quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O LEGADO DE FIDEL.

GAZETA DO POVO I OPINIÃO
Na noite de sexta-feira (25), faleceu um dos personagens-chave da história recente da América Latina: Fidel Castro, que governou Cuba como ditador entre 1959 e 2006. É impossível compreender o continente sem conhecer o modelo que ele implantou em seu país e nunca desistiu de exportar, seja pela via armada, seja pela via do discurso populista, com mais ou menos sucesso dependendo da época e do país.
Descrever o seu legado não permite ambiguidades. Não podemos tratá-lo como “líder controverso”, um “revolucionário idealista” que precisou quebrar ovos para fazer a omelete de um país socialmente justo. Cita-se, entre suas frases icônicas, “Socialismo ou morte!”. Mas para definir Fidel seria melhor dizer “socialismo e morte”. Pois ele foi um ditador sanguinário, que transformou Cuba em uma prisão a céu aberto, quase uma propriedade familiar (basta ver quem ele apontou como sucessor). Foi o comandante da mais assassina ditadura latino-americana, e isso em uma época pródiga em regimes autoritários e violentos no continente. E quase lançou o mundo em uma guerra nuclear, durante a “crise dos mísseis” de 1962.
A Cuba de Fidel se tornou o país do paredón, da perseguição a diversas minorias, das multidões de presos políticos, da perseguição à imprensa livre, do horror narrado por escritores como Armando Valladares e Reinaldo Arenas. Os defensores de Fidel – pois, inacreditavelmente, os há – preferirão apontar certa evolução em indicadores sociais como educação e saúde, questão até certo ponto controversa e cujo papel é questionado até mesmo por intelectuais de esquerda, como a socióloga argentina Claudia Hilb, que, em seu livro Silêncio, Cuba, mostra como essa “política social” esteve intrinsecamente ligada, desde o início, ao projeto de poder total de Fidel.
E nem mesmo a melhoria nesses indicadores, se for real, fez de Cuba a “terra prometida” que o socialismo diz tentar construir, falhando miseravelmente em todos os casos. Com Cuba não foi diferente, e o atestam as inúmeras tentativas que cubanos comuns fazem para fugir da ilha e fazer a curta, mas perigosa travessia até os Estados Unidos em jangadas improvisadas. Sorte um pouco melhor têm atletas e médicos, enviados por Cuba a solo estrangeiro – estes, usados quase como escravos, tendo a maior parte do seu salário confiscado pelo governo cubano; aqueles, integrantes de delegações que perpetuam a tradição socialista de usar o esporte como instrumento de propaganda do regime. Mas também eles se arriscam, driblando a vigilância para desertar. Este, sim, é o mais eficaz dos indicadores de bem-estar: o que pensar de um país cujos cidadãos estão dispostos a arriscar a própria vida para sair dele?
E este é um cenário que a morte de Fidel não muda. Cuba segue tão autoritária quanto antes, nas mãos de seu irmão Raul. A incipiente abertura econômica não vem acompanhada de nenhum grau de liberdade política. Os cubanos se livram da presença física de seu longevo ditador, mas ainda levarão tempo para se livrar de seu legado.                    http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/o-legado-de-fidel-castro-9odymore1gevtw934aiyzazf1

11 comentários:

  1. em cuba não tem criança dormindo na rua, porque lá as matam antes de nascer. o aborto é livre!!!

    ResponderExcluir
  2. Os médicos de Cuba que trabalham no Brasil, ganham uma miséria. A maior parte da remuneração é confiscada pelo governo cubano. E o pior é que o Brasil, ao arrepio das leis trabalhistas brasileiras, aceita esse absurdo, por meio de tratado internacional. Esses médicos aqui atuantes têm receio de represálias contra seus familiares que estão em Cuba, caso se rebelem contra essa situação.
    CADÊ O MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO, PRA IMPLEMENTAR MEIOS JUDICIAIS QUE ACABEM COM ESSA ESCRAVIDÃO???
    Cadê o blog pestita de Antonina que, diante dessa espoliação, fica de boca fechada???

    ResponderExcluir
  3. Cuba admite êxodo de professores devido a baixos salários
    Reuters/Brasil Online
    Tamanho do texto A A A
    HAVANA (Reuters) - Cuba reconheceu na quarta-feira que seu sistema público de educação está sendo vítima de um "êxodo" de professores devido aos baixos salários, às más condições de moradia e até por falta de roupa.
    O ministro da Educação, Luis Ignácio Gomez, falou sobre a fuga de professores na audiência de uma comissão da Assembléia Nacional.
    "Ele reconheceu que entre as causas do êxodo estão o salário insuficiente, em desacordo com a intensidade e a responsabilidade do trabalho dos professores", disse o jornal Granma, do Partido Comunista.
    O ministro citou a "falta de moradia, transporte e roupas" entre os problemas enfrentados pelos professores cubanos. Também disse que os professores estão insatisfeitos com o "pequeno reconhecimento" que recebem pelo trabalho.


    Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/cuba-admite-exodo-de-professores-devido-baixos-salarios-719802.html#ixzz4RbfPF6iE

    ResponderExcluir
  4. Os FP do PT querem transformar o Ministério Público é o Judiciário nos vilões da vida publica brasileira. Os pesticidas da situação brasileira deixaram de ser os ladrões, os corruptos e toda a caterva que se banqueteava com o dinheiro publico. De repente, os "pestitas" encontraram o grande inimigo dos pobres e dos oprimidos:- É o Poder Judiciário e o Ministério Público. !!!!!
    - Ah sim, os pobres e os oprimidos cujos "direitos fundamentais" os pestitas agora defendem com tanto ardor, moram na vila madalena, no murumbi em são paulo, na barra da tijuca e ipanema no rio de janeiro, os bairros com metro quadrado mais caro do país!!!
    CRIEM VERGONHA NA CARA E PAREM DE DEFENDER LADRÕES, SAFADOS E VAGABUNDOS, SÓ PORQUE SÃO DO PT OU PORQUE AJUDARAM O PT A ROUBAR E ESPOLIAR ESTE PAIS!!!
    SE EXISTE ALGUMA DECÊNCIA NESTE PAÍS, DEVE-SE ISSO AO TRABALHO DA POLICIA FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO !!!
    SE NÃO FOSSE ESSA "TABUA DE SALVAÇÃO" ESTARIA TODA A SOCIEDADE, EM MASSA, CLAMANDO PELA VOLTA DOS MILITARES, QUE É O DERRADEIRO REDUTO DE MORALIDADE NESTA NAÇÃO DOMINADA POR CALHAS E OPOSIÇÃO COM PSEUDO SOCIALISTAS DE ARAQUE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omtem, FHC EX PRESIDENTE, deu uma entrevista na rede globo. Apesar de continuar sendo um FP que culpa a falencia das contas brasileiras por causa da previdência/aposentadoria paga a servidores publicos e militares, falou algo sensato: NA POLITICA BRASILEIRA, SEMPRE HOUVE ATOS DE CORRUPÇAO INDIVIDUAIS, DE PESSOAS. ISSO FOI INOVADO COM O PT, QUE IMPLEMENTOU A CORRUPÇÃO INSTITUCIONAL, COMO POLITICA SUB-REPTICIA DE GOVERNO. Como 'a carne' é fraca' ESSE virus contaminou por toda a politica brasileira, iNclusive outros partidos.....

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. POR VEZES, SE VÊ TIRADAS DE GENIO AQUI EM ANTONINA. VEJAM ESTA :- A PREFEITURA PLANTOU, EM FRENTE AO MERCADO MUNICIPAL, PES DE MILHO!!! ISSO MESMO PLANTOU PES DE MILHO PRA PROPORCIONAR SOMBRA AOS CARROS ESTACIONADOS DE TURISTAS VISITANDO O TRAPICHE. (SÓ SENDO GRNIO MESMO PRA TANTA CRIATIVIDADE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pode ser gozação.... qdo tiver milho verde, levem de presente na despedida do prefeito.....Ele merece!!!

      Excluir
  7. O blogueiro pelego, nunca trabalhou na vida. Só viveu pendurado em sindicato e fazem pose de intelectual. Verdadeiros parasitas que vivem à defender bandidos. A casa caiu!

    ResponderExcluir
  8. BASTA SER CAUSA ABERRANTE QUE O PELEGO DEFENDE. TEM PRAZER EM AFRONTAR O BOM SENSO DE TODOS OS QUE ACREDITAM NA RACIONALIDADE DA VIDA E NA FÉ TRANSCENDENTAL. SE PRETENDE COM ISSO ANGARIAR ALGUM RESPEITO NESTA CIDADE ESTÁ MUITO ENGANADO.

    ResponderExcluir
  9. Lula disse que iria se encontrar novamente com Fidel agora em dezembro. Torçamos para ele honrar o seu compromisso!

    ResponderExcluir