terça-feira, 30 de junho de 2015

COPEL, ADEMADAM, MINISTÉRIO PÚBLICO, E A REVISTA 4 RODAS.

Lendo o Jornal dos Bairros - edição 362 - dei de cara com uma matéria onde a ADEMADAM reclama da COPEL por conta da suspensão do horto florestal mantido pela Companhia Paranaense de Energia , uma espécie de parceria fechada entre a ONG e a COPEL. 
A matéria cita que o horto mantido pela COPEL seria uma medida compensatória da empresa em razão dos danos ambientais causados pela Usina Parigot de Souza em nossa cidade. 
Não vou entrar no mérito da questão, até porque sabemos que existe uma carta da Copel sugerindo um TAC  - Termo de Ajuste de Conduta, onde esta se propõe a fazer parcerias com Ongs, moradores do entorno e o município de Antonina.  
Na prática tudo não passou de uma simples carta de intenções que coloca a Copel em uma situação confortável de celebrar e cancelar  parcerias ao seu bem entender.
No mundo real o fato é que não existe nenhuma medida compensatória ou mitigadora formalmente estabelecida quanto a necessária contrapartida sócio ambiental da COPEL para com o município de Antonina. Nenhuma meta, nenhum compromisso firmado, nada.
Essas medidas, todos sabemos, deveriam ser estabelecidas através de audiências públicas convocadas pela COPEL onde o EIA/RIMA  deveria ser  amplamente discutido, e concebido, com a efetiva participação da sociedade organizada, e afetados.   
Com o repentino rompimento da parceria, a ADEMADAM resolveu convocar o MPPR e mobilizar toda a classe política de nossa cidade.

Alguns reais aspectos dessa pendenga...

Não restam dúvidas que a COPEL continua fazendo cara de paisagem para o passivo ambiental da Usina Parigot de Souza, indicando que teremos mais 40 anos de “vácuo” no compromisso sócio ambiental que a empresa possui para com a nossa cidade.
Já a ADEMADAM bem que  poderia optar por um posicionamento mais linear no trato dessa questão.  
Condicionar qualquer ação fiscalizadora,ou mobilizadora, ao sucesso de parcerias de questionáveis resultados práticos, fica um tanto quanto estranho. 
Como a COPEL ao longo desses anos vem claramente se esquivando de suas responsabilidades,  não será com esse tipo de acordo "tábua de maré" (vem e vai), que se irá resolver essa arrastada situação.

Ministério Público enxugando gelo...

Já escrevi sobre a equivocada maneira que o Ministério Público vem conduzindo a questão.
Estabelecer uma  cota de responsabilidade para a COPEL quanto ao prejuízo ambiental causado pela Usina Parigot de Souza é uma estratégia que só tem um único e claro objetivo; protelar qualquer  medida efetiva para a situação.
O caminho a ser seguido, pelo menos essa é a minha opinião, seria exigir o cumprimento da Lei, portanto que a COPEL confeccione o EIA/RIMA para que com isso fossem discutidos e formalizados (preto no branco) os termos  referentes as medidas mitigadoras e compensatórias do empreendimento.

Quem poderia também exigir o cumprimento da Lei seria a ANEEL...

Exigir a apresentação do EIA/RIMA no processo licitatório a ser realizado no 2º semestre de 2015 seria uma maneira de tirar a COPEL ou qualquer outra concorrente, de uma  visível área de conforto. 
Como já escrevi em outra matéria, aqui, existem alguns entendimentos que o edital do processo licitatório que será conduzido pela ANEEL, e que abrirá concorrência  para a concessão da Usina para as próximas décadas,  não deveria ser lançado sem a apresentação do EIA/RIMA. Afinal, contratar sem antes saber qual o custo ambiental, e sócio ambiental do empreendimento, é contra tudo o que as leis ambientais defendem nos dias de hoje. 

Se dependermos da questão política pouca coisa vai avançar... 

Nesses últimos anos, os detentores do poder em nossa cidade  nada de efetivo fizeram no sentido de debater essa questão. 
Salvo raras exceções, a classe política está  nesse momento mais interessada nos lançamentos automotivos - 2015/2016 - da Revista 4 Rodas. 

Um abraço a todos, e fiquem na paz.

27 comentários:

  1. Vão comprar AZIRA, SANTA FÉ e HI-LUX . na campanha andam de corsa classic pra enganar os trouxas.

    ResponderExcluir
  2. Para discutir mos o assunto só falta um sec de meio ambiente, Mas ele existe?

    ResponderExcluir
  3. Prefeito nomeia Comissão de apoio ao Festival de Inverno e não inclui a Sec. de Comunicação CIBELE FONTANELA.
    Alias essa também foi poupada do facão pra inglês ver

    Art. 1º - Ficam exonerados, os ocupantes de cargos de provimento em Comissão e Agentes Políticos relacionados abaixo, a partir de 01/07/2015.

    CARGO
    NOME
    CHEFE DE DIVISÃO DE ASS SOCIAL
    NILZA AYRES DA SILVA
    CHEFE DE DIV DE TRANSPORTES
    ALEXANDRE MAGNO CARVALHO CARDOSO
    CHEFE DE DIV DE UTILIDADE PUB
    ALTAMIR JOSÉ DA SILVA
    CHEFE DE DIV DE MEIO AMBIENTE
    LUIZ CARLOS FABRI
    CHEFE DE DIV DE SAÚDE
    CARLOS HERARTH
    CHEFE DE DIV DE INFORMÁTICA
    GILMAR VIER
    CHEFE DE DIV DE ARQUIVO
    ALDO FERNANDES DE OLIVEIRA
    DIRETOR ADM SEC DE IND E COMERCIO
    JULIO PRAISLER NETO
    DIRETOR ADM SEC DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
    DANTE LUIS PINTO NASCIMENTO
    DIRETOR OPERACIONAL DO SAMAE
    TANATIANA MOTYL
    SECRETARIO MUN DE PLANEJ E OBRAS
    ALEXANDRE FRANCO PARODI
    CHEFE DE GABINETE
    LIDIO BRAGA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até a esposa do secretário de saúde foi exonerada. E o acordo como fica? Será que o secretário está com os dias contados?

      Excluir
    2. POR QUE NÃO MANDARAM EMBORA O SECRETÁRIO DE MEIO DE AMBIENTE? O FANTASMA.....

      Excluir
    3. Tem que exonerar uma secretária que só sabe pentear o cabelo e assinar documentos; mais nada! Mas essa ele não manda.

      Excluir
    4. Por que será que ele tirou o secretário de obras? Politicagem. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Tiram os chefes que ganham pouco e não tiram os diretores. Os chefes trabalham mais do que os diretores e secretários. Mas é sempre assim. Os amigões ele não tira. Tinha que tirar alguns secretários (as) que não fazem nada e muitas vezes quase não aparecem para para trabalhar. Quem trabalha no lugar desses (as) são os funcionários de carreira e os chefes.

      Excluir
    6. Depois que ele conseguir a certidão para continuar gastando; todos voltam ou ele troca alguns. Vai continuar a mesma porcaria; gastando dinheiro do povo sem necessidade. Porque se ele tirou esses comissionados é porque não fazem falta.

      Excluir
    7. Acho que tem um secretário que está sendo somente usado. Agora que conseguiu organizar tudo, pelo jeito vai ganhar um adeus e sem muito obrigado!

      Excluir
    8. POR QUE SÓ O SECRETÁRIO DE OBRAS "AMIGÃO" DO PREFEITO FOI O UNICO SECRETARIO QUE FOI EXONERADO. E O POVO INOCENTE AINDA ACREDITA EM MUDANÇAS. DAQUI UNS 2 MESES VOLTA TUDO COMO ERA ANTES. NÃO ADIANTA VOCES FICAREM FELIZES. VOCES ACREDITAM EM PAPAI NOEL?

      Excluir
    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    10. Quem será o secretário que irá inaugurar o hospital novo? Acredito que o prefeito vai querer alguém de Antonina para ser seu aliado(a) na campanha politica. E tem que ser de Antonina para conseguir votos.

      Excluir
  4. POR QUE ELE NÃO EXONERA UM CHEFE QUE SÓ SERVE PARA PUXAR O SEU................................................. ESSE NINGUÉM MEXE.





    ResponderExcluir
  5. A ong só quer se dar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem parceria tá tudo bem. Se acaba parceria tá tudo errado. O que vale é o cala boca.

      Excluir
  6. Tem um bando de chupim na prefeitura que tirou um foto mostrando o dedo do meio para o povo. comentam que eles foram recontratados. Muito bonito para a cara do prefeito se isso for verdade, ter aceitado isso. isso quer dizer que eles estão mandando o povo se f..... esses são a vergonha de Antonina. e ainda pensa em reeleição, talvez nem esses puxa-sacos votem nele, porque são acostumados a pular de galho em galho.

    ResponderExcluir
  7. são como prostitutas,não valem o preço que cobram... Abreu ctba .

    ResponderExcluir
  8. E o cunhado do ex. prefeito ta trabalhando ou nao .que embrulho e esse, joao grandao.

    ResponderExcluir
  9. ESSE PREFEITO ESTÁ DESACREDITADO. ISSO É UMA VERGONHA. TIRA OS COMISSIONADOS NUM DIA E NO OUTRO RECONTRATA. ESTÁ CURTINDO COM A CARA DO POVO ANTONINENSE. POR QUE TIROU SE IRIA RECONTRATAR NO OUTRO DIA? FICOU BEM FEIO PRA SUA CARA. ATÉ PARECE PEGADINHA DO MALANDRO.

    ResponderExcluir
  10. tudo mentira, mandaram embora e no outro dia chamaram td de novo. Só pilantra

    ResponderExcluir
  11. Será que o GAECO vai investigar alguns que tiveram carro importado e blindado e venderam não sei por qual motivo. Outros que tem caminhonete de luxo e moto de luxo. Eu queria saber de que salario sai todo esse dinheiro para comprar esses bens? Mesmo que eles não tivessem outras contas para pagar; depois que perderem seus salários não terão dinheiro nem para pagar o IPVA. Ou terão?

    ResponderExcluir
  12. O prefeito está cercado de pessoas que não votaram nele "pessoas da sua confiança". Será que ele não consegue entender que essas pessoas não querem ajudá-lo, só querem$$$$$$$$$$$$$$$$.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE MERECE SER ENGANADO. ENGANOU O POVO. ESTÁ LEVANDO O TROCO. PELA FRENTE SE FAZEM DE AMIGO E LONGE DÃO RISADA POR ELE NÃO ENTENDER NADA. ELES ORIENTAM E O PREFEITO FAZ, SEM TER DISCERNIMENTO PARA SABER SE ESTÁ CERTO OU ERRADO.

      Excluir
    2. É a turma da Mônica que está mandando em tudo. Kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. Essa exoneração desses comissionados é uma piada. Se fizer um cálculo o valor é de aproximadamente R$ 15.000,00. O que adianta economizar essa mixaria. Ele tinha que tirar diretores e secretários. Isso é so para enganar.

    ResponderExcluir
  14. Será que só o prefeitão não sabia disso? Quem sera que fez as contas pra ele?

    ResponderExcluir