Público e da própria Procuradoria do Município, para que sejam realocados nas suas respectivas equipes de ESF.
    Fica bem claro que a opção 2 é a melhor alternativa, embora demande um pouco mais de tempo, empenho e trabalho, que não tem faltado por parte desta Secretaria de Saude. Além disso, já estaremos entrando com um recurso administrativo junto à Secretaria Estadual de Saude, para que seja cumprido o que determina a portaria 2488/2011 e seja providenciado o desbloqueio, com o devido prazo legal (60 dias) para que possamos regularizar a situação.
    Dificuldades todos os municípios possuem e o nosso não é diferente.
    Obrigado pela atenção.

    Leovaldo Bonfim Pinto
    Secretario Municipal da Saude

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    1. Vai tirar a sua secretária também e mandá-la trabalhar na rua?

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    2. Pra que contratar enfermeiras, se já tem 3. uma no barigui e 2 no posto central. Só precisa contratar uma. E técnico de enfermagem está sobrando. Não entendi????????

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    3. Por que querem contratar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem? As equipes já estão formadas e cadastradas no ministério da saúde. Só faltam os agentes de saúde. Aonde vão colocar mais enfermeiros?

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    4. Ninguém foi pego de surpresa não,não é de hoje que a Primeira Regional vem cobrando estas situações,e nunca aprendem,sempre preferem andar pelo caminho errado,tanto é que, tem uns que estão respondendo e vão responder mais ainda no Ministério por causa desta mesma situação e não aprendem,tem que por no rabo desta cambada mesmo,este Secretário atual esta se defendendo em não ser comunicado oficialmente da situação,mas quando ele chegou ele já sabia sim,tanto é que deram o prazo de dez dia para ele colocar as equipes em campo e ele não fez nada só se acomodou,agora é fácil querer achar alguém de Cristo,mas com certeza a Regional terá a resposta concluída,pena que mais uma vez o Prefeito coloca outro Lobo vestido de Carneiro em sua confiança,já não basta os que já tem.

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    5. O secretário de saúde sabia de tudo e não tirou porque os agentes de saúde recebem bem menos que os assistentes administrativos. Pra ele estava bom, mão de obra barata! Agora os agentes de saúde tem procurar entrar com processo contra a prefeitura para receber todos esses anos que foram explorados.

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    6. Vir a público e colocar a situação do ponto de vista da Secretaria é sempre muito importante e democrático,por isso parabenizo o Secretário pelo posicionamento. Contudo sabemos que essas medidas "punitivas" não são tomadas assim de "bate pronto". O que levou a secretaria deixar a situação chegar nesse ponto? Supressão de recursos são sempre prejudiciais em qualquer área, imaginem na área da saúde. Outra ponto que vem sendo questionado é sobre o seguro da ambulância envolvida em acidente por esses dias. Qual a situação desse veículo?

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    7. Vir a público e colocar a situação do ponto de vista da Secretaria é sempre muito importante e democrático,por isso parabenizo o Secretário pelo posicionamento. Contudo sabemos que essas medidas "punitivas" não são tomadas assim de "bate pronto". O que levou a secretaria deixar a situação chegar nesse ponto? Supressão de recursos são sempre prejudiciais em qualquer área, imaginem na área da saúde. Outra ponto que vem sendo questionado é sobre o seguro da ambulância envolvida em acidente por esses dias. Qual a situação desse veículo?

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    8. Tutuca, realmente essa situação vem se estendendo ha um bom tempo e infelizmente não tivemos tempo suficiente para ter resolvido isso de forma mais imediata. Primeiro, nós tratamos de resolver o problema assistencial que era até então a maior prioridade, onde reorganizamos o atendimento médico e restabelecemos o atendimento para a população. Fica imaginando a angustia que passava pela cabeça das mães gestantes, por não saber onde iriam nascer seus filhos. Agora, temos Obstetra todos os dias no hospital, temos médicos emergencistas todos os dias, estamos qualificando o atendimento medico com profissionais bem preparados, temos pediatra no posto, mesmo com as férias de 2 cubanos e a deserção de outro, a população não deixou de ser atendida nas Unidades Basicas de Saude. Outro ponto que era primordial era a reorganização administrativa da Secretaria, que estava largada "sem pai nem mae", onde reestruturamos colocando uma Diretora para o HSBL, uma diretora para a Saude, um diretor para a Atenção Basica e Um diretor para a Vigilancia em Saude, para poder começar uma reforma de forma escalonada de cima para baixo. Agora, resolvidas essas situações, a urgencia passa realmente a ser a estruturação da Atenção Basica. Sabemos que os problemas perduram, não vamos culpar antecessores e como titular atual da pasta, a responsabilidade é toda minha em encaminhar isso e tirar algumas pessoas de suas zonas de conforto e ir à luta. Estou com minha consciência tranquila que tenho procurado realizar o melhor pela Saude de Antonina, mesmo sem recursos para isso, cumpro integralmente minha carga horaria de trabalho, as portas da Secretaria de Saude estão sempre abertas para receber qualquer cidadão usuário dos nossos serviços. Preciso só de mais um pouco de paciência e tempo. Já prometi que os Agentes Comunitarios de Saude irão tomar seus postos de trabalho, comuinicados por escrito individualmente, sob pena de processos administrativos e até demissão. Quanto ao bloqueio dos recursos, isso é normal de acontecer, não é a primeira vez e nem vai ser a ultima. O que tem que fazer é trabalhar e arrumar as coisas para que a situação seja regularizada. Não é o fim do mundo.
      Finalmente, respondendo sua questão a respeito da ambulancia : O Veiculo encontra-se na oficina credenciada para realizar os reparos em veiculos pesados pela PMA e por não ter seguro, o onus ficara por conta do Fundo Unico da Saude e assim que tivermos economizado essa verba suficiente para o concerto (algo em torno de R$ 60.000,00) iremos autorizar a execução do serviço. Ressaltamos que, essa ambulância não deveria ter saido do patio da Secretaria de Saude sem a apólice de seguro, sendo que estamos apurando as responsabilidades disso. Ao que tudo indica, houve uma falha por parte de um funcionário do Banco do Brasil que, ao inves de fazer o seguro novo dessa ambulancia, fez a renovação de outra ambulancia que ja tinha seguro. Confirmado isso, nosso depto juridico ira entrar com ação por penas e danos contra o BB para ressarcir esse valor.
      Por ora é isso e obrigado oportunidade de esclarecimento.
      Um abraço

      Leovaldo Bonfim

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    9. Respondendo à questão dos salarios do Agentes Comunitários em desvio de função: Já fui verificar e TODOS, sem excessão, recebem bem mais do que o piso nacional para a categoria, preconizado pelo Ministerio da Saude, de R$ 1.014,00. Sendo assim, na minha modesta opinião, não tem coitadinho explorado e não tratam-se de mão de obra barata.Estão sim em desvio de função por opção propria, por sentirem-se confortáveis dentro de uma sala com ar condicionado e sentadinhos e principalmente para cobrir ausências de outros servidores administrativos e em serviços essenciais que não podem deixar de serem realizados. Diante do atual quadro, haverá a necessidade de readequarmos esse quadro, devolvendo esses ACS aos seus postos de trabalho e solicitando auxílio à Secretaria de Administração para o remanejamento de pessoal administrativo de outras secretarias para a da Secretaria de Saude.

      sds

      Leovaldo Bonfim

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    10. O sr. não sabe o que é piso salarial? O agente de saúde recebe R$ 950,00 como salario inicial; enquanto o assistente administrativo ganha R$ 1.500,00 inicial. Entendeu a diferença de salário??????????????????????

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    11. acho que o nobre secretario olhou de uma forma errado os contra cheque dos ACS, não vamos esquecer que piso não inclui os niveis e a insalubre se tirar isso o salario hoje deve ser um pouco mais que um salario minimo ele são funcionários de carreira a cada dois anos tem um pequeno reajuste que não deve ser computado como salario base, acho que e justo eles exercerem suas funções, mais e injusto jogá-los contra o opinião publica como se essa situação fosse só culpa deles isso e uma herança de muitas más administrações.

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    12. Os agentes de saúde são mão de obra barata sim; porque ganham R$ 600,00 a menos do que os assistentes administrativos. Entendeu??????

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  16. Hoje o secretario de obras estava falando como secretario de turismo na radio serra do mar. Não dá conta nem como secretario de obras; agora ganhou outra secretaria. O secretário de turismo é Cesar? Será que os vereadores não vão tomar nenhuma atitude. Desmembraram as secretarias e ninguém ficou sabendo? Fazem o que querem e o povo tem que ficar calado. Cadê a JUSTIÇA?

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  17. Movimentação nos bastidores para mudança na Saúde. O fiel está tentando encaixar mais uma das suas indicações. A ideia é amarrar cargos visando a eleição do ano que vem. Foi assim desde o começo.O fiel indica e o prefe diz amém. Não é atoa que Antonina tá essa merda.

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    1. Vão tirar diretor ou secretário para dar cargo a grande indicação do fiel?

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    2. Preocupante essa informação, já que na Saude há a necessidade da continuidade do trabalho, pois é muito dificil a perfeita condução da Secretaria. Muitos dos problemas enfrentados atualmente devem-se principalmente ao incessante rodizio na cadeira. É uma pena, mas estamos sujeitos a essas alterções realizadas na politica. Estou a disposição enquanto for util. A hora que não quiserem mais nosso trabalho, voltamos para a Secretaria do Estado e vida que segue!!!

      sds

      Leovaldo Bonfim

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  18. esse fiel que se cuide REQUIÃO ESTEVE EM VISITA AO PORTO DE PARANAGUÁ ESTA SEMANA PARA VER AS COISAS

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  19. vcs viram no Facebook. eu teria vergonha de ir representar um porto que não existe ta só servindo de estacionamento de caminhões como disseram um porto faz de conta.

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  20. NÃO PRECISA CONTRATAR NENHUM ENFERMEIRO; PORQUE JÁ TEM 4 E ESTÃO CADASTRADOS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE. TEM 2 NO POSTO CENTRAL, 1 NO BARIGUI E 1 NA PONTA DA PITA. E TÉCNICO DE ENFERMAGEM TEM BASTANTE E ESTÁ SOBRANDO. SÓ ESTÃO FALTANDO OS AGENTES DE SAÚDE QUE ESTÃO EM DESVIO DE FUNÇÃO. AS EQUIPES JÁ ESTÃO FORMADAS. POR QUE ESTÃO COM ESSA CONVERSA PRA ENGANAR OS BOBOS?????????????? QUEREM CONTRATAR MAIS FUNCIONARIOS PARA AJUDAR AMIGOS?????????????????????

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    1. Prezado colaborador. Sem duvida alguma temos 4 enfermeiros. Mas são necessários mais alguns para que o trabalho seja feito com qualidade. Por exemplo, precisamos de 1 enfermeiro no CAPS e 3 no HSBL. Precisamos de mais 2 pelos para a ESF (Zona Rural e Posto Central - ja que uma das enfermeiras do Posto Central está cuidando da Epidemiologia - mas será realocada para a ESF até que haja nova contratação). Mas a idéia é boa para resolver momentaneamente a situação e a regulazização das Estratégias. Falta realmente realocar os ACS que estão em desvio de função há muito tempo e que serão intimados por escrito a assumir seus postos de trabalho. Já estamos colocando em pratica essa ideia dos 4 enfermeiros e acreditamos que ate final desta semana que vem já deveremos ter as 4 equipes ajustadas.
      Um abraço e obrigado por contribuir com sugestões boas, mesmo que anonimamente.

      sds
      Leovaldo Bonfim

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    2. VAI ARRUMAR BRIGA COM VEREADOR AMIGO DO PREFEITO QUE TEM AGENTE DE SAÚDE PROTEGIDO.

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  21. Te uns aqui na terrinha que esta com medo com a prisão do ex.deputado ANDRE VARGAS sera que espinga em alguem aqui na terrinha.

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    1. Gente que ficou do lado dele não faltou, se ele resolve abrir o bico, ah, teria gente que a esta hora estaria com as calças borradas.

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  22. O secretário de saúde não vai falar se vai colocar a secretaria dele para trabalhar como agente de saúde? Se for para colocar na rua tem que colocar todos. Ele só responde o que quer.

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    1. Discordo meu nobre. Respondo as questões que devem ser respondidas. Ocorre que não se tem o tempo todo disponivel para ficar em blogs e faces durante o periodo de expediente como muitos fazem. Somente nas horas de folga é que da para dar uma espiadinha nas fofocas da galera. Neste caso meu nobre, é questão de honra colocar todos os agentes comunitários de saude em suas respectivas area de atuação. Ou não me chamo Leovaldo. Ou me tiram da Secretaria da Saude antes disso, como ja estão sussurrando por ai. Aguarde e verás...
      Um abraço e obrigado por ler meus comentários.

      sds

      Leovaldo Bonfim

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    2. Agora eu gostei da sua resposta. Tem que colocar todos os agentes de saúde em seus devidos lugares; quem não quiser trabalhar na sua função que peça a conta e vá procurar coisa melhor. Mas não esqueça da sua secretaria.

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  23. Meu querido Tutuca, temos o maior respeito por vc e pelo seu Blog, confiamos em suas postagens,o seu compromisso sempre foi com a verdade. Mas confesso que estou um pouco frustrado com o seu comportamento,embor o respeite. No inicio da semana, postei aqui um comentário, com referencia a contratação do Jornal dos Bairros, pela atual mesa Diretora da Camara, dando continuidade num cale-te boca, naquele pasquim que a partir do dia que começou a receber parou de denunciar a farra das Diárias do nosso Legislativo, que tanto presam pela moral e bons costume só do Executivo, menos o deles. Lhe mandei até a Publicação do Estrato do Contrato com o JB. Mas por algum motivo, vc não publicou, é frustrante par nós seu admirador e visitante de todos os dias. Da outra vez tetamos aqui denunciar o Cabidão de emprego, que a atual Mesa estaria criando por uma Lei, na época vc disse, a Lei ainda não existe para verificar os fatos... e Lei foi publicada, mas vc nem comentou os fatos, ficou no silêncio. Porque só os desmandos do executivo é saboreado por vc ?
    Continuamos confiando em vc.

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    1. Ao amigo frequentador deste blog.
      Não tenho como prática julgar por mera subjetividade,a ação deste ou daquele veículo de comunicação.O JB possui página no face e estas questões podem ser colocadas diretamente ao seu editor chefe. Sobre os cargos na Câmara...
      Confesso que não me aprofundei no assunto por ter entendido que a questão se tratava de uma adequação na nomenclatura dos cargos. A questão contudo, está como você disse amparada por lei e o que se pode então é questionar os critérios sobre a necessidade desta iniciativa. É necessário no caso, um trabalho de pesquisa para termos um comparativo se houve ou não aumento nos cargos da Câmara. Caso vc tenha esse tempo disponível, fique a vontade. O meu e-mail está acima da tela, e não terei problema algum em encaixar a sua pesquisa na pauta do blog .Um abraço.

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    2. verdade sobre o janal dos bairros pois de uma hora pra outra foi ate homenageado pelos ilustres e o fim da picada mesmo

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  24. Em relação ao comentario apresentado, de que "não é de hoje que a Primeira Regional vem cobrando estas situações,e nunca aprendem e que este Secretário atual esta se defendendo em não ser comunicado oficialmente da situação,mas quando ele chegou ele já sabia sim,tanto é que deram o prazo de dez dia para ele colocar as equipes em campo e ele não fez nada só se acomodou", quero somente esclarecer que não estou me defendendo de nada. Não esstou questionado o bloqueio de verbas, podem fazer quando quizerem. O que eu questiono é a forma como isso foi realizado, contrariando a Lei. podem falar quantas vezes quiserem, mas o que vale é o que está escrito, ou seja, não tomei ciencia em nenhum documento informando das possiveis irregularidades, contendo aprazamento para as regularizações, e também não vi nenhum documento com deliberação emitido pela CIB. Outra coisa, tivemos nosso direito constitucional da ampla defesa e do contraditório violados. Se a lei vale para uns, vale para todos. Outra coisa, estou defendendo o nosso municipio pois não gosto da forma como nosso povo é tratado, com descaso e até chacotas. Não uso isso como descupla, pois se houve alguma falha nossa, corrige-se. Somos seres humanos e imperfeitos.
    e com relação ao comentário de que "mais uma vez o Prefeito coloca outro Lobo vestido de Carneiro em sua confiança" não serviu para mim. Estou trabalhando e cumprindo meu dever. E lobo não é desmérito nenhum, fico até lisonjeado como o elogio.

    Att.

    Leovaldo Bonfim

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    1. Sr Leovaldo, o que todos esperamos é que essa situação seja resolvida o mais breve possível. Sabemos que do dia para noite, é praticamente impossível colocar nos eixos demandas que foram, pelo que tudo indica, negligenciadas pelos seus antecessores. Esse "rodízio" em um cargo tão importante causa sim uma certa dificuldade para alcançar melhores resultados. Uma coisa é certa , as situações só são resolvidas através do trabalho e da vontade de acertar. Se posicionar publicamente sobre essas questões, sem dúvidas, é um fator positivo . Essa atitude sinaliza que existe o objetivo de fazer a coisa certa. Um abraço.

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    2. Tutuca, este Senhor está é dando muitas desculpas, escreve aí, é mais um a encher de linguiça nesta saúde. Também, contratado pelo João Bão deve dar no que?

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  25. Tutuca uma das agente protegida e nora do vereador BARROCA sera que ela vai pr a rua fazer o serviço de agente aqui fica minha pergunta tomara que vc publique .

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  26. Tutuca só uma pergunta se CANDUCA vir a candidato a prefeito vc vai com ele na campanha.

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    1. Obviamente que não. Canduca pouco se importou com os seus apoiadores. Não teve a iniciativa de mobilizar o grupo para a releição, deixando todos sem respostas. Ao final,de última hora deu uma coçeirinha e aí já era!. Na verdade já estava tudo acertado com o atual gestor. O tempo tratou de comprovar o que nós já sabíamos.

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    2. O cara traiu até o seu melhor amigo.Roubou a mulher do sujeito.Imaginem na política. Sem o seu grupo político o ex é um zero a esquerda.

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  27. O secretário de saúde disse que os agentes de saúde ganham bem! O assistente administrativo recebe R$1.500,00 inicial e o agente de saúde recebe R950,00 inicial. Entendeu a diferença de salário?????????????????? o agente de saúde é mão de obra barata, pois ele faz o serviço administrativo e ganha bem menos.

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  28. Esse secretário não sabe de nada. Precisou um colaborador anonimo falar que as equipes de saúde estavam completas.

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  29. Tutuca cadê os comentários? Já trocaram algum secretário? Tem um secretário que quer se defender tanto e jogar a culpa somente nos outros; mas colocou alguém da sua família para trabalhar num local que está faltando dinheiro; somente para
    aumentar sua renda. Como quer se defender se já começou errado. Tem defesa?

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    1. Tem um secretário que falou que está sempre na sua secretaria para receber as pessoas que tem alguma solicitação a fazer, mas ele não gosta de atender ninguém.

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  30. O secretário não vai responder mais ou já foi mudado?

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  31. Agentes de saúde entrem com processo contra a prefeitura. Vocês foram explorados; ganhando um salario bem abaixo dos administrativos. Vão ganhar um bom dinheiro.

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  32. Não estou defendendo ninguém, mas as pessoas deveriam ver cada caso, esta agente comunitária que dizem ser secretária do Secretário já trabalha a 18 anos como assistente administrativo, isso não é direito adquirido?

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  33. Não existe direito adquirido. Para se mudar de cargo é necessário fazer um concurso de assistente administrativo e passar. É lei.

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  34. Na minha opinião esse secretário de saúde é incompetente. Tá na hora de colocar uma mulher pra ver se melhora.

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  35. Tem bastante agente de saúde em desvio de função. Tem uma no barigui que só fica fazendo serviço administrativo. Diz que não pode trabalhar na rua porque tem muita dor nos joelhos.

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  36. caro tutuca venho gradecer por esse espaço onde se pode dar opinião, criticar,fazer denuncias sem ter que se expor, eu não compartilho daquela frase, quem fala a verdade não merece castigo eu e vc sabemos que quando criticamos ou denunciamos alguém que faz parte do serviço publico, somos imediatamente perseguidos na nossa terrinha ainda mais se for servidor, como muitos que comentam aqui,as praticas mais comuns são corta horas extras colocar no pior serviço possível atender mal enrolar pra resolver qualquer coisa que seja e por ai vai,acho interessante colocar o tema da saúde na pauta novamente porque o secretario fala muito e não resolve nada, concordo, que e pouco tempo mais as medidas básicas ja deveriam estar funcionando como por ex; os remédios que nunca tem as consultas que são no máximo 30 por dia pra atender uma cidade inteira isso e básico se isso não foi corrigido ate agora pra mim começa a ser preocupante

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    1. O aparelho do raio x está estragado desde janeiro de 2015 e não fazem nada. A gente vai perguntar dizem que não tem previsão para arrumar. isso é uma vergonha!

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