terça-feira, 3 de julho de 2012

Litoral do PR terá atendimentos de emergência feitos pelo Samu

Gazeta do Povo.


Os municípios do Litoral do Paraná vão poder contar em breve com o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu). A inauguração oficial do programa aconteceu nesta segunda-feira (2) em Paranaguá, onde funcionará a Central de Regulação Médica de Urgência do Samu. Para que as pessoas possam chamar o socorro pelo número 192, falta apenas a companhia de telefone responsável liberar a transferência do número. No entanto, nenhuma data exata para o início do serviço foi divulgada pelo governo.
Sete ambulâncias farão o transporte de pacientes para os hospitais e uma UTI móvel estará apta a prestar atendimentos na região. Segundo o diretor de políticas de urgência e emergência, Vinicius Filipak, mais do que as ambulâncias, o que deve agilizar de fato o atendimento é a possibilidade de gerenciar os chamados. “A presença da ambulância é até menos importante do que a regulação.
Não adianta ter o veículo e não levar o paciente rapidamente para o lugar certo”, enfatiza.
Filipak cita que o sistema de atendimento possibilitará, por exemplo, usar ambulâncias fora da frota do Samu para dar conta de atender uma possível demanda excessiva na alta temporada. “Com a central será possível fazer o ordenamento de todas as emergências, gerenciar o direcionamento dos pacientes e também evitamos a superlotação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário