sexta-feira, 1 de abril de 2011

Coleta e tratamento de Esgoto.




Sanepar constrói em Cascavel um dos maiores emissários de esgoto do Paraná

Em Cascavel...

A Sanepar está construindo, em Cascavel, um dos maiores emissários instalados no Paraná para transportar esgoto doméstico. A tubulação tem 13,3 quilômetros de extensão, em trechos aéreos, subterrâneos (em túnel) e enterrados em diversos níveis de profundidade. A rede, com diâmetros que variam de 400 a 700 milímetros, começou a ser construída em outubro de 2009.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, destaca que a obra faz parte do plano de ampliação do sistema de esgoto prevista no contrato de concessão. O investimento na obra é superior a R$ 6,3 milhões.
As obras do emissário de esgoto chegaram na BR 277, na região Sul da cidade, próximo do Bairro Cascavel Velho. Para transpor a rodovia, a Sanepar está executando escavação subterrânea com diâmetro de até 1,5 metro. O túnel está sendo escavado manualmente. A tubulação conta com estrutura em aço galvanizado. A travessia na BR 277 terá extensão de 70 metros e deve levar 40 dias para ser concluída.

Ao longo dos 13,3 quilômetros de tubulação instalada, foram construídas oito travessias aéreas, uma das quais com 335 metros de extensão e altura de até 10 metros. As dimensões projetadas evitam a instalação de outras estações elevatórias de esgoto. A transposição do esgoto dos bairros que estão na bacia do Rio Cascavel será por gravidade. A execução do emissário gerou cerca de 400 empregos, entre diretos e indiretos.
Investimentos na cidade – A SANEPAR, até o fim de 2013, investirá R$ 34 milhões para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto. Além do emissário, estão em andamento as obras da Estação de Tratamento de Esgoto Leste e as de implantação das redes coletoras. São 45 mil metros de redes que irão transportar o esgoto de parte dos bairros Clarito e Tarumã e do Bairro Floresta. Serão integrados ao sistema de coleta e tratamento do esgoto mais 2.185 domicílios.
Os recursos financeiros para implantação do emissário são próprios da Sanepar e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), gerenciado pela Caixa. Fonte Agência de Notícias.


Em Antonina... 

Esgoto direto na Baia de Antonina
Em Guaraqueçaba...

Estação de tratamento de esgoto Guaraqueçaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário