segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

TURISMO... O FUTURO É HOJE. ATUALÍSSIMO...

Escrevi essa matéria em junho de 2012. http://celsowistuba.blogspot.com.br/2012/06/turismo-o-futuro-e-hoje.html

O tema é atualíssimo.  

Sabemos que é preciso muito mais que diagnósticos e achismos para mudar a realidade da nossa cidade e torná-la uma cidade "realmente" turística.
Muito trabalho, programação com ações simples e continuadas já seria um bom começo.
Boa leitura e fiquem na paz.

TURISMO... FUTURO É HOJE.


O passado já nos mostrou que; a maneira como os governantes e a sociedade organizada decidem e discutem as prioridades de suas cidades “no presente”, são os fatores que determinam o que estas  cidades se tornarão, “no futuro” . 
Quando falamos de Turismo , o exemplo que nos vem novamente à cabeça é a vizinha cidade de Morretes que planejou e discutiu o setor a pelo menos uns 15 anos  e hoje  já consegue visualizar um  prático resultado desse planejamento.

É certo e claro que as coisas não acontecem da noite pro dia. O município vizinho apostou no turismo, e em parceria com os empresários, investiu em setores importantes como;
1- Manutenção/revitalização dos equipamentos Turísticos, e Marketing
2- Atendimento ao Turista.
3- Infraestrutura em hotelaria e gastronomia.

Na minha opinião  as metas devem ser executadas necessariamente nessa ordem sendo que as ações precisam funcionar “como uma engrenagem” necessitando haver de maneira sistemática um processo de coordenação e aprimoramento nessas ações.

No caso de Antonina...

1 - Na manutenção e revitalização dos equipamentos turísticos...

É visível que os equipamentos turísticos do município não estão ainda em condições de receber o turista a contento.  
Os serviços básicos como coleta de lixo e a limpeza da cidade, também não funcionam de acordo, portanto estaria já neste item quebrada a engrenagem.
Temos que deixar bem claro que a priori, não tem programa do governo federal ou governo estadual que resolva o problema de limpeza pública e coleta de lixo.
E esse é um problema a ser equacionado “pelo município”, que deve priorizar um cronograma de trabalho direcionado especificamente para os equipamentos turísticos e o Centro Histórico.
Devido a falta de pessoal, e também a falta de uma melhor coordenação das Secretarias de Obras (responsável pela manutenção dos equipamentos turísticos) e a Secretaria de Meio Ambiente (responsável pela coleta de lixo) a minha sugestão é a mesma que apresentei na AESTUR no início de 2009, e que se resume no seguinte;
A criação de uma equipe específica de trabalho composta por no máximo 6 pessoas, com o objetivo de trabalhar  nos principais pontos turísticos da cidade e Centro Histórico .Essa equipe teria como  diretriz da sua  programação, um calendário de eventosdatas comemorativas e feriados prolongados.
Esta equipe seria reunida pela Secretaria de obras, uma semana antes de cada  evento ou data comemorativa programada, podendo posteriormente, fazer parte de se uma programação normal dos trabalhos.
Todos vão lembrar da visita do ex-governador Requião quando em quatro horas de trabalho foi dada uma geral na Praça da Feira – Mar. 
Imaginem então , uma equipe de trabalhadores atuando 6 horas por dia, 1 dia por semana em cada equipamento turístico?
Vale lembrar que também foi uma das minhas sugestões na época em que fui  tesoureiro da AESTUR, que a Associação disponibilizasse uma pessoa para compor esta equipe de trabalho.
É impossível se falar em marketing se não entregarmos ao turista o "produto vendido" ; uma cidade limpa e receptiva ao turista.

2 - No quesito atendimento ao turista...

Nesse sentido necessitamos de ações mais contundentes quanto a capacitação e atendimento ao público, ações que podem e devem ser realizadas em conjunto, Iniciativa privada/Poder público. Com a aproximação do evento Copa do Mundo 2014 já existe alguma movimentação por parte dos governos federal e estadual, nesse sentido. Uma parceria permanente com o Sebrae também seria muito importante.

3 - Infraestrutura do setor Gastronômico e hoteleiro.

É inegável que nos últimos 10 anos, com a abertura de novos restaurantes e a melhoria do setor hoteleiro, melhoramos muito nesse quesito, mas é inegável também que precisamos melhorar e investir muito mais no setor gastronômico, para podermos assim,  competir com a vizinha cidade de Morretes. Isso ficou bem claro no 1º evento Antonina Weekend.

Antonina - Mais eventos de grande porte menos turistas na média.


Temos na cidade de Antonina alguns eventos de grande porte como; Carnaval, Festival de Inverno, Festa de Nossa Sra do Pilar...
É unanimidade entre os empresários de  nossa cidade o pensamento que esses só esses eventos não provocam uma maior motivação para se investir pesado em infraestrutura. É preciso então, aumentar "na média" a visita dos turistas em nossa cidade.
Se somarmos os 5 dias do Carnaval ,+ os 7 dias do Festival de Inverno, e uns 5 dias da Festa de Nossa Sra do Pilar teremos aí , 17 dias de bom para ótimo fluxo de visitantes na cidade. 
Se colocarmos mais uns 5 finais de semana “no ano” (sábados e domingos) de bom para ótimo movimento, teremos mais 10 dias o que dará num total 27 dias, vamos arredondar para 30 dias de ótimo fluxo de visitantes à nossa cidade . E os outros 335 dias do ano? 

Morretes - Menos eventos de grande porte, mais turistas na média.

No caso de Morretes, os dias de pico de movimento causados por eventos de grande porte, creio eu que não passem de uns 15 dias.  Em compensação todos os finais de semanas (sábados e domingos) acontece um grande fluxo de turistas na cidade, o que se colocarmos em números em um ano, serão 96 dias de um bom fluxo de visitantes, somados aos 15 dias dos eventos de grande porte daquela cidade, chegaremos a 111 dias de bom fluxo de turistas na cidade vizinha.
Em números aproximados é quase 4 vezes mais o nº de dias de bom fluxo de visitantes em comparação com Antonina .
Portanto fica a sugestão; não basta somente realizar os eventos de grande porte que já possuímos, podemos potencializar o Turismo através desses eventos, viabilizando o seguimento “o ano todo” na cidade.

Dessa maneira o produto a ser vendido pelos Profissionais do Marketing não seria somente o Carnaval, ou a festa da Padroeira, ou o Festival de Inverno, e sim,  o Calendário de eventos da cidade de Antonina.   
É preciso  preencher esse limbo existente entre um evento de grande porte e outro.

15 comentários:

  1. Tutuca seu comentário sobre Morretes está correto, houve sim um planejamento turístico realizado a vários anos atrás como calendário, marketing e infraestrutura com excelente resultado. Hoje no entanto, em razão do grande fluxo de turistas, o problema da cidade de Morretes é a inexistência de estacionamentos, principalmente para vans e ônibus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.
      O grande fluxo de turistas gerou essa, podemos dizer, boa demanda. Por isso a importância das ações continuadas.O seguimento necessita de dinamismo e acompanhamento sempre.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria Tutuca.
    É bom lembrar que teve uma prefeita que quase acabou com o carnaval, nosso maior carro-chefe na divulgação da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos investimentos em MORRETES, muitos mesmo. Agora lembraram que Antonina existe.kkkkkkkk

      Excluir
  3. Além da prefeitura deixar de recorrer na justiça contra as devidas taxas portuárias onde iria arrecadar cerca R$ 1.500.000,00 e aceitou um acordo reduzindo apenas para R$ 500.000,00, mais premiação para esse ou aquele, agora ainda mais quer reduzir ISS de taxas portuárias. ASSIM É DEMAIS.

    ResponderExcluir
  4. Renuncia de receita e crime sera que prefeito e vereadores vão querer responder por esse crime.

    ResponderExcluir
  5. Tudo junto e misturado. Quem votou em João levou Canduca a tira colo. Enganaram o povo. Até multa eles levam juntos.
    Ex-prefeito é multado em R$ 7,2 mil por cinco irregularidades, incluindo deixar dívidas ao sucessor e não concluir obra inacabada. Cabe recurso da decisão do TCE-PR.
    Em 2012, último ano do mandato do ex-prefeito Carlos Augusto Machado “Canduca”, o Município de Antonina registrou déficit financeiro de R$ 1,49 milhão, correspondente a 9% da receita corrente líquida daquele ano.
    Machado também deixou dívidas superiores a R$ 5 milhões para o seu sucessor, João Ubirajara Lopes, sem dinheiro em caixa para quitá-las. Ambas as práticas contrariam a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
    Em virtude dessas e de outras três irregularidades, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas do gestor em 2012. As demais falhas foram a inclusão de novos projetos na Lei Orçamentária Anual (LOA) ao mesmo tempo em que havia obra parada no Município; a falta de envio, na prestação de contas, do parecer obrigatório do Conselho Municipal do Fundeb; e existência de despesas sem empenho prévio.
    Carlos Augusto Machado (gestão 2009-2012) recebeu cinco multas – uma para cada irregularidade –, que somam R$ 7.254,90. Ao atual prefeito, João Ubirajara Lopes (gestão 2013-2016), foi aplicada uma multa, no valor de R$ 725,48. O motivo foi o atraso no envio, ao Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do TCE-PR, dos dados relativos à gestão de Antonina no sexto bimestre de 2012, cujo prazo expirou em 2013, já na gestão do atual prefeito. As sanções aplicadas estão previstas no Artigo 87 da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).
    Obra parada

    Na análise da prestação de contas, a Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas do Tribunal (Difop), apontou que, na lei orçamentária de 2012, a Prefeitura de Antonina incluiu novas obras, enquanto mantinha uma obra paralisada desde 2008. Tratava-se da construção do Centro de Educação Integral do Ensino Fundamental (Cedief), com valor de construção estimado em aproximadamente R$ 2 milhões.
    A prática fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois configura desperdício de dinheiro público. A comprovação de que a construção da escola estava parada foi possível graças a um levantamento feito em 2012 pelo TCE-PR em parceria com o Conselheiro Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
    A Diretoria de Contas Municipais (DCM) comprovou os déficits que, ao final de 2012, somavam R% 6,54 milhões – repetindo situação verificada nos dois anos anteriores. Também apontou que, além disso, no encerramento do mandato a Prefeitura não havia empenhado R$ 900 mil relativos a dívidas com credores, o que configura realização de despesa à margem da execução orçamentária, contrariando a Lei 4.320/64.
    Na defesa, o ex-prefeito apresentou, como justificativas para os déficits, a queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), agravada pela concessão obrigatória de reajuste ao funcionalismo. Uma das explicações para a falta de empenhos foi de que o dinheiro teria sido gasto no socorro a 88 famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram o município naquele ano. As justificativas da defesa não foram aceitas pelo Tribunal de Contas.

    ResponderExcluir
  6. Em 2012 o ex prefeito traiu o grupo que o elegeu e escancarou a favor do grandão.
    Depois ganhou um cargo e quando viu que o bicho tava feio, pincho fora. Agora tá na hora do grandão retribui.
    Tô esperando voces aqui em casa.

    ResponderExcluir
  7. Pra completar o equipamento turistico da cidade, vem ahy o 'PAC das cidades históricas'....
    Só que a Dirma mandou o recado que tudo está adiado pra depois de 31 de fevereiro de 2020.... Por enquanto vai é dar um 'pacotaço na cara de todo mundo, pois com dinheiro curto, não sobra nada pro 'dizimo' dos pobrezinhos dos políticos.....Assim não dá, né.... obra sem propina? onde já se viu ????

    ResponderExcluir
  8. OS VEREADORES PODEM SER PROCESSADOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA SE VOTAREM PARA REDUZIR O ISS PARA 2%. E O PREFEITO QUE MANDOU O ANTEPROJETO PARA A CAMARA JÁ ESTÁ SENDO PROCESSADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA?

    ResponderExcluir
  9. Turismo com a cidade enfeitada de lixo por todos os cantos,no final de semana principalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prefeitura não tem dinheiro para pagar horas extras para os garis, só tem dinheiro para pagar os amigos comissionados. Por esse motivo a cidade fica suja nos finais de semana. Esse é o nosso cartão de visita. Isso que deu colocar uma pessoa sem qualificação nenhuma; sem entender um mínimo de administração. Antonina já saiu do mapa como cidade turística.

      Excluir
  10. Caro Tutuca, se por questões pessoais ou até mesmo partidária, você não publicou meu post, poderia vc então responder minha questão?

    ResponderExcluir
  11. Por questões pessoais e partidária seria impossível. Não tenho em meu arquivo recente nenhum post moderado "com identificação".
    Seja mais específico. Caso o tema seja de alguma relevância, vc poderá também usar o endereço do e-mail, logo acima na tela. Esse espaço estará sempre disponível para o bom debate. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Fundação Sanepar está vendendo ações do Porto de Antonina a preço de banana!
    9.12.15 SAEMAC COMENTÁRIOS
    A má administração da Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social (FUSAN) está cada vez mais evidente. A presidente do Conselho de Administração, Cristiane Schwanka, colocou à venda as ações que a FUSAN possui da empresa Terminais Portuários da Ponta do Félix de Antonina.

    De acordo com o arquivo de Demonstrações Financeiras Padrozinadas dos Terminais Portuários da Ponta do Félix S/A, disponível em http://pontadofelix.com.br/DFP%202012.pdf, a FUSAN possui 8,42% das ações; correspondendo ao valor de R$ 12.892 milhões do capital social da empresa.

    As ações foram colocadas à venda pelo valor de R$ 15 milhões. No entanto, um estudo interno realizado pelo próprio Porto de Antonina avaliou estas mesmas ações em R$ 30 milhões, ou seja, o dobro do valor que a FUSAN está pedindo.

    O Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (SAEMAC), entidade que representa aproximadamente 50% do quadro funcional da Sanepar já se posicionou afirmando que fará uma denúncia ao Ministério Público. “Se eles tivessem aplicado de maneira diferente este valor, teriam hoje cerca de 100 milhões! Eles estão jogando fora o dinheiro do contribuinte, já que perderam dinheiro na compra dessas ações, perderam na aplicação e agora vão perder na venda. Isso é uma situação gravíssima de má administração e estaremos formalizando a denúncia nos próximos dias”, afirma o presidente do SAEMAC, Gerti José Nunes.

    ResponderExcluir