domingo, 20 de março de 2011

A falta de um Plano de Contingência e suas consequências.


Em Teresópolis
Voluntários denunciam desvio de donativos .

Prefeitura diz que 2 foram presos suspeitos de desviar doações para venda.
Prefeitura divulgou telefones para receber denúncias.

As doações para os desabrigados na tragédia causada pela chuva na Região Serrana do Rio lotaram galpões, abrigos e ginásios poliesportivos. Diante do fácil acesso a roupas, comidas, água potável e itens de higiene começaram a surgir casos de desvio de donativos nas cidades.
A Secretaria de Segurança de Teresópolis afirmou que duas pessoas já foram presas acusadas de praticar o crime no município. No ginásio poliesportivo Pedrão, principal ponto de distribuição das doações, os voluntários estão atentos para reprimir a prática ilícita.


Em Santa Catarina
Preso acusado de vender doações a vítimas das cheias

Cerca de 330 mil peças de roupas e alimentos, que foram doados às vítimas das 
chuvas em Santa Catarina, foram apreendidos em um galpão de Rio Negrinho. O empresário e dono do brechó Ismael Evelson Ratzkob, de 37 anos, foi preso em flagrante. Em depoimento, ele informou à polícia que pegava os produtos em Ilhota, uma das cidades mais atingidas pelo desastre, e levava para um depósito particular onde vendia peças para a população por até R$ 1. Ismael teve prisão temporária decretada pela Justiça.
"Isso nos causa uma grande indignação. Pessoas inescrupulosas se aproveitando das boas intenções de quem doou e da desgraça alheia para proveito próprio é revoltante. A polícia já abriu inquérito para que se identifiquem os culpados", comentou o secretário de Justiça e Cidadania de Santa Catarina Justiniano Pedroso.
O diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luz Alves defende que os culpados sejam punidos exemplarmente. "A polícia tem que saber qualificar este tipo de crime. Infelizmente, em situações de desastre e caos, a gente não consegue identificar quem é ou não honesto", ponderou o oficial.

Em Alagoas:

 MP apura desvio de doações a vítimas da chuva.

O Ministério Público Estadual investiga denúncia de desvio de donativos às vítimas das enchentes em Alagoas.
Rigor.
A promotora de Justiça Cecília Carnaúba, da Fazenda Pública Estadual, defendeu que sejam adotados procedimentos mais rigorosos nos processos de doações aos desabrigados para evitar desvios.
"O Ministério Público do Estado já estava ciente das denúncias recentes e vinha trabalhando na apuração dos fatos desde a semana passada. Só não nos pronunciamos porque os processos corriam sob segredo de Justiça", afirmou a promotora. 

Por Tutuca,

Esses casos de desvio de doações e outras situações acontecem nas cidades atingidas por tragédias ,pela falta de uma coordenação apropriada  da Defesa Civil Nacional, Estadual ou Municipal que não possuem um plano de contingência  adequado a realidade dessas localidades,o que gera desencontro de informações e a conseqüente perca de controle das ações e no atendimento as verdadeiras vítimas das tragédias .
No meio de tanta solidariedade e amor ao próximo sempre irá existir o oportunista. Aquele que está pouco se lixando para o sofrimento das pessoas.
Espero do fundo do coração que situações desumanas como essas não venham a acontecer em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário