sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de Contingência e Proatividade.



Do Blog do Tutuca,  Fevereiro/2011

Vereador Hélio e a prevenção contra tragédias ambientais.

[...] foi votado e aprovado por unanimidade o requerimento do Vereador Hélio de Freitas Castro solicitando o envio de ofício ao Executivo Municipal pedindo informações do setor competente da prefeitura sobre a existência de estudos de mapeamento de áreas de risco no município de Antonina.

O Vereador citou como justificativa ao requerimento, “ser do conhecimento de todos que Antonina pela sua situação geográfica, possui varias áreas habitadas em situação crítica, e os riscos para as populações que ali habitam , são eminentes.”

“Sendo que, é do interesse do vereador, obter informações do Executivo Municipal sobre a existência de estudos prévios nesse sentido, os quais serão essenciais para que se possa, com um conjunto de medidas,  elaborar um plano de contingência e prevenir eventuais tragédias ambientais no Município de Antonina.”

Do Blog Mais Antonina/Novembro de 2011
 
No próximo dia 12, o simulado ocorrerá nos municípios de Novo Hamburgo (RS) e Antonina (PR). Já no dia 26 de novembro será a vez de São Paulo (SP), Contagem (MG), Serra (ES) e Blumenau (SC).

As atividades, realizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, fazem parte da programação do 1º Simulado de Preparação para Desastres (SPD). O treinamento vem sendo feito desde maio deste ano, com o apoio de coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil.

Em Antonina, as atividades vão envolver os moradores de áreas de risco nos bairros Portinho e Graciosa. Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o simulado serve não só para que os moradores de comunidades em áreas de risco saibam o que fazer em caso de desastres, como também capacitá-los para atuar de forma preventiva, consolidando procedimentos permanentes de monitoramento, alerta e alarme.

Para isso, foi elaborado um minucioso Projeto de preparação para desastres, desenvolvido de forma sistêmica pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/PR, Coordenadoria Regional de Defesa Civil/Litoral do PR e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Antonina/PR. 

Além disso, um folder detalhando o simulado juntamente com uma cartilha elaborada em conjunto com a Defesa Civil do Estado, Coordenadoria Regional e Municipal e Secretaria de Comunicação da Prefeitura, estão sendo distribuídos à população dos bairros Graciosa de Cima e Portinho.

Por Tutuca,

Esses simulados, de agora em diante , farão parte da nova realidade das famílias que habitam em áreas (agora já mapeadas) de risco em nossa cidade.

O vereador Hélio no mês de fevereiro/2011, (1 mes antes das fortes chuvas) já se preocupava com está situação, e veio a solicitar em requerimento ao plenário da Câmara  o envio de ofício ao Executivo , pedindo informações sobre o mapeamento destas áreas de risco e a elaboração de um plano de contingência para essas tragédias ambientais.

O fato é que, a ação rápida do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura Municipal, na desocupação do Bairro das Laranjeiras foi decisiva e que muitas vidas por conta destas iniciativas, foram salvas. 

Vale lembrar que, a cidade de Teresópolis(RJ), também por conta de fortes chuvas, teve, pela falta de ação proativa das autoridades, que contabilizar mais de 945 mortos e cerca de 180 desaparecidos.

Por isso é muito importante que as famílias que se encontram nessas áreas colaborem e participem deste Simulado, pois o objetivo é um só, salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário