terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Qual vai ser ?


Gazeta do Povo em 11/01/2011

Para IAP, peixes foram descartados na baía.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou uma nota oficial na tarde de ontem afirmando que o descarte de peixes é a hipótese mais provável para explicar o aparecimento de sardinhas-xingó mortas na Baía de Paranaguá. Segundo o órgão, a tese é reforçada pelo fato de que os peixes não teriam interesse comercial por causa do tamanho. A nota foi feita em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Policia Ambiental e a Coordenadoria Regional de Defesa Civil.
Um navio pesqueiro foi visto perto da Ilha do Mel na madrugada de 29 para 30 de dezembro, o que também reforça a hipótese de descarte, segundo os órgãos ambientais. Pescadores de Paranaguá passaram a sentir cheiro forte na água no último dia 30 e, desde então, os animais apareceram mortos.

Já o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR) afirmou na nota técnica que “mesmo que análises adicionais nos organismos afetados venham a mostrar a presença de algum contaminante químico, não seria possível relacioná-lo a um único vazamento ou evento de contaminação e atribuí-la como a causa da mortandade da sardinha-xingó”.
O centro explicou ainda que o fato de apenas uma espécie ter morrido diminui a possibilidade de ter ocorrido a contaminação por produtos químicos. O CEM-UFPR aguarda o resultado de laudos sobre a água e sobre a manta de contenção que serão feitos por uma empresa contratada pela prefeitura de Paranaguá. O centro investiga também a concentração de amônia, nitrato e nitrito nas águas da baía.
A nota técnica do CEM-UFPR confirmou que as sardinhas-xingó não estavam doentes e que microalgas tóxicas não causaram a mortandade dos peixes. Segundo a Polícia Ambiental, um inquérito foi aberto para investigar o caso e a Polícia Federal quer descobrir quem pode ter despejado os peixes na Baía de Paranaguá.

Outro lado

A prefeitura de Paranaguá afirmou acreditar que a mortandade dos peixes tenha sido ocasionada pelo derramamento de produtos químicos na água. O executivo municipal disse não concordar com a hipótese de descarte de sardinha-xingó por um navio pesqueiro. Sobre a embarcação pesqueira citada pelos órgãos ambientais, a prefeitura argumentou que se tratava de um barco carregado com camarões e não com peixes.

Por Tutuca,
Pelo jeito até agora tá todo mundo chutando ,eu acho isso ,eu acredito naquilo.O laudo até agora nada.
Bom , então até segunda ordem eu fico com o "palpite" dos orgãos ambientais competentes. E zéfini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário