quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ELEIÇÕES 2016. OXIGENAR É PRECISO...

O mês de Setembro, e meados de Outubro do ano pré eleitoral , sempre  movimenta o meio político por conta do (antigo) prazo de filiações para pré candidatos ao pleito que se aproxima.
Digo antigo prazo,  pois foi sancionada aos “49 do segundo tempo”, a Lei n° 13.165/2015 (mini - reforma eleitoral, matéria abaixo) que modificou a  determinação onde os pré candidatos deveriam estar filiados aos partidos políticos um ano antes da eleição.
Outras modificações como  a redução do tempo da campanha, de 90 para 45 dias, também foram implantadas com a nova lei. 

A movimentação que acontece nesse período onde filiações, desfiliações, diretórios, e comissões provisórias  vão se configurando nos registros do TSE, faz com que vá se formando um desenho, um rascunho do que será a disputa para a Prefeitura e Câmara no próximo ano.

Esse rascunho sinaliza para o lançamento de muitas pré candidaturas,  principalmente à Majoritária.  Obviamente que muitos desses nomes tendem a desaparecer no gargalo das convenções de 2016.

Ex - Prefeitos... A  realidade nua e crua das urnas. 

Ainda nos registros do TSE a movimentação que se nota é que dois ex - prefeitos, dois ex-gestores, sinalizam para uma participação no pleito de 2016, sendo eles; o ex-Prefeito Canduca - PPS - em 2008, e agora PDT, e a ex - prefeita Munira Peluso - PSDB em 2008, e agora, PPS.

O ex - prefeito Canduca , após a façanha  inédita de não conseguir se articular politicamente para a sua reeleição em 2012, ao que tudo indica, tentará passar novamente pelo teste das urnas.

Já a ex - Prefeita Munira Peluso, após a sua vitória lá nos idos de 2000, (49.51% válidos), não mais obteve êxito em sua participação nos pleitos disputados em Antonina.

De lá pra cá, a ex- prefeita foi reprovada duas vezes pelas urnas.
Perdeu na sua volta em 2008, e perdeu em 2012, sendo que no pleito de 2012 , Munira atingiu a sua pior desaprovação, foram 2.767 votos, (22.17%válidos).

Em  comparação ao pleito de 2000, as urnas acusaram um severo desembarque de quase 60% do seu eleitorado. http://www.tse.jus.br/

Alianças... As futuras, e as já consolidadas.

Quando o assunto trata das futuras alianças para a eleição de 2016, surgem os inevitáveis prognósticos que como manda o figurino, vem sempre acompanhados de uma mistura de subjetividade e achismo, combinação que faz ferver o meio político na cidade.
Prognósticos à parte, o mais sensato mesmo nessa hora é fazer a leitura da atualidade, a leitura do que já está realmente “rolando” no meio político nativo.

 A realidade que ai se apresenta nos mostra uma aliança que “ainda” não consta nos registros do TSE, mas através do uso da máquina pública já está em plena atividade eleitoral.
Na atual realidade política do município não é mais novidade pra ninguém que os parceiros de cargos comissionados do governo federal, do governo do estado,  prefeitura, e empreiteiras, já preconizam uma candidatura específica desse meio, uma candidatura que represente e atenda os interesses, principalmente, de quem visa a manutenção das nomeações, dos cargos, e do monopólio das licitações.

Essa parceria, como muitos pensam, já não é nenhuma novidade. 
Nas eleições de 2014, “eles” já colocaram o bloco na rua.   
A junção antes inimaginável de certas correntes políticas, e o elevado grau de rejeição de muitos dos seus , se revelou uma combinação nada simpática aos olhos da já “calejada” coletividade antoninense.

Resumo da opera... O rolo compressor do poder financeiro não conseguiu emplacar nem o representante do legislativo estadual, nem o representante do legislativo federal mais votados na cidade.

Como a política não é uma “ciência exata” tudo pode acontecer até meados de 2016, onde aí sim, se configurarão de maneira definitiva os concorrentes aos cargos  do Legislativo, e do Executivo.

 2015 se finda, e 2016 está logo ali...

Como no Brasil inteiro a população clama por uma reformulação na política, a cidade de Antonina não foge dessa tendência.  
A política antoninense precisa urgentemente ser “repaginada”, a política antoninense precisa ser urgentemente, “oxigenada”.
Os “velhos gestores”, detentores dos mandatos por muitos e muitos anos, não tem mais nada a nos dizer.

Um abraço e fiquem na paz.

24 comentários:

  1. Quem planta, colhe! Nos tempos em que amarrava cachorro com linguiça e a população era facilmente enganada com esmolas a reeleição ainda acontecia.
    Agora o povão não cai mais nessa.

    ResponderExcluir
  2. VISITA A DOMICÍLIO: PREFEITO VAI ATÉ POPULAÇÃO COM DIFICULDADES DE IR À PREFEITURA. Isso só pode ser piada. Ele acha que o povo é burro mesmo, um ano antes das eleições. Por que ele não fez isso desde o inicio? As pessoas nem na prefeitura conseguiam falar com ele e agora ele vai até os eleitores. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se pode ele pode fazer campanha politica em horario de serviço. Se ele quer fazer campanha politica que faça em outro horario e que use o seu carro e não o da prefeitura.

      Excluir
  3. Opovo ainda e manipulado e enganado pela essa corja que só quer poder ,vendo as redes sociais os politiqueiros enganando que trouxe isso e aquilo. e tem gente que ainda o parabeniza,usando um cargo de confiança para se promoveR. dando empreguinho de salario minimo para os pucha saco, e viva antonina . VERGONHA ALHEIA....

    ResponderExcluir
  4. Quem decide a eleição de Antonina são aqueles donos de influência financeira nos miseráveis eleitores
    São esses que enchem de dinheiro a população mais carente, Todos sabemos quem são eles.
    É só verificar quem eles estão apoiando para prefeito e educar o povo em sua maioria para recusar-se
    votar no candidato deles.

    ResponderExcluir
  5. Será que a pagina da transparencia da prefeitura está errada? O secretario de cultura está recebendo como secretario, mas consta o cargo de assistente administrativo. A controladora está recebendo como assistente administrativo. O super secretario pegou varias secretarias e está recebendo como desenhista. É amor por Antonina??????????????????????????? Ou é erro da pagina ou falta de atualização?

    ResponderExcluir
  6. Vejam o link: http://www.alep.pr.gov.br/transparencia/remuneracao-dos-servidores/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulher que trabalha de graça. Um picolé pra quem adivinhar qual o deputado que nomeou.
      Sua matéria acertou na mosca,Tutuca. Estão todos juntos e misturados.

      Excluir
    2. A mulher pega folga do seu novo serviço em Curitiba e vem fazer caridade em Antonina. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E o salario com vantagens é R$ 12.000,00. Pode ganhar folga para fazer caridade?

      Excluir
  7. Ja começaram a mentir.que vão fazer a estrada dos portos ,mais investimento para o porto ,pensam que o povo e burro,Porque o governo sempre diz porto de antonina ,e nao ponta do felix, para esconder do governo federal a SUCATA QUE VIROU O PORTO BARAO DE TEFE ,E CABIDÃO DE EMPREGO .

    ResponderExcluir
  8. Empresa responsável pela obra da TRASPETRO em Antonina só vai colocar os PONTOS de ÔNIBUS na Av. Thiago Peixoto e Av. Conde Matarazzo se a Prefeitura pagar o debito existente de R$1.224.964.22 resultantes de obras executadas fora do projeto original por DETERMINAÇÃO VERBAL de fiscais e do prefeito da época.
    O curioso nessa historia é a emissão de termos provisórios de entrega da meta 1,2 e 3, com reconhecimento do Município de 100% de CONCLUSÃO DA OBRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutuca gostaria de saber quanto essa empresa já recebeu? Já receberam bastante e ainda querem mias pra que? Eles tem que terminar essa obra. Como que eles dizem que precisam de mais dinheiro e fica por isso mesmo. tem que cumprir o que está no contrato. Os vereadores não vão fazer nada?

      Excluir
  9. Teve uma funcionaria que foi exonerada, mas já ganhou outra BOCONA no hospital. Não adianta que ninguém manda neles. Não dá de um jeito vai de outro. Eles mandam.........................................................

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de parabenizar a atitude do Diretor de Esportes da prefeitura, por estar se preocupando em fazer alguma coisa de concreto para o Esporte Antoninense. Ele está fazendo uma gestão esportiva integrada com as lideranças esportivas de nossa cidade. Soube que já fizeram reuniões com o Prefeito e com os Vereadores na esperança de dar, dentro de Antonina, a devida importância que nosso esporte tanto merece. O Diretor ou Secretário de Esportes, sei lá... estrou desacreditado pelo Prefeito e até pela população nessa gestão, por ser um rapaz novo, mas está mostrando que capacidade administrativa e liderança, nada tem haver com idade. Se todos os secretários do Grandão tivessem essa capacidade ele estaria reeleito, com certeza. Parabéns pela iniciativa! Espero que o Grandão corresponda a expectativa dos esportistas da nossa cidade!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Tutuca, você que é um cara que sabe tudo de política, me responda uma pergunta: Pode um dono de empreiteira ser filiado ao mesmo partido do prefeito? Neste caso não há conflito de interesse? É ético? Me responda ó nobre guru. um abraço e parabéns pelo seu blog.
    Quanto a questão da secretária de comunicação, não entendi, ela trabalha na ALEP e presta serviços gratuitos para a prefeitura de Antonina? Tá estranho isto não?

    ResponderExcluir
  12. MORADORES PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO BAIRRO DA PENHA SOBRE ASFALTO
    O prefeito João Domero se reuniu nesta quinta-feira, dia 22/10, no salão paroquial do Bairro da Penha, com cerca de 60 moradores da região para explicar as mudanças que irão ocorrer no local a partir da semana que vem, quando iniciam as obras de asfaltamento.
    Na audiência pública foram apresentadas as seis ruas que serão contempladas com o asfalto e os cuidados que as famílias devem adotar em meio ao maquinário que estará presente na localidade.
    No total serão investidos novecentos mil reais em 1441 metros quadrados de asfalto. “Em 2000 o bairro recebeu uma pequena obra que ficou inacabada. Todo este trabalho deverá ser refeito”, pontuou Domero.
    NÃO TINHA NEM 30 MORADORES, QUANTO MAIS 60. SÓ DE PUXA-SACO TINHA 10. É SÓ OLHAR A FOTO NO FACE COMUNICAÇÃO ANTONINA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ELE ESTÁ VENDO A SUA POPULARIDADE.

    ResponderExcluir
  13. UMA GERAÇÃO DE POLÍTICOS SEM EXPRESSÃO.
    ESTÃO SE AJUNTANDO EM TORNO DO JUSTUS PARA MANTEREM SEUS CARGO A QUALQUER PREÇO.
    UM BOLOLO SÓ.

    ResponderExcluir
  14. Prefeitura de Antonina quebrada com divida que beiram 8 MILHÕES de REAIS e prefeito abre licitação de 500 MIL para recadastramento imobiliário.
    Quem faz a denuncia é o Vereador Giva Cabral.
    Vamos fazer as contas. Se essa empresa ganhadora contratar 20 funcionarios e pagar um salario de R$ 900,00. Ela vai gastar R$18.000,00 ao mês. Eles vão trabalhar em dupla, então teremos 10 duplas. Se cada dupla fizer 10 casas por dia, teremos 100 casas por dia e no mês 2.200 casas. Trabalhando 2 meses, eles farão 4.400 casas. E em Antonina temos mais ou menos 4.500 casas. Em 2 meses eles terminam o serviço e empresa terá que pagar R$ 36.000,00. Por que cobrar R$ 500.000,00? Vereadores verifiquem em outras cidades qual é o valor cobrado para recadastramento e também o valor que foi pago na ultima vez que foi feito o recadastramento em Antonina. Eu lembro que eles pegaram moradores da cidade com 2 grau para fazer esse recadastramento. Acredito que foi bem mais barato!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. ´pois é...mudando um pouco o foco da matéria acima,hj fiquei sabendo no face do fanfarra maluca o falecimento do sr Nerval ,eu me lembro que em 1994 ele que era tbm contador me disse : olha ! sociedade ( comercial ) é muito difícil dar certo,sociedade so se for com sua mulher...eu não concordei com ele na época ,mas não disse nada ,valeu Nerval descanse em paz...

    ResponderExcluir
  16. Vamos perder a usina parigot de souza, a samae , e agora o porto que foi arrendado onde estão os nossos vereadores que não brigam .

    ResponderExcluir
  17. O prefeito comprou sessenta mil de agua mineral . que sede.

    ResponderExcluir
  18. Ai que legal!!!!!!!!!!! Já tem Candidato pedindo curriculum dos desempregados, já estão tentando engabelar o povo sofrido de Antonina. MP tem que apurar, estão ofertando emprego na empresa que vai se instalar no porto por voto.

    ResponderExcluir
  19. Tutuca vc sabe informar se o candidato a prefeito representando o ex.deputado ANDRE VARGAS vem mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Enquanto a Associação do Batel cobra os pontos de ônibus de responsabilidade da Megapav e deve cobrado mesmo, não podemos esquecer que a eleição municipal ocorre o ano que vem e é bem provável que esta empresa irá apoiar algum candidato, então fiquemos atentos. Na eleição passada, já sabemos quem ela apoiou e deu no que deu. Agora prestemos muita atenção com quem ela vai estar na próxima eleição para não errarmos novamente.

    ResponderExcluir