sábado, 10 de outubro de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACIONA EX PREFEITO POR OBRA INACABADA.

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) moveu duas ações de improbidade administrativa contra André Luiz Ceciliano e Tarcísio Gonçalves Pessoa, ex e atual prefeitos de Paracambi, respectivamente, por uso indevido de verba federal para a construção de hospital e de rede de esgoto municipal, ambas não concluídas. (Processos nº 0000322-40.2013.4.02.5119 e nº 0000321-55.2013.4.02.5119)
Segundo uma das ações, movida pelo procurador João Felipe Villa do Miu, a prefeitura de Paracambi recebeu R$ 1,5 milhão do Fundo Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de um hospital. Embora os recursos tenham sido liberados entre 2004 e 2009, a obra não foi concluída. Em dezembro de 2008, uma vistoria constatou que a construção estava paralisada e sofrendo processo de deterioração. Iniciada na gestão de André Luiz Ceciliano, a obra foi abandonada pelo seu sucessor, o atual prefeito Tarcísio Gonçalves Pessoa.
Em outra ação, os dois acusados respondem por irregularidades em três convênios assinados com a Funasa no valor total de R$ 11 milhões e 650 mil para a implantação e melhoria do sistema público de saneamento básico, redes de esgoto e construção de uma estação de tratamento. Dentre as ilegalidades identificadas pelo MPF, estão a apresentação de documentos exigidos para prestação de contas fora dos prazos determinados e a paralisação das obras.
Para o MPF, André Luiz Ceciliano e Tarcísio Gonçalves Pessoa fizeram mal uso de recursos públicos e não fiscalizaram sua aplicação nas obras. Mesmo que tenha recebido de seu antecessor as obras inacabadas e com grande parte das verbas já utilizadas, o atual prefeito Tarcísio Gonçalves Pessoa tem responsabilidade nos processos, uma vez que durante o seu mandato foram liberados recursos para o término das obras e, ainda assim, elas não foram concluídas. Para o procurador, todos os convênios analisados apresentaram planos de trabalho inconsistentes, pois não foram seguidos os cronogramas apresentados inicialmente.
"Esta é apenas a primeira medida judicial em face dos gestores. O MPF ainda analisa a responsabilidade criminal de empresários, fiscais e servidores da Funasa. A malversação dos recursos foi um sério atentado aos direitos humanos dos moradores de Paracambi, pois deixou de ser concluída a construção de um hospital e de parte da rede de esgoto municipal"- disse o procurador.
O MPF pede a condenação dos acusados a todas as penas previstas na lei de improbidade administrativa, como perda da função pública, suspensão de direitos políticos de cinco a oito anos, proibição de contratar com poder público e receber benefícios ou incentivos fiscais, além de multa incidindo sobre todos os valores recebidos ilegalmente mais juros e correção monetária.http://pr-rj.jusbrasil.com.br/noticias/100445260/mpf-move-acao-de-improbidade-administrativa-contra-o-ex-e-o-atual-prefeito-de-paracambi-rj - Assessoria de Comunicação Social.

Por Tutuca.                                                                                                               Atualizado.
                                                                                                                                           
É inequívoca a realidade que; essa prática que assola o País  tenha também se instalado em nossa cidade.
As obras  inacabadas se multiplicam em nosso município deixando um rastro de ruínas e um explícito exemplo de como não se deve administrar uma cidade. 
Quando esse tipo de (má) gestão acontece a população é prejudicada 2 vezes.
Primeiramente a obra pública "inacabada" deixa de atingir o seu objetivo que é atender as necessidades da coletividade.
Posteriormente, e para a conclusão dessa obra ,  novos recursos terão que ser utilizados, fazendo com que paguemos 2 vezes pelo mesmo serviço.
Alguns exemplos...
A obra inacabada da quadra do Batel iniciada com recursos da Educação já num passado bem distante, é um exemplo que está muito presente no nosso dia a dia.
Quem não se lembra  também do velho prédio do hospital , onde por muitos anos a estrutura foi  “reformada” , e ao frigir dos ovos,o máximo que se viu  foi a troca de meia dúzia de janelas. 
E por aí vai...Ginásio de esportes, Obra da Transpetro ...
Como os projetos originais somem, e os recursos  originais também ,  essas obras se tornam ralos de dinheiro público onde  infindáveis e inconclusivas reformas se repetem.
Podem reparar, nenhum dos antigos gestores,  ex prefeitos ,  assume perante a coletividade antoninense  ter responsabilidades por esse  incontestável cenário de obras inacabadas.
Todos sem exceção, se dizem isentos e não responsáveis pelo que nossos olhos presenciam todos os dias.
Se eles que governaram por quatro ou  por 8 anos,  não tem responsabilidades, quem então terá?
Um abraço e fiquem na paz.

11 comentários:

  1. Como tem obra inacabada em Antonina. Já notaram que a culpa é sempre do outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Antonina começou em 2000 e não parou mais. Em matéria de OBRA INACABADA aquela gestão "fez escola".

      Excluir
  2. Sabe Tutuca aquela obra inacabada, aquele elefante branco em frente ao 29 de maio. Tinha que fazer o secretário de educação da época e o prefeito devolverem o dinheiro, é um absurdo. Devolver com juros, multas, cadeia e pau como diz o senador REQUIÃO.

    ResponderExcluir
  3. parabéns Tutuca pela sua luta por justiça pela nossa cidade,o povo tem o direito de saber a verdade dos fatos,pois somos nós o povo que votamos nessas pessoas que prometem,fazem juramento em cumprir as leis e trabalhar honestamente pelo povo ,depois de eleitos esquecem dos compromissos com o povo e a cidade e se acomodam com o salario que recebem e outras vantagens que o cargo lhes proporcionam...

    ResponderExcluir
  4. A assistencia social não soube se organizar e fazer uma bela festa para as crianças. Não sabe consultar a previsão do tempo, mas nem precisava fazer isso. Montaram ao ar livre na feira mar os brinquedos para as crianças e logo tiveram que desmontar. Por que não fizeram isso em num lugar com cobertura? A igreja católica está de parabéns, porque fez no salão paroquial.

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida eu também acho que deveria devolver o dinheiro quem deixa obras inacabada e por outro lado como fica o prefeito que não cumpre com o orçamento pr o ano seguinte e desvia pr outra finalidade que não esta no orçamento do ano .

    ResponderExcluir
  6. Parece que teus internautas também não gostaram desse assunto.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos mostra isso pro Brasil.
    A cidade que mais tem obra inacabada no País. As eleições estão aí.
    Vamos cobrar todos que foram Prefeitos e deixaram rabo pra traz.

    ResponderExcluir
  8. Qual foi o gestor de merda deixou a obra do novo mercado pra outro resolver?

    “Fruto do descaso da administração municipal e estadual, anteriores ao governo de Requião, as obras começaram e ficaram paradas, uma vez que o processo licitatório foi feito de maneira não convincente perante a lei.

    http://www.historico.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=33992&tit=Reforma-do-Mercado-Municipal-de-Antonina-e-inaugurada-por-Requiao

    ResponderExcluir
  9. Quem deixa obra inacabada ou é ladrão ou é incompetente. O resto é blá ,blá,blá.

    ResponderExcluir