segunda-feira, 17 de maio de 2010

Diploma é quase tudo ...

Bill Gates abandonou 2 cursos na Universidade de Harvard .


A formação em um curso universitário nem sempre é garantia de sucesso para um profissional, tanto no mercado de trabalho quanto em um empreendimento próprio. A história, aliás, está repleta de casos de gente que construiu fortunas, a partir do que aprendeu no dia-a-dia dos negócios, sem nunca ter pisado em uma faculdade. As duas premissas levam a uma conclusão: para um profissional, fazer um curso superior certamente ajuda, mas não é o fator decisivo para o seu sucesso ou insucesso, seja como executivo ou mesmo como empreendedor. Em outras palavras, os fatores que levam ao êxito são aqueles que se podem aprender na prática, no comando de uma empresa ou organização.

Metade dos 10 homens mais ricos do mundo listados pela revista Forbes não completou a faculdade. Para citar alguns exemplos, a lista dos bilionários e milionários sem curso superior inclui o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e o criador da Dell, Michael Dell, além de Paul Allen (Microsoft), Steve Jobs (Apple), Larry Ellison (Oracle) e Li Ka-Shing (o mais rico da Ásia).

Com base nesta idéia, o Instituto do Empreendedor (Inemp) lançou o projeto Escola da Vida. O objetivo é homenagear os grandes empreendedores que construíram suas fortunas e trajetórias de sucesso sem que precisassem de um diploma universitário.

"A Escola da Vida não tem como objetivo reduzir a importância do ensino acadêmico", assegura o fundador do Inemp, Ricardo Bellino. "Sua proposta é bem diferente. Queremos complementar o que se ensina nas escolas, ensinando o que não se aprende na sala de aula. Nosso objetivo é reduzir a distância que existe entre o ensino teórico e o conhecimento de aplicação prática."

Os cursos, que deverão começar em agosto, serão baseados nas trajetórias de grandes empresários brasileiros, que não freqüentaram universidades, mas "aprenderam fazendo". A lista inclui nomes ilustres como Samuel Klein (Casas Bahia), Abraham Kasisnky (Cofap), Alair Martins (fundador do Grupo Martins) e Luiz Antônio Seabra (fundador da Natura e listado pela Forbes como um dos bilionários brasileiros).

Na Escola da Vida, as trajetórias de todos esses bem-sucedidos homens de negócio servirão de base para o ensino de jovens empreendedores brasileiros. "A idéia é incorporar novos meios de divulgação do aprendizado como o e-learning, os cursos on-line e o áudio-book e explorar as possibilidades que eles oferecem, como custos mais baixos, agilidade, facilidade de se ajustar ao tempo disponível das pessoas e a possibilidade de atingir um público maior e mais variado", explica Bellino.






Nenhum comentário:

Postar um comentário