sexta-feira, 24 de julho de 2015

OBRAS INACABADAS; JUSTIÇA DECRETA INDISPONIBILIDADE DE BENS DE EX PREFEITO.


O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia obteve decisão judicial que decretou a indisponibilidade de bens do ex-prefeito de Indianópolis, Renes José Borges Pereira. Segundo a decisão, o bloqueio, até o limite de R$ 145.033,17, visa garantir futuro ressarcimento aos cofres públicos de prejuízos decorrentes de irregularidades cometidas pelo ex-prefeito na execução de dois convênios firmados com órgãos federais. Veja a matéria completa aqui.

Por Tutuca...

Se a moda pega alguns  ex prefeitos, e ex prefeita de Antonina,  irão se incomodar em um futuro bem próximo .
De uns tempos pra cá, a paisagem da cidade está sendo contemplada com um considerável número de obras inacabadas.  
As "OI" (Obras inacabadas) vão desde a construção da rede coletora de esgoto e estação elevatória (orçada em 300 mil reais) obra que efetivamente nunca cumpriu a sua função, passam pelo ginásio de esportes em frente ao 29 de maio,  Casa da Cultura, e a maior e mais cara delas, a obra da TRANSPETRO.
É bom lembrar que quanto a obra da TRANSPETRO, o atual prefeito  também foi solidário no pagamento e fiscalização,  portanto, em caso de uma representação contundente no MP não será surpresa em um futuro próximo este também constar nesse tipo de lista.
O dia a dia dos noticiários nos fazem crer que a obra da TRANSPETRO dificilmente será concluída de acordo com o seu projeto original. 
Algumas dessas obras se assemelham na questão dos recursos que, indistintamente, aportaram em sua totalidade nos cofres do município, mas para o prejuízo da coletividade as obras não cumpriram o seu propósito principal; atender a população. 
A única " inacabada" que não contou com recursos federais foi a obra do ginásio de esportes, cujos recursos tiveram como origem a Secretária de Educação do Município. 
As obras inacabadas que  tiveram como fonte de recursos os convênios federais  poderão ser representadas por qualquer cidadão no MPF (Ministério Público Federal).   
Como a matéria acima sinaliza, o MP Federal vem se mostrando mais eficiente na condução e na punição de ex prefeitos que geralmente em final de mandato, recebem os recursos e não finalizam as obras. 
Está na hora de frear essa  prática de se iniciar obra e não colocar em funcionamento. Para uma cidade de poucos recursos, que é o caso de Antonina, esse tipo lesivo de gestão pública é simplesmente inaceitável. 
Pontos de monitoramento do fluxo de esgoto (linha de recalque) que hoje se encontram abertos ou foram concretados pela população.
   Tubulação arrancada (linha de recalque) . Nunca funcionou.
Lagoa de decantação de esgoto(Tucunduva). Também nunca funcionou. Obra de 2002.
Entre outras frentes "não realizadas" da obra da TRANSPETRO, estão as calçadas da Avenida Conde Matarazzo.

34 comentários:

  1. Caro Tutuca, pare de fazer campanha antecipada e política barata em favor do seu pré-candidato, que todos já sabemos. Primeiro, todas as obras da ex-Prefeita Mônica foram iniciadas e concluídas conforme os seus cronogramas físico-financeiros. Se o projeto de saneamento ambiental não foi continuado por quem a sucedeu, e ainda o problema ambiental persiste até hoje, não há que se falar em responsabilidade. Ademais, se importa tanto, menos politicagem e faça um favor à sociedade denunciando.Por fim, reitero que a ex-Prefeita tem suas contas devidamente aprovadas e não possui qualquer condenação, estando em pleno uso de seus direitos políticos, conforme se permite verificar em certidão de quitação eleitoral obtida junto à justiça eleitoral.

    Napoleão Junior.

    ResponderExcluir
  2. Esses são os fatos caro Napoleão. Não precisamos nos aprofundar na questão da "política barata" até porque é simples identificar em nossa pequena cidade, quem tem o hábito de assim proceder.
    Não creio que nenhum prefeito tenha a responsabilidade de dar continuação a obras iniciadas por outros. Por isso é providencial programar as obras, iniciá-las e finalizá -las dentro de cada mandato. Questão de bom senso. Transferir responsabilidades é muito cômodo.
    Justamente , a questão da denúncia sempre fica por conta do cidadão já que as instituições fiscalizadoras só funcionam provocadas, e quando funcionam. Acredito que vc mais que ninguém poderia e deveria ter denunciado o então sucessor pela não continuação da referida obra. Não o fez porque? Dar as costas para a cidade e aparecer só em períodos pré eleitorais tem cheiro de oportunismo sazonal. Ficar aqui, viver o dia a dia, sofrer e sorrir, é somente para quem realmente ama essa terra. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. É fácil constatar aqui no blog que venho já a alguns anos escrevendo sobre a odiosa prática que se instalou em Antonina, a prática das obras inacabadas. Gestores com mandatos de 4 anos, gestores com mandatos de 8 anos, todos iniciaram obras que ao frigir dos ovos , não atingiram o maior e mais importante objetivo de uma obra pública; atender a população .
    Por conta dessa e de outras, já virou rotina aqui no blog o recebimento de comentários ofensivos à minha pessoa.
    Não são poucos. Tenho como prática não publicá-los até porque eles são sempre iguais. Nascem da falta de argumentos e visam sempre desinformar e tirar enfoque do tema em questão. Obviamente estão todos devidamente arquivados para fins analíticos / pedagógicos, rsrsrs.
    Não é difícil prever que devido a aproximação do período pré eleitoral , e eleitoral , os machões do teclado, irão intensificar as suas improdutivas e patéticas investidas .
    Não percam o seu tempo, e se possível , fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  4. Foram fiscalizar em Morretes. Paraquedistas querendo sugar mais um pouco de Antonina.

    ResponderExcluir
  5. Credo! O que essa gente SIMPÁTICA ainda quer em Antonina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AFUNDAR MAIS UM POUCO.

      Excluir
    2. A Familia vive de politicagem. virao candidatos...ela a prefeita e ele a vereador. de 4 em 4 anos tentam uma vaga na teta. mas o povo esta vacinado...irao pra pedra novamente

      Excluir
  6. parabéns Tutuca pela sua luta e coragem em informar a população de fatos importantes e de interesse de todos,pena que na maioria dos casos a justiça e lenta e os recursos e apelações favorecem os "infratores" . Abreu - ctba

    ResponderExcluir
  7. Tutuca ninguém fala mais no aterro sanitário de Antonina que foi feito na época do prefeito Canduca quantosera foi gasto neste nesta obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que tenho sobre o aterro sanitário é que este continua no mesmo lugar de sempre. Existe sim uma área onde foi escavada "uma" das quinze trincheiras previstas em projeto. As trincheiras são grandes valas revestidas com uma geo membrana, valas que servem para a destinação do lixo.
      Essa trincheira foi liberada para funcionamento pelo IAP e depois de oito meses, se exauriu quanto ao seu limite. Para que o aterro funcione minimamente é necessário a construção de novas trincheiras e outros itens que o projeto exige. Existe um impasse quanto a essa área como local para a destinação do lixo por conta de moradores que não aceitam o aterro naquela localidade. Um abraço.

      Excluir
  8. Sua matéria foi reproduzida no programa da tarde da rádio Serra do Mar. Parabéns pela matéria Tutuca.

    ResponderExcluir
  9. E a roubalheira continua............................................

    ResponderExcluir
  10. Deviam fazer o prefeito e o secretário de educação da época devolver os recursos gastos naquela obra em frente ao29 de maio. Uma vergonha, devolver tudo e corrigido, doa a quem doer...

    ResponderExcluir
  11. ESSE PREFEITÃO NADA BÃO ENGANA ATÉ O TRIBUNAL DE CONTAS. MANDOU EMBORA OS COMISSIONADOS E DEPOIS RECONTRATOU. E OS VEREADORES NÃO FAZEM NADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALAR O QUE DA CORJA INSTALADA NA CÂMARA, E O POVO QUE SE FO...., PRESTEM ATENÇÃO POPULAÇÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, NADA DOS MESMOS, SENÃO FICA NISSO AÍ OU BEM PIOR.

      Excluir
  12. Tinha que fazer canduca devolver o dinheiro da obra enfrente ao 29 de maio por desvio de verba orçada pr compra da capemi na epoca sera que ninguem levou uns didin pela compra.

    ResponderExcluir
  13. E ninguém fala do piscinão de ramos que foi feito atras da biblioteca municipal e que foi gasto mais de R$100.000,00. Foi o cabeçudo inteligente que participou disso. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ResponderExcluir
  14. Um vereador do km 4 estava querendo a secretaria de obras, mas não conseguiu. Não adiantou puxar o saco. Agora ele começou a falar mal do ex secretario. Antes ele só elogiava. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que esse novo secretario de obras entende do cargo? Ou será que vai ser mais um zero a esquerda? Não adianta somente trocar; é necessário uma pessoa qualificada para o cargo.

      Excluir
  15. Muitas pessoas enriquecem as custas do povo porque não tem capacidade nenhuma. O povo tem que aprender a escolher prefeitos que tenham 3 grau e que sejam bons profissionais . Já foi constatado que pessoas sem uma boa instrução são manipuladas.

    ResponderExcluir
  16. FUI ABORDADO POR UM PESQUISADOR SOBRE A ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM. O PESQUISADOR NÃO QUIS DIZER QUEM ENCOMENDOU A PESQUISA. DISSE QUE O CANDIDATO DO PORTO TÁ COM UMA REJEIÇÃO MONSTRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse candidato vai repetir a dobradinha de 2012. Vai se aliar a candidata de Morretes.

      Excluir
  17. Candidato com muita rejeição. Perdeu até pra galo cego pra vereador. fim de feira.

    ResponderExcluir
  18. CANDIDATO , com uma absurda rejeição. dessa vez a o povo esta alerta nao adianta cantar e encantar como sereia .

    ResponderExcluir
  19. Esta circulando nas redes sociais a relação de algumas pessoas as quais foram notificadas pela prefeitura a limparem seus terrenos, entre elas a um professor de moral ilibada na cidade, que falta de respeito com o mestre, a prefeitura não está cometendo uma irregularidade o expor o nome dessas pessoas as quais dizem que nem intimadas foram? A cidade ta tomada de mato e lixo e a culpa é do professor e o pior é que o mestre diz ter sido eleitor do bão do berro.

    ResponderExcluir
  20. O secretario de meio ambiente trocou de cargo com o coordenador de assuntos institucionais. Agora está certo! Coordenador não faz nada mesmo e nem é cobrado. Agora ele tá feliz! Isso é muita palhaçada. Ao invés de trocar de secretario, troca de cargo pra ficar a mesma merda! Ganhando o dinheiro do povo e dando risada da cara dos palhaços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um secretario somente não consegue fazer as coisas necessárias em uma unica secretaria. Agora o secretario de obras também é o secretario de meio ambiente e agricultura. Será que ele é um super herói? Só fazem cagada. Eu gostaria de saber como que uma pessoa aceita pegar 2 secretarias que estão precárias?

      Excluir
  21. Que vergonha. Hoje não apareceu ninguém da prefeitura na radio para falar o que estão fazendo de bom na cidade. Não foi ninguém porque está difícil contar tanta mentira para o povo. O prefeito não está preocupado com a conta do mês que terá que pagar para a radio. Não está preocupado porque é o povo burro que paga. E tem uma figura que ainda defende o que não tem como defender.

    ResponderExcluir
  22. Uma pergunta? Advogado da Prefeitura pode representar Escritório de Advocacia de Curitiba em reunião de partilha de bens em inventario familiar. Fiquei sabendo que isso aconteceu apouco tempo a pedido de uma comissionada da Prefeitura . O que o ministério publico fala disso????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  23. Vai ter que aparecer R$ 3.200.000,00 que alguém roubou. Será que dessa vez vai alguém para a cadeia?

    ResponderExcluir
  24. Perguntar não ofende porque gastar com iluminação no PORTO FANTASMA BARÃO DE TEFE . o ministério dos portos devia vistar o porto para ver a grande farsa que o governo do parana

    ResponderExcluir
  25. Tutuca,

    Não seria melhor pra cidade se quando um prefeito saísse e deixasse uma obra inacabada o outro que o substitui fosse e terminasse tal obra. Se fizessem assim a cidade não ficaria com este monte de obras inacabadas. Não quero entrar no mérito politico, somente na questão de cidadão querendo ver a cidade mais bonita e tendo lugares para esporte, lazer e cultura pra nossos filhos. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  26. EU NÃO SEI PORQUE FALAR EM OBRAS INACABADAS O PREFEITO FOI ABORDADO PELA TVCI E DEU MAIS UM TIRO NO PÉ """ A OBRA NÃO É MINHA, É DE OUTRA GESTÃO É DA TRANSPETRO E QUEM FISCALIZA... GENTE ESSE CARA É UMA TABUA MESMO... INCOMPETENCIA SEM LIMITES

    ResponderExcluir