sábado, 22 de outubro de 2011

Preconceito,Cachorro Quente e Política.




Preconceito (prefixo pré- e conceito)-  É um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". 
Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. 

As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "os americanos formaram grandes grupos arrogantes", "todos os ingleses são frios". 

Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação.

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro

Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.

Por Tutuca,
O preconceito da sociedade é  algo que infelizmente existe e nos rodeia todos os dias.

Dia desses, em uma conversa sobre política e sobre o cenário político em nossa cidade, ali  em frente a Câmara Municipal, o preconceito emergiu novamente por parte de pessoas que não possuem argumentos nem controle emocional e que nunca irão  entender a celebre frase de Joseph Joubert "O objetivo do argumento e da discussão não deve ser a vitória e sim o progresso".

Um membro do grupo político da Vereadora Margarete do Nascimento, em um certo momento do debate e sem mais argumentos para o diálogo esbravejou a frase direcionada a minha pessoa; "Há! Vá vender Cachorro Quente vá!"

A cena foi presenciada por algumas pessoas que ali estavam e que ficaram indignadas com a atitude desse cidadão. 
Infelizmente pessoas despreparadas e desinformadas  estão sendo "usadas" para atingir potencias adversários nas eleições do ano que vem e é bom frisar que; eu não sou candidato a nada.

É triste presenciar esse tipo de ação e o preconceito por essas pessoas praticado. 
Essas pessoas que acham que a minha profissão, o meu trabalho, o meu sustento, é algo com o que eu deveria me envergonhar se enganam .

É o contrário ,eu me orgulho ,pois é dali daquele carrinho de cachorro quente, que eu crio e dou educação para os meus "4 filhos" e consegui com muita luta (24 anos), construir e pagar a minha casa. 

Graças a muito trabalho posso dizer que sou uma referência positiva na cidade. Nunca me preocupei com posição social ou status ,esse negócio não faz a minha cabeça.
Ao contrário de muitas pessoas vaidosas que estão desesperadas e obsecadas pelo poder e pela posição social e que vem durante os últimos dias procurando de maneira covarde, me atingir.

Estou de uma maneira simples e dentro das minhas limitações, trabalhando juntamente com outras pessoas, com objetivo de realizar e concretizar algumas ações e as ações aos poucos estão se realizando e talvez isso esteja atrapalhando alguém.

A política se faz necessária ,o debate se faz necessário, o que não necessitamos é do preconceito e da covardia.

Não me iludo pois sei que esse tipo de atitude sempre irá existir,faz parte da natureza  e da pobreza de espirito do ser humano ,portanto eu vou continuar fazendo o que sempre fiz ,trabalhar, aliás é o que eu estou indo fazer agora ,e quem quiser comer um cachorro quente, ali na praça, é só chegar.
                                   Nos encontramos lá.

13 comentários:

  1. Oque eu posso dizer do Tutuca?
    Tutuca faz o melhor cachorro quente que eu já provei, Tutuca é um funcionário de destaque do setor em que ele trabalha, Celso Wistuba ou Tutuca, apelido ou nome não importa, oque importa é que ele é uma pessoa que tem se destacado em nossa cidade e eu o admiro e respeito.

    ResponderExcluir
  2. Tutuca meu caro,nao perca seu tempo com esse tipo de" gente"quem nao tem argumentos ,parte p a ignorancia ,eu conheço vc desde qdo vc trabalhava no antigo super mercado satelite ,acho que foi em 86/87...lembrei de um ditado ,a arma do covarde é a calunia.. parabens pelo seu blog,sempre acompanho diariamente, Horácio ctba

    ResponderExcluir
  3. caro tutuca, por favor me diga onde este cicadão que o ofendeu trabalha?

    ResponderExcluir
  4. Tutuca sempre foi um trabalhador honesto e acima de tudo muito humilde. Exemplo para muitos. Sempre preocupado com a cidade. Conheco Tutuca desde 1992.Tenho muita admiracao e respeito. E se orgulha muito do que faz, porque faz com amor e dedicacao. Faz o melhor cachorro quente do Litoral.
    abcos

    ResponderExcluir
  5. TUtuca,
    Esse grupo político da vereadora Margarete o qual voce fala é o mesmo que anda falando mal do Padre na cidade ? Por favor precisamos saber.

    ResponderExcluir
  6. Venho recebendo alguns emails de amigos meus de longa data, e o que eu posso fazer é agradecer e dizer que nessa vida não vale a pena sacrificar uma amizade por questões políticas.

    Cada um tem a sua opinião e seu posicionmento sobre seja qual assunto for e se soubermos preservar as amizades não precisaremos concordar com tudo e com todos e sim respeitar a opinião destes.

    Um abraço a todos.

    Caríssimo Celso Luiz dos Santos Wistuba,

    Tenho certeza que jamais você irá se abater por esse tipo de ignorância, principalmente quando vem de pessoas que esta abaixo da sola de seu sapato.
    Eu conheço a sua historia de vida mais do que ninguém nesta cidade, isso que você relatou no seu desabafo eu já sei tudo.
    Alias, belas historias de vida são raras... Quando o assunto é historia de vida, seu nome sempre esta presente pois você deveria servir de exemplo para muitos "Zé Manés" da nossa querida Antonina. Sua historia lembra muito o Seo Zé Pipoqueiro, que com seu carrinho em frente ao Colégio Rio Branco (Onde estudei) em Curitiba, sustentava um bando de filhos e de quebra fez uma bela casa em pleno Batel de Curitiba.
    Tutuca é referencia positiva sim em nossa cidade, admirado por todos os frequentadores do carrinho, mesmo por aqueles que não conhecem a sua trajetória, imagine o quanto é admirado por aqueles que o conhecem... como eu, taxistas, moradores da praça, etc.

    Celso, siga sempre em frente com seus ideais e suas ideias, Antonina precisa de gente assim !

    Um Forte Abraço !
    Wilsinho Clio


    Caro colega: é uma tristeza em pleno século XXI a gente ainda ter que conviver com este tipo de situação. Vá enfrente o que importa são suas convicções.

    Abraço,
    Bó.

    ResponderExcluir
  7. Credo da onde esse povo maluco saiu?

    Criticar uma pessoa que já um patrimônio de Antonina e um exemplo para todos nós.

    Ô Dona Margarete. Misericordia vá baixar notra freguesia.

    ResponderExcluir
  8. De Marcos Maranhão/Hotel Camboa

    Prezado Celso,

    Concordo totalmente com seu texto e acho muito correto da sua parte esta resposta.
    Como estou trabalhando pela AESTUR e consequentemente para Antonina e seu comércio, gostaria de convidá-lo para participar de nossas ações tanto no campo da prática, quanto das idéias.

    Sua experiência em comércio e propaganda serão muito
    úteis neste momento que queremos melhorias para a cidade em geral.

    Quero colocá-lo a par de nossas ações e idéias e será só neste campo que pretendemos trabalhar.

    A resposta já foi muito bem dada por escrito e agora podemos fazer também na prática.

    Um grande abraço.

    Marcos.

    ResponderExcluir
  9. TUTUCA ,

    A VEREADORA MARGA(AQUELA QUE DISSE QUE IRIA DOAR TODO O SEU SALÁRIO SE FOSSE ELEITA)ESTA USANDO O FERNANDO MATARAZZO E CIA PARA ATACAR TODOS QUE VÃO CONTRA OS SEUS PRINCÍPIOS PÍFIOS.

    ELA FICA SÓ NA MOITA FAZENDO DE CONTA QUE NÃO É COM ELA.

    ESSA MULHER DIZ QUE É FUNCIONÁRIA PÚBLICA FEDERAL MAS NINGUÉM NUNCA ENCONTRA ELA TRABALHANDO.

    ISSO É QUE BRINCAR COM O DINHEIRO DO POVO.

    ResponderExcluir
  10. O povo quer saberrrrrrr!

    O PT é governo ou Situação???

    eu posso chutar.

    Tem uma ala do PT que é situação ,tem outra ala que é oposição.

    A ala do PT que é "OPOSIÇÃO" SÓ aparece quando for pra bater foto e badalar as coisa positiva do governo Canduquis e olhe que não são muita.

    Quando o governo Canduquis faz cagada AÍ ELES FAZEM BASTANTE, eles (OPOSIÇÃO)não querem nem chegar perto E DESÇEM A RIPA.

    VOLTA E MEIA A VEREADORA TÁ VIAJANDO PRA BRASÍLIA COM O PREFEITO COM PASSAGEM DE AVIÃO PAGA PELA PREFEITURA ,VÁ ENTENDER.

    A OUTRA ALA "A SITUAÇÃO" TEM UNS 10 CARGOS NO GOVERNO E TÁ SEMPRE QUIETINHA.

    TÁ NA HORA DA MOÇADA DECIDIR BROTHER, EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA JAGUARISSE.
    GERSON.

    ResponderExcluir
  11. vc e um trabalhador, ja quem não tem o que fazer, naõ trbalha, da nisso e um mente vazia,,,,,mente vazia so fala asnera ....segue historinha p vc colocar no blog

    abços Jô

    A cobra e o vagalume

    Era uma vez uma cobra que perseguia um vaga-lume que nada mais fazia do que simplesmente brilhar.

    Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.

    Fugiu um dia, dois dias, mais outro e nada.

    No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

    -- Posso fazer três perguntas?, disse o vaga-lume.

    -- Pode. Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar, pode perguntar.

    -- Pertenço a sua cadeia alimentar?

    -- Não.

    -- Te fiz alguma coisa?

    -- Não.

    -- Então por que você quer me comer?

    -- PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR.....

    ResponderExcluir
  12. é meu caro tutuca ,o "ser humano" e assim mesmo,egoista por natureza,as primeiras palavras que aprende a falar sao ; me dá ,eu quero ,é meu ...Horácio-ctba

    ResponderExcluir
  13. Tutuca meu caro,

    Tem gente que não sabe mais pra onde correr...
    Foi para a área rural e se estripou com suas mentiras.

    Foi para o lado dos pescadores e passou o maior
    vexame da estória.

    No seu bairro tá com a moral mas suja que pau de galinheiro.

    E ainda te apronta essa com a "patrulha maluca" do PT ,sem conta as baxaria com padre e outras cossitas.

    Tá na hora desse povo tomar SEMANCOL.

    ResponderExcluir