quinta-feira, 14 de maio de 2015

REFORMA POLÍTICA - RELATÓRIO VAI À VOTAÇÃO.

Leandro Prazeres
Do UOL, em Brasília


Os integrantes da comissão especial que estuda uma proposta para a chamada reforma política na Câmara dos Deputados deverão votar um relatório na próxima terça-feira (19) com sugestões que, se aprovadas, serão encaminhadas ao plenário da Câmara. Entre as principais mudanças do texto está a introdução do sistema chamado "distritão", o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo e o fim das coligações partidárias para eleições do Legislativo. 
O relatório, que originalmente iria a votação nesta quinta, mas foi adiado, pode ser aprovado ou rejeitado de forma integral ou em partes. Para que a votação comece, pelo menos 18 dos 34 membros titulares da comissão precisam estar presentes. Para ser aprovado, o relatório deverá ter o voto favorável da maioria simples (metade mais um dos presentes).
O material que for aprovado pela comissão será enviado ao plenário da Câmara. O texto precisa ser aprovado em dois turnos na Câmara e no Senado antes de entrar em vigor.
Apontada como uma das promessas do PT durante as eleições presidenciais, a reforma política acabou sendo comandada pelo PMDB e pelo DEM.
O relator da comissão, Marcelo Castro (PMDB-PI), é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que mantém posicionamento crítico em relação ao governo.
A presidência da comissão, por sua vez, ficou com Rodrigo Maia (DEM-RJ). O Democratas é um dos principais partidos de oposição ao governo.
Propostas defendidas pelo PT, como o financiamento exclusivamente público de campanha e a manutenção do voto proporcional, ficaram de fora do relatório. 
Veja seis dos principais pontos da proposta:

1 - Sistema eleitoral para eleições de deputados (federais e estaduais) e vereadores
Como é?

"Voto de legenda": Os votos são primeiramente computados aos partidos e coligações e define-se o número de parlamentares eleitos a que a legenda terá direito. A partir daí, são definidos os parlamentares que terão direito a um assento. Pela regra atual, os candidatos mais votados de cada legenda são considerados eleitos. A principal crítica a esse modelo é a distorção que "campeões de voto" podem causar. Dependendo da coligação, o elevado número de votos de um determinado candidato de uma legenda pode "puxar" candidatos que foram mal nas urnas.
Como pode ficar?
"Distritão": Estados e municípios são transformados em "distritos". São eleitos os candidatos mais votados em cada distrito, independentemente da coligação ou partidos aos quais os candidatos pertençam. Neste sistema, os candidatos "campeões de voto" tendem a ser favorecidos, enquanto candidatos que representam minorias seriam prejudicados.
2 - Financiamento de campanha
Como é?
As campanhas são financiadas por uma mistura de doações privadas de pessoas físicas ou empresas e de repasses feitos pelo fundo partidário, com recursos da União. As doações feitas por empresas têm um teto de 2% sobre o faturamento bruto da empresa na ano anterior às eleições. As doações podem ser feitas tanto aos partidos quanto aos candidatos desde que registradas junto à Justiça Eleitoral.
Como pode ficar?
O modelo misto permanece, mas com a criação de restrições em relação às doações feitas por empresas privadas e pessoas físicas. Foi sugerida a criação de um teto fixo para doações privadas, e não mais relacionado proporcionalmente ao faturamento das empresas. Além disso, empresas estariam proibidas de doar diretamente a candidatos. As doações só poderiam ser feitas, obedecendo as novas regras, aos partidos.
Também seriam vedadas as doações privadas a partidos fora do período eleitoral. Foi sugerida a criação de um fundo público com recursos do Tesouro para distribuir verbas a partidos de duas formas. Parte do repasse seria feito de acordo com a representação política do partido. A outra parte seria feita de forma igualitária a todos os partidos que não tenham representação no Congresso Nacional, mas que queiram participar das eleições.
3 - Coligações
Como é?
Atualmente, partidos são livres para se coligar com outros durante as eleições municipais e gerais. Nas eleições para cargos legislativos, os votos vão para a chamada "legenda", que é o conjunto dos partidos coligados.
Como pode ficar?
Ficam proibidas as coligações em eleições parlamentares. As coligações só seriam permitidas nas eleições para cargos majoritários (prefeito, senador, governador e presidente da República).
4 - Reeleição
Como é?
Atualmente, parlamentares (vereadores, deputados e senadores) pode ser reeleitos indefinidamente. Prefeitos, governadores e presidentes da República só podem ser reeleitos uma vez.
Como pode ficar?
A reeleição para cargos do Executivo é extinta. Apenas ocupantes de cargos do Legislativo podem ser reeleitos.
5 - Duração do mandato
Como é?
Vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores e presidentes da República têm mandato de quatro anos. Senadores têm mandatos de oito anos.
Como pode ficar?
Todos os ocupantes de cargos eletivos terão mandato de cinco anos.
6 - Participação popular
Como é?
Atualmente, projetos de lei de iniciativa popular precisam reunir 1,4 milhão de assinaturas devidamente conferidas para poderem tramitar no Congresso Nacional.
Como pode ficar?
Pela proposta a ser votada, projetos de lei de iniciativa popular precisarão reunir apenas 500 mil assinaturas.

48 comentários:

  1. Vamos inverter o provérbio: "... muda a merda, mas as moscas são sempre as mesmas" A reforma quer, na verdade, acabar com essa de partido ter por candidato pessoa famosa do rádio e da tv cujo número de votos abre vagas mais vagas para o partido do que este teria ou mereceria de verdade. É o caso daquele artista (...) de circo que, embora mal soubesse assinar o próprio nome, abriu uma porção de vagas para um partido nanico na câmara dos deputados.
    ............
    A medida visa à consolidação dos grandes partidos e a supressão dos pequenos.
    .............................
    A medida vai consolidar o poder dos caciques e de seus filhos e dificultar a vida de quem se aventura na política.
    .....................................
    É muito duvidoso que os Senadores deixem passar essa de cinco anos, quando eles tem oito.
    ...............................................
    Vai recrudescer a desonestidade e a roubalheira do dinheiro público, pois o CÃO-ditato eleito para o executivo só vai ter um mandato para 'encher os bolsos'......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava vendo no "Urublues" a cronologia de datas importantes de nossa terra, a celebrar o nascimento, vida e morte de saudosos cidadãos da politica antoninense. . COMO É QUE, NO FUTURO, SERÃO LEMBRADOS OS "cidadinhos" (....) DE HOJE????

      Excluir
    2. pois é... já comentei aqui uma vez,como podem aceitar que um cidadão ao se candidatar e ser eleito dep. est. ,possa ter mais 2 empregos ? estou falando do sr Gilberto ribeiro,ele tem prog de radio,trabalha na tv ,e como dep .est... qdo deveria ser deputado em tempo integral ,se dedicar somente ao trabalho como deputado,p isso que foi eleito...outro mal exemplo,tem um motorista que deveria cumprir jornada de trabalho de 6 horas,dirigindo um ônibus,mas ele faz mais 3 horas extrs m na parte da manha( horário de maior movimento de passageiros) então pergunto : cade os direitos conquistados pla categoria ??

      Excluir
    3. Meu amigo, DOIS EMPREGOS??? melhor assim, que, pelo menos esse NÃO VAI PRECISAR ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO E FICAR RICO ÀS CUSTAS DA MISÉRIA DO POVO!!!

      Excluir
    4. Anônimo do pedaço:- essa gente não será lembrada:- irão desaparecer com os vermes que as irão comer.....

      Excluir
    5. pois é ...ainda tem gente que concorda com essas coisas erradas que as pessoas fazem,pergunte se um funcionário da CEF ( banco) que trabalha 6 horas por dia pode ter outro emprego por fora ...eu mesmo respondo ,não pode, já fui advertido.

      Excluir
  2. Se bem entendi, vai-se votar, de uma só vez nas seguintes figuras:
    1- presidente
    2- senador
    3- deputado federal
    4- governador estadual
    5- deputado estadual
    6- prefeito municipal
    7- vereador.

    SETE. sete escolhas diferentes. Quem vai ganhar com isso é o "candidato" que, em todas as eleições tem, pelo menos, o segundo maior número de votos. É esse candidato chamado VOTO NULO !!!! VAI DOBRAR O NÚMERO DE VOTOS NULOS.... VAI SER UM GRANDE REBOSTEIO !!!

    Além disso, a grande maioria dessa população semi analfabeta irá votar com o "papelzinho" que o "coroné" ou o "cacique político" do distrito lhe passar.....

    E outra:- a eleição vai ser pior que fila de pronto socorro municipal:- VAI DEMORAR PRA CARAMBA!!! VAI SER UM PÉ NO SACO!!! (ah pras mulheres um pé na b.....)

    A única coisa boa nessa estória de reforma política está em acabar com a lambança da reeleição,.
    A reeleição para senador, deputado e vereador devia ser, no máximo, para três legislaturas.
    Outra coisa boa dessa reforma:- NÃO FOI INCLUIDA NELA O FINANCIAMENTO PÚBLICO DA CAMPANHA ELEITORAL!!! pois os políticos já são uma pouca vergonha. Era só o que faltava jogar no lixo dinheiro público pra se aguentar essa gente. (Tá certo que, os políticos eleitos, depois se forram do 'prejuízo' por algum tipo de esquema de ROUBALHEIRA - pior é quem perdeu e fica no prejuízo..... Era esse prejuízo que esses safados do PT queriam jogar, também, nas costas do povo. (canalhice demais da conta....)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa incluir o financiamento público. Os sanguessugas de Brasilia já resolveram o "pobrema" - As verbas dos partidos era, no ano passado, perto de QUATROCENTOS MILHOES. muito simples, agora a verba repassada aos partidos chega perto de UM BILHÃO DE REAIS !!!!
      ISSO SE CHAMA O "AJUSTE FISCAL" QUE A DONA DIRMA ESTÁ PROMOVENDO !!! TIRAR DINHEIRO DO POVO E REPASSAR PRA ESSES VAGABUNDOS, LADRÕES !!!!´VIVA O LULA, VIVA A DIRMA, VIVA O PT !!! VENDILHÕES DO POVO, PIOR QUE OS OUTROS QUE SEMPRE VAREJARAM NA POLÍTICA BRASILEIRA !!!

      Excluir
  3. tudo acontece nesta tupiniquim terra. Quem estiver acompanhando os últimos fatos políticos, verá que o PT está lutando CONTRA OS TRABALHADORES !!! O gov. da dona DIRMA está fazendo o que pode pra que a aposentadoria possa acontecer somente APÓS A MORTE do trabalhador......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o paradoxo!!! O Renan Calheiros defendendo os interesses dos pobres e dos fracos !!! Mas é isso. É Ele que está se opondo à política de espoliação do trabalhador levado a cabo pelo PT, por meio da DILMA.
      Não é por convicção que o Renan faz isso. É sim, pra achacar a Dilma, que está sendo obrigada pelo 'stablishmant' financeiro nacional e internacional, a..... "tirar dos pobres pra continuar dando aos ricos", que é isso que os bancos sempre exigiram aqui no Brasil. A cara de "menino bonzinho" do ministrado da fazenda não engana ninguém: Ele é o "capo" do BRADESCO, e está lá pra fazer o que os bancos querem que ele faça.... com todas as bênçãos do PT.... PODE???? (PT - PARTIDO DOS TRATANTES, traidores do povo)

      Excluir
  4. Vamos lá: a nível de Brasil é o PT; a nível de Estado é o PSDB e a nível Municipal, em parte os que apóiam: O PSC, PSDB, PRB, o Partido de Luis Polaco, o Partido de Ademir, o Partido de Tiba, que mais favor completarem.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns os alunos do colegio Moyses pela participação nos jogos em Paranaguá so oque deixa triste e os motorista da prefeitura em uma simples ida e vinda ate Paranaguá que não leva mais de 3horas a escola ter que pagar diárias pr servidor municipal isso por que os alunos vão representar o município de Antonina..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vergonha é essa prefeitura MARCA ZERO !!!, com uma porção de dirigentes MARCA ZERO !!! (Antonina não precisa estar 'por cima' - quando tem dirigentes que só pensar em estar 'por cima' de Antonina.....)

      Excluir
    2. Quem tá por cima ph...de. é isso? Então Antonina está phodida!!!

      Excluir
  6. Alguém podia informa quando volta as aulas? Nessa guerra política suja quem está perdendo são os alunos. Vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo da APP abraçado com a Gleise mostra muito bem o que tá por trás dessa greve. Só não vê quem não quer. Vão faze política na casa do ca.....lho. Vamos processar APP e governo.

      Excluir
    2. O SINDICATO DOS PROFESSORES ESTÁ "VENDIDO" E A "SERVIÇO" DA SENADORA, SANTINHA DO PAU OCO, QUE DEFENDE O LEMA:- QUANTO PIOR, MELHOR AQUI NO PARANÁ, POIS ELA QUER SER A PRÓXIMA GOVERNADORA. GENTE SAFADA, SINDICATO SAFADO!!!! COITADO DOS PROFESSORES, POIS ESTÃO SENDO USADOS CURRADOS E COMIDOS COMO "BOIS DE PIRANHA"
      (em tempo:- isso não retira a validade do xingatório ali de cima: o atual governador é um p.f.)

      Excluir
    3. Aula, pra que aula? Pra que aprender? Basta entrar no bolsa família que a vida tá ganha!! É 'ansin' em grande parte do nordeste !! Vamos introduzir esse 'pogressio' aqui em Antonina!!! É a sociedade do futuro:- 'num percisa mais trabaiá, qui o governo dá', dá até o dinheirinho pra compra a santa e abençoada cachaça!!!
      (Essa é a distribuição de renda promovida e apregoada pelo PT:- consolidar os pobres em sua posição de eternos dependentes, que se alimentam, desde que votem em quem o "Coroné" manda....votou, vem a bolsa-familia') - não votou? vai morrer de fome.... Na prática, . O LEMA DO PT É:- ".... NÃO ENSINE A PESCAR E NEM DÊ ANZOL, QUE, ENTÃO, A PESSOA VAI SER INDEPENDENTE...."
      ..........
      A ÚNICA BOLSA JUSTIFICÁVEL ERA A BOLSA-ESCOLA (ALGUÉM, POR ACASO OUVE FALAR NELA ????? A BOLSA-ESCOLA DESAPARECEU!!! É SÓ A BOLSA FAMILIA, PRA SUSTENTAR A VAGABUNDAGEM DO JECA-TATU BRASILEIRO !!!! Essa é a promoção social do PT.......

      Excluir
    4. A senadora, se eleita, vai distribuir pra todos os professores MUITAS TONELADAS DE BANANA- OS PROFESSORES VAO FICAR ENTUPIDOS DE BANANA CATURRA. !!! (POLITICO É TUDO FARINHA DO MESMO SACO, NINGUÉM PRESTA, SEJA A SENADORA, SEJA O ATUAL GOV.... ESTÃO POUCO SE LIXANDO COM AS AGRURAS DOS PROFESSORES - COM O PT DA SENADORA A PEITA VAIS ER A MESMA.- OLHEM A DESGRAÇA QUE A DILMA ESTÁ FAZENDO CONTRA OS TRABALHADORES - ASSIM HAVERIA DE SER O GOV DESSA SENADORAZINHA, AMIGA DE ARAQUE !!!) - ( SÓ ESTÁ FALTANDO ELA DIZER QUE "AMA" OS PROFESSORES....)

      Excluir
    5. Caiu a máscara do PT. Interesseiros e ladrões como todos os outros partidos. E pior ainda que tem gente que insiste em ser HIPÓCRITA !! Não aguento ver a cara dessa senadorazinha oportunista a tirar proveito da surra que os professores levaram da polícia... - (quero ser mico de circo se algum professor aqui de Antonina votar nessa gente)
      .
      fora PT!!! vamos fazer o enterro simbólico desse partido de ladrões!

      Excluir
    6. vai voltar quando os profe voltarem a dar aula.

      Excluir
  7. O deputado nada justo encaixa mais um no regional de Paranaguá. A diretora disse amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o deputado é juto sim. é justo consigo mesmo. e fode o resto do mundo.......

      Excluir
  8. Sou sócio fundador do Clube Operário.
    Perguntar não ofende; Quem está recebendo o alto aluguel pago pela igreja lá instalada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo a Diretoria talvez não exita mais o atual gestor do municipio era o presidente e nunca quitou a divida de iptu que assumiu pois essa semana eu andei verificando e os valores estão bem autos rsrsrsrsrs queriam vendem e dividir o dinheiro pois aquele ponto é muito previlegiado..é o caso da casa do oficio que fizeram uma limpeza em tudo que existia lá e parece que foi vendida!!!! Uma bicada aki outra ali e compram tudo!!! .

      Excluir
    2. Resposta esquisita:
      1 - devem um 'monte' de iptu;
      2- que foi o atual prefa que não pagou;
      3- queriam vender o pedaço e dividir o dinheiro;
      4 - venderam
      5- que fizeram uma 'limpa' na casa do ofício
      6- com algumas bicadas, tudo foi comprado.
      EXPLIQUE-SE MELHOR, OI DITO CUJO !!!!

      Excluir
    3. isso mesmo dito cujo explique: Se o atual PRÉFE bão ficou tanto tempo como Gestor do Operário, onde está a Contabilidade financeira dali, até onde sei foi alugado a uma Igreja e parece ser alto o aluguel, e os Sócios do Operário ainda existem? Precisa ser investigados, você precisa ser mais claro nisso caro anônimo.

      Excluir
    4. a resposta do anônimo ahi de cima tem cheiro. tem cheiro de sacanagem do ar. ele quis dizer alguma coisa por meio de linguagem cifrada. e é coisa ruim que o atual alcaide está no meio.....

      Excluir
    5. Meu caro anonimo das 00:20, tem cheiro e forte de podridão, se tiver alguém de peito (Sócios do clube) para mandar verificar, vai ver que tem muita merda escondida nisso.

      Excluir
  9. com essa estória da Petrobrás, a dilma está em perigo de perder o poleiro. o lula não dá mais nem um 'pio'.... o governo da nação está dividido: a dilma enfeita e o temer manda. a dilma tem muito a .... 'temer do temer': ou faz o que ele quer ou....... pois é ele agora que consegue domar os 'renan' da vida..... essa é a palhaçada da corte brasileira:- os ladrões brigando pelo 'melhor pedaço'..... pt..... pt? ah sim, o partido das tetas.....estão todos 'mamando o dinheiro do povo'... quem já mamou está no Paraná coordenando a desordem contra o psdb......

    ResponderExcluir
  10. Acho muito manero esse lance de renovar as leis, inclusive dou maior apoio as greves no país, mas sobre o presidente lula não sei dizer muita coisa, mas se tá tão mau assim é só esperar a nova eleição pra vereador do brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito, o clube tem sócio fundador e também tem SÓCIO AFUNDADOR....

      Excluir
    2. CADÊ O CANASTRÃO DO LULA??? SUMIU???? ESTÁ COM O 'RABO ENTRE AS PERNAS' QUE JÁ TÃO QUASE PEGANDO O 'HOME' NAS SACANAGENS DA LAVAJATO.

      Excluir
  11. Tutuca poderia nos informar aqui quanto ganha um professor Estadual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta carece de uma necessária pesquisa, contudo sabemos que existem variações de salários regidas por níveis e padrões. Existe também a questão do piso salarial que varia de Estado para Estado. De qualquer maneira neste País, o professor está longe de ser verdadeiramente reconhecido pelo ofício que exerce. Infelizmente...

      Excluir
    2. GANHA MENOS QUE O AUXILIO MORADIA DO JUDICIARIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  12. requiao e gleise perderam as eleições p o beto richa ,gleise perdeu feio 2 vezes p o beto,em 2010 e 2014,com menos de 13 % dos votos validos,requiao não chegou nem a 7%... ambos humilhados nas urnas , odeiam o beto,sendo que quem perde com isso é o povo do parana,pois os 2 são senadores e nada fazem pelo nosso estado,sabem p q o pedágio não baixa os preços e nem acaba ? p q um dos donos dos pedágios e o marcelo almeida,amigao do requiao que patrocina o pmdb do requiao...isso não é novidade já saiu na mídia...

    ResponderExcluir
  13. O secretario de saúde falou bastante no blog do tutuca que iria colocar todos os agentes de saúde para trabalhar na rua. Ficou somente na conversa. Estão todos dentro do posto de saúde; nem saíram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SABE QUANDO QUE QUE ALGUÉM VAI CONSEGUIR TIRÁ-LOS; NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Tem um funcionário que trabalha em 2 empregos no mesmo horário da prefeitura. Isso pode? Será que ele se multiplica? Em horário de serviço ele vira Mister M. Esse tem um padrinho que manda na cidade?

      Excluir
    3. Tutuca, por que não colocou meu comentário sobre o funcionário da prefeitura que tem 2 empregos no mesmo horário? Ele é o Mister M e tem um grandão da cidade que protege-o.

      Excluir
  14. Mas eu não tinha falado que é mais um para encher linguiça, digo, o bolso pra não fazer nada. Coisas do BÃO nada Bão com a POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O secretário de saúde que falava tanto, agora não vai dar explicações para o povo.....

      Excluir
    2. Ele não responde porque não tem como se justificar. Acho que alguém fez ele mudar seu pensamento e seus propósitos.

      Excluir
  15. A PUTARIA CONTINUA.....

    É assim que funciona agora.
    Nossa "plutocrata" ou "putocrata" ( escolham|) - Presidenta resolveu o problema da corrupção. Não tem mais propina. Ágora, o esquema é ...... conceder CARGOS EM COMISSÃO pros deputados distribuírem até para as putas que os atendem..... E perfeitamente legal...... São perto de 5.000 cargos em comissão com rendimentos entre 2.700,00 até 13.000,00 PARA SEREM DISTRIBUIDOS !!!!! dez ou quinze cargos por DE-PUTA.......
    Mas o que se sabe que acontece é isto:- o DE-PUTA nomeia alguém para o cargo, SO PRA RECEBER O DINHEIRO, e o nomeado ganha uma 'porcentagem' do valor (.....) e devolve ao DE-PUTA o resto do dinheiro, depois de pago o imposto de renda.....IMPORTANTE:- NÃO PRECISA TRABALHAR!!! - Fácil, não? Mas puta é puta e DE-PUTA É PUTA !!! agora estão catando os 'tostões', mês a mês...... (vejam, pra eles são tostões, oito ou dez cargos em comissão pra cada deputado.... dá uma porcaria entre setenta a cem mil por mês... pra cada DE- PUTA..) - (o que pra nós é uma fortuna, pra eles é uma merreca, pois estavam acostumados com propinas de milhões)......
    Convenhamos:- a Dilma é inteligente. Nesse esquema, não tem lava jato, não tem juiz Moro, não tem nada..... porque o esquema é legal.......
    EIS COMO É QUE SE COMPRAM OS VOTOS NO CONGRESSO DE BOA PORÇÃO DOS DE-PUTA!!!!
    CANALHAS DE BRASILIA !!! PRESIDENTA CANALHA, DEPUTADOS CANALHAS !!!
    (E O POVO QUE SE PHODA""", POIS ESSE DINHEIRO SAI DO AUXILIO-DOENÇA, DO AUXILIO-DESEMPREGO, DA APOSENTADORIA DO INSS, ETC.....) - CANALHAS !!! PT CANALHA !!! ESTÃO ESPOLIANDO O POVO, ESTÃO ESPOLIANDO A CLASSE MAIS SOFRIDA DO BRASIL, OS TRABALHADORES !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esquema não resolveu o problema da corrupção. O esquema acima CONSOLIDA A CORRUPÇÃO, pois criou um estratagema por meio do qual fica muito difícil botar o corrupto na cadeira.
      .................................
      Os políticos honestos que me desculpem (se é que tem político honesto) - BASTA SER POLÍTICO PARA SER LADRÃO. (os que ainda não são ladrão, é por falta de oportunidade) -
      Outra coisa:- O PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES) (QUE ABSURDO !! O QUE MENOS TEM NESSE PARTIDO É TRABALHADOR) - O PT não inventou a corrupção, o PT, isto sim, sistematizou a corrupção e a tornou DEFINITIVAMENTE instrumento de governo da Nação Brasileira), coisa que nenhum partido, antes dele, teve coragem de fazer...

      Excluir
  16. Fazem dois meses que a prefeitura M.de Antonina esta com o pagamento da correção da tabela salarial dos funcionários em atraso em atraso,vamos aguardar,se pagam este mês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI LÁ CONTAR PARA A PROMOTORA O QUE ESTÁ ACONTECENDO. SE NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR, MANDE OS COMISSIONADOS EMBORA.

      Excluir