sábado, 30 de abril de 2011

Delúbio Soares e José Roberto Arruda .Qual a diferença?


 Por Reinaldo Azevedo.

Delúbio está de volta ao PT, certo? Certo! Confessadamente, o homem manipulou mais de R$ 50 milhões em “recursos não-contabilizados”. Qual a origem da bufunfa? Até hoje não se sabe. O que é certo, aponta a Polícia Federal, é que parte da grana era dinheiro público.
Por que Delúbio e os beneficiários do esquema — inclusive Lula — são diferentes de José Roberto Arruda, Durval Barbosa e a turma? Resposta: não há diferença nenhuma, a não ser por um particular: faltam fitas de vídeo, não é mesmo? Imaginem filminhos com o valente distribuindo maços e malas de dinheiro… Onde os valentes escondiam a grana?  Um deles, ao menos, usava a cueca como casa de câmbio…
Imaginem, agora, se, por qualquer instinto suicida (mais suicida ainda do que o já demonstrado), o DEM decidisse refiliar Arruda! Seria um deus-nos-acuda, certo? Afinal, o ex-governador e sua turma são considerados bandidos; já Delúbio e os seus eram apenas pessoas empenhadas em construir o partido por métodos heterodoxos. Deve ser a isso que Rui Falcão chama “hegemonia cultural petista”. Tratarei do assunto mais tarde.
Gostei da idéia, vamos continuar imaginando… Já pensaram um filminho com Delúbio juntando os R$ 10 milhões ilegais que foram depositados na conta de Duda Mendonça no exterior? Um dia, quando e se o país recuperar a vergonha na cara, será considerado um espanto que Arruda e seu grupo sejam a Geni do Brasil — e isso é muito justo — e Delúbio e os seus, incluindo Lula, sejam tratados como heróis…
E por que Arruda tinha fita, e não havia fita nenhuma sobre o PT, embora todos soubessem que Delúbio cuidava dos “recursos não-contabilizados”? Simples: a Polícia Federal, no governo do PT, não investigou o PT. Já a Polícia Federal, no governo do PT, investigou o DEM e fez de Durval o seu cineasta. O resto é história.
Não deixa de ser interessante esta síntese: Arruda jamais voltaria ao DEM, e o partido está nas últimas. Delúbio acaba de voltar ao PT, e o partido nunca foi tão forte.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entrando para a história.




O quebrador de recordes chamado Coritiba 2011, chegou a mais uma marca extremamente significativa, dessa vez nacional. O Alvi­verde é, desde ontem, o time detentor do maior número de vitórias consecutivas da história do futebol profissional no país. A nova marca, de 22 jogos, foi alcançada após o triunfo sobre o Caxias, por 1 a 0, em Caxias do Sul, no confronto que classificou a equipe para as quartas de final da Copa do Brasil. Fonte Gazeta do Povo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fim das coligações, suplência, e privatizações.


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quinta-feira (28) que a classe política “está muito dividida” sobre a proposta de extinguir as coligações partidárias nas eleições para deputados federais, deputados estaduais e vereadores – uma das medidas relacionadas à reforma política em andamento no Congresso.

Ontem (27), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que no caso de afastamento de um parlamentar eleito para mandatos proporcionais o cargo de suplência pertencerá à coligação pela qual o titular se elegeu e não ao partido a que pertence.
Para Sarney, que pertence à corrente defensora do fim das coligações, o Congresso daria “um passo à frente” caso aprovasse a medida. “Com o fim das coligações, os partidos seriam mais fortes e não há democracia sem parlamento e não há parlamento sem partidos fortes”, afirmou o presidente do Senado.

Em rápida entrevista ao chegar ao Senado, o parlamentar comentou também a decisão da presidenta Dilma Rousseff de acelerar a proposta em estudo de concessão da administração dos aeroportos à iniciativa privada. “É um avanço que estamos tendo de termos um Estado menor que se dedique mais às tarefas que lhe são próprias e não às tarefas que são da iniciativa privada”.
Fonte Agência Senado.

 
Por Tutuca,

Bom ,pelo menos o STF bateu o martelo sobre a questão dos suplentes. Onde a dúvida era quem  ficaria  com a vaga em caso de afastamento de um parlamentar eleito nas eleições proporcionais. A vaga ficaria com o suplente do partido do candidato afastado ou da coligação? Decidiu-se então que a vaga vai ficar com o candidato mais votado ,não eleito, da coligação. 

Fim das coligações nas proporcionais.

Vejo com bons olhos o fim das coligações para deputados estaduais, federais e vereadores mais penso ser muito difícil essa questão se tornar realidade. O motivo é um só o jogo é definido sempre a favor de quem está no poder, e quem está no poder hoje é o PT. Todos sabem das dificuldades que o PT tem para montar chapas puras com reais chances de ganhar  eleições. O PT sempre necessitou das coligações para atingir seus objetivos e se manter no topo, principalmente nos municípios.

Privatização é coisa de Tucano?

Outra situação é sobre o discurso da presidenta Dilma sinalizando a favor da privatização dos aeroportos. “É um avanço que estamos tendo de termos um Estado menor que se dedique mais às tarefas que lhe são próprias e não às tarefas que são da iniciativa privada”. Já imaginaram a presidenta Dilma com um discurso desses em época de eleições?

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Esporte largado às traças em Antonina.

                              
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo divulgou no início desta semana, o Calendário de Eventos Esportivos de 2011.
No calendário, além do nome da competição esportiva que acontecerá no ano que vem, também é possível saber o mês de realização, as datas das reuniões, o período de inscrição e ainda a data prevista para o início de cada competição.

O Calendário de Eventos Esportivos pode ser acessado no site da prefeitura municipal www.pmerechim.rs.gov.br no link Agenda de Eventos, ou ainda no menu da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo em Competições Esportivas e CMD.
- Diário da Manhã.

Por Tutuca,

Já postei aqui no blog anteriormente, matérias sobre a situação do esporte em nossa cidade.
A matéria acima tem o objetivo de salientar como o esporte poderia e deveria ser tratado  aqui em Antonina.

Abnegados e resultados.

É do conhecimento de todos que o esporte local vive, e não é de hoje, do trabalho de alguns abnegados (Barreto futebol de salão, professor Luizinho capoeira, o Maurício do judô, Germano handebol de quadra e de areia, Nite futebol de campo).Essas pessoas  ainda conseguem de maneira heróica, realizar algumas ações e com muito sacrifício conseguem ainda, ganhar competições intermunicipais.

Modelo preguiçoso.

Infelizmente a Prefeitura Municipal optou em adotar um modelo preguiçoso para tocar o esporte, modelo usado também por administrações anteriores, modelo que se resume em somente dar “apoio” aos trabalhos iniciados por esses abnegados.
Um ônibus para disputar uns jogos aqui, um lanche para o outro pessoal ali, uma roçada no campo do 29 de Maio, acolá... , sabemos também que a prefeitura disponibiliza a Pousada dos Peregrinos para o pessoal do Judô.

Vamos e venhamos, essas ações são pouco pontuais e um tanto descompromissadas.
A prefeitura pelo quadro de funcionários que tem poderia se quisesse fazer muito mais e melhor,planejando,organizando e realizando os eventos esportivos.

Inércia

Em 2 anos e 4 meses do atual mandato ,não consegui visualizar sequer uma ação mais abrangente,  planejada, organizada e realizada pelo pessoal do esporte da prefeitura .

Estrutura mínima já existe.

É notório que praticamente todas as escolas municipais hoje, possuem uma quadra poliesportiva, o que acontece também com as escolas estaduais o que nos faz crer que locais para a realização de competições e eventos esportivos existem na cidade e pelo menos os jogos inter-colegiais,  poderiam ser reeditados.

Calendário Esportivo.

O setor responsável da prefeitura poderia copiar outras cidades que levam o esporte a sério e implantar um calendário de eventos esportivos, com um circuito de competições que fosse baseado principalmente na faixa etária que vai dos 10 aos 16 anos. Tenho certeza que com a existência de um porojeto bem planejado  muitos parceiros da iniciativa privada contribuiriam para a realização dessas competições.

Esporte como combate e prevenção às drogas.

A prefeitura se assim procedesse, estaria atuando através do esporte, em uma faixa etária importantíssima. Um período da vida dos jovens em que o esporte pode ajudar em muito na formação do caráter desses novos cidadãos.
Com uma tacada só, se promoveria a inclusão social, se combateria e preveniria as drogas e de quebra revelaria muitos talentos nas diversas modalidades de esportes.
Matéria prima para isso nós temos.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Feliz Pascoa .COXA CAMPEÃO!!!


Eu já sabia!!!

O melhor time do Brasil hoje. Na somatória geral do campeonato paranaense 15 pontos na frente do segundo colocado (essa diferença ainda pode aumentar,  ainda falta uma rodada).
3 chocolates no nosso salão de festas!
Só poderia dar nisso.

Coxa Campeão!

sábado, 23 de abril de 2011

Reforma Política em pauta.



Em !7/03/2011.

A comissão especial da reforma política no Senado aprovou nesta tarde o fim da reeleição e um mandato de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos. A nova regra valeria para os eleitos a partir de 2014, ou seja, quem está no cargo atualmente poderia tentar a reeleição ainda uma vez. Neste caso, na hipótese de reeleição da presidente Dilma Rousseff, ela seria favorecida com um mandato de nove anos, já que o segundo teria a duração de cinco anos. A mudança ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados.

O presidente da comissão, Francisco Dornelles (PP-RJ), e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foram os únicos a defender o modelo atual, em que os governantes se elegem para exercer um mandato de quatro anos, com direito à reeleição. O ex-governador de Santa Catarina Luiz Henrique (PMDB) defendeu o fim da reeleição ou, mantido o instituto, que o governante seja obrigado a se desincompatibilizar do cargo para disputar novo mandato.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o líder do PT, Humberto Costa (PE), defenderam o fim da reeleição, com mandato de cinco anos, embora seus partidos tenham sido os únicos a se beneficiar com esse modelo. "O PT sempre foi contra a reeleição, mas não poderíamos ignorar as regras do jogo", justificou o petista.

Uma das principais vozes pelo fim da reeleição, o senador Itamar Franco (PPS-MG) afirmou que existe uma linha invisível entre o governante e o candidato que nem o Tribunal Superior Eleitoral consegue distinguir. "Uma hora ele é governador, outra hora é candidato. Quando tira o paletó, ele é candidato, mas a caneta vai com ele", argumentou.

Na mesma reunião, a maioria do colegiado defendeu a manutenção do voto obrigatório. Aécio admitiu que o voto facultativo seria "mais palatável à opinião pública", mas chamou a atenção para o risco de se ter "governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva". Segundo ele, num momento de maior confronto e crise política, isso poderia gerar instabilidade social. "Temo que surjam setores desestimulados, gerando uma dispersão muito grande dos votos e uma distorção do resultado eleitoral", concluiu.

Além disso, a maioria da comissão avaliou que o modelo atual consiste numa "obrigatoriedade flexível", já que a lei eleitoral prevê sanções brandas ao eleitor que faltar ao pleito, como multas estimadas em R$ 3,50. Na próxima reunião, os senadores vão analisar as propostas de implantação do voto distrital e do voto majoritário para deputados federais, estaduais e vereadores.

(Com Agência Estado)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Audiência Pública na Câmara .

Aconteceu na última quarta 20/04, a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Antonina.
Na primeira etapa da audiência além da leitura do relatório da Comissão Especial criada pela Câmara para acompanhamento e coleta de informações sobre a tragédia, tivemos ainda as explanações de representantes do SAMAE, do  Corpo de Bombeiros , do Executivo Municipal e COHAPAR .
Logo em seguida foram feitas perguntas pelos vereadores presentes aos representantes das entidades citadas.
Na segunda etapa da audiência, o público presente formulou perguntas e deu algumas sugestões às autoridades quanto a construção das novas moradias para a população desabrigada pelas chuvas.  

Amor e revolução . A novela mais cara do mundo.


Por Vera Magalhães, na Folha.

Vai ao ar hoje, no encerramento do capítulo da novela “Amor e Revolução”, do SBT, o depoimento gravado pelo ex-ministro José Dirceu sobre sua prisão pela ditadura, em 1969, e o período em que viveu exilado em Cuba e clandestino no Brasil. Já gravaram para a trama de Tiago Santiago nomes como Criméia Almeida, ex-guerrilheira do Araguaia, e Rose Nogueira, que dividiu a cela no Dops com a presidente Dilma Rousseff. A participação de Dirceu é menos dramática. Ele faz uma distinção entre a época em que foi preso, quando a tortura ainda não era corrente, e o recrudescimento posterior. “Quando chegamos ao Dops houve uma sessão de pancadaria, de chutes.”

Ele narra que foram para o 4º RI, unidade do Exército em que Lamarca esteve preso, onde teria havido mais maus-tratos. “A comida era uma lavagem, a cela era pra ter pneumonia e tuberculose. Percebemos que aquilo já era prenúncio do que estaria pra começar de tortura e da ditadura”, diz Dirceu no vídeo, ao qual a Folha teve acesso.
Ele descreve as condições do congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que levou à prisão de cerca de 800 participantes, em 1969, como “precárias”. 

Comento

Dirceu deveria contar tudo ao telespectador.
Eu, por exemplo, sou contra maus-tratos em cadeias no mundo inteiro. E ele? Os nossos militares sempre foram brandos se comparados aos cubanos, por exemplo, a segunda pátria do “companheiro”, onde ainda hoje se espancam e se torturam presos políticos. A novela da emissora do ex-dono do Banco Panamericano — banqueiro quebrado, salvo com a interferência do governo federal — pode entrar para a história como a produção mais cara de todos os tempos, em escala mundial: custou mais de R$ 4 bilhões!!!

Por Reinaldo Azevedo